Boas!
Tenho um SAAB 9000 com o radiador da chauffage com fuga.
(Veredito de 2 mecânicos diferentes.)
Dizem-me que é necessário retirar-se o tablier, que o modelo exato depende da versão do SAAB 9000, que da marca o tempo de entrega pode ser bem demorado e que o valor da peça deverá custar mais de 500€.
Correndo o risco de estar a cometer uma heresia venho perguntar se existem modelos de radiador de «marcas brancas».
E gostaria de saber se conhecem algum mecânico aqui de Lisboa que perceba realmente deste modelo e que não carregue no preço da mão-de-obra.
Obrigado,
Rogério
Olá Rogério, antes de mais nada, sê muito bem vindo :D
Para que te possamos ajudar com mais precisão, pedimos-te que actualizes o teu primeiro post com o modelo de apresentação, deixo aqui o link directo para leres:
Modelo de Apresentação - Ler antes de Apresentar (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=17.0)
Tens muita coisa mal nessas opiniões recebidas...
Primeiro o radiador da saufagem sai pelo cofre do motor...
Segundo existem vários para peças, mas recomendo sempre colocares novo...
Terceiro... por 500€ compras um SAAB inteiro e tiras o radiador de lá.
Os radiadores furam por falta de cuidado dos proprietários, especialmente na utilização de água em vez de liquido anti-congelante...
De que ano é o teu 9000?
Existe a distinção entre modelos anteriores a 91 e posteriores, deixo-te aqui o link de onde podes comprar o radiador novo:
De 1985 a 1991 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=346_347&products_id=3782&osCsid=b6d5259f60dbc82ad59ac59557c4758a)
De 1992 a 1998 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=346_347&products_id=4146&osCsid=b6d5259f60dbc82ad59ac59557c4758a)
Como podes ver... não custam 500€...
Um conselho... foge desses mecânicos e nem olhes para trás :P
Em Lisboa costuma ser de nossa recomendação a Gaspar Auto Repair (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1349.0).
Se lá fores podes comprovar tudo o que escrevi em cima :)
Por favor, conforme pedi, actualiza o teu primeiro post para melhor te podermos ajudar.
Abraço
Comprei o meu novo por 50 euros a 4 anos, e sim sai pelo cofre do motor.
Bem vindo
Desculpem-me, mas não percebo nada de mecânica.
A fuga que os mecânicos identificaram como ser relativa ao radiador da chauffage estar furado poderá ser resolvida com uma peça destas?:
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=346_347&products_id=4146&osCsid=b6d5259f60dbc82ad59ac59557c4758a (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=346_347&products_id=4146&osCsid=b6d5259f60dbc82ad59ac59557c4758a)
E isso quer dizer que posso seguir simplesmente este tutorial do TesZero e trocar eu mesmo o radiador?:
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=867.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=867.0)
Ou são radiadores diferentes? ++P
Obg malta.
Ah! e já agora apresento-me:
Nome: Rogério Oliveira
Ano Nascimento: 1971
Localização: Lisboa
Como tomou conhecimento do SAABsPortugal: Google
O que lhe agrada mais no seu SAAB: Design retro + velocidade
Alterações efectuadas: Nada.
Modelo do seu SAAB: 9000 2.0 Turbo
Ano: 1995
Já o fiz formalmente ;) .
olá Rogério, agora fica muito mais fácil ajudar-te :)
obrigado por teres complementado a apresentação :D
Sim, resolves o problema comprando esse radiador novo.
Mas não podes seguir esse tutorial, porque isso representa o radiador do liquido de refrigeração e não o radiador da saufagem.
O radiador da saufagem fica por trás do motor da saufagem, por baixo das escovas do limpa vidros.
Abraço
Obg TesZero,
E conheces algum site ou loja em pt onde se consiga adquirir este tal radiador?
Acho que depois vou seguir o conselho de arranja-lo na Gasparautorepair.
Estes carros parecem ser muito específicos ;) É melhor po-lo nas mãos de quem conhece Saabs. Pois quem não sabe leva sempre mais por defeito.
Na Feuvert pediram-me 5 a 10€ para troca de cada médio. Uma operação que fiz em menos de 1 min, depois de ter percebido como era. ^-^
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
E conheces algum site ou loja em pt onde se consiga adquirir este tal radiador?
A Nissin faz radiadores para 9000 sei que o que o meu tem é da Nissin mas não sei a referencia pois troquei a mais de 10 anos
http://www.nissens-PORTUGAL.com/ (http://www.nissens-portugal.com/)
se fores a uma casa comum de peças penso que arranjes facilmente isso.
Mas nós costumamos mandar vir tudo de inglaterra...
Fica mais barato e são só 2 ou 3 dias à espera....
Abraço
O rogerio já tinha apresentação feita aqui - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1283.0, (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1283.0,) e este topico não deve estar na na secção/quadro de diarios de bordo como tal movi-o para aqui.
Resolveste o problema?
Olá TesZero.
Não foi preciso.
A semana passada fiquei emperrado na A5. Levei-o à AutoGaspar que me disse que foi o motor. Pelo que me disse os 9000 são quase indestrutíveis. Mas este foi tão mal tratado (oléos, etc) que não aguentou.
Enfim! Comprar carro em 2a mão não é para todos.
Vou pensar o que fazer com os despojos de luxo.
Foi um gozo de poucos meses.
Obg e 1abç
Boas Rogério.
Se é para peças podes negociar comigo os amortecedores da tampa da mala?
Abraço.
Conselho de amigo, não desistas já, se de momento não podes espera melhores dias, estes carros são tal como a marca mal compreendidos em PT, simplesmente porque não são alemães. Eu pessoalmente não troco um 9000 por qualquer coisa com rodas, ainda o mês passado comprei outro e ainda nem o vi, comprei-o por tão barato que estava, deves ter em conta que se venderes o carro avariado não te darão grande coisa por ele. Com calma e algum t€mpo voltas a saborear o prazer de andar num 9000!! O0 O0
Rogério Rogério, houve o DHC, olha que ainda tenho o meu graças a ele, e cada vez gosto mais do 9000, agora até tem mais uns cavalitos.....pensa devagar..... :|@ :|@ :|@ ;)
Apesar dos amortecedores da mala me fazerem falta ;), sou completamente de acordo com o pessoal.
É o quarto que tenho, nos entretantos tive outros de outras marcas (como se pode ver na minha assinatura) e não desisti até ter um 9000 novamente. O 9000 é um mito! E foi o último dos SAABS Genuínos. Se conseguires, aguenta e arranja-o. Estamos cá para dar umas ajudas no que pudermos.
Abraço.
Não te desfaças do bicho. Se tiveres viatura para te desenrascar, compõe o mesmo com calma. O meu já está pela 3ª vez apeado e não desisto dele. Calma...
Abraço
Avariou o motor?
Avariou o quê?
Que parte?
gripou a cambota? agarrou o motor?
gastas menos de 400€ em peças para deixares o motor TOTALMENTE novo!!!
:)
Com o acumular de óleo por trocar criou-se uma camada pastosa no motor, numa das válvulas (será?).
Achas que tem arranjo?
Isso mais o radiador da chauffage. O tablier está rachado ao meio. Logo talvez por isso não tenha uma assim tão boa insonorização.
É muito muito confortável. Estável como poucos que conduzi atuais. E veloz, muito veloz.
Gosto bastante do carro, desenhado pelo Giugiaro, com umas alterações dum tal Björn Envall da Saab. O desenho do painel de comandos é bem retro e o volante delicado. Muito fácil habituação.
Decidi aguardar um pouco mais e perceber quanto me poderia custar o arranjo quando encontrar as peças adequadas a baixo custo.
A menos que tenha uma boa proposta. Mas ainda existem 9000s por aí a valores muito baixos.
Deixei algumas imagens desta elegante peça no meu album «Saab 9000 2.0».
Obg
Qual é mesmo o sintoma do carro?
não pega? faz barulho a trabalhar?
trabalha incerto?
O óleo não passa nas válvulas... ou não devia :P
O óleo pastoso é um problema grave pois pode riscar algum componente que deveria estar lubrificado....
Como deixaste chegar o óleo a esse ponto?
é o elemento mais importante do motor!!!
Não desanimes... por muito mau que esteja arranja-se material a bom preço para issso :)
Abraço
olha Rogério se isto te ajuda o Emanuel tem o tablier para ti, já agora o que aconteceu concretamente O0
Teszero, já o comprei assim. Mas o carro funcionava muito bem e parecia cuidado. Foi barato (1200€ - já vi que não foi assim tão barato) e pensei que se tratasse dum preço mais baixo devido a ter o tablier quebrado ao meio. Um mecânico que me viu o carro devido ao radiador disse que isso pode acontecer qd se tem o carro muito exposto ao sol. ( ?? )
O SAAB neste momento nem pega. De um dia para o outro começou a fazer um ruído estranho e no dia seguinte deixou-me apeado. Ainda o liguei para chegar a casa, mas foi abaixo no caminho diversas vezes.
Em relação ao problema, na Gaspar disseram-me que a pasta acumulou no fundo do motor (será isso?).
Obg 1 x +
Já agora aproveito para uma pergunta das minhas de extrema leiguice.
Arranjando o motor faria sentido passa-lo logo a gás?
Isto é: seria um custo acrescentado ou um custo integrado?
Obg
Passares a gás, seria um custo acrescentado... A não ser que o fizesses na mesma oficina e negociasses um desconto por fazeres lá tudo.
Abraço
a mim parece-me sempre um custo, acho que é indiferente, porque muito provavelmente quem te arranja o motor não instala o gás.
consegues por fotos do carro , capô aberto e o interior, aqui no forum há muitos que só de verem os carros percebem que houve mexidelas, mas pelo que indicas o motor não está preso, menos mal...
ah e em minha opinião por a gás vale sempre a pena, mas primeiro garante o bom funcionamento do motor, senão vais estar sempre a achar que a culpa é do gás e etc...
abraço
E qt poderá custar uma conversão destas?
Pores um 9000 a gás, não é igual a meteres um Clio... Precisas de injectores que suportem a potência do carro. Deverá rondar os 1200/1500eur.
Abraço
Os meus agradecimentos a todos os que me tentaram ajudar aqui no forum.
Mas vou desistir do meu 9000.
O fator financeiro não me permite seguir em frente com este belo carro.
Obg
Permite que te dê a minha opinião muito pessoal e sincera, não desistas, o carro avariado não vale nada, eu em Fevereiro último comprei um por ....... 250€... o teu avariado não vale mais, esta é a cruel verdade. Tenta aguentar (se isso não te trouxer qualquer transtorno familiar/financeiro), e quando te seja possível a pouco e pouco vais reparando. Imagina que compras um carro novo e estás a pagar a crédito, tens um acidente e o carro vai para a sucata, no entanto tens de continuar a pagar mas já não tens carro, faz de conta que o carro, perdão, o teu automóvel foi para o ... sossego final, é como se já não o tivesses, quando te s€ja possív€l vais juntando uns trocos e um dia poderás desfrutar da tua bela máquina...
Abraço.
Tal como o DHC disse e bem...
não vais fazer dinheiro com o carro...
Uma coisa que as pessoas não se mentalizam (não é culpa tua, penso que seja geral)...
é que compram carros com 20 anos e esperam que seja como se saissem do stand ontem...
Não existe preocupação sequer em trocar uma simples junta da colaça... que na grande maioria dos casos é a original de fabrica.
SAAB é bom... sim, muitos carros com 20 anos andam aí sem a minima manutenção...
mas se respeitarem o vosso SAAB... ele respeitavos a vocês....
Todos os carros que comprei abri logo o motor e coloquei tudo novo...
posso ser maluco... mas tenho 2 coisas:
- a noção que o carro custa o valor do mesmo + a manutenção
- os carros com os motores a trabalharem certinho
Alem disso a reparação completa de um motor SAAB é "baratissima"...
isto é... um conjunto de bronzes da cambota custa cerca de 70€....
quanto custa isso num bmw ou mercedes? 700?
um kit de segmentos (kit... todos os cilindros... 3 segmentos por cada...) custa menos de 100€...
quanto custa para um bmw ou mercedes? 500? mais?
Ou seja....
Não desistas do carro, não o irás rentabilizar, nem vendendo às peças...
junta 800... 1000... euros e colocas-lo novo...
Abraço
Venho uma vez mais agradecer a todos aqui no forum.
Ainda reconsiderei a minha posição, mas não tenho neste momento nem prevejo ter nos próximos dinheiro extra suficiente para pôr o meu Saab 9000 novamente a andar na estrada.
Assim venho informar que vou pôr o Saab à venda para peças em venda única. Desculpem-me os administradores caso não seja este o local a faze-lo.
Sinto muito não ter desfrutado o tempo suficiente dele mas conto numa altura mais propícia voltar a adquirir um, desta vez melhor informado. E com umas viagens já agendadas à montanha, porque o Saab naquelas curvas é duma elegância...
Obg
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Assim venho informar que vou pôr o SAAB à venda para peças em venda única. Desculpem-me os administradores caso não seja este o local a faze-lo.
A questão é que não criando um topico na secção de vendas poucas hipoteses tens de vender o 9000. Se tu viesses a este forum a procura de uma SAAB para comprar, diz-me onde é que ias procurar? na secção de vendas ou na secção de oficina ...
Basta criares um topico na secção de vendas com o maximo (possivel) de informações sobre o estado do 9000. Fotos e preço também ajuda mas não é obrigatório.
Olá Rogério.
é pena teres que o vender :( :( :(
Esperemos que vá para alguém que tome bem conta dele...
Tal como referido pelo smap coloca um tópico com fotos e toda a informação possível na nossa secção de "vende-se"
Abraço
Tenho pena tambem, sou da opiniao do pessoal e tenho um velhinho de 88, lembro-me que na altura tambem tive problemas com o radiador da chaufagem e primeiro comecou com o "H" e deposi o radiador, fiz a brincadeira com 100 euros as duas pecas....
Mas cada um sabe das suas contas.....
Dário, tens que ler o tópico todo :)
he he he
não é só o titulo e a ultima página :P
eu sei... são quase 25.000 posts :P
lolol
Abraço
eu li tudo.... o que comecou numa coisa acabou por ser outra, isso da pasta tambem deixou-me a pensar , oleos de ma qualidade?
Neste carro tem que ser....
Abre - troca - Limpa - Fecha
:D
Abraço
Sem duvida , ali era abrir e ver tudo....nao ha volta a dar!