A gestão electrónica SAAB em motores a gasolina é dividida em três tipos:
- Motronic
- Jetronic
- Trionic
De seguida tentarei identificar e explicar os três tipos de gestão separadamente e detalhadamente para que todos nós possamos facilmente identificar qual a gestão electrónica que temos nos nossos SAAB´s.
____________________________________________
Jetronic L.H.Jetronic Lh 2.2:SAAB 900 - 1984 - 1988
SAAB 9000 - 1985 - 1988
Presente nos primeiros modelos equipados como motor B202.
Facilmente identificável pela presença do distribuidor ao contrario da cassete DI presente nos modelos mais recentes. Esta versão não usa sonda lambda e o sensor massa de ar tem corpo de alumÃnio.
Podemos também identificar o sistema de injecção também pelo parafuso de afinação do sensor de fluxo ar (Mass Ar Flow - MAF) e pela ligação à válvula de relanti ter 3 fios (IAC valve).
Apenas o sensor de massa de ar com o Part Number -017 tem o corpo em plástico, contudo é ajustável.
A centralina é composta por uma ficha de ligação de 25 pinos.
Jetronic Lh 2.4:SAAB 900 - 1988 - 1993
SAAB 9000 - 1988 - 1993
Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico não ajustável e a sonda lambda no escape logo após a saÃda do turbo.
A ligação à válvula de relanti foi alterada para apenas 2 fios de ligação, o que ajuda na identificação.
Só é possÃvel ligar o ISAT a partir desta versão.
As centralinas Lh 2.4.x são compostas por uma ficha de ligação de 35 pinos.
Todos os carros com Lh 2.4 são equipados com catalisador.
Jetronic Lh 2.4.1:SAAB 900 - 1990 - 1993
SAAB 9000 - 1990 - 1993
Apenas saiu em motores 2.3 Atmosféricos
Jetronic Lh 2.4.2:SAAB 900 - 1991 - 1993
SAAB 9000 - 1991 - 1993
Neste sistema que equipou SAAB´s 9000 e 900 foi integrado pela primeira vez a cassete Di. Alem da cassete Di vermelha podemos identificar como diferenças para a gestão Jetronic Lh 2.2 o sensor de massa de ar em plástico e a sonda lambda no escape logo após a saÃda do turbo.
Podemos diferenciar das LH 2.4 pelo facto da ligação da válvula de relanti voltar a ter 3 fios de ligação.
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Jetronic Lh:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn____________________________________________
MotronicMotronic 2.10.2SAAB 900 - 1994 e 1995
Sistema com sensor de massa de ar
Motronic 2.8.1SAAB 900 - 1994 e 1995
Utilizado unicamente em motores V6
Motronic 4.1SAAB 900 - 1996 e 1998
Utilizado em motores atmosféricos 2.3.
Motronic 5.2SAAB 900 - 1996 e 1997
Utilizado unicamente em motores V6
____________________________________________
TrionicTrionic 5.2:SAAB 9000 - 1993
Este sistema equipou unicamente SAAB´s 9000 2.3 de 1993. Identifica-se face à anterior gestão por não possui sensor de massa de ar, em vez do mesmo possui um sensor de pressão junto ao colector de admissão. Uma das caracterÃsticas identificáveis é também o sensor da cambota se manter dentro da poly da cambota e não à frente do motor como nos modelos mais recentes.
Trionic 5.5:SAAB 900 - 1994 - 1998
SAAB 9000 - 1994 - 1998
SAAB 9-3 - 1998
Com esta nova gestão o sensor de cambota passou a ser localizado na parte da frente do bloco, abaixo da junta da colaça, junto à caixa de velocidades. Manteve a ausência do sensor de massa de ar e continuou a usar sensor de pressão.
Trionic 7:SAAB 9-3 - 1998 - 2003
SAAB 9-5 - 1998 - 2010
Este tipo de gestão electrónica saiu unicamente em SAAB´s 9-3 e 9-5, voltou a utilizar sensor de massa de ar, mas em conjunto com o sensor de pressão. A cassete de ignição passou a ser preta.
Trionic 8:SAAB 9-3 - 2003 - 2011
A versão Trionic 8 saiu nos modelos Sport Sedan (SS) e Sport Waggon (SW) do modelo 9-3.
Listagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 5:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInListagem de todos os partnumbers das ecu´s de gestão eletronica Trionic 7:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInAbraço