Boa Noite pessoal,
Visto que muitos de vós já eliminaram a EGR, quero perguntar-vos se notaram que os consumos do vosso SAAB aumentaram.
Visto que a EGR faz um retorno, para o colector, dos gases que vão para o escape, é possível que, ao por uma junta cega na EGR, o carro tenha de gastar mais combustível para criar a pressão que anteriormente tinha a "ajuda" dos gases da EGR, daí o aumento de consumo, não?
Obrigado.
Olá João.
Mão, não gasta mais.
Pelo menos é o resultado prático de todos os casos que conheço
Os gases de escapes são gases sujos e quentes.
Quanto mais quente for o ar admitido na admissão, menos denso é (menos O2 por cm3)
A injecção é regulada mediante a densidade do ar que entra na admissão.
No meu caso prático no 9000 2.0 gasolina de 1988 senti instantaneamente a diferença...
Mas a principal vantagem é mesmo o facto de não estares a sujar toda a admissão...
No 9-3 do Long dificilmente conseguirei perceber a diferença, só fiz cerca de 40 kms com egr activa...
Desde cedo deu problemas de FAP e eliminamos ambas em conjunto.
Abraço
Obrigado TesZero.
Também era esse o feedback que tinha, que baixava os consumos do carro.
A EGR do meu SAAB avariou e, visto que uma nova acaba por ser o preço de eliminá-la, acabei por tapar a junta que volta a por os gases no colector (também foi a forma de ter a certeza que a avaria era da EGR) e terei de fazer a eliminação electrónica da EGR (que ainda não fiz...).
Mas reparei que houve um aumento de consumo, daí a pergunta. Costumava fazer cerca de 800km com um depósito e este último durou apenas 600km sem grandes diferenças de condução. É substancial!
Visto que as viagens que faço são curtas (cerca de 7 a 15 km) e as temperaturas estão a baixar fazendo com que o carro demore mais a aquecer, esta pode ser uma causa para isto, não? O carro em frio consome cerca de 60% mais que em quente, correcto?
Abraço!
Sou da mesma opinião que tu e realmente o que dizes faz todo o sentido... não me parece que por teres eliminado a egr faças menos 200k :o :o faz mais sentido o que descreves a seguir... poucos kms o carro não aquece e gasta mais!!
Sim, a gestão electrónica tem mapas de enriquecimento.
Isto é... antigamente lembras-te que tinhas que "abrir o ar" nos carros a carburador. Actualmente a gestão electrónica faz isso automaticamente enriquecendo a mistura até atingir a temperatura ideal.
Sim, é natural que no inverno os carros levem mais tempo a aquecer e consequentemente usem durante mais tempo o enriquecimento dos mapas (mais combustível)
Mas... também é certo uma coisa...
A EGR ajuda ao aquecimento do motor... como a admissão está ligada directamente ao escape pela egr os gases quentes do escape ajudam a aquecer o motor usando menos os mapas de enriquecimento..
Mas a lógica mantém-se...
um motor limpo é mais eficiente...
um motor eficiente anda melhor e por mais tempo...
um motor eficiente gasta menos...
Portanto a minha visão da situação é que o que perdes no aquecimento mais rápido do carro... ganham em triplicado na manutenção do carro :)
Abraço
Como andas em vias de desligar a FAP; aproveita desligas a EGR :)
Pois, acho que vou ter mesmo de fazer os 2...
;)
Quero que o meu SAAB dure mto, se possível, adicionar outros "à conta" mas ficar sempre com o "meu primeiro SAAB"! ;D
De uma coisa podes ter certeza...
quanto mais limpo estiver o motor, mais ele vai durar :D
Abraço
Tenho um colega com uma 159 Jtd (150 cv) mesmo motor e eliminou a EGR e fez um repro ligeira diminuindo os consumos em mais de 1 litro por 100klm.
Repro 4
Em andamento em baixas que diferenças.
Se dizerem algo na Repro4 não se esqueçam de mencionar que pertencem ao SAABsPORTUGAL para poderem ter acesso aos descontos...
Obviamente que têm que ter o nr de posts mínimos atingidos para o desconto :P
Abraço