SAABsPORTUGAL
Oficina => D.I.Y - Do It Yourself => Tópico iniciado por: TesZero em 28 de Setembro de 2013, 20:24
-
Serve o presente tópico para exemplificar como desmontar e limpar o sistema de Exhaust Gas Recirculation - denominado EGR - de um 9-3ss 1.9 tid. (ou opel vecta 1.9 para o caso do vidinha)
Tal como o próprio nome o indica, este sistema faz a recirculação de gases do escape.
A grande vantagem do sistema é a queima de gases provenientes do escape diminuindo assim as emissões poluentes.
As desvantagens são:
- Temperatura do ar mais elevada, consequentemente ar menos denso (menos o2 por cm3)
- a sujidade proveniente do escape acaba todo na admissão, sujando e até bloqueando a entrada de admissão.
- Como é óbvio, com temperaturas mais baixas e com o motor mais limpo este de forma mais eficiente, com consumos mais baixos alem de ser mais fiável.
Tanto a EGR como todo o colector de admissão devem de ser limpos com alguma frequência.
Desta forma evitamos ver a luz do motor acessa ou até em casos extremos (caso as borboletas da admissão partam) termos o motor na sucata...
Então, o que fazemos para desmontar e limpar a EGR:
1- Temos que retirar a tampa protectora do motor desencaixando-a e identificar o local onde se encontra a egr:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
2- Desligar a ficha da mesma:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
3- Desapertar as duas porcas que seguram um dos apoios de encaixe da tampa protectora do motor:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Apoio do encaixe já desmontado:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
4- Desapertar os 4 parafusos laterais e os 2 parafusos superiores.
A Egr ficará livre, cuidado para não deixarem cair as duas juntas que vedam nas duas ligações.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui já sem a EGR no sítio e as duas ligações à vista (como podem ver... sujas):
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
a entrada de gases da Egr, este é o estado em que muitos motores têm toda a admissão a circular:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
5- Já com a EGR fora, separamos a parte eléctrica que faz mover o pistão da abertura da EGR. Para isso desapertamos os 4 parafusos torx que a prendem:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aspecto da parte eléctrica separada da parte mecânica:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Como podem ver a parte eléctrica somente empurra um pino que faz abrir a válvula. Depois através de um mola a válvula é novamente fechada.
O problema que costuma activar o erro no motor é a dificuldade em abrir a válvula ou falta de estanquecidade. Ambos os problemas criados por excesso de sujidade.
Aspecto da válvula fechada, visto da entrada de gases da válvula:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aspecto da válvula aberta:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
6- Lavar muito bem a parte mecânica com descarburizante / anti-desengordurante especialmente na zona da válvula para criar boa estanquecidade e fácil abertura.
Montar tudo na ordem inverso depois de limpo e seco.
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Qualquer dúvida é por favor colocarem neste tópico.
Qualquer informação extra ou correcção podem também colocar que actualizo este primeiro tópico.
Abraço
-
Bom post pah... bom trabalho O0
Abraco
-
Está porreiro, muito bom mesmo, parabéns. O0 O0 O0
-
Obrigado :)
Depois de ter visto o lixo dentro da EGR fiquei com vontade de desmontar toda a admissão para limpar...
Depois deixo DIY da limpeza e eliminação das borboletas.
Abraço
-
Fantástico post... já tinha visto a fazerem isso á minha... è o que eu digo estás a tomar-lhe o gosto pelos diesel o que é uma ótima noticia. Será sempre bom ter alguém que perceba um pouco destes motores.. afinal existem cá no fórum muitos tid´s.
Parabéns Pedro!
-
Gosto por ajudar, sim :P
Gosto pelos diesel... huumm.... nem por isso :P
um aero a gpl nunca sujaria assim a admissão :D
Não sou contra o diesel....
mas é mais provável verem-me com um mercedes a gasolina do que com um saab a gasóleo :P
isto... claro... se tivesse dependente disso a nivel de empresa ou algo do género...
Abraço
-
Como já te disse... se fosse hoje e teria um AERO. Mas é sempre bom ter alguém que perceba um pouco dos tid´s e como é este que tenho...olha aguenta :))) :)))