Um dos primeiros problemas do meu 95 de 2000 é este mesmo, está extremamente difícil engrenar a marcha atrás, pelo menos com o carro parado, se o deixar descair para trás, ela entra logo..
A direito ou a deixar descair para a frente a manete faz força, mas é como se não existisse ali nada a engrenar..
algumas ideias?
Poderá ser o sector mal encaixado. Á frente onde encaixa na caixa de velocidades... Verifica. Vê como está o nivel de lubrificante da caixa também. Tem em atenção que não leva valvulina mas sim óleo de motor... se o fores trocar, troca por sintetico mas faz com que o oleo que la tens saia por completo.
Abraço
pode ser embraiagem
;)
Sim, se não for nada do que eu disse, pode ser, mas isso só desmontando caixa...
Abraço
Porquê embraiagem se todas as outras entram bem?
Exacto, mas pode ser algo no disco ou assim, vê o que te disse...
Abraço
Sim, parece me ser algo do género do que me indicaste, se bem que já ouvi falar de um problema comum nestas caixas e que até existia um kit reparação...
Mas isso já não era reparação para qualquer oficina.. Alguém conhece uma boa oficina em Coimbra?
Em coimbra não conheço...
mas conheço que te repare isso em Braga...
Pelo preço de reparação que pagas... acredita... compensa ires mesmo a braga...
Reparei lá uma caixa ha umas semanas de um suzuki swift... ficou num total de 260€....
Troca de todos os rolamentos e mão de obra....
Em todo o lado pediram a esse meu amigo cerca de 300 a 400 euros só para abrirem a caixa... sem orçamento para reparação...
O teu problema parece ser o sincronizador da marcha a trás, parece ser comum nestas caixas.
Tens aqui o link da oficina e feedback sobre a mesma:
Veloso - Braga (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=58.0)
Abraço
Entretanto, com a habituação já começo a conseguir colocar a marcha atrás melhor.
Mas nunca entra direta, tem que ir sempre à primeira e depois marcha atrás, ou segunda se não resultar.. ou mesmo 5ª...
Mas noto que depois de andar uns 20km começa a custar cada vez mais..
Não vai melhorar....
pelo contrário...
tens que ter noção que vai piorar até deixar de entrar mesmo.
Se tiveres oportunidade, é a altura ideal para tratares do problema (enquanto ainda funciona)
Abraço
Pois acredito.
Mas levar o carro a braga e deixa-lo lá uns quantos dias é complicado.
Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
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Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.
1. alteração - anilha de esmagamento - crush sleeve
Article : Sleeve (antiga, cilindro e anilha não conica)
PartNo : 8734477
Usage : 1998-2002
O Part number que a SAAB tem para os 9-3 SS (caixa mais resistentes e que aguentam mais binario) e 9-5 (apartir de 2006)
Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
PartNo : 55352125
Usage : 2003-
Se pedirem a um revendedor autorizado de peças pela anilha de esmagamento quando ele for ver no EPC vai-vos indicar a peça antiga, nunca a nova pois é isso que esta no EPC. Peçam sempre o novo Part Number mesmo que vos digam que não é o indicado.
Peça nova é a da esquerda


ao usarem a antiga o que acontece muitas vezes é ela partir e pronto la vai a caixa para o lixo

Eu proprio quando reforcei a caixa do meu 9000 usei o part number mais recente como podes ver aqui Reforço de caixas de velocidade de 9000 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=412.0)
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Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.
Mas não são todas iguais certo?
Eu pelo ebay encontro várias caixas, e nem saem nada caras <200€..
Será que por cá também se encontram a estes valores?
As caixas manuais dos 9-5 pelo que sei são todas FM55Bxx o xx é a revisão da mesma e quanto mais alto for o numero mais recente é a mesma
Vais encontrar na net caixas FM55B01, FM55B03, FM55B05, FM55B09 e FM55B10
Tens aqui um exemplo onde podes ver FM55B09 e FM55B09
http://saabpartners.com/index.php?main_page=product_info&cPath=106_127_58&products_id=127 (http://saabpartners.com/index.php?main_page=product_info&cPath=106_127_58&products_id=127)
ou mesmo esta pagina do ebay onde podes ver que a caixa é compativel com 9-5 de 1999 a 2009
http://www.ebay.com/itm/TRANSMISSION-SAAB-9-5-1999-00-01-02-03-04-05-MANUAL-/310817236412 (http://www.ebay.com/itm/TRANSMISSION-SAAB-9-5-1999-00-01-02-03-04-05-MANUAL-/310817236412)
Caixa em inglaterra até por £50 as arranjas, o problema é o transporte.
Como já indicaste, é um problema comum dessas caixas e existiu um kit de reparação para elas.
No meu caso, quando acontece, é meter 4ª e depois marcha atrás.
O kit que queres é este:
http://www.skandix.de/en/spare-parts/drive-train/transmission/manual-transmission/transmission-repair/repair-kit-manual-transmission/1021116/ (http://www.skandix.de/en/spare-parts/drive-train/transmission/manual-transmission/transmission-repair/repair-kit-manual-transmission/1021116/)
Também sinto essa dificuldade ao engrenar a marcha R no 93
Para já não penso em fazer essa reparação. A mudança acaba sempre por entrar se movermos o carro 1 mm para a frente ou para trás.
Um pequeno problema que não me importo de conviver com ele!! ;)
Eu também tenho este problema no 9-3 da Cristina, mas eu faço menos de 10.000 por ano com ele pelo que vivo bem com o problema