Referente aos Pernes de escape existe outra opção aos de origem, que alem de mais baratos são mais resistentes.
porque é que os pernes partem?
Devido aos aquecimentos que leva, oxidação e colarem/fundirem com o restante material.
Os pernes podem ser em Ferro ou inox.
Os de inox não são recomendados pelo inox absorver mais o calor, fundindo com o material (óbvio na parte do turbo porque a colaça é aluminio). Contudo não oxidam tendo uma maior resistência.
os pernes não partem só quando lhes mexemos, os do escape especialmente é comum partir ao fim de alguns anos / quilómetros (muitos).
A solução que existe é pernes galvanizados.
Como sabem a galvanização é um processo de revestimento de um metal por outros mais nobres pelo método de eletrodeposição.
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInA vantagem destes pernes é:
- serem resistentes à oxidação
- estarem protegidos pelo material revestidor
- terem ponta para chaves umbraco
ou seja...
- não vão fundir por não serem inox.
- mesmo que colem, pode-se desapertar partindo o material revestidor, saindo na mesma o perne
- não precisamos de usar porca-contra-porca para apertar e desapertar o perne
Neste caso, alem de protegidos, são de resistência 13 superiores aos originais.
Alem de ser importante a escolha dos pernes, é igualmente importante a utilização de massa de cobre. A massa de cobre (dourada) aguenta perto de 1000º impedindo assim que os pernes venham a colar / fundir para facilitar futuras remoções.
Atenção ao excesso de massa, a força de aperto fica completamente alterada devido à lubrificação podendo partir o perne ou rosca.
No que toca a porcas (
não são as da imagem) é imperativo que se coloque porcas novas sempre que são desapertadas... as porcas têm um freio na ponta que é destruido ao desapertar, podendo ficar o colector ou turbo soltos ao fim de alguns quilómetros.
Deixo 2 fotos, depois tiro umas melhores:
Abraço