Alguem me pode dar umas dicas para aumentar uns cvs no meu AVIAO?
O unico user que estudou isso foi o Teco, e pelo que me lembro se for EDC 15 consegues fazer uma reprogramação se for EDC 16 não consegues.
Pelo part number da bomba injectora é provavelmente a forma mais facil de perceber se é EDC15 ou EDC16, tenta ver o part number e publicar aqui.
Manda uma PM ao Teco sobre estas questão visto que ele anda um pouco desaparecido.
Podes contactar a empresa parceira do forum, a Repro4, para ver o que eles podem fazer por ti.
http://www.repro4.com/ (http://www.repro4.com/)
Se o teu carro tiver 125 cv usa uma bomba injectora PSG16 que controla a injecção.
Ninguém, ou quase ninguém mexe nessas bombas pois são propicias a avariar e custam uma fortuna...
Se o teu carro for de 115cv usa como controlo de gestão uma centralina edc15, aí sim, podes reprogramar até perto de 140cv mais coisa menos coisa limitando pela conservação do turbo.
Qual a versão do teu?
Abraço
Vem... eu não percebo muito de mecanica, no librete diz que tem 88kw de Potência máxima, fazendo as contas dá 120cv... ou seja, nem 125 nem 115cv... onde posso ver a referencia da bomba injectora?
a bomba injectora é isto?
http://olx-t.imgrap.com/ui/25/26/31/440112531_2x.jpg?x=1378088370 (http://olx-t.imgrap.com/ui/25/26/31/440112531_2x.jpg?x=1378088370)
Sim, isso é um psg16, a centralina na parte de cima, onde tem essa ficha.
Abraço
lol, então se for essa... estou literalmente f****** !?
Estás nada...
Ainda estás a tempo de comprar um saab a gasolina e colocar a gpl :)
Com repro ficas com 300 cv... é só meteres a gpl :)
um motor 2.0 ou 2.3 a gasolina faz-te consumos de 10 l/100 a gpl...
10 l/100 a gpl custa cerca de 8€ por cada 100 kms... (10 litros x 0,80€ o litro de gpl)
tu andas com médias de 6 +/- no teu diesel...
6 l/100 a diesel custa cerca de 7,80€ por cada 100 kms... (6 litros x 1,30€ o litro de diesel)
:D :D :D
Abraço
Se arranja-se uma troca!
É uma questão de procurares e propores, sabes que à muita procura de diesels e pouca de gasolinas...
Deverás conseguir trocar por um de gasolina do mesmo ano e ainda ganhares uns trocos...
Abraço
O que tenho debaixo do capot é isto:
http://img6.auto24.ee/auto24/320/395/29892395.jpg (http://img6.auto24.ee/auto24/320/395/29892395.jpg)
e o que nós temos debaixo do capô é isto:
http://www.kyle-newman.com/wp-content/uploads/2010/12/horses.jpg (http://www.kyle-newman.com/wp-content/uploads/2010/12/horses.jpg)
:D :D :D :D :D
Abraço
Ohhhh Tes0... Nao assustes o homem pah :D
Abraco
Não quis assustar...
também não arranjei nenhuma foto com mais de 200 cavalos na imagem :( :( :(
lol
Abraço
eh eh eh... bela cavalagem!!!
mas pessoalmente gosto mais desta cavalagem!!
http://www.thetruthaboutcars.com/wp-content/uploads/2008/03/katie-saab.jpg (http://www.thetruthaboutcars.com/wp-content/uploads/2008/03/katie-saab.jpg)
Que me dizem de meter um intercooler destes?
http://i11.photobucket.com/albums/a165/palmer80/1999%209-3%20pictures/Delivpipez009.jpg (http://i11.photobucket.com/albums/a165/palmer80/1999%209-3%20pictures/Delivpipez009.jpg)
estive a falar com um gajo "minado" e ele diz que ganhava muito em trocar para uma coisa assim!
RESPECT SAAB 95
http://www.maptun.com/customers/1999_Hsia_Saab_9-5_XT_2010_08.jpg (http://www.maptun.com/customers/1999_Hsia_Saab_9-5_XT_2010_08.jpg)
Sai da frente Guedes!!
Os intercoolers servem para arrefecer o ar da admissão.
Ar mais fresco igual a Ar mais denso...
Ar mais denso é igual a mais Oxigénio por cm3...
Na minha opinião não vais ganhar nada de relevante se não tiveres acesso à electronica...
Ganhas sempre alguma coisa...
mas nada relevante a nível de percentagem quando tens tão pouca cavalagem de base...
Abraço
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O unico user que estudou isso foi o Teco, e pelo que me lembro se for EDC 15 consegues fazer uma reprogramação se for EDC 16 não consegues.
Pelo part number da bomba injectora é provavelmente a forma mais facil de perceber se é EDC15 ou EDC16, tenta ver o part number e publicar aqui.
Manda uma PM ao Teco sobre estas questão visto que ele anda um pouco desaparecido.
Onde posso encontrar a bomba injectora?? aquilo não se vê nada!! Esta para ali tudo tapado!
Salvo o erro está mesmo na frente do motor, mais ao menos a meio...
Abraço
Más noticias EDC16, diz o Veloso!!! Dasss....
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Salvo o erro está mesmo na frente do motor, mais ao menos a meio...
Abraço
Ai esta a EGR... da Wahler... ou algo parecido...
edc16 não é de certeza....
ou é psg16 ou edc15.....
edc16 são os 150 1.9 tid....
Mas pela foto que colocaste é uma psg16 e tens 125cv.
Abraço
Encontrei isto...
http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=340 (http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=340)
Envia um mail com os dados do teu carro para eles a ver se é compativel. Ou dizes-lhes qual a que tens e eles logo te dirao se da ou nao O0
Abraco
Encontrei algo de novo...
http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-POWER-TUNING-BOX-9-3-9-5-2-2-TiD-TURBO-DIESEL-CHIP-/121166390498?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c361464e2 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-POWER-TUNING-BOX-9-3-9-5-2-2-TiD-TURBO-DIESEL-CHIP-/121166390498?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c361464e2)
Dizem que passa dos 120 para os 153hp... acham que devo montar isto?
O coração...
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=6577)
A bomba...
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=6578)
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Encontrei algo de novo...
http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-POWER-TUNING-BOX-9-3-9-5-2-2-TiD-TURBO-DIESEL-CHIP-/121166390498?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c361464e2 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-POWER-TUNING-BOX-9-3-9-5-2-2-TiD-TURBO-DIESEL-CHIP-/121166390498?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c361464e2)
Dizem que passa dos 120 para os 153hp... acham que devo montar isto?
Não, todo e qualquer tipo de box externa a centralina propriamente dita só fazem uma coisa, dar cabo do motor. Estas boxes trabalham da seguinte forma, induzem a centralina original do veiculo com valores errados de massa/pressao de ar. A combustão é mais eficiente quanto maior for a percentagem de ar na mistura, ao dizerem a centralina que os valores de massa/pressão de ar são menores do que na realidade são, a centralina reaje com menos combustível.
Desta forma obtem-se uma explosão com mais carga energética, mas não a explosão aconselhada para proteger o motor. Quanto menos ar, mais pobre é a mistura em termos de combustível, mas deterioram o motor. Misturas ricas, com muita quantidade de combustível não dam cabo do motor.
As reprogramações feitas nas centralinas original (mudando o mapa), embora muitas vezes usem mapas onde é pedido mais massa/pressão de ar são sempre compensadas com mapas de combustivel ajustados para a massa/pressao de ar pedida.
Pois, vi logo que isso ia ter má resposta... no entanto visitei estes senhores
http://www.carpowerimprovement.com (http://www.carpowerimprovement.com)
eles dizem já ter mudado os mapas de motores como este, ficando com 155cv, mas o problema é que não é fácil, pois eles necessitam da OBD ou algo parecido ( maquina original da marca ) para poder alterar o mapa, ou seja, descarregar e voltar a carregar alterado!
Isso tem um custo quase de 600€ !!!
Ao fazer isso, primeiro tinha de encontrar alguém que já o tenha feito! E saber " Que tal?"
ahhh... eles não tem o TECH 2.... :S
O Veloso tem!!! Mas ele escorraçava-me era já!! :D
http://www.carpowerimprovement.com/index.php/pt/reprogramacao/config/item/2-2-tid (http://www.carpowerimprovement.com/index.php/pt/reprogramacao/config/item/2-2-tid)
Esse ultimo link é o de 115cv, ou seja, edc15... isso fazes em qualquer lado...
Não peças o tech II ao Veloso para invenções nas psg16... lol
O Teco já teve a dose dele e o veloso ficou com a ferramenta de trabalho a funcionar mal...
Por 600€ ganhares 25cv acho um desperdício...
Juntas 500€ e compras um 9000 que já vem de origem com mais cavalos do que tu alguma vez conseguirás tirar do 2.2 :D
Abraço
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Esse ultimo link é o de 115cv, ou seja, edc15... isso fazes em qualquer lado...
Não peças o tech II ao Veloso para invenções nas psg16... lol
O Teco já teve a dose dele e o3 veloso ficou com a ferramenta de trabalho a funcionar mal...
Por 600€ ganhares 25cv acho um desperdício...
Juntas 500€ e compras um 9000 que já vem de origem com mais cavalos do que tu alguma vez conseguirás tirar do 2.2 :D
Abraço
é verdade... já andei a ver um 93 Cabrio... :D
Dependendo do carro ainda podes ganhar dinheiro na troca pelo teu ser a diesel :D :D :D
Tens é que meter o gasolinas a gpl :D :D :D
Abraço
Este não o Vendo!!!
Primeiro tenho de fazer uma garagem maior!! ;D ;D ;D
Tes... os 95 2.2 têm 120cv. não têm 115cv ou 125cv. não te sei dizer o porquê mas a verdade é que o 95 vem com 120cv. realmente quando comprei o meu estive para fazer negocio com um 95 2.2 de 2004. estava com quase todos os extras... faltava-lhe apenas o gps de origem e o que me levou a comprar o meu 2º 93 foi precisamente o motor! Se o 95 fosse o de 150cv nem pensava 2 vezes (como já tinha tido um 93 experimentava o 95)
bom, um esquilo dá uma volta e é o que se vé...
vamos começar pelo início
DISCLAIMER já disse o que tinha a dizer sobre o cartão do veloso e já fiz tudo o que podia fazer.
Quanto ao que queres fazer, 153 será mesmo o limite para esse turbo, mas nem aconselhava mais de 147 (mas provavelmente colocam a potencia máxima mais cedo e depois desce para os 147/150 quando muito)
tens uns gajos em gaia, perto das finanças numa perpendicular à avenida, que o fazem por 450+iva se bem me lembro.
mas vou tb lembra uma coisa, a hirsh só o fazia até 145 cvs e só se o carro fosse recente... é que provavlmente o turbo já está meio cansado e arriscas-te a acabar com ele por 20 cvs ... MAS acima de tudo essas repros colocam logo um binario assustador cedo (o que no caso de um turbo tão pequenino é MESMO CEDO), ficas com outro carro, mas tb vais estar na zona de forçar caixa e consumos maiores, a menos que coloquem o mapa forçado só na ultima/antepenultima posição de pedal.
tb arriscas directamente (mas aí pagam eles) a bomba que é carota... e arriscas que o pouco de pressão extra que coloquem seja demais, as VP44 aguentam mesmo MUITO POUCA pressão extra.
queres brincar arranja um B2*4 e desbunda o animal
Halguem sabe de um Gasoso porreio á venda?
Sim , ai mais vale começares com uma base mais alta, mesmo que depois queiras brincar um pouco , tens mais margem de manobra....e depois como disseram metes gpl e em alguns casos chegas a fazer consumos como uma scooter de 125cc...
Que dizem da carrinha 95 Aero 2.3 TS 250cv de 2004?
É um bom começo?
É um optimo começo.....agora é só saber as condições da mesma!
é um optimo começo para se quiseres "manter"....
se o teu objetivo é alterar... arranja um 9000 ou 900 com motor b204 ou b234.
Os b205 ou b235 tens que mudar pistões aos 280 cv :)
Abraço
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é um optimo começo para se quiseres "manter"....
Isto é que é importante , pois este processo é bastante dispendioso e se for só para ficar com ele durante uns tempos e depois vender , nem vale a pena começar....
Ando de olho tambem num 95 2.3 Turbo... de 98... vamos a ver...
;)
Bem comprado era que preço? Tem 222mil
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Bem comprado era que preço? Tem 222mil
222 mil, então preocupa-te com:
- embraiagem - se ainda não trocou calha-te a ti
- amortecedores - se ainda não trocou calha-te a ti
- distribuição - se ainda não trocou calha-te a ti
Só isto são mais de 1000€ só em peças (depende dos amortecedores que puseres)
Tens que ter noção de uma coisa....
noção que pouquissimas pessoas têm....
Ao comprarmos um saab, POR NORMA, compramos com 10 ou 15 anos....
10 ou 15 anos é mais que tempo para as juntas e vedantes apodrecerem e ressequirem...
ou seja...
Se andas a puxar por um carro com 10 ou 15 anos... das duas uma... ou te rebenta a junta... ou vai rebentar...
:)
quando compro um saab... abro-lhe logo o motor e troco tudo... bem, acho que podes ver pelos meus diários de bordo isso...
Este 9-3ss ainda não chegou o tempo, mas no máximo, para o ano faço isso... tem 150.000... aos 200.000 sai fora....
pode ser que na altura entre lá um b234R :D :D :D
Abraço
Verde?
Abraço
Acho que vai cair um 95 Aero do ceu de 2001....
Stay tunned!!!
Isso O0 O0 O0 O0
Abraço
Eu querovum Aero.... Muahahahahahah....
Já agora, alguém aqui da margem Sul conhece este veiculo?
http://setubalcity.olx.pt/saab-95-aero-bi-fuel-iid-450686443 (http://setubalcity.olx.pt/saab-95-aero-bi-fuel-iid-450686443)
É do membro Aquilles...
Abraço
Pois, já o vejo á venda faz muito tempo....
yap , mas está impec. O0
Bolas...
Alguém tem o email do Aquilis?
Ele quer mesmo vender o carro?
estão sempre aqui a fazer perguntas do carro dele... ele nºao tem interesse em cá vir falar do mesmo?
Abraço
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Bolas...
Alguém tem o email do Aquilis?
Ele quer mesmo vender o carro?
estão sempre aqui a fazer perguntas do carro dele... ele nºao tem interesse em cá vir falar do mesmo?
Acorda que já é dia ... Aquilles (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=26)
As razões de ele não vir cá, perguntas-lhe a ele ...
Mandei um mail para o anuncio... tipo
Boas amigo, já vejo este anuncio por aqui há muito tempo, quer vender a sua maquina?
Mínimo para despachar!?
e a Resposta.:
Boas noites,
Faça um lance .
Obrigado
Cpts
LM
Quanto oferecem?
Dou uma jante sem pneu e um intercooler rachado dum Punto GT, mais um Aileron Matias em fibra de vidro de janela :P
Abraço
Ou então faz um lance... tipo... chuta á baliza com o pé esquerdo de trivela :P
Abraço
É GOOOOOOOOLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOO :)))
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Dou uma jante sem pneu e um intercooler rachado dum Punto GT, mais um Aileron Matias em fibra de vidro de janela :P
Abraço
opah... não estas a ajudar!!!
Se o vendedor não ajuda, porque hei-de eu ajudar? :P
Abraço
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Se o vendedor não ajuda, porque hei-de eu ajudar? :P
Abraço
Quanto achas que vale?
Das o teu 9-5 2.2 a troca e queres dinheiro :D
É um bom lance ... despachas um fogareiro (diesel) e compras um fogão (gpl) :)))
Vale o teu menos 1000eur, ou seja... Da-te o 9-5 e 1000€ á troca do teu :)
Abraço
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Quanto achas que vale?
Oferece-lhe 1000 € a menos do que ele pede, diz-lhe que não gostas de GPL e vais mandar tirar o sistema. E isso tem custos.
EEeeeee ficas a perder dinheiro...lololol
Abraço
Não metam o Fogareiro ao Barulho SFF!!!
Eu dou lhe 2000€ e por ter os bicos de fogão!!! Eu cá em casa, já é por Indução!!!