Ora bem, colocar fotos... além da falta de paciência, junta-se uma dose de trenguisse, mas agora surge um problema maior... mais 10cm de carro... comprei um Cde que pelos vistos tem o motor ''agarrado'', isso não me põe qualquer problema, pois tenho de reserva a maior parte do material necessário para o arranjar, o problema mesmo é a falta de tempo, pois como alguns se terão dado conta não estou em Pt. Posto isto, e como tenho uma ideia antiga de ''construir'' um 9000 4x4, parece-me que esta nova aquisição será a vítima para o efeito, a saber, terá de ser algo com mais de 500cv e tracção total, no entanto, preciso de ideias e preços do material necessário para esta aventura, será um projecto que certamente levará um par de anos a realizar, quer devido aos custos quer à engenharia que será aplicada para que a máquina seja funcional e à falta de tempo, pois ou trabalho ou brinco aos mecânicos... assim, é com todo o gosto que peço as vossas opiniões acerca do tema. Tecnicamente e sempre que seja necessário construir ou fazer soldadura de peças isso não é problema, pois a minha profissão é mesmo essa (soldador), e tenho equipamento profissional para fazer todo o tipo de soldas em qualquer liga. A viatura em questão é um 9000 Cde de 1996 2.0 trionic 5.5 com 185cv. Agora venham lá essas ideias e preços...
desde já o meu obrigado pelas futuras opiniões/comentários.
Abr, Dhc
O único grande problema, quer a nivel de engenharia, quem a nível de custos....
será a transmissão...
De resto não vejo nada que ainda não tenha sido feito :)
Devias criar um posts para desenvolver este projecto na área da performance.
Ouço/ leio muito mal da transmissão equipada nos opeis calibra / vectra...
e muito bem da transmissão usada no audi quattro....
Sei que já houve a instalação desta ultima num saab 99, só não sei qual será o motor equipada e a compatibilidade da caixa...
Mas como dizes... não havendo problemas com a soldadura, a falange da caixa pode ser modificada....
Tracção trazeira seria óptimo usares a do bmw... é resistente e também já tem provas dadas em motores saab com muito binário...
A tracção do sierra cosworth também seria algo a ponderar, contudo a sua exclusividade eleva os preços....
Mais uma vez... penso que será a transmissão o maior desafio a nível de trabalho :P
(trabalho que terás que fazer para teres dinheiro para a comprar e alterar, he he he)
:P
Se poder mover este tópico para a secção de Performance avisa :)
Abraço
Podes mudar! 8)
A mim parece-me mais provável ter de mudar a posição do motor ou seja, deixa de ser transversal e passa a ser longitudinal, o 99 ''quatro'' tem essa disposição de motor de origem, o 9000 não :-[, mas como a minha paranóia são os 9000, tenho de arranjar solução!!
Já me ocorreu fazer (isto vai ser complicado de entender...) um furo na caixa, junto ao diferencial e colocar um pinhão de ataque no mesmo, assim poderia teoricamente passar transmissão para as rodas traseiras, o senão é que a caixa está descentrada do eixo do carro. Para o eixo traseiro, aplicar outro diferencial igual ao usado na caixa de velocidades para que a desmultiplicação seja igual, tendo ainda de levar um diferencial talvez do tipo viscoso a meio para evitar transmissões/caixas partidas, algo semelhante ao que era usado nos Lancia Delta.
Sim, penso que sejas mesmo obrigado a alterar a disposição do motor... mas não vejo isso como grande problema... podes facilmente fabricar um charriô...
Usares a caixa de origem está totalmente fora de questão... mesmo que a queiras manter com esse tipo de "invenção" precisarias do interior da caixa modificado da quaife que fica ao preço de todo o projecto: 6.197,30€ + 25% iva = 7746,62€ (http://shop.maptun.com/gearbox/complete-gearboxes/4580/maptun-quaife-gearkit-complete-in-gearbox-900-9-3.html)
Por esse valor compras um carro 4x4 completo, tiras-lhe a caixa e restante transmissão e vendes as peças do mesmo para recuperares o dinheiro novamente e continuares o teu projecto...
Pelo menos na minha maneira de ver....
Depois, o que precisas?
- Tratamento do bloco (vais querer manter 2.3 ou alteras para pistões mais largos e 2.5?) - 200€?!?
- 4 pistões forjados 2.5 cm3 - 724€ + iva = 905€- Pistões (http://shop.maptun.com/engine-parts/pistons/3452/forge-pistons-9000-23t-oversize-93.html)
- 4 bielas forjadas - 1250€ - Bielas (http://shop.maptun.com/engine-parts/connecting-rods/1288/verdi-forged-connecting-rods-153mm.html)
- Escape completo em inox + colectores, mesmo a fazeres-lo tu, uns 400€
- Cams - 760€ - Camshafts (http://shop.maptun.com/engine-parts/camshafts/1239/camshafts-276-104.html)
- Tratamento da colaça - 200€?!?!?
- Turbo... depende muito do que tiveres em mente... mas com paciência - 600€
Isto penso que seja o material mais caro...
Claro... depois tens que comprar velas, não te esqueças :P
Claro que podes ter 500cv e esperar que ele parta com os pistões de origem, mas pelo que te conheço... não é isso que queres :P
Abraço
Metendo o motor longitudional ou seja com a parte da caixa virada para o habitaculo podes usar a caixa de origem. um dos semi-eixos passa tracção para um diferencial traseiro, o outro para o diferencial frontal.
O 9000 4x4 que a SAAB a desenvolver mas a GM matou o projecto antes de sair era desta forma
teria toda a lógica, mas terias que usar 1 diferencial à frente para uma das saídas da caixa e outro atrás...
Mas para 500cv não sei até que ponto a caixa original aguentaria o binário... ainda por cima a puxar muito mais peso de transmissão...
Abraço
O Golf IV 4x4 tem o motor longitudinal e no entanto utiliza na mesma este sistema do grupo VAG por isso não acho que seja necessário andar a alterar radicalmente a posição do motor e com isso perder tempo e dinheiro.
Quanto ao resto, parece que o Pedro já fez um bom apanhado do que te espera em termos de despesas. :)
Este bicho que meteram no youtube terá tracção à 4? O tipo manda um arranque muito forte e nem por isso o carro patina muito.
https://www.youtube.com/watch?v=pZ7sQxw8_YI (https://www.youtube.com/watch?v=pZ7sQxw8_YI)
Na altura falava-se que esse vieo tinha o FPS (frames per second) adiantados :P
Vá... pessoal... a colocar aqui soluções 4x4 compativeis, de preferência com links...
Acho que no fundo é algo que todos queríamos...
Especialmente se tivesse embraiagem para alternar entre 2 e 4 rodas :P
tipo skyline ou o novo saab awd :)
Abraço
E onde querem voçês por o veio para o diferencial traseiro? é que no meu 9000 com escape 3" já não cabe mais nada no "tunel"
No local do escape.....
o escape terá que ser lateral ou fazer-se novo túnel movendo o deposito ou roubando ao local dos bancos...
primeiro a transmissão... depois vemos isso :P
quando chegarmos a esse ponto... já o escape é wireless ou já o décio usa um motor electrico do SAAB EV :P
Abraço
Ora vamos por partes:
* Cerca de 4000€ pelo material que o Pedro indica, não me parece exagerado, mas tenho uma dúvida, a que te referes com tratamento de bloco e culassa?
* O túnel central, não é grande problema... alarga-se, com uns recortes e reforços faz-se um túnel maior, embora tenha que haver muito cuidado ao reforçar uma barra transversal que fica mesmo por baixo dos brancos da frente e com o posicionamento da alavanca da caixa de velocidades, obviamente o depósito tem de ser trocado por um que sirva.
* Os pistões para maior cilindrada (2.5) implica retirar material ao bloco :-[, que é o mesmo que o fragilizar, não me agrada muito a ideia, no entanto permite mais potência :-\.
* O eixo traseiro será completamente substituído, e tem a vantagem de poder colocar um sistema que há muito desejo no 9000 - paralelogramo de Watt!
* No motor, a cambota fica igual? mantêm-se as mesmas chumaceiras/apoios de moentes? é que se leva outras bielas, estas tem o mesmo tamanho?
Tenho procurado na Holanda Alfas 164 4x4 (onde eles foram mais comercializados), mas por agora nada, nem um :(, e também não sei qual a capacidade desse material em termos de performance.
Quanto ao video, é suposto ser um 4x4? não parece.
Usar material Vag no meu brinquedo... também não me agrada a ideia, mas se tiver de ser... é que na Bélgica facilmente arranjo um ''argolas'' quattro por 1000€ ou pouco mais.
Já agora, qual o melhor turbo para o brinquedo? normais? esferas? modelos?
Por fim, Ciber... o motor do golf é transversal... eu sei que era isso que querias dizer!!!
Tratamento de bloco, seria o alargamento de 1 mm para teres os 2.5...
já viste a grossura das tuas parede EM FERRO FUNDIDO?
pensas que tens um m3 ou m5 com o bloco em aluminio? :P
o que é 1 mm em 90mm?
alem disso tens o exemplo do carro da Nordic 2.5.
Depois podes optar por niquel-cromio.
quanto à colaça... abertura das portas de ar e escape, molas mais fortes, válvulas, etc...
Pelas provas que tenho visto dadas... penso que a transmissão 4x4 do audi seja a mais eficaz mesmo com estes motores...
antes VAG que GM!!!
Abraço
Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?
Abr.
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Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?
Qualquer veiculo que penses em comprar para ver isso tens que o estudar primeiro, neste caso ter noção de que problemas sofriam as caixas e a transmissão desses veiculos.
Tenta arranjar algum que já venha de origem com diferenciais autoblocantes para gastares o minimo possivel nisso.
Obrigado Smap, exactamente por nada saber acerca do ''argolas'' é que pergunto se alguém tem ideia das capacidades daquela coisa, apesar do preço não ser exagerado (1500€ + -)ainda tenho de contar com o transporte para PT, e se não for exactamente o que pretendo são mais uns euros para a sucata (já não me agrada a ideia de ''conspurcar'' o meu lindo sueco com um alemão, se o material não servir tanto pior...). O modelo em causa é o 90 quattro (frente igual ao 80), mas com a traseira mais curta.
Mais opiniões aceitam-se!! :)
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Obrigado Smap, exactamente por nada saber acerca do ''argolas'' é que pergunto se alguém tem ideia das capacidades daquela coisa, apesar do preço não ser exagerado (1500€ + -)ainda tenho de contar com o transporte para PT, e se não for exactamente o que pretendo são mais uns euros para a sucata (já não me agrada a ideia de ''conspurcar'' o meu lindo sueco com um alemão, se o material não servir tanto pior...). O modelo em causa é o 90 quattro (frente igual ao 80), mas com a traseira mais curta.
Mais opiniões aceitam-se!! :)
O carro que falas é este
Group B Worship: Ford RS200 and Audi Sport Quattro - /CHRIS HARRIS ON CARS (http://www.youtube.com/watch?v=LDCE4FjVHOU#ws)
Mas não te consigo ajudar não percebo nada de audis ...
Não, é mais recente, a frente já é parecida com o A4, acho que é mais conhecido por 90 quattro!!
Décio sabes que não sou nenhum expert mas aco maho que quanto mais recente melhor , a Audi evoluiu muito desde 1991, dai que para 500 cv devias de ver Audi quattro mas os A6 e A8 e quanto mais recente , melhor
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Não, é mais recente, a frente já é parecida com o A4, acho que é mais conhecido por 90 quattro!!
Entao é o S2 (derivado do 80) - http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_80#Audi_S2 (http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_80#Audi_S2) e existe depois a RS2 - http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_RS_2_Avant (http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_RS_2_Avant)
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Décio sabes que não sou nenhum expert mas aco maho que quanto mais recente melhor , a Audi evoluiu muito desde 1991, dai que para 500 cv devias de ver Audi quattro mas os A6 e A8 e quanto mais recente , melhor
Não me parece que ele esteja disposto a pagar o preço de um A6/A8 para desfazer e de qualquer das formas a evolução foi simplesmente a nivel de electronica e diferenciais electronicos inteligentes ... para o que ele quer um sistema quattro mecânico com lsd (autoblocante) serve
Vou ser crucificado...
Acho mal um carro desses ser "destruído". Gosto dos audis dessa altura :)
Abraço
Adoro o Audi Quattro!
Mas só esse!
Hehehehehehe
Por partes:
1ª não gosto dos argolas, e muito pouco ou nada do mesmo grupo! aliás, alemães mesmo, só com motor traseiro.
2ª já é para mim uma heresia utilizar (sucata) material alemão no meu lindo Sueco, o que nada mas mesmo nada me incomoda pensar que depois de retirar tudo quanto preciso para o meu lindo, o destino do argolas seja mesmo o ferro velho >:D >:D >:D.
3ª bem, apenas e só por um capricho meu de querer um 9000 4x4 é que me vou meter nestas aventuras (a minha ''galinha'' diz que estou :|@ :|@ ::P ::P, e seguramente com razão, é a ternura dos ...40........) :D :D
4ª lamento por todos os que me acham maluco por destruir uma coisa dessas (o argolas), pois estou mesmo :))) :))) :)))
Finalmente (e não por esta ordem necessariamente) Smap, ''gosto'' de ti que me entendes, o argolas é mesmo esse, e sim, quanto mais mecânico for o sistema tanto melhor, pois assim menos possibilidade de ter problemas em instalar o material. Parece-me também que as peças sejam capazes de aguentar aquilo que pretendo, acho que já todos nós (ou quase todos) vimos o 99 quatro no youtube com cerca de 750 cv!! no entanto a diferença de massas (peso) entre o 99 e um 9000 cd seja enorme.
Aproveito para agradecer a todos quantos se disponibilizam (para me aturar :))) :))) ) as dicas/opiniões que tem dado.
Abr, Dhc
Vá... não vamos desdenhar os audis pré 2000 :P
é a mesma coisa que lermos num fórum da bmw ou da audi que os 9000 são sucata :P
não vamos falar do que não fazemos (tal como os outros falam sobre saabs´s :P )
lolol
ternura dos 40... chama-lhe coisas!!! :P
Eu não sei se essa transmissão será boa ou má... sei que é a unica que conheço a dar cartas em SAAB´s... todas as outras vejo partirem (exemplo dos opel calibra / vecta 4x4).
Vou também tentar estar atento ao que tem sido e feito e como tem sido feito nessas transformações.
Este usa a transmissão do Audi 100 (que acabou em 1991 Audi 100 (http://en.wikipedia.org/wiki/Audi_100)... pelo que penso que a versão 4x4 só tenha existido entre 88 e 90 - (1988–1990 AWD & Wagons) ... por isso essa transmissão que andas a ver deverá ser igual...).
Mais uma vez... tens que cortar o corta fogo para colocar o motor na longitudinal :P
http://www.carthrottle.com/the-ultimate-sleeper-saab-99-quattro-turbo/ (http://www.carthrottle.com/the-ultimate-sleeper-saab-99-quattro-turbo/)
http://www.autoblog.com/2009/11/05/video-700-hp-saab-99-quattro-turbo-is-like-missing-koenigsegg-a/ (http://www.autoblog.com/2009/11/05/video-700-hp-saab-99-quattro-turbo-is-like-missing-koenigsegg-a/)
Tens 6 gerações de transmissão audi quattro, penso que a usada no 99 turbo seja a I ou II:
http://en.wikipedia.org/wiki/Quattro_(four-wheel-drive_system) (http://en.wikipedia.org/wiki/Quattro_(four-wheel-drive_system))
Abraço
Senhores,
O que será melhor que um B234? Só estou a ver uma resposta: dois B234.
Isso sim.........será um bom SAAB 9000 com tracção às 4. :D
... Acho que daqui a um mês e meio (quando voltar a casa) vou conversar com alguém :)| :)| por andar a revelar segredos fora de tempo...
Desde quando é que sonhar é segredo? :D
Não me digas que vais construir um saab com 2 motores? Já agora 4...assim fica 1 por roda :))) O0
Sim... isso seria o ideal... mas aumenta o peso :P
2 motores, duas caixas... foi a conclusão a que a NeoBrothers Chegou :P
E seria a opção que eu seguiria... (penso que cheguei a comentar isso ctg)
Só acho mais dificil coordenar as duas caixas de velocidades...
e tentar garantia a mesma entrega de potência em ambos os motores...
http://www.neobrothers.co.uk/saab-ng900-twin-engine-race-pg-10.html?osCsid=9366aa5d8a4449b80d95a36fad7d3641 (http://www.neobrothers.co.uk/saab-ng900-twin-engine-race-pg-10.html?osCsid=9366aa5d8a4449b80d95a36fad7d3641)
Abraço
Comandar a caixa de velocidades? Isso é o mais fácil! :)
Mais ao menos...
A alavanca ficará pesada por comandar 2 veios...
e se tiver alguma folga pode acontecer engrenar uma velocidade em um motor e em outro não... :P
Tem que ser alterada a bomba principal da embraiagem para que possa encostar os dois bombites...
Abraço
Continuo a dizer o mesmo...isso é o mais fácil 8))
Usa um destes >:D >:D >:D >:D
770 HP Audi Quattro S1 Group B Monster by ProSpeed Bulgaria (http://www.youtube.com/watch?v=fA3-wXXW6ok#ws)
Depois diz-me que não gostas de "argolas" :P
Abraço
Não sei se repararam mas ele utiliza o sistema que já falei anteriormente de anti lag. Reparem como ouve-se claramente o spool do turbo mal ele coloca o motor em rotações estabilizadas para arrancar. :D
Se chegar a existir um SAAB destes..................... >:D
Para mim, com o Delta logo a seguir, o carro que mais me apaixonou em Rally :D
Aquele som... Quase que me ven O:-) O:-) O:-) O:-)
Abraço
... bando de malfeitores... depravados... conversas pornográficas... >:D >:D >:D é mesmo algo deste género que quero fazer a um 9000... escandalosamente rápido, eficaz, de fazer o último jantar voltar à boca etc. etc.
Quanto ao que dizes (Kamuma) sobre quase te => ... pois, eu quero ter a sensação das galinhas (mulheres...) múltiplos múltiplos!!! >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D :))) :))) :))) :))) :)))
O bem dos carros é que nao engravidam, entao podemos ter todo o prazer possivel ;D
Abraço