Ora vamos lá explicar como se troca o cinto de segurança.
1º Não é necesario desconectar a bateria ao carro basta não ter a chave na ignição e podem trabalhar a vontade que o carro não acusa qualquer erro de airbag nem correm o risto de rebentar o pre-tensor.
2º

Desapertar com uma...

3º Mesmo com as mão ou o axilio de uma chave de fenda levantem as soleiras/frisos para aliviar o pilar central para que depois o possam tirar fora.
a frente...

e atrás...

4º Já na parte superior retirar esta tampinha puxando tmb com as mão para terem o primeiro contacto com os parafusos do pilar...


5º Puxar todo o plastico do pilar com as mãos e a começar de baixo para cima pois tmb não faz muita força...
6º retirar toda a parte já solta por este orificio para então poderem soltar o pilar de vez e assim trabalharem a vontade...

Parte superior... O parafuso cinza nunca será desapertado. Apenas o preto é para desapertar.

Parte Inferior onde está todo o sistema...

7º Voltando a parte superior e usando uma chave 17mm para então desapertar o parafuso preto...

8º A meio vamos ter um ferrinho com 2 parafuso de 8mm... desapertem...

9º Começemos então a desmontar a area de roldana e pre-tensor... Novamente uma chave de 8mm para desengatar o 1º parafuso...

10º Novamente pegamos numa chave de 17mm... Aqui podem optar por tirar este parafuso no sitio ou depois de retirarem o equipamento todo do sitio como der mais jeito...

11º Levantando um pouco a alcatifa encontramos outro parafuso com uma chave de 13mm que é esse que acaba por soltar todo o sistema...


12º Tirando o parafuso Preto de chave 17mm agora ou antes como anteriormente referi deslocam a chapa para o lado direito...

13º Depois é só desconectar a ficha bastanto com o auxilio de uma chave de fenda puxar a parte amarela para cima e depois com a mão puxam o resto...

Depois e fazer o inverso na montagem... Por via de duvidas antes de montar tudo ao sitio liguem apenas a ficha e de seguida liguem a ignição ao carro para verificar se eventualmente o cinto não é compativel ou tem alguma anomalia... caso não acenda a luz de airbag e porque o sistema está bom...

Deixo aqui uma foto com a localização de todos os parafusos a desapertar... e de todo o sistema...

Já no sitio e tudo apertado...


Quem for comprar um cinto usado verifique sempre uma patilha vermelha que se encontra na parte superior onde se encontra a polvora pois se eventualmente ela estiver para fora não comprem pois o cinto já entregou a alma ao criador.
Em breve vou abrir o cinto velho e desvendar de onde vem afinal o problema...
Obrigado em nome de todos os que venham a necessitar de tirar/substituir os cintos.
Muito bem descrito e detalhado DIY.
Parabens O0 O0 O0
Abraço
Grande diy.. parabéns Celso O0 O0 O0