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Rodagem
Guest:
Bem, é-me util também a mim :)
Abri este tópico para discussão de como fazer a rodagem num carro depois de rectificado o motor. Existem várias opiniões e artigos, mas não existe consenso...
Digam lá de vossa opinião O0
Abraço
castelar:
A minha modesta opinião:
=> Até aos primeiros 1.000Kms não levar a caixa ao máximo não abusar das velocidades tanto ao desenvolver como ao reduzir. Mudar o Óleo
=> Dos 1.000Kms até aos 5.000 já se deve levar mais longe um pouco a caixa e sem esforço pode-se levar a velocidades na ordem dos 130/140. Mudar o Óleo
=> Dos 5.000Kms para a frente deve-se levar a velocidade até ao limite do condutor ;)
Esta é a minha maneira de fazer rodagem quer em carros novos quer em reparados.
Abraço
svidinha:
Boas,
Só para que fique bem explicito eu não percebo nada de mecânica, por isso e com isto em mente aqui vai.
Antigamente a rodagem existia para que os vários componentes do motor pudessem "acamar" e com isso não provocar desgastes anormais, prematuros.
Isto tinha toda a razão de ser, antigamente, hoje já não é verdade, e porquê?
As máquinas evoluiram, e sim estou a falar dos tornos, fresadoras, centros de maquinagem, etc. Se repararem e forem ao torneiro do fim de rua já todos medem no mínimo a 0.001 mm, e isto apenas como exemplo.
No caso dos motores, e vamos falar dos cilindros e pistões como exemplo, não é apenas a distância de folga entre o cilindro e o pistão que conta, mas sim e muito a rugosidade do material. Aqui sim era verdadeiramente importante a antiga rodagem, na rugosidade, e isto porque se (vou dizer mal mas entende-se melhor) se demasiado rugoso o nível de fricção aumentava consideravelmente fazendo subir a temperatura o que originava as soldaduras a quentes, o chamado agarrar. Se por outro lado, essa rugosidade for baixa acabava por provocar o mesmo efeito mas por um efeito diferente que é o da aproximação inter-atómica.
Hoje em dia, e estamos a falar de peças de produção (não do zé da esquina) estes problemas já não se colocam pois estes parâmetros estão mais do que controlados, não estamos a incluir aqui aquelas peças forjadas que alguns entendidos colocam e que depois dá asneira e que nada teve a haver com rodagens.
No entanto, e para os mais teimosos, não faz mal nenhum em fazer as ditas rodagens, agora se faz algum bem é muito questionável.
castelar:
Pois tudo bem, mas ao fim dos primeiros quilómetros tirem (deve ser substituído) o filtro do óleo por via das dúvidas, pois uma ínfima limalha pode dar cabo de uma câmara.
Nicodemus:
Concordo. Mas acho que só é valido para motores novos. Porque, por exemplo, um pistao novo num bloco usado eu recomendo rodagem, por causa da ovalização dos cilindros e da espessura extra dos segmentos.
Abraço
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