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Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03

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TesZero:
O que é?

Oil Sludge é o termo aplicado à degradação do óleo em que são criadas camadas de óleo ressequido ou pasta nas paredes do motor, cárter e condutas de óleo.

As principais causas normalmente atribuídas à formação de Oil Sluge estão directamente relacionadas com o tempo entre muda de óleo degradado e qualidade do mesmo.

O Oil Sludge afecta muitas marcas e motores no mundo automóvel, em Saabs é mais comum nos modelos de seguida especificados.

Nos dias de hoje a melhor maneira de prevenir que apareça Oil Sludge nos nossos motores é utilizar óleo 100% sintético com intervalos regulares entre mudas. Os óleos de hoje em dia são fabricados tendo em vista já a diminuição da probabilidade do mesmo acontecer.


Para começar, a melhor forma de prevenir a criação de oil sludge em qualquer motor é mesmo usar um bom óleo 100% sintético.

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SAAB´s 9-3 (2000 - 2003 ) e SAAB´s 9-5 (1998 - 2003)

O motor B205 (2.0) e B235 (2.3) é bastante susceptível a este problema.
Desde a recirculação insuficiente do respiro do cárter até ao facto do catalisador passar mesmo por baixo do cárter fervendo o óleo, tudo contribui para a degradação prematura do óleo.


Nos motores anteriores (b202 e b201 por exemplo) o respiro do cárter era feito a partir do orifício da tampa de válvulas directamente para a admissão.
Desta forma os vapores do óleo eram direccionados para o turbo, comprimidos e queimados na admissão.

Como desvantagem este sistema enviava ar quente para a admissão, sujava todo o motor internamente e condensava os vapores na parte inferior do intercooler.

Desde 1998 nos motores b205 e mais tarde em 2000 nos b235 foi implementado o kit PCV (positive crankcase ventilation) nestes motores.

O objectivo deste kit é a condensação dos vapores de óleo em um compartimento por detrás do bloco e envio do óleo condensado de volta para o cárter. Desta forma o sistema de admissão não admite óleo juntamente com o ar vindo do respiro do cárter.

O problema nos motores b205 e b235 está directamente relacionado com:
- recomendação errada de óleo semi-sintético pela marca 10w40
- qualidade das tubagens do respiro de óleo e desenho da caixa de condensação.

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Consequências do Oil Sludge?

Havendo Oil Sludge é formado no motor sujidade resultante das camadas criadas nas paredes do motor assim com bocados de borracha que se soltam das tubagens do kit de pcv original.

Essa sujidade irá obstruir a rede contida no tubo de pesca, caso sejam pequenas podem mesmo passar essa rede e obstruir pequenas condutas do motor.

A rede do tubo de óleo estando obstruída pode causar 2 problemas graves:
- Obstrução completa - não chegando óleo à bomba de óleo o motor gripa por falta de lubrificação.
- Obstrução parcial - com o tubo de pesca obstruído a bomba de óleo terá que fazer mais força para garantir a mesma pressão de óleo no motor. Ganhará folga e ficará danificada. Deixando de bombear óleo o motor gripa por falta de lubrificação.

Existindo obstrução completa do respiro do cárter a pressão existente no mesmo forçará os segmentos do motor criando folga nos mesmos. Esta folga resultará num problema grave de falta de compressão.

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Como prevenir casos extremos de Oil Sludge nos SAAB´s 9-5 / 9-3?

1º - Limpeza completa do cárter eliminando toda a sujidade que o mesmo contenha.
2º - Instalação do ultimo upgrade do kit PCV para o motor
3º - Utilização de óleo 100% sintético.

Limpeza completa do cárter

Aspecto de cárter acabado de tirar com bastante oil sludge visível:



Cárter limpo antes de voltar a montar no motor:



Instalação do ultimo upgrade do kit PCV

O kit PVC vai actualmente na 6ª versão podendo ser adquirido:

Na Parts For Saabs:

SAAB 9-3:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

SAAB 9-5:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Tubo de ligação ao respiro na tampa de válvulas, ligação ao cárter e válvula anti-retorno:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Todas as tubagens do kit à unidade:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Na Neobrothers:

Kits complestos:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Manual de instalação do kit:

SAAB 9-3

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

SAAB 9-5

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para confirmarem se o vosso carro já possuir Kit PCV ou se é a ultima versão do mesmo podem confirmar o tópico criado pelo smap com explicação do mesmo:

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Utilização de óleo 100% Sintético

É obrigatório nestes modelos a utilização de óleo 100% sintético e troca do mesmo nunca acima dos 10.000 kms percorridos. Convindo mesmo atempar a troca caso o carro seja utilizado bastante de forma citadina ou esteja muito tempo ao relanti.

Convém utilizar uma boa marca de óleo, com qualidade reconhecida e comprovada, deixo a minha a opinião pessoal de duas marcas/modelos:

Bp Visco 7000: Óleo muito bom, excelente lubrificante e com a melhor relação qualidade preço que encontrei até à data. Encontramos muitas promoções deste óleo por volta dos 30€ - 40€. Após desmontar motor com mais de 300.000 kms e grande tempo de utilização deste óleo apercebemos-nos que o desgaste é praticamente nulo. Contudo é possível denotar a criação de algumas camadas nas paredes do motor ao fim de muitos quilómetros de utilização.

Mobil 1: Nada a apontar, muito bom lubrificante e motor extremamente limpo após desmontagem com elevada quilometragem.

Como podem confirmar, a titulo de exemplo, a prórpia marca no manual de utilizador de um SAAB 9-5 de 2005 já só utiliza óleo 100% sintético 0wXX e 5wXX, nunca o semi-sintético 10w40.



Desde 2003 que a SAAB não recomenda óleo que não seja 0wXX 5wXX.

Quanto ao filtro de óleo ter também especial atenção, deve de ser SEMPRE trocado a cada muda de óleo.

Mais informação neste tópico:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Troca de Bomba de Óleo

Se detectado Oil Sludge no cárter convém ser trocada a bomba de óleo.
Não é caro e faz parte da manutenção recomendada.


Caso o tubo de pesca esteja sujo, o mais provável é que a bomba tenha estado em esforço e que exista folga nas rodas dentadas que provocam a pressão do óleo.
Num curto prazo de tempo a pressão de óleo será insuficiente para a correcta lubrificação do motor.

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Qualquer dúvida, correcção ou informação a acrescentar é favor comentar.

Abraço

teco:
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Bp Visco 7000: Óleo muito bom, excelente lubrificante e com a melhor relação qualidade preço que encontrei até à data. Encontramos muitas promoções deste óleo por volta dos 30€ - 40€. Após desmontar motor com mais de 300.000 kms e grande tempo de utilização deste óleo apercebemos-nos que o desgaste é praticamente nulo. Contudo é possível denotar a criação de algumas camadas nas paredes do motor ao fim de muitos quilómetros de utilização.



--- Fim de Citação ---

já agora... nos diesel como come óleo que dirias de colocar liquid molly (digamos de 200 em 200 mil kms) antes de mudar o óleo, fazer umas centenas de kms e trocar outra vez por visco 7000 (em vez dia de mudar tb filtros)?

abraços

p.s. ja não me lembro quem falou que comprou... onde o arranjou?

removeria as ditas impurezas e ficava equivalente?

TesZero:
Os 9-3 / 9-5 1ª geração bebem óleo de origem :D

não é alarmante, é mesmo assim o funcionamento, salvo o erro pelo sistema de válvulas...

Grande parte deles tem mesmo ainda no bocal do combustível um autocolante a dizer "check oil level".

O facto de gastar óleo não tem nada haver com limpeza ou necessidade de aditivos.

Sendo este tópico sobre Oil Sludge e não sobre óleos ou sobre SAAB´s diesel que não sofrem de Oil Sluge... vou te deixar a minha opinião, contudo, caso persistam duvidas cria um novo tópico sobre a tua dúvida não desvirtualizando o tema deste.

Não sou apologista da utilização de aditivos no óleo, muito menos de limpeza de elevado nível de corrosão.

Depois criarei um tópico sobre aditivos.

Se são corrosivos ao ponto de limpar sujidade encrostada no motor... o que fará aos plásticos das guias, à junta da colaça, aos vários o-rings e aos retentores do motor?

Prefiro abrir de (muito) longe a longe e limpar tudo como deve de ser.

Usas o Bp visco e fazes muito bem, quando comparado com qualquer óleo é fenomenal... o motor onde já vi crostas com Bp visco tinham bem mais de 300.000 kms....

Quem usou esse aditivo de limpeza foi o Kamuma.

Peço que deixem este tópico unicamente para comentários referentes a Oil Sludge.

Adicionada informação sobre a periodicidade da muda de filtro de óleo ao tópico. Obrigado.

Abraço

teco:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInOs 9-3 / 9-5 1ª geração bebem óleo de origem :D

não é alarmante, é mesmo assim o funcionamento, salvo o erro pelo sistema de válvulas...


Sendo este tópico sobre Oil Sludge e não sobre óleos ou sobre SAAB´s diesel que não sofrem de Oil Sluge...


Se são corrosivos ao ponto de limpar sujidade encrostada no motor... o que fará aos plásticos das guias, à junta da colaça, aos vários o-rings e aos retentores do motor?



--- Fim de Citação ---

já sabia que era normal beber oleo e daí ter perguntado se isso não dava boa ocasião para limpar sem deixar muito tempo (eu expliquei, esperar que fosse altura de mudar oleo, deitar o produto, rodar um bocado e ir mudar por novo, eliminando o velho e detergente)

não sabia que oil sludge não acontecia em diesel (a ignorância que tenho é como a de todos, infinita, e se calha de acertar em coisas que tu sabes, eu aprendo)

e no de aditivos vamos falar sobre os detergentes e as diferenças quimicas entre borrachas e "carvão", um pode ser limpo sem atacar o outro (julgo eu)

respondi só para entenderes que eram perguntas e comentários para aprender

abraços

TesZero:
O oil Sludge ocorre em todos os motores. (não disse o contrario)

basta misturares um pouco de água com óleo e já tens Oil Sludge.

Quando usas óleos de má qualidade... ganhas oil sludge.

Portanto, todos os motores lubrificados têm probabilidade de ganhar oil sludge....

O grande problema destes 2 motores é o respiro do carter e maor probabilidade de sofrer deste mal.

Todas as restantes perguntas sabes que tenho o prazer de te responder... nas secções próprias.

Abraço

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