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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: jhpereira em 27 de Novembro de 2013, 12:03

Título: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 27 de Novembro de 2013, 12:03
Boas Pessoal
Queria pedir uma opinião aqui no forum..o meu 93 150cv de 2006 volta e meia acorda de manhã mal disposto a deitar fumo e com o motor meio desengonçado...aconteceu 2 ou 3 vezes em dias diferentes e nesses dias até o deixei em casa com medo que fosse algo mais grave. Por exemplo hoje acordou como se nada se passa-se o unico barulho que faz e acho que é normal neste modelo é do "disco da embraiagem ou algo do genero" mas que já li que é normal
Levei-o à oficina e desconfiam que seja problema dos injetores ou de combustivel fraco (apesar de ser repsol "oficial")..aconselharam me a compensar com liquido para injetores "do bom" para adicionar ao gasoleo e fazer um tratamento desses durante 500/600km e ver no que dava..que acham?
Verificar o estado dos injetores é caro e faz se com facilidade?
Obrigado desde já...
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 27 de Novembro de 2013, 12:14
Mas custa a pegar ou pega bem e depois começa com problemas?

Pode ser um problema de velas, pois as velas nos motores a Diesel só são usadas no momento de arranque. Se não estou em erro nesses motores costuma ser necessário mudar os tubos de retorno de gasóleo, pois costumam ficar com fracturas dando origem a problemas.
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 27 de Novembro de 2013, 12:19
Boas SMAP obrigado pela resposta...as velas foram testadas e estão impecáveis por isso essa variável foi posta de parte
O que me deixa inquieto é que sempre ouvi dizer mal desses liquidos para limpar injetores mas 2º o mecanico os do hiper sim é preciso ter medo mas os de uso profissional que custumam "isolar"  e "limpar" os injetores e resultar..
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 27 de Novembro de 2013, 12:28
Boas SMAP obrigado pela resposta...as velas foram testadas e estão impecáveis por isso essa variável foi posta de parte
O que me deixa inquieto é que sempre ouvi dizer mal desses liquidos para limpar injetores mas 2º o mecanico os do hiper sim é preciso ter medo mas os de uso profissional que custumam "isolar"  e "limpar" os injetores e resultar..

Por experiência própria com um motor 2.0 DCI da Espace do meu Pai, aconselho a limpeza de injectores ligando o motor a uma maquina que envia o gasóleo e não líquidos.

Há uns anos atrás, quando meu Pai ainda tinha a Espace, pôs gasóleo numa bomba e o motor ficou logo a trabalhar mal. O meu Pai levou a Espace a uma oficina onde ligaram uma maquina a fazer de bipass as tubagens que ligavam a bomba de gasóleo e a limpeza foi efectuada em 15 minutos com o motor a trabalhar.

Não estou a dizer que o devas também fazer, só estou a dizer que no motor 2.0 DCI da carrinha do meu Pai isso correu bem.
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 27 de Novembro de 2013, 13:34
Como o smap perguntou...

Custa a pegar ou pega bem mesmo com o fumo?

Estou com o mesmo problema no 1.9 do Long...
mas custa a pegar ao ponto de ficar por vezes sem bateria.

Penso que estes modelos não sofram já do problema dos vedantes dos injectores como no 2.2 smap

Testamos as velas ha uns tempos atrás e também estavam boas, tal como as tuas...

Eu aponto para entrada de ar na tubagem ou bomba injectora no caso do long, pois so pega à segunda ou terceira e depois deita muito fumo...

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 27 de Novembro de 2013, 14:17
Boas
Ele pega bem e nota-se força no motor de arranque.....mas fica a soluçar tipo a queimar mal..ver se amanha se acontecer (espero que não) faço um video e coloco aqui
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 27 de Novembro de 2013, 20:15
Hoje andei em testes com o carro do Long, que tem os problemas acima descritos...

Acho que ja demos com o gato...

Estes motores são MUITO esquisitos a nível elétrico... muito mesmo....

Este carro em questão não estava a carregar bem e deu deu bastantes erros, como o do airbag, Cim, entre outros chatos...

foi trocado o alternador e continua a carregar mal...

Chegamos hoje a conclusão que era o cabo que liga do alternador ao motor de arranque e bateria...

Temos 14v a sair do alternador, logo o alternador está bom...

Mas só 13v na bateria com o carro ligado...
A bateria não carrega mais de 50%...

Ela vira bem o motor de arranque  mas não deixa o carro ligar e quando liga fica a "mancar"...

Vamos ver se resolvemos este problema esta semana...

Vê a voltagem que tens na bateria e na saída do alternador...

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 28 de Novembro de 2013, 10:42
ok mais logo já lá passo mas as falhas de motor e ralenti incerto podem ser causadas pelo "cabo que liga do alternador ao motor de arranque e bateria"!? nunca tinha ouvido falar
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 28 de Novembro de 2013, 19:26
nem eu.....

nem que a bateria dava "erro de volante bloqueado"...

Se a bateria não estiver a ser carregada correctamente não tem amperagem necessária para todos os elementos do carro...
Se as velas não tiverem a amperagem necessária, não aquecem...
se o gasoleo não for aquecido funciona mal, especialmente a frio...

Este motor está muito mal dimensionado a nivel de alimentação para todo o sistema electrico, motivo pelo qual os alternadores irem tanto à vida....

Mede a voltagem da bateria com um multímetro com o carro a trabalhar ao relanti, deverá de ultrapassar os 14v...

no caso do carro do Long é o cabo que te identifiquei, não disse que seja isso que te esteja a provocar o problema.

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 29 de Novembro de 2013, 10:01
Boas
Após uma série de testes (principalmente de ligações eletricas) tal como indicado pelo TesZero está tudo ok mas o problema continua. Hoje dormiu lá e fora e mesmo carregado de gelo (crime) pegou impecávelmente mas o tal "mancar" do motor subsiste.
Como em Agosto foram verificadas valvulas egr, filtro de particulas e foi feita uma limpeza completa ao motor, borboletas etc para tirar o "carvão" acumulado efetivamente aponta para ser problema dos injetores
Contactei a BOSH CarService que segundo consta aqui na zona têm o melhor banco de testes de injetores e só o teste custa 90€ + IVA..mais 80€ para os desmontar (mas isto faço eu)....teste isto é apenas diagnostico nao inclui mais nada. Segundo eles "A reparação pode rondar os 110€ + iva cada, se precisar de algo que não esteja disponível para reparar ou que os valores de teste sejam demasiado desoladores e percebermos que não vai dar reparação, um injector reconstruído pode custar 220€"

Curioso é que entretanto um senhor de outra casa disse que estes injetores podem ser afinados coisa que nunca tinha ouvido falar....segundo ele afinando os injetores tambem se consegue ver se estão bons já que se não derem para afinar é porque algo se passa de errado.

Alguém confirma esta informação? (desculpem o testamento)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 29 de Novembro de 2013, 12:33
até me oferecia para perguntar isso por ti ao Veloso, mas sei que me vou esquecer...grrr...

Eu de diesel... só comecei a perceber alguma coisa recentemente para poder ajudar o Long :(

No sábado vou estar com o Veloso em Braga, se quiseres da-me um toque durante a tarde e eu pergunto ou até podes falar com ele.

Ou... se quiseres vir dar um passeio que nem fica tão longe como isso... vens comigo..

Nada melhor que ligares o carro ao TECH II e tirares todas as dúvidas, se for algum injector acusa na hora. E nem precisas de os tirares...
Ainda te fica mais barato ires a Braga, do que ires à Bosh em Aveiro, lol

Se preferires ligar fica o meu nr: 914382179

Quanto ao testamento... ainda não percebeste que aqui gostamos de ler estas coisas? :D
testamentos, pelo menos de minha parte, são bem vindo...
Especialmente por eu escrever tantos... lol

Abraço

PS. actualiza o teu perfil com a localização, isso ajuda-nos a ajudar-te :)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 29 de Novembro de 2013, 12:39
Este fim de semana é complicado mas no próximo se calhar até posso...de qualquer das formas tento ligar no sabado à tarde e sempre ouço a opinião do especialista..duvida de caloiro..sendo problema num injetor nao devia paracer logo a mensagem de errro no painel?
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 29 de Novembro de 2013, 12:42
Não te sei dizer :|

Pode estar a falhar ou "desafinado" como te sugeriram e não aparecer...
não sei :(

não te esqueças dessa pergunta para a fazeres amanhã :P

Sei que velas liga logo a luz... injectores nunca ouvi falar sequer em darem problemas nestes motores...

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 29 de Novembro de 2013, 12:47
Tem uma certa lógica o "engasganço" antigo que tenho...pode estar a injetar mal gasoleo e queimar mal logo andar mal (estranho é nao ser sempre) :-[
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 29 de Novembro de 2013, 12:56
testas-te o modulo que tens fixo na bateria?

Esse modulo controla as velas...

Podes ter todas as velas boas e sem erros, e algum defeito ou sujidade nesse módulo de aquecimento das velas...

é estranho não fazer sempre e só a frio...

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 29 de Novembro de 2013, 13:08
épá pois isso não sei...como te disse o problema não está "no pegar" mas sim no ralenty que fica meio manco (e nem sempre) e depois quando acelero e mantenho a velocidade que parece que soluça (mas tambem nem sempre)...ando nisto há mais de meio ano já ando doido..a semana passada fez aquela fita que contei quando abri o tópico e de lá para cá ora tem ralenty certo ora não tem...entretanto peguei no meu fiesta de 88 e ando a curtir  :P
plano de trabalhos para hoje era retirarem os injetores para levaram à tal afinação...logo que tenha mais noticias comunico
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: 26fatboy em 29 de Novembro de 2013, 23:03
Ouve lá... carrega na embraiagem e vê se ele continua manco ou acalma... Ninguem se lembrou do bimassa??? sim... caso o bimassa esteja com problemas (o meu está e como já troquei um no outro 93) por vezes o motor quando posto a trabalhar fica "manco" nem sempre acontece... depende da posição em que fica o volante do motor e repara... pode fazer isso mesmo com o motor quente! Isto claro... se for o bimassa!
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 29 de Novembro de 2013, 23:29
bem pensado... não me lembrei...

faz o teste e deixa feedback.

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 04 de Dezembro de 2013, 10:28
Boas, durante o fim de semana o mecânico voltou a limpar a EGR mas nem apresentava grande sujidade.Fiz o teste da embraiagem e não notei grande diferença em termos de barulho por isso o Bimassa em principio não apresenta qualquer problema.
Infelizmente o "poço de resposta" continua..calco no pedal e ele parece que afoga, tenho de aliviar o acelerador e depois calcar outra vez para ele então disparar em velocidade...mecanico entretanto já nem sabe que há-de fazer..preciso mesmo de uma pessoa que saiba de saab´s para me tirar esta problema do carro (e da cabeça)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 04 de Dezembro de 2013, 11:27
Acho que já respondi algures...

Mas deixo aqui de novo.

No fim de semana passado estive no Veloso e falei do teu problema...
Ele aponta para a bomba injectora...

Mas... nada melhor como levares o carro um dia em passeio e ligares o TECH II :)

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 04 de Dezembro de 2013, 11:35
é isso mesmo que vai acontecer..estou muito limitado este mês mas inícios do ano seguramente que vou lá..parece que falta o ar ao carro e depois quando ganha fôlego parece um desalmado a andar (ando  :o e  :( )
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 06 de Dezembro de 2013, 09:33
ontem mais uma verificação..desta vez ao sensor de ar volumétrico que poderia estar sujo e a dar valores errados...estava completamente entupido de carvão (como é possível este carro produzir tanta sujidade ?!

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/11976248/Photo%2005-12-13%2C%2017%2038%2013.jpg)

foi bem limpo com desengordurante e bem seco e reinstalado mas o problema subsiste  :(

próximo passo vai ser abrir o turbo e verificar se também não estará "entupido"
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 06 de Dezembro de 2013, 09:37
próximo passo vai ser abrir o turbo e verificar se também não estará "entupido"

O teu problema é ao relanti, o turbo ao relanti não esta a fazer nada. Podes verificar, mas acho que dificilmente será do turbo.
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 06 de Dezembro de 2013, 10:17
Sensor de ar volométrico?

onde fica esse sensor?

medidor de ar só conheço a Maf... que poderá te dar esse tipo de chatisses...

Se esse sensor ficar na admissão a resposta para a sujidade é de fácil resposta.... EGR!!!!

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 06 de Dezembro de 2013, 10:24
Exacto...esta foto é da Maf e a EGR foi limpa mas desta vez vou aproveitar e colocar lá uma junta cega para resolver o problema
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 06 de Dezembro de 2013, 15:11
Se colocares uma junta cega vais ficar com um erro permanente acesso.

Tens que a eliminar eletronicamente primeiro.

A maf não é suposto levar com gases do escape, até porque fica antes do turbo.

Vê se o teu turbo não está a dar passagem (vê se as tubagens do ar têm oleo)

Ou o filtro de ar com algum defeito que deixe passar tanta sujidade...

Abraço

Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 06 de Dezembro de 2013, 15:38
boas, o filtro do ar é completamente novo, trocou-se por via das duvidas, os tubos do ar aparentemente estão bons (apalpam-se e não estão rijos mas posso tentar "lavá-los")
a ideia seguinte é mesmo abrir o turbo e ver a geometria e possível carvão (terá algum certamente)
a questão da eliminação do erro da EGR devido à junta Cega não pode ser apagada depois ou andar uns tempos com o aviso no painel?
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 06 de Dezembro de 2013, 20:58
Pode.

Simplesmente vais andar com o aviso no painel.

Mas a egr não te suja a maf, suja toda a restante admissão :P

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: ciber007 em 09 de Dezembro de 2013, 16:58
Isso não é a MAF mas sim o MAP:  manifold absolute pressure (sensor).

E sim, isso leva com os gases da EGR e por isso fica com essa pasta horrível. Se o sensor está nesse estado........a admissão deve estar mesmo a precisar de ser retirada e limpa. Deves fazer isso antes de mexer no turbo pois também não estou a ver a relação do turbo com o ralenti.

Dá novidades da limpeza.

Abraço.
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: 26fatboy em 10 de Dezembro de 2013, 01:31
Ciber...agora que falas nisso... o 1º 93 que tive levou um sensor ainda na cimpomovel e penso que foi esse. Custou me 115€ e segundo sei tinha a ver com a regulação de gases á entrada no filtro de partículas...já não me lembro bem mas penso que foi isso mesmo!
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 10 de Dezembro de 2013, 20:36
à entrada do filtro de partículas só tens a sonda lambda.

Este sensor é de plástico e está no colector de admissão.
Se estivesse no escape... derretia :P

Faz uma limpeza à admissão, as borboletas devem estar bem sujas...

Abraço

Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 11 de Dezembro de 2013, 11:29
ora bem

turbo e FAP fora para limpeza...o turbo aparentemente não estava a fazer o curso completo...estava perro!
a FAP estava limpa...agora tudo pro sitio outra vez para testar

tirar o turbo a um 93 é praticamente desmontar meio carro..como diria o mecanico..se fosse um VW tinha tirado 4 fora no mesmo espaço de tempo  :P

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/11976248/Photo%2010-12-13%2C%2018%2000%2045.jpg)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 11:58
tirar o turbo a um 93 é praticamente desmontar meio carro..como diria o mecanico..se fosse um VW tinha tirado 4 fora no mesmo espaço de tempo  :P

Não conheço o motor diesel, mas provavelmente o teu mecanico tem mais experiencia em motores VW dai ser muito mais facil tirar o turbo num motor VW.

Eu não sou mecanico e tirei o turbo de um 9-3 a gasolina no lugar de garagem que tenho aqui em Munique.

Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 11 de Dezembro de 2013, 12:00
se conhecesses o diesel ias perceber bem o que ele disse  ;)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 12:01
turbo e FAP fora para limpeza...o turbo aparentemente não estava a fazer o curso completo...estava perro!

Perro? ou roda ou não roda. O GT17 que estava no 9-3 que comprei para a minha mulher estava preso. Eu não conheço esse turbo, mas será que estas a dizer que tinhas a wastegate presa/perra?
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 11 de Dezembro de 2013, 12:07
tal como disse no post verificou se que "aquela patilha"... " não estava a fazer o curso completo", isto é, devia ir do principio até "bater" no fim e não o estava a fazer, estava perra e agora depois de limpa faz o curso completo. verificou se que era a unica anormalidade do turbo de resto estava limpo e por dentro estava tudo 100%
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 12:24
tal como disse no post verificou se que "aquela patilha"... " não estava a fazer o curso completo", isto é, devia ir do principio até "bater" no fim e não o estava a fazer, estava perra e agora depois de limpa faz o curso completo.


Aquela patilha é o que comanda a wastegate, eu não conhecia o turbo mas fui a procura de fotos. Nas fotos consegue-se perceber que aquilo é a haste/tirante que comanda a wastegate.

E neste caso o turbo e o colector de escape são uma peça única, nos motores a gasolina são 2 peças separadas. Ate acho que seja mais facil tirar o turbo assim, pois no 9-3 tive que tirar o colector tambem. Assim sai tudo junto, e temos menos trabalho.

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E já agora aqui tem turbos reconstruídos a venda caso alguém precise.

http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-Turbocharger-1-9-TiD-150-BHP-04-Garrett-766340-773720-755046-Turbo-93-/111236192050 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-Turbocharger-1-9-TiD-150-BHP-04-Garrett-766340-773720-755046-Turbo-93-/111236192050)
http://www.ebay.co.uk/itm/Fiat-SAAB-Opel-Vauxhall-1-9CDTI-110KW-150HP-773720-766340-755046-Turbocharger-/331040991539 (http://www.ebay.co.uk/itm/Fiat-SAAB-Opel-Vauxhall-1-9CDTI-110KW-150HP-773720-766340-755046-Turbocharger-/331040991539)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 11 de Dezembro de 2013, 13:09
por falar em borboletas, não conseguimos encontrar esta peça no carro -  Elemento de ajuste, borboletas (colector de admissão):

http://www.eraspares.es/ec/print.asp?IdComunanza=7610 (http://www.eraspares.es/ec/print.asp?IdComunanza=7610)

o carro funciona sem esta peça!?
estranho  :o
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 13:32
Part Number: 55205127

Peça 11 no seguinte PDF

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 13:49
ja agora e visto que eu nao percebo nada do motor diesel descobri isto

http://www.instructables.com/id/swirl-flap-repair-and-EGR-blanking-on-astra-H-19-/all/?lang=pt (http://www.instructables.com/id/swirl-flap-repair-and-EGR-blanking-on-astra-H-19-/all/?lang=pt)

tambem se aplica nos SAAB, ou seja aqueles plasticos na ponta da swirlbar tambem partem?
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 11 de Dezembro de 2013, 13:54
se é o caso entao aqui estão as peças metalicas a venda para substituir as de plastico

http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL-/141132792436 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL-/141132792436)

http://www.ebay.co.uk/itm/Fiat-Alfa-Romeo-939A2-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-Kit-Vauxhall-/161071586123 (http://www.ebay.co.uk/itm/Fiat-Alfa-Romeo-939A2-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-Kit-Vauxhall-/161071586123)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 11 de Dezembro de 2013, 14:14
sim, smap, penso que eles se esteja a referir as borboletas de admissão.

E sim, também partem, vão para dentro do motor e... motor para a sucata...
não tanto como os bmw´s ou mercedes... mas partem...

é preciso ter-se em atenção à limpeza de admissão desse motor... motivo pelo qual recomendo a ser eliminada a egr...

é comum se retirar para evitar problemas...
aquilo fica tão sujo que objstroi os buracos de admissão e chegam mesmo a partir.

Drallklappen Z19DTH 1,9 CDTI (http://www.youtube.com/watch?v=dpcdHLi_h64#)

Opel Vectra C Z19DTH Drallklappen Funktion (http://www.youtube.com/watch?v=hOgk0_oUVN4#)

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: antonio dias em 11 de Dezembro de 2013, 20:55
Eu no sábado passado estive no Veloso por causa da admissão mais propriamente as borboletas. Conclusão o Veloso tirou - mas fora e tapou o colector. O carro ficou completamente diferente muito melhor do que o que estava. Respira melhor e puxa mais :>S
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 11 de Dezembro de 2013, 21:27
Boa noite, finalmente grandes notícias!
Depois de análise verificamos que a geometria do turbo estava completamente carbonizada e não deixava o aumento de acelerador ser linear!
Que alívio!
Aproveitei e tapei a EGR mas agora fiquei com o erro no painel mas que vou resolver oportunamente quando fizer a repto para 180cv
É como se tivesse uma carro novo caros amigos!
Fantástico!

para perceberem a diferença de andamentos, antes e depois da "operação", deixo mensagem do mecânico

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/11976248/Photo%2012-12-13%2C%2010%2029%2036.png)
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: SMAP em 12 de Dezembro de 2013, 12:06
É sempre bom pormos os nossos SAABs a andar como eles merecem  O0
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: Guest em 12 de Dezembro de 2013, 12:08
Eheh... Espetáculo!! Mais um Saab a voar ;)

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 13 de Dezembro de 2013, 09:43
jhpereira, peço-te que uses a nossa ferramenta de upload de imagens: Tutorial imagens (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=28.0)

Desta forma todas as imagens ficam no nosso servidor no qual temos backus diários não correndo o risco de dentro de meia duzia de anos este tópico não ter imagens coo acontece no imageshack, photobucket, dropbox, etc....

Eu pelo menos não consigo ver a foto que colocaste :(

Contudo fico contente que tenhas resolvido o teu problema.
e acima de tudo fico contente que tenhas vindo cá dar o feedback de como o resolveste. :)
Com esta informação poderemos ajudar novos membros no futuro. :)

Obrigado.

Abraço
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: jhpereira em 13 de Dezembro de 2013, 09:48
Boas,

Tenho as fotos no dropbox na pasta publica mas como coloquei lá um video que foi muito visto, fiquei com a pasta publica suspensa durante uns dias  :|| (nem sabia que isto acontecia), penso que mais um dia ou dois isto se resolverá. Uma das grandes mais valias desta comunidade é mesmo esta, a partilha de info sobre os nossos meninos  :)

Quanto à resolução do problema foi um  grande alivio, ainda para mais hoje quando peguei verdadeiramente no carro para fazer a rotina diária e verifiquei que reduziu quase 1 litro na média de consumo. Antes não baixava dos 5.7l por muito cuidado que tivesse e hoje de manhã no mesmo percurso vinha com uns 4.8l bem sólidos durante a viagem toda :)

Agora o próximo passo é apagar o erro provocado pela fecho da EGR! De momento não queria fazer já a repro para os 180 mas gostava de apagar o erro...qual será o valor só para apagar o erro sabes-me dizer TesZero?
Título: Re: Injeção 93/2006
Enviado por: TesZero em 13 de Dezembro de 2013, 09:54
deverá andar pelo mesmo preço....

porque o trabalho é o mesmo...

tens que tirar a centralina fora, ler-la por bdm e guardar o ficheiro...

Depois tens o valor da frequência de abertura da egr que tens que colocar a zero...

Entre fazer isso e aumentar a pressão de turbo e injecção...
o trabalho de ler e gravar é o mesmo...

Estive lá antes de ontem, mas devo de la ir hoje...
Indo pergunto e deixo aqui a resposta.

Trata masé de via para vires ao nosso jantar dia 22... Passear fazia bem ao carro... :)

Aliás... há um estudo europeu que revela que carro que participam em encontros têm tendência a ter menos problemas de egr :D :D :D

Grande abraço e que faças muitos mais bons quilómetros :)

Abraço