Serve o presente tópico para demonstrar como podemos facilmente trocar um fole interno da transmissão de um 9-3ss.
As transmissões são elementos bastante resistentes e consequentemente bastante caros.
Um fole roto pode impedir a lubrificação da transmissão levando à sua falha.
Devemos estar sempre atentos ao estado das mesmas em qualquer carro.

Como podem ver na foto este fole está roto.
É fácil diagnosticarmos um fole roto. O propósito do mesmo é manter o lubrificante das transmissões em contacto com as mesmas mantendo a sua mobilidade. Caso um fole se rasgue a massa de transmissão será projectada através da força centrifuga da transmissão em rotação.
O resultado, como podem ver na seguinte imagem, é tudo sujo de massa lubrificante junto da transmissão...
1- Antes de mais devemos levantar o carro, segurar com preguiças de modo a garantirmos a segurança do nosso trabalho, tirar a roda fora e retirar a porca (fêmea) que segura a transmissão. É melhor arranjarem um tubo porque é suposto esta porca estar MUITO bem presa:


2- Depois temos que desencaixar a rotula da direcção, fica mesmo debaixo do cubo da roda.
1- Desapertamos o parafuso indicado na foto, 2- puxamos o braço da suspensão para baixo desencaixando a rotula, 3- "puxamos" a transmissão fora do rolamento.
"puxamos" porque não será fácil, devem de arranjar um ponteiro e dar algumas batidas (do lado de fora) até ele sair fora. É natural que implique algum esforço.

Aspecto do rolamento já sem o eixo de transmissão:
3- Desencaixar a transmissão na zona da caixa.
Para isso, antes de mais NUNCA podemos puxar de forma a forçar a zona do fole (circulo vermelho da foto). Se o fizermos , alem de corremos o risco de danificar o tripode (cruzeta) no interior da transmissão... sujaremos tudo com massa de transmissão.
A maneira mais fácil será dar umas pancadas por trás (conforme indica a seta azul) até a transmissão sair completamente. Esta está simplesmente encaixada:

Aspecto do encaixe da transmissão já sem a mesma:

Agora é uma boa altura para limparem tudo :D
especialmente se tiverem à mão uma maquina de pressão :)
4- Neste ponto já temos a transmissão fora do carro e temos que tirar as abraçadeiras metálicas que prendem o fole (o meu fotografo estava a dormir e por isso não há foto das abraçadeiras... penso que toda a gente saiba como são).
Depois de retirar as abraçadeiras podemos retirar a luva da transmissão ficando com acesso ao tripode e à massa de transmissão:
5- Para retirar o fole estragado temos que retirar primeiro o tripode, caso contrário teríamos que cortar o fole, mas nunca conseguiríamos colocar o novo.
Portanto temos que usar um alicate de freios e retirar o freio que prende o tripode no todo do veio de transmissão:

6- Já sem o freio podemos retirar o tripode com recurso a um saca rolamentos.

O tripode e o freio já retirados e limpos:

Feio já sem tripode, sem fole e limpo:

Aspecto do fole rasgado que provocou todo este DIY :P
Para montar no sítio:Fazemos tudo na ordem inversa.
Antes de montarmos o tripode dentro da luva não nos podemos esquecer de colocar massa de lubrificação de transmissão.
De preferência de qualidade e grafitada.
Usar boas abraçadeiras para segurar o fole e garantir que estão bem presas.
___________________________
Qualquer dúvida, sugestão ou correcção é favor postarem neste tópico.
Abraço
Embora parecendo fácil não é para qualquer um.
Continuas a ser muito meticuloso nestes DIY.
Parabéns O0 O0
Obrigado Castelar.
Por vezes fico com receio que o excesso de fotos e texto faça parecer os DIY difíceis.
Escrevo sempre os DIY tendo em conta que quem vá ler nunca pegou numa chave de fendas, por isso tento ser o mais detalhado possível.
não é o caso Castelar.
A troca da transmissão é fácil e o método vulgar para quase todos os carros :D
É tão simples como... se eu o fiz.... qualquer um faz :D
Abraço