Códigos de erro da capota do 900NG e 93 Cabrio
811_2092-Noise from fifth bow lock mechanism (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7671)
811_2091-Rattling from inside the first bow and latch handle difficult to operate (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7670)
811_1989-The soft top does not open (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7669)
811_2101-Soft top cover latch jams due to deformed hinge (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7672)
811_2160-Soft top cover does not open or first bow hits soft top cover (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7673)
811_2236-Soft top cannot be operated (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=7674)
Obrigado Castelar...
Haverá alguém com Tech2 que possa fazer o diagnóstico ou só indo mesmo à SAAB?
Os códigos de erros são para o 93 que tem o sistema hidraulico? Será que também serão os mesmos para o 900 com capota electrica?
A propósito de erros de capota, quando comprei o 93 cabrio 1998 usado a capota abria e fechava mas estava sempre a parar, levei-a ao electricista e ele logo verificou que a capota não tinha nenhum problema grave, somente o nivel do oleo baixo.
Não sei pq, nunca investiguei muito, mas normalmente todos os anos acrescento um bocadinho o quer dizer que deve ter alguma pequena fuga, pois "gasta" óleo.
Tens que desmontar e ver onde ode estar a gastar...
por norma é no fecho principal à frente.
Abraço
Boas...
a minha capota tem estado a funcionar bem, no entanto, de há uns dias para cá quando a fecho sobe normalmente ate ao nível do topo da cobertura plastica e depois pára... tenho de voltar a abrir um ou 2 cm para depois já fechar normalmente. Para abrir, abre bem sem qualquer problema e quer ao abrir ou fechar não há nenhum barulho estranho.
O que poderá ser? Dá ideia de "faltar a corrente" ao fechar e os motores desligarem...
P.S.: só para relembrar que a minha é electrica e não hidraulica
Má calibragem dos hidráulicos?? se sim, necessita ser reprogramado.
Amigo Dhc
Conforme o amigo Guerreiro diz a dele (assim como a do meu) são 100% eléctricas não tem nada hidráulico, agora o que têm são uma série de sensores que se forem accionados por qualquer empeno e para não destruírem as engrenagens param de imediato a abertura ou fecho.
Já estive num Saab 900 em que o motor deveria estar de tal maneira empenado que para fechar a capota mesmo a mão a mesma tinha que ser bastante forçada para os pinos a frente baterem certo, isso normalmente é fruto de abrir e fechar em sítios que não sejam direitos ou então ao fechar ter as rodas em cima de passeios, eu sei que tem maneira de reforçar o motor da capota só nunca o fiz porque a minha está operacional.
Abraço
A minha para já tb está a funcionar.. tem é esse senão de ter que largar e voltar a carregar no botao para completar o fecho... Realmente a minha rua é inclinada e nem sempre tenho paciencia de estar a por o carro na garagem para fechar a capota...
Quanto ao alinhamento a minha ate nem está má... quando a fecho tenho de acertar com a mao os fechos do parabrisas, mas normalmente o desnivel sao uns 5mm mais ou menos...
Castelar se tiveres por alguma informação sobre o reforço dos motores, quando tiveres tempo coloca aqui... tb nao devo fazer para ja mas se aquilo atrofiar de vez entao vamos a isso!
Abraço
O reforço tem que ser feito na chapa onde está fixo o motor, podes ver como é o motor na foto abaixo. Mas se se tirar fora deve ser fácil ver onde está empenada e onde deve ser reforçada.
Tens aqui também em PDF os principais problemas que podem acontecer na capota e como os reparar.
Diagnóstico (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=9951)
Abraço
Esse motor ja esta novo foi o que me substituiram na oficina quando a capota bloqueou... mas a função desse é levantar a protecção plastica que tapa a capota quando está recolhida... esse motor nao tem função na subida e descida da parte de lona
Castelar tem razão, os 9-3 é que são hidráulicos.
Abr.
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Castelar tem razão, os 9-3 é que são hidráulicos.
Abr.
Já tentei perceber quais os hidráulicos ao certo e parece que os primeiros 900 são eléctricos mas a partir de 1995 passaram a ser hidráulicos, mas é só uma opinião pois ainda não sei ao certo.
Assim sendo temos hidráulicos e eléctricos nos 900 e nos 93 serão todos hidráulicos? Francamente não sei!
Abraço
Os hidraulicos devem ser de 97/98 em diante (quando saiu o 93). O meu é de Nov de 1995 e é electrico... quando estive para comprar fui ver um importado 2.3L de 1996 que também era electrico. Segundo o mecanico os 900 da primeira série são todos hidraulicos, depois a GM pegou na Saab e fez umas m***a na 2a serie dos 900, que são os nossos, entre as quais a capota electrica (estava na moda na decada de 90 tb ha uns BMW da serie 3 que tb a tem, alem de que a GM tinha excedente de peças de decapotaveis americanos e teve de escoar essa tralha) e a embraiagem mecanica... e depois os 93 então voltaram com capota hidraulica e embraiagem tb hidraulica.
Deve ser isso sim!
Mas os hidráulicos também têm problemas com fugas de fluído bem mais fáceis de resolver (acho eu)
Abraço
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A minha para já tb está a funcionar.. tem é esse senão de ter que largar e voltar a carregar no botao para completar o fecho... Realmente a minha rua é inclinada e nem sempre tenho paciencia de estar a por o carro na garagem para fechar a capota...
Quanto ao alinhamento a minha ate nem está má... quando a fecho tenho de acertar com a mao os fechos do parabrisas, mas normalmente o desnivel sao uns 5mm mais ou menos...
Castelar se tiveres por alguma informação sobre o reforço dos motores, quando tiveres tempo coloca aqui... tb nao devo fazer para ja mas se aquilo atrofiar de vez entao vamos a isso!
Abraço
Nem sempre tens paciência para a fechar no local certo mas depois terás de fazer uso dessa mesma paciência para solucionar os problemas e despesas que daí resultem.
Mais vale prevenir...
<<<<<<se ha coisa que tenho cuidado é sempre abrir e fechar em locais nivelados...
outra preocupação que tenho, não tão importante, é deixar sempre o carro bem estacionado, nada de rodas mais altas, nos passeios, etc, etc...
Depois... aperto com ele nas curvas... que também deve de estragar qualquer coisita...
Abraço
Cá em casa (aldeia) desde 1991 mora o chrysler que julgo ser de sistema elétrico e tenho o audi vai para 3 anos e até à data 0 problemas.
É tudo uma questão de tomar as devidas cautelas.
Abraço.
Por vezes fico um pouco receoso de abrir a capota, ir para casa só 10 kms, e fechar de novo...
andar nisto... lol... no abre e fecha... fico com medo de estragar... de romper algum tubo hidráulico por desgaste...
até agora... zero problemas também :)
(depois da reparação que lhe fiz, claro)