SAABsPORTUGAL
Oficina => D.I.Y - Do It Yourself => Tópico iniciado por: celso em 09 de Agosto de 2015, 15:33
-
Ora cá sai mais um DIY.
A dias estava para fazer uma viagem até Setúbal e ao fazer o check Up ao carro reparei que tinha óleo no reservatório da água.
Pois bem detetado o problema vinha do radiador de óleo que já dava passagem.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Assim era o estado em que estava.
Pois bem começando:
Carro no ar e frente desmontada.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
aproveita-se e retira-se o óleo mas antes retirar proteção do carter.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
procurar os 8 parafusos e retirar com uma 8mm.
depois óleo para fora.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
De seguida retirar toda a água ou anticongelante o que usarem.
Retirar este plástico que fica do lado esquerdo "condutor" do carro.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
aqui por baixo vão ter acesso a um tubo do Intercooler que terá que ser retirado para chegar ao tubo da água do radiador.
O tubo é este....
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
usar a ferramente mais adequada e puxar fora.
Depois estará la o da água... tirar a abraçadeira e puxar o mesmo fora o que de imediato saira toda a água do circuito.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Passando agora ao radiador... para o retirar fora é só tirar 4 parafusos e 2 tubos..
Mas antes desviar alguns obstáculos...
Tubo de vácuo e este tubo ligado a EGR.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Desligar a ficha da EGR.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
e este parafuso que se encontra mais a direita que liberta a ficha inteira junto com o suporte...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Assim cria-se espaço para que o radiador possa ser retirado...
Então é retirar o filtro do óleo...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
depois estes 2 parafusos...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
de seguida retirar os 2 de baixo e respetivas abraçadeiras dos tubos...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Ao retirar as abraçadeiras é empurrar o radiador para cima que ele sai facilmente.
Assim fica...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
depois é fazer o inverso para meter o radiado novo ao sitio...
Uma vez o radiador no sitio vai-se lavar o circuito da água metendo uma mangueira no reservatório e fazer a água circular até qua não saiam mais resíduos de óleo.
Uma vez o circuito lavado retira-se o reservatório para o lavar mais ao pormenor...
Basta retirar 3 tubos e a ficha que indica se o nível esta correcto...
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Depois é só fazer o inverso...
Uma vez tudo no sitio e tudo bem ligado..
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
meter óleo novo no motor...
5.5L
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
por o carro a trabalhar e esperar que a ventoinha dispare o carro sangra por ele o que basta meter novo anticongelante .
-
Boa
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn muito bom DIY!!!
-
Vi no facebook :) Muito bom trabalho O0
Obrigado pela partilha...
Abraço
-
Excelente
-
Visto assim até parece fácil. O0
Parabéns pelo D.I.Y.