Boa tarde a todos.
Venho aqui pedir umas ajudas e opiniões vossas, apesar de saber que é uma avaria muito pouco específica e ter 99% de certeza que tem de ir para a oficina.
O meu SAAB 900 T16 hoje puro e simplesmente decidiu não pegar.
De manhã pegou, como sempre, à primeira, vim pela auto-estrada nos 120-130km/h sem qualquer falha ou perda de potencia.
Agora à hora de almoço quando ia sair dou à chave, as luzes acendem normalmente, o motor de arranque funciona normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Da primeira vez ainda deu uns soluços... provavelmente a queimar os restos de gasolina no sistema de injecção... a partir dai nada.
Não dá aviso de qualquer anomalia no SID, já coloquei o comutador de gpl apenas para gasolina mas nada...
Quando dou à chave durante uns segundos sinto um cheiro a gasolina, embora não seja diagnóstico, mas faz-me pensar que a gasolina chega ao sistema de injecção....
As únicas situações fora do normal, foram hoje mudar uma lampada de travoes que estava fundida, o facto de ele há uns dias andar a mostrar no SID a mensagem "Revision y Servicio" e há cerca de uma semana atrás, por duas vezes senti uma falha do motor quando ia a puxar a serio... durou apenas uns segundos... como se lhe faltasse combustivel por um segundo e nunca mais aconteceu!
Já experimentei pôr a trabalhar com as duas chaves mas é igual.... já andei a verificar os fusíveis da bomba de combustível e do imobilizador mas está bom....
Aceitam-se opiniões e apostas :)
P.S.: Desculpem o testamento!!
Cheira-me a K7 DI... O motor roda? Faz aquele "tumtumtum" de tentar pegar?
Abraço
Kamuma o motor nem sequer tenta arrancar... só fez isso da primeira vez. Agora o motor de arranque roda normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Também pensei na cassete, especialmente devido aquela falha há uns tempos atrás.... mas pensava que quando a cassete se estava a ir embora o motor arrancava mas falhava e o carro nao puxava, não pensei que morresse assim de repente..
Há alguma maneira de testar a cassete?
Muda para radio a ver se dá :P (brincadeira estupida e já sem graça, mas eu insisto!)
Isso do cheiro a gasolina faz lembrar quando os motores encharcam as velas, mas nesse caso deve ser diferente, não será problema no desbloqueio do corte de combustivel?? Nesses carros, não é preciso fazer um reset quando se desliga a bateria? poderá ter havido um erro nesse sistema
Há... Experimentas outra :P
Agora a sério, se a K7 for á vida, o motor nem pega... Em principio acontecerá o que descreves.
Abraço
Kriticross... aquilo nem com ipod lá vai!! Como é que se faz esse reset?
Kamuma por acaso nao vives perto de Loures? LOL
Na volta arrisco a comprar uma cassete nova... só me está a custar dar 300€ e depois não ser disso!! Mas sinceramente também foi logo a minha primeira hipótese...
Li por aqui que quando as cassetes vão à vida deixam a parte de cima das velas sujas de óleo... isso é sempre assim ou só em alguns casos? Porque senão tirava a cassete fora para ver!
Nem sempre isso acontece.
O reset fazes ao desligar a bateria durante uns minutos, 10min deverão chegar.
Abraço
Podem ser 3 coisas
- K7
- Bomba de gasolina
- sensor de cambota
K7 podes testar da seguinte forma
1. tiras a cassete
2. tiras as velas
3. metes as velas na cassete
4. das a chave para ver se vês faiscas nas velas
Bomba de gasolina
1. levanta o banco traseiro
2. mete o ouvido junto a chapa no centro do carro onde o banco encostaria
3. pede a alguém para rodar a chave até ao ponto antes de dar motor de arranque se não ouvires barulho nenhum eléctrico é porque a bomba não esta a funcionar
Sensor de cambota, tens que medir a resistência com um multímetro mas eu não sei quais são os valores esperados
A minha opinião é que a K7 já deu o que tinha a dar, ainda para mais sentes o cheiro a gasolina.
Para teres a certeza que mão é o imobilizador tranca as portas com o comando e volta a abrir, só depois das a chave
Mas nao havia uma sequencia qualquer para o reset? ou é só nos 9000?
A minha bomba de combustivel quando foi a viola o carro soluçava
Obrigado SMAP,
boas ideias para testar...
Agora só me falta levar o carro para casa LOL
O problema está resolvido. Era mesmo a cassete que tinha dado o "**Asneira** mestre".
Ontem fui ao custojusto e encontrei uma original, usada, à venda por 80€... embora fosse dinheiro arrisquei... montei hoje de manhã no carro e... pega lindamente como sempre. Claro que é material usado, logo não posso esperar uma vida mto longa, mas qualquer dia compro uma nova.
Para que possa ajudar alguém... os sintomas que fui sentindo no carro e que não ligava mto eram:
- relanti um pouco irregular e sempre abiaxo das 1000rpm, por 2 ou 3x ate chegou a ir abaixo (agora com a "nova" mantém-se mto proximo das 1000rpm e está mto suave e regular)
- ao puxar, por 2x, quando o turbo chegou perto do vermelho o carro falhou como se faltasse o combustivel por um segundo
- ontem deixou de pegar, sem qualquer anomalia indicada nos avisadores, o motor de arranque funcionava bem e ao fim de algumas voltas ficava um leve cheiro a gasolina.
Quero agradecer a todos a vossa ajuda... se alguém quiser uma cassete avariada é só vir a Loures buscar!! Ofereço! ;D
Quero também agradecer ao meu C3 que mesmo depois de estar várias semanas parado na garagem e com 180000km de maus tratos em cima, continua sempre disponível para desenrascar, quando as outras grandes maquinas dão o berro >:D
Abraço
E eu quero agradecer-te a ti, porque resolveste o problema que eu tenho primeiro, arriscaste primeiro. Os meus sintomas sao muito semelhantes mesmo... simplesmente o carro ainda vai pegando (por enquanto)
Tenho que comprar uma também, so que la esta, tenho sempre medo de arriscar numa usada, visto que é uma coisa tao problematica corre-se o risco de dentro de pouco tempo estar igual!
Será que ainda ninguem inventou uma maneira de as reparar?? isso é que era fazer dinheiro :)
Kriticross... se perceberes de electrónica posso dar-te a minha para a desmontares e veres se consegues arranjar... eu nem vale apena dar-me ao trabalho pq electrónica não é mesmo a minha área!!!
O antigo dono desta cassete diz que andou cerca de 20000km com ela e que o carro começou a falhar... então foi a Saab e disseram que era a cassete, ele comprou outra de linha branca e o carro ficou na mesma... afinal o problema estava na borboleta do acelerador ou que era... mas o prob dele era diferente... o carro a frio nao puxava e engasgava... depois de estar quente ficava normal...
Partindo do principio que ele fala a verdade esta deveria durar mais uns 50000km... mas mesmo que não dure isso ao menos que dure uns tempos para eu fazer algum dinheiro e comprar uma nova...
O problema de as reparar é que acho que aquilo é tudo protegido com resina por dentro... partindo a resina dificilmente se consegue recuperar em condições!
Pois a mim é o contrario, já me disseram que era da borboleta, mas já a mudei e continua semelhante, o que me parece que seja DI
O meu engasga-se as vezes frio e as vezes a quente, as vezes só a GPL e as vezes só a gasolina... as vezes nos dois e as vezes nunca!!!
É muito as vezes.....
Só tenho uma vermelha suplente, senão um dia que por cá passasses, levavas para experimentar :(
Abraço
Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)
Tenho que procurar um matricula NC :P
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Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)
Se todos pensassem como tu, podias acabar com uma em pior estado ... depois de ta trocarem :)))
05-83-NC... Tem proteção anti roubo de K7, só usa CDs :P
Abraço
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Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)
Se todos pensassem como tu, podias acabar com uma em pior estado ... depois de ta trocarem :)))
Quem me diz a mim que nao foi isso que aconteceu já?
Fora de brincadeiras, as vezes basta entrar com o carro numa oficina mais dúbia
Hoje reparei que com esta cassete o ponteiro do turbo chega junto ao vermelho e não sobe mais enquanto com a cassete antiga o ponteiro subia 2mm no vermelho depois sentia um corte brusco na aceleração.
Então pode influenciar a pressão do Turbo, queres ver que resolvo mais um problema meu!
Kiticross se tens esses probs compra uma cassete nova ou entao uma usada a funcionar e experimenta... se nao for guarda-a que mais tarde ou mais cedo vais precisar.
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Então pode influenciar a pressão do Turbo, queres ver que resolvo mais um problema meu!
Influência tudo, e a DI não esta a trabalhar bem o ponto de ignição de motor para cada rotação não está correcto. Quando tens problemas na ignição podes ter:
- missfires
- detonação
e ambos os problemas acima podem fazer com que se sintam quebras no funcionamento do motor como um todo.
O funcionamento de origem em termos de pressão de turbo é chegar até ao inicio do vermelho e por ali se manter. No caso do 900 do
guerreio e visto que é Trionic5 aconselho a limpeza da válvula de APC com WD40 e depois ar.
Guerrreiro, já arranjou outra Di para experimentar? tenho uma se quiser podemos fazer a experiência,
moro em Lisboa
diga qq coisa , não li o post completamente, se calhar já arranjou
Abraço
Obrigado mferraz :)
Mas entretanto comprei uma usada barata e apesar de ter só uns dias está a funcionar perfeitamente... vamos a ver quanto tempo dura!
Smap o meu antigamente subia um pouco no vermelho e depois cortava bruscamente... agora fica no intervalo entre o vermelho e o amarelo... mas vou fazer essa limpeza que dizes
kriticross, só tens a k7 que ussas?
de que estas à espera para comprares outra funcional?
O teu problema quase DE CERTEZA que será a k7...
mas se não for.. precisas de uma suplente e precisas... nunca perdes nada...
Assim já não te acontece como o guerreiro que ficou a pé...
Se realmente for problema da k7(o mais certo) essa tua serve bem para suplente...
Abraço
Pois, comprei o SAAB em 2008 e desde essa altura que ando para comprar uma, mas... Agora nao que joga o Benfica, agora nao que está sol.... e vai-se adiando... Mas pronto, lá tera mesmo que ser, e assim tenho a vantagem (como dizes) de ainda ter esta mais ou menos funcional para desenrascar no futuro... tem mesmo de ser... mas agora não, que vêm lá muitos casamentos :P
Pode ser que tenhas que ir metade do trajecto a pé...
mas em direção a casa buscar o fiesta :P
lolol
Um gajo paga seguro com assistencia em viagem para alguma coisa! E é sempre uma desculpa para pedir um carro de substituição o que dá para fazer uns test-drives aos novos Passat, ou Audi etc etc... :P
Kriticross precisas de uma cassete? tenho uma vermelha que posso te emprestar
No dele tem de ser uma preta. Vermelha eu já lhe disse que também tenho.
Nos B2x4x funcionam as pretas e as vermelhas, nos B2x5x só as pretas dão.
Abraço
A minha é preta, obrigado na mesma
Kamuma, se pegar numa vermelha e a pintar de preto já dá???? :))) :))) :)))
Se for com bolinhas cor de rosa podes pintar que pode ser que... nop... não dá na mesma :P
Abraço
E se for uma preta pintada de vermelho????!!!
Olha... Nunca tinha pensado nisso. Se pintares uma gaita de preto ela ficará maior que uma branca? :))) :))) :)))
Abraço
Pois, num sei!!
Mas olha que se pintares o carro de cinza prata fica maior (fora de brincadeiras, houve um estudo que revelou que os carros prateados parecem maiores)
já agora falando das pretas e das vermelhas, o b204e pode levar as duas? e tras alguma vantagem se for a preta? se calhar já há um tópico e não reparei ???
Sim, o B204E funciona com a preta.
Abraço
Caraças... que raio de conversa....
As cassetes vermelhas são unidireccionais... só recebem informação da gestão do motor...
As cassetes pretas são BI-direccionais, recebem e enviam dados.
Logo... as vermelhas não funcionam nos 9-3 e 9-5 porque não enviam a informação necessária para trionic 7...
Mas as pretas funcionam nos 9000/900 porque recebem a informação, sendo a enviada ignorada pela Trionic 5...
Existe um "mito" que as cassetes pretas não são tão sensíveis à detecção de detonação na câmara de combustão...
As cassetes pretas são mais resistentes / duradouras que as vermelhas.
Abraço
O Tes tem razão. Eu aproveito para explicar o porquê, aliás já foi dito aqui.
O sistema de amplificação de corrente usado nas K7 vermelhas é à base de corrente alterna amplificada por Diacs e Triacs (para quem não conhece, é o mesmo sistema usado nos reóstatos de luzes de casa, que diminuem e aumentam a intensidade da luz por um botão redondo). O sinal vindo da centralina é uma onda quadrada que ao entrar K7 é transformada em sinal sinusoidal, amplificado pelos Triacs e controlado o disparo na vela correspondente pelos Diacs que funcionam como interruptor.
Nas K7 pretas, o sistema funciona por AMP'OPs (amplificadores operacionais) que funcionam como aas fontes de alimentação comutadas que usamos hoje em dia em tudo o que é electrónico. Seja, é gerado um sinal de onda quadrada, ou mesmo apenas um sinal contínuo, 0 ou 1 que entra na K7, é amplificado e depois passa para um oscilador que gera um sinal alterno para alimentar as velas.
Espero não me ter esquecido de nada...
Qualquer dúvida disponham...
:)agora sim acho que grosso modo já deu para entender,
Obrigado pelas explicacoes
Então quer dizer que o pessoal devia todo comprar cassetes pretas porque para além de funcionarem normalmente nos "vermelhos" têm a vantagem de serem mais resistentes e duradouras?
Tal como referi em cima... existe o "mito", ainda que provar, que a deteção de detonação é menos sensível usando a preta...
Contudo, eu por exemplo, arranjei uma preta para o meu como suplente...
Abaço
É so para explicar algum mal entendido, o B204 não pode andar com as duas....... Só com uma..... De cada vez!
Não resisti :>S :>S :>S :)))
:>S :>S se calhar fazendo um bypass e já agora dois turbos 8)
Se for um bimotor, pode usar 2... :D
Abraco
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Se for um bimotor, pode usar 2... :D
Abraco
Daaahhhhhh :|@ :|@ :|@ :|@ :|@
Acho que são 4!!! lololololol ::P ::P ::P ::P :>S :>S :>S :>S
Eh pá!!
Blá blá blá, whiskas saquetas !! (Passo a publicidade)!
Usem vermelhas quando são vermelhas e pretas quando são pretas.
O sistema de alimentação é diferente nas duas. As vermelhas usam sinal alternon sempre.
As pretas transformam sinal contínuo em sinal alterno, daí o oscilador que referenciei.
Não inutiliza o que o Tes disse mas não é a mesma coisa. Difere...