SAABsPORTUGAL
SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: castelar em 07 de Dezembro de 2012, 23:54
-
9000i-------------------1986, 1985cc, 137cv, 5 portas, Gasolina, Hatchback
9000 Turbo 16----------1986, 1985cc, 177cv, 5 portas, Gasolina, Hatchback
9000i CD----------------1988, 1985cc, 137cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CD Turbo----------1988, 1985cc, 177cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CD Carlsson Turbo--1988, 1985cc, 207cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 Carlsson Turbo------1988, 1985cc, 207cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000i CD 2.3--------------1989, 2290cc, 152cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 2.3i-----------------1989, 2290cc, 152cv, 5 portas, Gasolina, Hatchback
9000 CD Turbo 16S 2.3------1990, 2290cc, 200cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CSi 2.3 Turbo----------1991, 2290cc, 203cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CSi 2.3----------------1991, 2290cc, 152cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CSi 2.0----------------1991, 1985cc, 132cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 CSi 2.0 Turbo----------1991, 1985cc, 188cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000i Aero------------------1993, 2290cc, 229cv, 4 portas, Gasolina, Berlina
9000 V6 Griffin--------------1994, 2962cc, 213cv, 4 portas, Gasolina Berlina
-
Deste topico gosto... So falta o 9000 Aero 2.0 185cv :P
Abraço
-
Deste topico gosto... So falta o 9000 Aero 2.0 185cv :P
Abraço
Não será o 9000i Aero?
-
Nao... É o Aero que eu tenho. Existem poucos. Penso que so existem em PORTUGAL e Italia. O que puseste é 2.3...
Abraço
-
Acho que existe para ai um problema na descrição.
Os SAAB não turbo, normalmente são 9000 2.0i os outros são 9000 2.0 Turbo.
Ou tambem já os vi denominados de 9000i.
Agora, CSi só a serie de TV.
-
Acho que existe para ai um problema na descrição.
Os SAAB não turbo, normalmente são 9000 2.0i os outros são 9000 2.0 Turbo.
Ou tambem já os vi denominados de 9000i.
Agora, CSi só a serie de TV.
Mas eu estou só a tentar compilar o que vejo e o erro pelos vistos é da descrição nesta página:
http://www.motorstown.com/7801-saab-9000-csi.html (http://www.motorstown.com/7801-saab-9000-csi.html)
ou
http://autoviva.sapo.pt/saab_9000_gen_1/series/2966 (http://autoviva.sapo.pt/saab_9000_gen_1/series/2966)
Filipe por favor edita e emenda o que quiseres só te agradeço as correcções. :9000CS:
-
Também encontrei isto:
The SAAB 9000 CSi was styled in the mid-eighties by Italian car designer Giorgetto Giugiaro, whose influential and prolific work included sketching out other vehicle architecture for the likes of Lamborghini, DeLorean and Maserati.
This SAAB was manufactured in a project referred to at the time as the 'Type 4'. The idea behind the project, common enough today, was to incorporate the chassis and floor pattern designs of Alfa-Romeo, Fiat, Lancia and SAAB and thereby reduce costs by using parts common to each manufacturer.
---
O SAAB 9000 CSi foi desenhado em meados dos anos oitenta pelo italiano Giorgetto Giugiaro designer de carro, cuja influente e prolífica obra incluí esboços da arquitectura para outro veículo mais dos gostos da Lamborghini, Maserati e DeLorean.
Este SAAB foi fabricado num projeto referido na época como o "tipo 4". A idéia por trás do projeto, bastante comum, hoje, foi a de incorporar o chassi e projetos do teste padrão da base do Alfa-Romeo, Fiat, Lancia e SAAB e, assim, reduzir os custos, usando partes comuns de cada fabricante.
-
Castelar... Também já vi referência a versões como sendo CSi... O erro não é teu. O0
Admiro o que estás a fazer e o trabalho que tens tido ao fazê-lo. É muito útil e importante para toda esta comunidade O0
Abraço
-
então... qual é a dúvida? :D
é um 9000 CS, como todos conhecemos, mas atmosférico (i)... ou seja... CSi....
Os (i) sairam muito nos CD´s na carroçaria T16.
Abraço e obrigado Castelar :)
-
O erro não é nos CD, é nos CS Turbo que estão referenciados como CSi. Como já disse, é mesmo erro da fonte onde o Castelar foi buscar a informação, mas existem mesmo muitos sítios em que está assim referenciado. Para mim a confusão deve ser nos CSE pois substituiram o "E" pelo "i"...
Abraço
-
C.S.E = Combi Sedan Equipped, ou Exellence, o E quer dizer que já tem um mínimo de extras. O CS é a 2ª fase do 9000, ou o mk2 dos 9000, o cse é relativo aos extras.
isso do I refere-se apenas ao motor, se é um 2.0 i ou um 2.3i
pelo menos é o que eu penso.
Abraço
-
Sim, mas se vires pela potência, não correspondem ai "i" em alguns dos casos...
Abraço
-
Mas primeiro veio o CS (com a mala grande) e só depois apareceu o CD?
o meu é CS, e os que saíram em 85 eram todos CS, salvo o erro o primeiro CD a sair foi em 89/90...
Salvo o erro :D
Abraço
-
O CS é a 2ª carroçaria! o teu arranhado! o teu fosco é "o 9000"
o CD quer dizer "corpo diplomático", é o que tem a traseira mais comprida e que é de 5 portas. o CDE é um CD com um nivel de extras superior a versão base, tipo, tablier em madeira, AC auto, bancos em pele... bla bla bla...
-
Conseguiram baralhar-me completamente :|@ :|@ :|@
Acho que o melhor é apagar o topico das versões :D :D
-
Nada disso Castelar... É bastante útil como podes ver. Todos temos algo para contribuir. ;)
Abraço
-
nicodemos... o meu é CS... diz mesmo no livrete e no nr de Chassis... YS3CS... assim como o teu... :D
-
Oh paaah... são os dois CS, mas na mala do meu, dizia CSE. o cs é o modelo, o E só quer dizer que é com mais extras. o teu é só cs, porque o teu foi comprado como modelo de base. depois é que o antigo dono do teu carro comprou um CSE, que esse já tem mais extras, ele sempre fez a diferença entre os 2.
resumindo,
CS= :9000CS:
CSE= :9000CS: com jantes liga leve, bancos em pele, acc...
O0
Abraço
-
Até a mim.
São falei dos "i", porque sempre vi nos simbolos da marca, 9000i e não 9000 CSi
E agora ouve-se a musica do CSI:
https://www.youtube.com/watch?v=qQBAVnESNuY (https://www.youtube.com/watch?v=qQBAVnESNuY)
Continuando, a demonstração:
(http://i.ebayimg.com/t/Saab-9000-S-Joined-Badge-/14/!BmVSZrQB2k~$%28KGrHqIOKigEtjzJRohcBLfUUHND+Q~~_35.JPG)
(http://i.ebayimg.com/t/SAAB-9000-CSE-Trunk-Emblem-Turbo-84-92-decal-BOOT-nameplate-badge-logo-script-OE-/00/s/NDU0WDYwMA==/$%28KGrHqVHJDkE7zWJTGMIBPDIS%29JGj!~~60_35.JPG)
(http://i.ebayimg.com/t/SAAB-9000-CDE-Trunk-Emblem-Turbo-84-92-decal-BOOT-nameplate-badge-logo-script-OE-/00/s/NDU0WDYwMA==/$%28KGrHqVHJCcE7zBG,ZHqBPDIQrWhjQ~~60_35.JPG)
E finalmente:
(http://farm8.staticflickr.com/7163/6527435525_6375f54931_z.jpg)
Por 9000 CSi não se encontra nada...
Enfim, paneleirices de um carro extinto!!! :)))
Fui...
-
Já agora, CS vs CD.
(http://www.carphotogallery.com/wp-content/uploads/2012/11/43311_Saab_9000_2493601709_9dc02fdb06.jpg)
E como não podia deixar de ser:
Peúgas CD (http://www.youtube.com/watch?v=-YqqEDMKop8#)
-
E já agora, tambem aprendi que antes dos CD e dos CS, existia o CC (Combi-Coupe).
-
Peúgas CD... :))) :))) :))) :))) :))) :)))
Abraço
-
hé... héhé... HAHAHAHA!!! ;D ;D
o 9000i era o antigo, já vi muitos em sucata. aliás, em vila-verde há 1 e no recife (há coisa de um mês ou pouco mais) tinha outro mais 3 CS's.
-
Pois, eu também já vi um 9000i com o motor cá fora porque tinha ido a vida um bronze, agora imaginem, quantos kms teria aquele motor???
Eu dou-vos uma dica, o motor estava novo, os cilindros impecáveis, nem lhe tocaram :))
Ok, eu digo, 800.000 kms ::P
-
Só 800.000km??? ??? ??? Nem a meio da vida dele ía ainda ;)
Abraço
-
Só 800.000km??? ??? ??? Nem a meio da vida dele ía ainda ;)
Abraço
Pois....pois... mas descansa que não ficou por aqui, disseram-me logo que o meu como já tinha turbo não estaria assim quando lá chegasse :||
-
Dura, dura... Tens é de fazer a manutenção como deve ser. Trocar tudo certinho e não terás problemas. ;)
Abraço
-
Dura, dura... Tens é de fazer a manutenção como deve ser. Trocar tudo certinho e não terás problemas. ;)
Abraço
Ok, eu faço-te a vontade, o meu já têm 350k, por isso ainda preciso de 450k. Se faço menos 15k kms por ano, vamos admitir 15k, hummm..... vou precisar de 30 anos ::P, lol, espero que não, mas ainda vou eu primeiro abrir o meu motor ou servir de peças para outro :>S
-
O0
Lá está, abres o motor e fazes a substituição do que é necessário... Era esse género de manutenção a que me referia. Isto se houver indícios de algo errado. Eu fiz ao meu. Custou? Sim... Faria de novo? Sim... Era tudo necessário? Não... Demorou? Sim... Confio no que tenho a ponto de dar 2 voltas ao mundo com o carro e só mudar oleo, filtros, calços, discos e pneus? SIM!!! ;)
Abraço
Abraço
-
Para além de faltar o 2.3 lpt de 170cv, as potências têm uns trocos a mais!
Além disso, nicodemus, o CD tem 4 portas, não 5. Conta-se como porta de tiver um vidro incluido.
Que tópico confuso!
-
e as traseiras dos carros, quantos 9000 diferentes existem de aspecto? tenho pesquisado muito antes de escrever algo mas não percebo as diferenças. já vi pelo menos 3 traseiras diferentes.
-
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,
Penso que foram 3 ao todo;
- CC (liftback)
- CD (sedan)
- CS (liftback)
Penso que houve também 3 gerações;
-1984–1990
-1991-1994
-1994-1998
Não sou especialista em 9000 pelo que posso estar errado mas foi o que me pareceu encontrar no Wikipedia (vale o que vale ;D)
https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000#9000_CS_(liftback)
Alguém mais sábio que eu poderá confirmar O0