Bom dia
Problemas com o meu saab 9000 cs, levaram a uma paragem de 2 meses ( oficina local )
motivo: gases no sistema de arrefecimento; suspeita possivel passagem ; junta cabeça?
aberto: ligeira passagem junto ao 4ª cilindro
acção: retirar motor / verificar cabeça / bloco
cabeça e bloco entregues na VEICOMER ( passe a publicidade) , nada a relatar, cabeça rectificada + bloco limpo
testes OK: limpeza e rodagem de válvulas
Compradas peças Novas na Partsforsaabs ( kits de juntas/ parafusos novos/ alguns extras, pastilhas, retentores , etc )
colocado motor ; apertos conforme dados fabricante +++
Resultado : após trabalhar 3 minutos os tubos de refrigeração começaram a " inchar " - desligado imediatamente
Efectou-se teste gases no deposito de espansão , detectou novamente presença de gaz e odor a gasolina
>> mecânico a pensar no faz da vida
Aceito sugestoes, opiniões válidas de membros ( antes de o levar p outro médico saab...)
Cumpts
Norb
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Resultado : após trabalhar 3 minutos os tubos de refrigeração começaram a " inchar " - desligado imediatamente
Efectou-se teste gases no deposito de espansão , detectou novamente presença de gaz e odor a gasolina
Quando diz gaz e odor a gasolina, quer dizer Gaz (GPL) ou gases de compressao?
Convinha fazer um teste de compressão ao motor para perceber se todos os cilindros tem a mesma compressão, que deviam visto que foi trocada a junta de cabeça e rodadas as válvulas.
Já agora trocaram também os vedantes das válvulas?
Em relação a ar/gaz no sistema de refrigeração pode ser um caso do gaseficador/vaporizador de GPL estão com problemas e a passar ar/gaz para o sistema de refrigeração. Os gaseficadores/vaporizadores tem que ser arrefecidos e por norma os instaladores de GPL alteram o sistema de refrigeração dos veiculos para passarem a refrigerar o sistema de GPL também.
Depois de rectificar o motor que tenho no meu 9000, ao fim de 20km sensivelmente, o carro começou a aquecer e ganhou muita pressão no circuito da água. Saiu água pela tampa do vaso de expansao. Não sei se te ajudará, mas no meu caso foi o termostato que estava colado. Facil resolução... Não entendi de que gases falas também...
Abraço
Olá Norberto, antes de mais devias fazer o que foi sugerido pelo smap, um teste de compressão.
Reparaste se tinhas água no óleo (o óleo fica claro, tipo leite com chocolate) ou se tens óleo na água?
Tudo indica à partida que o problema venha da junta... mas se foi trocada... fica mais dificil o diagnostico...
poderá ser alguma fissura no bloco ou na colaça...
Sempre que troco de junta mando trocar e testar a colaça dos meus carros... caso exista uma micro fissura ela só dá passagem depois de quente, após dilatar.
Pode ser relativo ao vaporizador também... O sistema de gpl também usa o sistema de água para saber a temperatura do motor, por norma existe uma ligação nos tubos que vão para o radiador da sofagem...
Elimina essa ligação e anda só com o carro a gasolina a ver se o problema persiste.
Abraço
Boa tarde
antes de mais , obrigado pelo voss feedback
são gases de compressão, o GPL esteve sempre desligado
relativamente a fissuras tanto o bloco como a cabeça foram testados e segundo a empresa que os verificou estavam ok.
dado que esta já é a 2ª passagem na cabeça do meu motor , coloca-se a questão de ser necessário colocar uma junta com mais roscas ?? ( isto apesar do mecanico me garantir que a junta ficou bem "esmagada ")
cumpts
Norb
Boas
apenas p acrescentar que o nivel de agua está igual , e n/ tem vestigios de oleo
cumpts
Norb
Eu verificava o termoestato, se estiver colado não passa liquido
Estando bloqueado faz com que o sistema ainda possa ter ar, desde que meteram o liquido de refrigeração.
Fazendo um simples teste de compressão consegue-se avaliar o estado da compressão de cada 1 dos cilindros. Se algum não estiver com a compressão devida, então o problema esta identificado. Se tiverem todas a compressão correcta não existe necessidade de andar a trocar novamente a junta de cabeça, tendo então que perceber de onde vem o ar.
obrigado smap pela dica, já passei esta info ao mecanico
vamos entao verificar taxa de compressão e termoestato
tks
Norb
Se tens gás, podes fazer um by pass ao sistema de refrigeração que vai para o vaporizador.
Sempre eliminas uma variável.
Abraço.
Ok.
ficamos a aguardar resultados do teste de compressão e termostato :)
Abraço
Boas a todos
após verificação de compressão e termostato , tudo ok ( tentou um reaperto +20% ) e continua com o mesmo problema... elevada compressão e mt ar nos tubos de agua que ligam ao radiador e ao deposito de espansão ( enche de ar em 3 minutos,, agua mantém o nivel ) , mecânico sem soluções ou ideias , o que me pode levar a pensar em deficiencia na junta .. ou má montagem ( apesar de improvável ) ,,, isto depois de ter tido o motor fora e ter levado juntas, parafusos e vedantes todos novos.. como madam as regras... :(
...em ultima instancia sem outras soluções devo ter que meter o carro no reboque e mandar para Lisboa e entregá-lo às mãos do Gaspar para um 2ª diagnóstico e outra intervenção.
Depois destas intervenções ja tenho a cara metade e dizer para desistir e entregá-lo para abate,,, :||
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após verificação de compressão e termostato , tudo ok ( tentou um reaperto +20% ) e continua com o mesmo problema... elevada compressão e mt ar nos tubos de agua que ligam ao radiador e ao deposito de espansão ( enche de ar em 3 minutos,, agua mantém o nivel ) , mecânico sem soluções ou ideias , o que me pode levar a pensar em deficiencia na junta .. ou má montagem ( apesar de improvável ) ,,, isto depois de ter tido o motor fora e ter levado juntas, parafusos e vedantes todos novos.. como madam as regras... :(
Duvido muito que a junta esteja má montada se o o teste de compressão esta bom, acredito mais que seja um tubo mal ligado que esteja a enviar ar para o sistema de refrigeração
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...em ultima instancia sem outras soluções devo ter que meter o carro no reboque e mandar para Lisboa e entregá-lo às mãos do Gaspar para um 2ª diagnóstico e outra intervenção.
Neste momento e visto que o mecânico que montou isso não dá com o problema, também recomendaria a passagem do veiculo pela GasparAuto. O Paulo filho do dono é membro - pjplopes - aqui no forum, e certamente lá o 9000 ficará em condições.
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Depois destas intervenções ja tenho a cara metade e dizer para desistir e entregá-lo para abate,,, :||
As caras metades são assim ... não percebem nada de veículos e dizem coisas dessas ...
A minha também queria um smart ou um mini para ter aqui em Munique para andar, eu comprei-lhe um 9-3 de 2002 e acabou-se a discussão ;)
Smap,,, mas a minha cara metade tem um argumento MUITO forte
o carro dela é o Toyota Avencis D-4D de 2001 ,,novo na mão dela .. já com 245000kms,, oleo e filtros (que eu compro) ,, mas c/ revisões "sempre na marca" ( facturas todas na viatura .. agora até já tem 30% de desconto ) nunca teve um problema até hoje ,, imaginem o que ela se farte de gozar comigo por causa das " constipações" do meu 9000.. , até na garagem ela tem o lugar melhor!!
...é que nem o Volvo C30 que tenho de serviço a convenceu, apesar de ser de Maio de 2012 e já ter 70.000kms em 18 meses sem problemas, ...preciso mesmo do meu saab a 100% , para ter de novo a mitica nordica a meu favor..
Abç
No meu 9000 em pouco tempo também fico com os tubos sobre pressão, duros e "com ar"...
Se desligar o carro e abrir o vaso de expansão, sai sobre pressão...
Não terás as tubagens em mau estado ao ponto de deformarem, sendo que a pressão esteja normal? :|
o carro aquece?
Abraço
Fizeste o que o ciber007 indicou?
É que o redutor do GPL tambem está ligado ao sistema de refrigeração!
Se tiveres problemas de vedantes ou membranas podes ter fugas por ai.
Nota: Apesar de sofrer do mesmo mal, esse tipo de comparação é completamente descabida! Basta ver a idade de um carro e do outro! E, acima de tudo, a vida que cada um teve. O:-)
boas
está em processo a verificação " exaustiva " dos tubos , ( apesar de terem sido TODOS limpos quando o motor esteve fora , e nenhum estava em mau estado ) >>> respondendo à pressão nos tubos ... é demasiada !! com o carro frio em 3 minutos fez uma "estaladela" no radiador logo a seguir á entrada do tubo que vem do bloco...
resultado : reparar o radiador ,,, :(
mas ja tinhas reparado o radiador... ou mandaste agora reparar?
poderia ser o radiador entupido...
Abraço
mandei reparar agora.., ele estava bem, a agua circulava para o deposito de espansão sem problemas... , mas esta " pressão forte " deve tê-lo danificado ... , mas com vai ter q sair , vai ser testado após a soldadura p ver o estado dele
A unica possibilidade de teres pressão seria:
- teres o liquido tão quente que fervesse em demasia... estamos a falar bem a cima dos 110º...
- teres alguma fuga de ar para o circuito que apenas vejo que possa ser dentro do motor / colaça
Se fosse o meu carro eu fazia um bypass à tubagem de água do gpl e circulava uns dias a gasolina...
Sei que ja andas-te só a gasolina, mas o comutador de combustíveis não fecha a ligação da água ao gaseificador...
Tendo o sistema livre e desobstruído... não estou a ver que outro problema pode ser...
quanto tempo tem a tua bomba de água?
Abraço
Boas
prognóstico do Paulo da Auto Gaspar: cabeça tem uma micro-fissura , está estalada (e tem mais umas anomalias na montagem)
resultado: segundo a oficina a cabeça já foi rectificada em demasia, e voltar a fazer mais "mexidas" pode levar a estalar de novo
>> vamos avançar para encontrar uma cabeça " usada " em bom estado para colocar
Necessito do vosso apoio técnico ; a cabeça do motor do 9000 CD 16V 2.0 de 1990 é compativel para o meu CS ?
já pedi para um possivel vendedor verificar se o modelo é o B202 , mas ainda n obtive resposta
Já agora se tiverem alguma cabeça " a mais " ou souberem de quem tenha para vender estou comprador , nao quero
arrumar já com o carro para o abater,, vou-lhe dar outra oportunidade
Abraço
NOrberto
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Boas
prognóstico do Paulo da Auto Gaspar: cabeça tem uma micro-fissura , está estalada (e tem mais umas anomalias na montagem)
resultado: segundo a oficina a cabeça já foi rectificada em demasia, e voltar a fazer mais "mexidas" pode levar a estalar de novo
>> vamos avançar para encontrar uma cabeça " usada " em bom estado para colocar
É normal, as cabeças tem um numero limitado de rectificações.
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Necessito do vosso apoio técnico ; a cabeça do motor do 9000 CD 16V 2.0 de 1990 é compativel para o meu CS ?
já pedi para um possivel vendedor verificar se o modelo é o B202 , mas ainda n obtive resposta
Se for motor 2.0 a partida é compativel (tenho quase a certeza), na sua apresentação não esta explicito - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1214.msg17799#msg17799 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1214.msg17799#msg17799)
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Registe-se or Logue-seJá agora se tiverem alguma cabeça " a mais " ou souberem de quem tenha para vender estou comprador , nao quero
arrumar já com o carro para o abater,, vou-lhe dar outra oportunidade
Não será dificil arranjar uma cabeça dessas, é uma questão de esperar que mais pessoas vejam este post.
a resposta que recebi agora do possível vendedor ; motor B202I ???
ps. o meu é um 9000 CS turbo 16 V (Setembro de 1992)
Um B202I deverá ser do atmosférico, não deverá ser do turbo, penso eu. Perguntaste se o carro era turbo, de onde saiu essa cabeça? De qualquer das maneiras não sei se haverá diferença nas cabeças. A cabeça nos B2x4x penso ser igual em todos. Não te posso dar certezas.
Abraço
ele diz que tb vende o turbo... do mesmo carro
O teu motor é assim:

B202
Ou assim:

B204
Abraço
na foto é como o B204 ( não está tao TOP como esse ) , e afinal o rapaz que esta a vender já diz que o motor é o 202L
pelo que já começo a pensar que é o mesmo motor
O teu motor se for 2.0 é B202, neste caso com DI. Se for 2.3 a cabeça não dá pois os motores 2.3 quando sairam em 1991 já vinham com veios de equilibrio, e sempre foram B234. os 2.0 só em 1994 passaram a vir com veios de equilibrio e passaram a ser B204.
As cabeças de motor do b202 são diferentes para o b204, mas penso que compatíveis...
penso que já vi alguns b202 com cabeças do b234...
Abraço
O meu 9000CS é de setembro 92 e o motor é garantidamente o B202, aqui o que gostava de saber é se a cabeça do motor 202L de 1990 ( saab 9000 CD 2.0 L turbo ) é a mesma , e se pode ser montada no meu carro??.
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O meu 9000CS é de setembro 92 e o motor é garantidamente o B202, aqui o que gostava de saber é se a cabeça do motor 202L de 1990 ( SAAB 9000 CD 2.0 L turbo ) é a mesma , e se pode ser montada no meu carro??.
Tem o mesmo part number entre 1990 e 1993
Article : Cylinder head
PartNo : 9107053
Usage : NLS
Order Quantity : 1
OU seja basta ver o Part Number da sua cabeça de motor e da cabeça de motor que lhe querem vender
1990
1992
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O meu 9000CS é de setembro 92 e o motor é garantidamente o B202, aqui o que gostava de saber é se a cabeça do motor 202L de 1990 ( SAAB 9000 CD 2.0 L turbo ) é a mesma , e se pode ser montada no meu carro??.
sim, todos os 9000 turbo (1985 - 1993) têm a mesma cabeça... so houveram alterações a partir de 1994...
>> encontrada uma cabeça 9000 em 2ª mão pela Auto Gaspar, está agora a ser testada e a rodar válvulas . Aguardamos serenamente :)|, a montagem e a respectiva dolorosa !!
Ainda bem... ;)
Abraço
Esperamos que sim...
com juntas novas e válvulas rodadas... esperemos que não venha a chatear mais...
guarda a antiga, especialmente por causa das touches... são bastante caras e um dia podes precisar delas...
Abraço