SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: TRINITA em 05 de Janeiro de 2014, 20:19

Título: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 05 de Janeiro de 2014, 20:19
Olá, amigos,
Uma das coisas porque gosto do Saab é o poder brutal de aceleração.
No entanto agora quando piso o acelerador rapidamente, o carro começa aos solavancos, parece que se vai partir. Penso que seja o motor a cortar. Não faço a mínima ideia de como abordar o problema. Tenho um aparelho OBII que faz a leitura dos parâmetros do motor , mas não sei o que medir e quais os valores a ter em consideração.
Aparentemente não vejo problemas de tubos de vácuo. O meu carro é um 9-5 Aero, com BSR Stage 1.
Alguem pode me dar uma pista?

Cumprimentos



Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: celso em 05 de Janeiro de 2014, 20:26
Bomba de combustivel?
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 05 de Janeiro de 2014, 21:10
Estes são os principais problemas que podem originar cortes electricos

Cassette de ignição
Velas usadas ou incorrectas
sensor de cambota

Visto que tem um Stage 1 da BSR pode voltar a por o mapa de origem usando o aparelho que lhe venderam, para testar que com o mapa de origem da Centralina tambem tem os mesmos problemas.

Tambem pode ser a bomba de gasolina como mencionado, que esteja a bombear pouca gasolina dando origem a knocks (detonações). Mas eu verificava antes o que eu os outros 3 componentes.

As velas indicadas são as NGK PFR6H-10 - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_139&products_id=79 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_139&products_id=79) - se usar outras velas, é quase certo que terá problemas pois a Cassete DI não trabalha muito bem com velas não indicadas.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 05 de Janeiro de 2014, 22:13
O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 05 de Janeiro de 2014, 22:14
Aconselho-te a colocares no teu perfil o SAAB que tens, assim como a localização.

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;area=forumprofile (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;area=forumprofile)

Assim todos podemos te ajudar sem termos que ir procurar a tua apresentação para identificar o teu saab :D

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 05 de Janeiro de 2014, 22:43
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O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

É um 9-5 com trionic 7 que não usa sensor map, mas sim massa de ar. Os Trionic 7 nunca cortam gasolina, como acontece em Trionic 5
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 06 de Janeiro de 2014, 01:25
Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001. Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.
Em relação á cassete em 2007 com 178 000 km começou a dar erro e foi substituída na S9. Em Set de 2013 com 225 000 Km começou a dar erro outra vez e foi substituída por uma da concorrência, assim como as velas corretas. No entanto o problema já se mantinha anteriormente.
Quanto ao sensor da cambota não sei.
Bomba de combustível também não sei.
Quanto ao Stage 1 em tempos, voltei a por o software de origem e não deu resultado.
Em tempos montei o filtro de ar JR, talvez tenha posto óleo a mais e quando fui ver o sensor de massa de ar estava bastante sujo limpei-o e acabei por o filtro de origem, na altura melhorou bastante.
Entretanto voltei a por o filtro JR, com menos óleo.
Como é óbvio estou muito confuso.
Será que este tipo de filtro não é adequado?

Cumprimentos

Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 06 de Janeiro de 2014, 07:55
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Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001.

Perfeitamente normal, basta ter sido produzido apartir de setembro que já vinha com o chassis/especificações do ano seguinte. Aplica-se para todos os SAABs, não só o 9-5.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 06 de Janeiro de 2014, 08:03
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Quanto ao sensor da cambota não sei.

O sensor da cambota, tem um comportamento tipico quando já não esta muito bom, o carro custa a pegar a quente. Mas mesmo que não tenha este sintoma, convém verificar o mesmo, são raros os 9-5/9-3 com motor B2x5x que nunca sofreram deste mal. Basta ler os valores do sensor com um multimetro para perceber se esta bom ou não.

860ohm +/- 10%

Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 06 de Janeiro de 2014, 08:56
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Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.

O que é velocidade relativamente baixa? a que rotação de motor?
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: Lfteixeira em 06 de Janeiro de 2014, 17:52
Pela tua descrição eu diria que o sensor de massa de ar já teve melhores dias.

Desliga o sensor de massa de ar e dá uma volta com o carro.
Atenção, não abuses do acelerador, sem essa leitura o carro só tem mapa até 1 bar de pressão do turbo.

Pena a BSR não ativar a função OpenSID, isso daria imenso jeito no diagnostico do problema.

Com um OBD2, presta especial atenção aos valores de massa de ar medidos, pressão atingida pelo turbo e principalmente à adaptação de combustivel (short term e long term).
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: celso em 06 de Janeiro de 2014, 22:18
Verifica as tubagens do IC o 850R do Tcpor uma das coisas que acontecia era o carro soluçar embora não corta-se. Vais metendo a mão a ver se encontras algum corte.
Pois se co carro corta em altas e se o carro corta quando puxas é só mesmo quando esta a puxar ar em força o que por algum rasgo num tubo pode perder ar e corta por não receber ar suficiente.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 07 de Janeiro de 2014, 16:06
ia jurando que os T7 tinham tanto Map como MAF.

Não tens qualquer problema em usares os filtros JR, desde que não os encharques em óleo, claro...
isso não é bom para a MAF...

Estou com o lfteixeira... apontava para o problema da maf...

Se tiveres alguém por perto troca e dá uma volta, ou então desligas-la conforme descreveu o lfteixeira.

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 08 de Janeiro de 2014, 23:55
Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.
Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.
Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.
Cumprimentos
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 09 de Janeiro de 2014, 08:46
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Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.

Agora tenho que me corrigir, Trionic 7 tem sensor de MAP, mas supostamente só usa como backup. Para todas as leituras de ar na admissao é usado o sensor de massa de ar. Ao desligarmos o sensor de massa de ar, a centralina nao tendo valores de massa de ar usa os valores do MAP. O que o lfteixeira diz sobre desligar o sensor pode ser feito sem problema para perceber se o sensor de massa de ar esta avariado, eu proprio ja o fiz no 9-3 da minha mulher.

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Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.

Sim é o Intercooler

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Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.

Isso tem que levar o o-ring e sem bem posto pois provavelmente é mesmo ai a fuga do sistema de ar
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 09 de Janeiro de 2014, 08:49
lol :P

Então... vê se arranjas a abraçadeira daí....

esse tubo esá mesmo na admissão do turbo....

E o massa de ar está no filtro de ar...

Ou seja...

o massa de ar lê que entrou X mg de ar no carro....

Quando na verdade entraram esses X mg de ar + o que o turbo puxou por essa entrada de ar indevida...

coloca a abraçadeira original...

Ontem confirmei... Trionic 7 têm MAP...
Caso desligue a Maf ele trabalha sobre a pressão da admissão lida na MAP

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 09 de Janeiro de 2014, 09:00
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Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor.

Quando li a primeira vez identifiquei o tal "tubo em baixo" como sendo o king cobra, o tubo que liga desde o filtro de ar ao turbo, correcto?

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 09 de Janeiro de 2014, 09:30
Ora, se for conforme eu estou a visualizar, estas são as peças que precisas:

The selected media item is not currently available.

Abraçadeira metálica - Pn 91 78 666 -Peça 7 da imagem
O-ring - Pn 90 490 362 - Peça nr 6 da imagem

Confirma Sff.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 12 de Janeiro de 2014, 00:13
Exacto Teszero. É esse tubo o Pn da braçadeira confirmo do oring no meu EPC diz 9179615. De qualquer modo não tenho a visualização da tua imagem disponível.
A braçadeira que eu montei é a de origem assim como o oring, eu só complementei com selante de juntas para garantir a estanquicidade, no entanto não posso garantir que não haja fuga. Já agora aconselham um teste das tubagens de vácuo com motor starter, ou limpa carburadores? Já vi disso no you Tube.

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 12 de Janeiro de 2014, 14:09
Não consigo identificar o part number que postaste :|
Mesmo para o motor b308 os part numbers são iguais, não sei onde foste buscar esse pn....

Testa com outra maf se possível.

Mas o melhor era mesmo leres os erros com um cabo obdII ou com um TECH II.

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: SMAP em 12 de Janeiro de 2014, 14:32
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Exacto Teszero. É esse tubo o Pn da braçadeira confirmo do oring no meu EPC diz 9179615.

No EPC do TesZero tambem esta la esse numero. O PN 90 490 362 é o mais antigo, o PN mais recente é o 9179615, na imagem esta na mesma linha para a peça 6 Usage: 9179615 e Part No: 90 490 362

As imagens estão disponiveis para todas os users logados, se por acaso viste o post do TesZero sem estar logado e só te logaste para fazer a resposta é provavel que não tenhas visto a imagem.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 12 de Janeiro de 2014, 15:39
Sim, esquece, sim, até se consegue ver esse part number na imagem que aqui tenho postada.

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 14 de Janeiro de 2014, 23:25
TesZero, eu tenho um OBII, que lê também valores em tempo real . Mas erros não tem.

Cumprimentos
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 14 de Janeiro de 2014, 23:27
Verifica todos os tubos de vácuo.

De preferência troca por tubos em silicone.

Lê aqui o motivo pelo qual to recomendo: Tubos de vacuo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=709.0)

Mas... se fosse eu a ti trocava a MAF por outra para testar...

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 12 de Março de 2014, 19:42
Olá amigos,
Finalmente tenho o Saab a acelerar a sério. Como referi inicialmente quando acelerava rapidamente o turbo não saía do amarelo e o motor cortava originando solavancos fortes. a razão foi quando substitui a cassete original por uma que mandei vir do ebay. Achei estranho só custar 142 euros nova deve ser made in China. Também tirei as velas e pus a folga a 0,90, mas penso que isso não era a razão do corte, porque estava 1,0 mm e agora se calhar está muito fechada?

Cumprimentos
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TesZero em 13 de Março de 2014, 15:54
Então o problema era a cassete?

As velas têm que ter uma folga de 1mm.

Abraço
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: Kriticross em 13 de Março de 2014, 19:12
Hum, sempre tive a ideia que a cassete ou dava, ou não dava.

Será que eu não estou com problemas na minha? As vezes também me falha... Nunca troquei a cassete, sempre achei que estava a durar muito!
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: Lfteixeira em 13 de Março de 2014, 19:47
As cassetes vermelhas é que são dadas a isso!
Ou sim ou não.

As pretas são mais resilientes, um dos problemas que dão é que começam a acusar falsos "knocks", e o carro por segurança corta na potencia para manter o motor inteiro.
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: jmcatroia em 13 de Março de 2014, 19:58
As vermelhas do Jetronic 2.4.2 sofrem do mesmo.
Em breve tenho de trocar a minha...
Está a queixar-se...
Título: Re: Corte do motor em aceleração
Mensagem de: TRINITA em 13 de Março de 2014, 22:41
A 1ª cassete de origem (preta) passados 7 anos começou a dar erros esporadicamente, no entanto não notava qualquer alteração de performance. Foi substituída na S9 dentro da garantia da SAAB. passados 6 anos começou também a dar erros aleatoriamente.
Substituí por uma de linha branca que comprei no ebay, não dá erros mas o motor anda aos solavancos. Por isso voltei a por a antiga, vamos ver se vai começar a dar erros outra vez.
A boa noticia é que mandei um email para o vendedor e ele prontificou-se a devolver o dinheiro e disse que podia ficar com a ignição na mesma.
Sendo assim vai ficar de reserva de emergência, caso a outra resolva deixar-me apeado na estrada.

Cumprimentos