Forum > Motor / Escape / Admissão

Filtros de óleo

(1/4) > >>

TesZero:
O filtro de óleo é uma das peças de manutenção mais importante do motor e muitas vezes descurada.

Por muitas vezes são usados filtros de concorrência baratos que por menos 3 ou 5 euros podem colocar em risco a saúde de um motor.

Sendo o óleo o aspecto mais importante num motor, permitindo assim a lubrificação e bom funcionamento do motor, também as sua filtragem não deve de ser descorada.

É importante usarmos um bom filtro de óleo prevenindo más filtragens, entupimentos e consequentes alterações na pressão de óleo.

Falhando o filtro, falha o motor.

Assim sendo, será apenas recomendado filtros de óleo originais SAAB / GM ou de qualidade equivalente, MAN por exemplo.

Outro as aspecto no filtro de óleo a ter em conta, alem da qualidade é a membrana de anti-retorno do óleo.

Esta membrana, que não é comum em todos os filtros, especialmente com menos qualidade, previne que após desligar o motor este retorne por completo ao cárter.
Esta membrana tem como objectivo que todo o óleo bombeado pela bomba de óleo, arrefecido no radiador e que vai para a cabeça do motor não volte para trás.
A vantagem de que não volte para o cárter novamente é que após o motor estar parado e frio o óleo se mantenha nas tubagens, e quando ligamos o carro temos imediatamente óleo em todo o motor, incluindo na cabeça do motor que por gravidade escorreria.


A membrana referida aqui apontada como Silicone Anti-Drainback Valve

Atendendo à importância da filtragem do óleo na longevidade do motor é aconselhado trocar o mesmo SEMPRE que é trocado o óleo.

Abraço

teco:
e se não me induziram em erro é de duas em duas mudanças de óleo...

Guest:
Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

Abraço

teco:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInEu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

Abraço

--- Fim de Citação ---

Leva 5. Litros e tal novo... Há sempre qq coisa que fica em mil sitios

Tu não dormes?

Guest:
Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...

Durmo o necessário, ultimamente é pouco...  ::P

Abraço

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa