Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:25

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

308 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Falha de ESP  (Lida 7117 vezes)

Offline Pedro Neves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
Falha de ESP
« em: 06 de Fevereiro de 2014, 19:11 »
Boas saabistas!

Preciso da ajuda de quem possa perceber mais sobre o assunto que passo a explicar. Já há algum tempo, desde uma altura que vieram umas chuvas fortes com consequentes cheias (mas não destas que estamos a passar agora :) ) o aviso de que o ESP dava erro e se desligava começou a acender aparentemente sem motivo aparente porque não associava a nada. Entretanto foi-se intensificando até que quando ligava a ignição a verificação do computador de bordo dava tudo ok e mal mexia o volante aparecia logo o mesmo erro. Dias depois mesmo mal dava a ignição ligava logo e desde então nunca mais desligou. Levei o carro a um eletricista e ele disse que tinha duas opções: ou substituir o módulo de direção que controla o ESP, ABS, etc por um novo (+/- 380€ + IVA + MO) ou tentar reparar o existente. Apesar de não ter ESP sempre tive ABS...

Caso alguém saiba do que se trata agradecia imenso ajuda.

Muito obrigado
  • Saab 9-3 SS Vector 2.2 tid

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falha de ESP
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro de 2014, 20:37 »
Aconselho-te a desligares as fichas todas e a limpa-las com spray de contactos, não seria a primeira vez que algo do genero se verificava.

Se depois de fazeres isso não ficar resolvido, aconselho-te a passares no   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Falha de ESP
« Responder #2 em: 06 de Fevereiro de 2014, 22:18 »
exacto... iria sugerir a mesma coisa...

Depois de limpares as fichas convém veres se tens erros e quais são esses erros.

A unidade esp está ligada à mesma fonte de alimentação que a ecu... por isso pode te dar chatisses mais graves...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Pedro Neves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
Re: Falha de ESP
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:39 »
Amigos elucidem-me por favor quais são essas fichas. Muito obrigado!
  • Saab 9-3 SS Vector 2.2 tid

Offline leafar

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 26
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Fátima
Re: Falha de ESP
« Responder #4 em: 26 de Março de 2014, 22:01 »
Boas Camaradas
Já tive esse problema no meu tbm. Tive de trocar o CIM, que é a peça que está entre o volante e o quadrante, onde estão a manete dos piscas e do limpa vidros. Na altura adquiri um em segunda mão, mas cometi um erro grave por "falta de experiencia" nestas andanças. Ao encomendar a referida peça, eu não sabia , e eles retiraram na sem qualquer cuidado nem ligação a nenhum computador. Ao retira-la ficou com o código do carro antigo e ao instala la no meu não dava devido á codificação. Foi um molho de brocas conseguir pô-la a funcionar, mas consegui. Fiquei foi sem "mija-mija" e o limpa vidros na primeira velocidade, mas brevemente irei tentar resolver isso, pois tem de ir á inspeção entretanto.
  • saab 9-3 2.2tid
  • mercedes actros 1843

Offline LSilva

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 20
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Falha de ESP
« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2019, 17:30 »
Resposta SUPER atrasada mas aqui vai:

É simplesmente o fusível do ESP que dá mau contacto! os contactos do fusível ficam ligeiramente oxidados com o tempo e então basta o carro tremer ou simplesmente uma curva mais apertada ou até mesmo travar e pimbas: erro ESP e desliga. o fusível é o que está do lado do condutor e é o último de baixo á direita salvo erro, senão é só ver no manual. eu demorei MESES a encontrar o erro mas um dia, já não sei por que motivo, verifiquei todos os fusíveis e ao sacar esse com a chave ligada deu logo o erro do ESP!, então passei um pouco de lixa nos contactos, encaixei de novo e NUNCA MAIS tive o erro ESP! simples!  O0
  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007