Serve o presente tópico para exemplificar como desmontar e limpar o sistema de Exhaust Gas Recirculation - denominado EGR - de um 9-3ss 1.9 tid. (ou opel vecta 1.9 para o caso do vidinha)
Tal como o próprio nome o indica, este sistema faz a recirculação de gases do escape.
A grande vantagem do sistema é a queima de gases provenientes do escape diminuindo assim as emissões poluentes.
As desvantagens são:
- Temperatura do ar mais elevada, consequentemente ar menos denso (menos o2 por cm3)
- a sujidade proveniente do escape acaba todo na admissão, sujando e até bloqueando a entrada de admissão.
- Como é óbvio, com temperaturas mais baixas e com o motor mais limpo este de forma mais eficiente, com consumos mais baixos alem de ser mais fiável.
Tanto a EGR como todo o colector de admissão devem de ser limpos com alguma frequência.
Desta forma evitamos ver a luz do motor acessa ou até em casos extremos (caso as borboletas da admissão partam) termos o motor na sucata...
Então, o que fazemos para desmontar e limpar a EGR:
1- Temos que retirar a tampa protectora do motor desencaixando-a e identificar o local onde se encontra a egr:
2- Desligar a ficha da mesma:
3- Desapertar as duas porcas que seguram um dos apoios de encaixe da tampa protectora do motor:

Apoio do encaixe já desmontado:
4- Desapertar os 4 parafusos laterais e os 2 parafusos superiores.
A Egr ficará livre, cuidado para não deixarem cair as duas juntas que vedam nas duas ligações.

Aqui já sem a EGR no sítio e as duas ligações à vista (como podem ver... sujas):

a entrada de gases da Egr, este é o estado em que muitos motores têm toda a admissão a circular:
5- Já com a EGR fora, separamos a parte eléctrica que faz mover o pistão da abertura da EGR. Para isso desapertamos os 4 parafusos torx que a prendem:

Aspecto da parte eléctrica separada da parte mecânica:


Como podem ver a parte eléctrica somente empurra um pino que faz abrir a válvula. Depois através de um mola a válvula é novamente fechada.
O problema que costuma activar o erro no motor é a dificuldade em abrir a válvula ou falta de estanquecidade. Ambos os problemas criados por excesso de sujidade.
Aspecto da válvula fechada, visto da entrada de gases da válvula:

Aspecto da válvula aberta:

6- Lavar muito bem a parte mecânica com descarburizante / anti-desengordurante especialmente na zona da válvula para criar boa estanquecidade e fácil abertura.
Montar tudo na ordem inverso depois de limpo e seco.

Qualquer dúvida é por favor colocarem neste tópico.
Qualquer informação extra ou correcção podem também colocar que actualizo este primeiro tópico.
Abraço
Bom post pah... bom trabalho O0
Abraco
Está porreiro, muito bom mesmo, parabéns. O0 O0 O0
Fantástico post... já tinha visto a fazerem isso á minha... è o que eu digo estás a tomar-lhe o gosto pelos diesel o que é uma ótima noticia. Será sempre bom ter alguém que perceba um pouco destes motores.. afinal existem cá no fórum muitos tid´s.
Parabéns Pedro!
Como já te disse... se fosse hoje e teria um AERO. Mas é sempre bom ter alguém que perceba um pouco dos tid´s e como é este que tenho...olha aguenta :))) :)))