SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: guerreiro em 27 de Março de 2014, 14:28

Título: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 27 de Março de 2014, 14:28
Boa tarde a todos.
Venho aqui pedir umas ajudas e opiniões vossas, apesar de saber que é uma avaria muito pouco específica e ter 99% de certeza que tem de ir para a oficina.
O meu SAAB 900 T16 hoje puro e simplesmente decidiu não pegar.
De manhã pegou, como sempre, à primeira, vim pela auto-estrada nos 120-130km/h sem qualquer falha ou perda de potencia.
Agora à hora de almoço quando ia sair dou à chave, as luzes acendem normalmente, o motor de arranque funciona normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Da primeira vez ainda deu uns soluços... provavelmente a queimar os restos de gasolina no sistema de injecção... a partir dai nada.
Não dá aviso de qualquer anomalia no SID, já coloquei o comutador de gpl apenas para gasolina mas nada...
Quando dou à chave durante uns segundos sinto um cheiro a gasolina, embora não seja diagnóstico, mas faz-me pensar que a gasolina chega ao sistema de injecção....
As únicas situações fora do normal, foram hoje mudar uma lampada de travoes que estava fundida, o facto de ele há uns dias andar a mostrar no SID a mensagem "Revision y Servicio" e há cerca de uma semana atrás, por duas vezes senti uma falha do motor quando ia a puxar a serio... durou apenas uns segundos... como se lhe faltasse combustivel por um segundo e nunca mais aconteceu!
Já experimentei pôr a trabalhar com as duas chaves mas é igual.... já andei a verificar os fusíveis da bomba de combustível e do imobilizador mas está bom....
Aceitam-se opiniões e apostas :)

P.S.: Desculpem o testamento!!
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: Guest em 27 de Março de 2014, 14:34
Cheira-me a K7 DI... O motor roda? Faz aquele "tumtumtum" de tentar pegar?

Abraço
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: guerreiro em 27 de Março de 2014, 14:40
Kamuma o motor nem sequer tenta arrancar... só fez isso da primeira vez. Agora o motor de arranque roda normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Também pensei na cassete, especialmente devido aquela falha há uns tempos atrás.... mas pensava que quando a cassete se estava a ir embora o motor arrancava mas falhava e o carro nao puxava, não pensei que morresse assim de repente..

Há alguma maneira de testar a cassete?
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: Kriticross em 27 de Março de 2014, 14:43
Muda para radio a ver se dá :P (brincadeira estupida e já sem graça, mas eu insisto!)

Isso do cheiro a gasolina faz lembrar quando os motores encharcam as velas, mas nesse caso deve ser diferente, não será problema no desbloqueio do corte de combustivel?? Nesses carros, não é preciso fazer um reset quando se desliga a bateria? poderá ter havido um erro nesse sistema
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: Guest em 27 de Março de 2014, 14:44
Há... Experimentas outra :P
Agora a sério, se a K7 for á vida, o motor nem pega... Em principio acontecerá o que descreves.

Abraço
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: guerreiro em 27 de Março de 2014, 14:52
Kriticross... aquilo nem com ipod lá vai!! Como é que se faz esse reset?

Kamuma por acaso nao vives perto de Loures? LOL
Na volta arrisco a comprar uma cassete nova... só me está a custar dar 300€ e depois não ser disso!! Mas sinceramente também foi logo a minha primeira hipótese...
Li por aqui que quando as cassetes vão à vida deixam a parte de cima das velas sujas de óleo... isso é sempre assim ou só em alguns casos? Porque senão tirava a cassete fora para ver!
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: Guest em 27 de Março de 2014, 14:53
Nem sempre isso acontece.

O reset fazes ao desligar a bateria durante uns minutos, 10min deverão chegar.

Abraço
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: SMAP em 27 de Março de 2014, 14:58
Podem ser 3 coisas
- K7
- Bomba de gasolina
- sensor de cambota

K7 podes testar da seguinte forma
1. tiras a cassete
2. tiras as velas
3. metes as velas na cassete
4. das a chave para ver se vês faiscas nas velas

Bomba de gasolina
1. levanta o banco traseiro
2. mete o ouvido junto a chapa no centro do carro onde o banco encostaria
3. pede a alguém para rodar a chave até ao ponto antes de dar motor de arranque se não ouvires barulho nenhum eléctrico é porque a bomba não esta a funcionar

Sensor de cambota, tens que medir a resistência com um multímetro mas eu não sei quais são os valores esperados



A minha opinião é que a K7 já deu o que tinha a dar, ainda para mais sentes o cheiro a gasolina.


Para teres a certeza que mão é o imobilizador tranca as portas com o comando e volta a abrir, só depois das a chave
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: Kriticross em 27 de Março de 2014, 14:59
Mas nao havia uma sequencia qualquer para o reset? ou é só nos 9000?

A minha bomba de combustivel quando foi a viola o carro soluçava
Título: Re: Não pega!
Mensagem de: guerreiro em 27 de Março de 2014, 15:04
Obrigado SMAP,
boas ideias para testar...

Agora só me falta levar o carro para casa LOL
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 28 de Março de 2014, 10:08
O problema está resolvido. Era mesmo a cassete que tinha dado o "**Asneira** mestre".
Ontem fui ao custojusto e encontrei uma original, usada, à venda por 80€... embora fosse dinheiro arrisquei... montei hoje de manhã no carro e... pega lindamente como sempre. Claro que é material usado, logo não posso esperar uma vida mto longa, mas qualquer dia compro uma nova.
Para que possa ajudar alguém... os sintomas que fui sentindo no carro e que não ligava mto eram:
- relanti um pouco irregular e sempre abiaxo das 1000rpm, por 2 ou 3x ate chegou a ir abaixo (agora com a "nova" mantém-se mto proximo das 1000rpm e está mto suave e regular)
- ao puxar, por 2x, quando o turbo chegou perto do vermelho o carro falhou como se faltasse o combustivel por um segundo
- ontem deixou de pegar, sem qualquer anomalia indicada nos avisadores, o motor de arranque funcionava bem e ao fim de algumas voltas ficava um leve cheiro a gasolina.

Quero agradecer a todos a vossa ajuda... se alguém quiser uma cassete avariada é só vir a Loures buscar!! Ofereço!  ;D
Quero também agradecer ao meu C3 que mesmo depois de estar várias semanas parado na garagem e com 180000km de maus tratos em cima, continua sempre disponível para desenrascar, quando as outras grandes maquinas dão o berro  >:D

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 28 de Março de 2014, 11:24
E eu quero agradecer-te a ti, porque resolveste o problema que eu tenho primeiro, arriscaste primeiro. Os meus sintomas sao muito semelhantes mesmo... simplesmente o carro ainda vai pegando (por enquanto)

Tenho que comprar uma também, so que la esta, tenho sempre medo de arriscar numa usada, visto que é uma coisa tao problematica corre-se o risco de dentro de pouco tempo estar igual!

Será que ainda ninguem inventou uma maneira de as reparar?? isso é que era fazer dinheiro :)
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 28 de Março de 2014, 17:46
Kriticross... se perceberes de electrónica posso dar-te a minha para a desmontares e veres se consegues arranjar... eu nem vale apena dar-me ao trabalho pq electrónica não é mesmo a minha área!!!
O antigo dono desta cassete diz que andou cerca de 20000km com ela e que o carro começou a falhar... então foi a Saab e disseram que era a cassete, ele comprou outra de linha branca e o carro ficou na mesma... afinal o problema estava na borboleta do acelerador ou que era... mas o prob dele era diferente... o carro a frio nao puxava e engasgava... depois de estar quente ficava normal...
Partindo do principio que ele fala a verdade esta deveria durar mais uns 50000km... mas mesmo que não dure isso ao menos que dure uns tempos para eu fazer algum dinheiro e comprar uma nova...

O problema de as reparar é que acho que aquilo é tudo protegido com resina por dentro... partindo a resina dificilmente se consegue recuperar em condições!
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 28 de Março de 2014, 17:56
Pois a mim é o contrario, já me disseram que era da borboleta, mas já a mudei e continua semelhante, o que me parece que seja DI

O meu engasga-se as vezes frio e as vezes a quente, as vezes só a GPL e as vezes só a gasolina... as vezes nos dois e as vezes nunca!!!

É muito as vezes.....
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 28 de Março de 2014, 17:59
Só tenho uma vermelha suplente, senão um dia que por cá passasses, levavas para experimentar :(

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 28 de Março de 2014, 18:07
Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)

Tenho que procurar um matricula NC :P
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: SMAP em 28 de Março de 2014, 18:09
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Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)

Se todos pensassem como tu, podias acabar com uma em pior estado ... depois de ta trocarem  :)))
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 28 de Março de 2014, 18:13
05-83-NC... Tem proteção anti roubo de K7, só usa CDs :P

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 28 de Março de 2014, 18:29
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Pois é mesmo isso que tenho que fazer. Quando encontrar um na rua assalto-lhe o capot, mas depois volto a por como estava (ou meto a minha, assim o gajo nem da conta que foi gamado... ahahah >:D >:D >:D)

Se todos pensassem como tu, podias acabar com uma em pior estado ... depois de ta trocarem  :)))

Quem me diz a mim que nao foi isso que aconteceu já?

Fora de brincadeiras, as vezes basta entrar com o carro numa oficina mais dúbia
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 29 de Março de 2014, 22:27
Hoje reparei que com esta cassete o ponteiro do turbo chega junto ao vermelho e não sobe mais enquanto com a cassete antiga o ponteiro subia 2mm no vermelho depois sentia um corte brusco na aceleração.
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 30 de Março de 2014, 12:45
Então pode influenciar a pressão do Turbo, queres ver que resolvo mais um problema meu!
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 30 de Março de 2014, 22:47
Kiticross se tens esses probs compra uma cassete nova ou entao uma usada a funcionar e experimenta... se nao for guarda-a que mais tarde ou mais cedo vais precisar.
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: SMAP em 31 de Março de 2014, 08:55
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Então pode influenciar a pressão do Turbo, queres ver que resolvo mais um problema meu!

Influência tudo, e a DI não esta a trabalhar bem o ponto de ignição de motor para cada rotação não está correcto. Quando tens problemas na ignição podes ter:
- missfires
- detonação
e ambos os problemas acima podem fazer com que se sintam quebras no funcionamento do motor como um todo.

O funcionamento de origem em termos de pressão de turbo é chegar até ao inicio do vermelho e por ali se manter. No caso do 900 do guerreio e visto que é Trionic5 aconselho a limpeza da válvula de APC com WD40 e depois ar.
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: mferraz em 31 de Março de 2014, 09:23
Guerrreiro, já arranjou outra Di para experimentar? tenho uma se quiser podemos fazer a experiência,
moro em Lisboa
diga qq coisa , não li o post completamente, se calhar já arranjou
Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 31 de Março de 2014, 10:54
Obrigado mferraz  :)
Mas entretanto comprei uma usada barata e apesar de ter só uns dias está a funcionar perfeitamente... vamos a ver quanto tempo dura!

Smap o meu antigamente subia um pouco no vermelho e depois cortava bruscamente... agora fica no intervalo entre o vermelho e o amarelo... mas vou fazer essa limpeza que dizes
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: TesZero em 10 de Abril de 2014, 12:19
kriticross, só tens a k7 que ussas?

de que estas à espera para comprares outra funcional?

O teu problema quase DE CERTEZA que será  a k7...
mas se não for.. precisas de uma suplente e precisas... nunca perdes nada...

Assim já não te acontece como o guerreiro que ficou a pé...

Se realmente for problema da k7(o mais certo) essa tua serve bem para suplente...

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 10 de Abril de 2014, 12:23
Pois, comprei o SAAB em 2008 e desde essa altura que ando para comprar uma, mas... Agora nao que joga o Benfica, agora nao que está sol.... e vai-se adiando... Mas pronto, lá tera mesmo que ser, e assim tenho a vantagem (como dizes) de ainda ter esta mais ou menos funcional para desenrascar no futuro... tem mesmo de ser... mas agora não, que vêm lá muitos casamentos :P
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: TesZero em 11 de Abril de 2014, 09:15
Pode ser que tenhas que ir metade do trajecto a pé...
mas em direção a casa buscar o fiesta :P

lolol
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 11 de Abril de 2014, 09:59
Um gajo paga seguro com assistencia em viagem para alguma coisa! E é sempre uma desculpa para pedir um carro de substituição o que dá para fazer uns test-drives aos novos Passat, ou Audi etc etc... :P
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: mferraz em 11 de Abril de 2014, 10:06
Kriticross precisas de uma cassete? tenho uma vermelha que posso te emprestar
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 11 de Abril de 2014, 10:10
No dele tem de ser uma preta. Vermelha eu já lhe disse que também tenho.
Nos B2x4x funcionam as pretas e as vermelhas, nos B2x5x só as pretas dão.

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 11 de Abril de 2014, 10:12
A minha é preta, obrigado na mesma

Kamuma, se pegar numa vermelha e a pintar de preto já dá????  :))) :))) :)))
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 11 de Abril de 2014, 10:14
Se for com bolinhas cor de rosa podes pintar que pode ser que... nop... não dá na mesma :P

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 11 de Abril de 2014, 10:17
E se for uma preta pintada de vermelho????!!!
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 11 de Abril de 2014, 10:18
Olha... Nunca tinha pensado nisso. Se pintares uma gaita de preto ela ficará maior que uma branca?  :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 11 de Abril de 2014, 10:22
Pois, num sei!!

Mas olha que se pintares o carro de cinza prata fica maior (fora de brincadeiras, houve um estudo que revelou que os carros prateados parecem maiores)
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: mferraz em 11 de Abril de 2014, 11:11
já agora falando das pretas e das vermelhas, o b204e pode levar as duas? e tras alguma vantagem se for a preta? se calhar já há um tópico e não reparei ???
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 11 de Abril de 2014, 12:16
Sim, o B204E funciona com a preta.

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: TesZero em 11 de Abril de 2014, 13:19
Caraças...  que raio de conversa....

As cassetes vermelhas são unidireccionais... só recebem informação da gestão do motor...

As cassetes pretas são BI-direccionais, recebem e enviam dados.

Logo... as vermelhas não funcionam nos 9-3 e 9-5 porque não enviam a informação necessária para trionic 7...

Mas as pretas funcionam nos 9000/900 porque recebem a informação, sendo a enviada ignorada pela Trionic 5...

Existe um "mito" que as cassetes pretas não são tão sensíveis à detecção de detonação na câmara de combustão...

As cassetes pretas são mais resistentes / duradouras que as vermelhas.

Abraço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: jmcatroia em 11 de Abril de 2014, 20:07
O Tes tem razão. Eu aproveito para explicar o porquê, aliás já foi dito aqui.
O sistema de amplificação de corrente usado nas K7 vermelhas é à base de corrente alterna amplificada por Diacs e Triacs (para quem não conhece, é o mesmo sistema usado nos reóstatos de luzes de casa, que diminuem e aumentam a intensidade da luz por um botão redondo). O sinal vindo da centralina é uma onda quadrada que ao entrar K7 é transformada em sinal sinusoidal, amplificado pelos Triacs e controlado o disparo na vela correspondente pelos Diacs que funcionam como interruptor.
Nas K7 pretas, o sistema funciona por AMP'OPs (amplificadores operacionais) que funcionam como aas fontes de alimentação comutadas que usamos hoje em dia em tudo o que é electrónico. Seja, é gerado um sinal de onda quadrada, ou mesmo apenas um sinal contínuo, 0 ou 1 que entra na K7, é amplificado e depois passa para um oscilador que gera um sinal alterno para alimentar as velas.
Espero não me ter esquecido de nada...
Qualquer dúvida disponham...
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: mferraz em 12 de Abril de 2014, 09:58
  :)agora sim acho que grosso modo já deu para entender,
Obrigado pelas explicacoes
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: guerreiro em 12 de Abril de 2014, 10:06
Então quer dizer que o pessoal devia todo comprar cassetes pretas porque para além de funcionarem normalmente nos "vermelhos" têm a vantagem de serem mais resistentes e duradouras?
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: TesZero em 14 de Abril de 2014, 08:54
Tal como referi em cima... existe o "mito", ainda que provar, que a deteção de detonação é menos sensível usando a preta...

Contudo, eu por exemplo, arranjei uma preta para o meu como suplente...

Abaço
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Kriticross em 16 de Abril de 2014, 13:23
É so para explicar algum mal entendido, o B204 não pode andar com as duas....... Só com uma..... De cada vez!


Não resisti  :>S :>S :>S :)))
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: mferraz em 16 de Abril de 2014, 13:26
 :>S :>S se calhar fazendo um bypass e já agora dois turbos 8)
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: Guest em 16 de Abril de 2014, 13:27
Se for um bimotor, pode usar 2...  :D

Abraco
Título: Re: Não pega!(Resolvido)
Mensagem de: jmcatroia em 16 de Abril de 2014, 20:59
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Se for um bimotor, pode usar 2...  :D

Abraco

Daaahhhhhh :|@ :|@ :|@ :|@ :|@

Acho que são 4!!! lololololol ::P ::P ::P ::P :>S :>S :>S :>S

Eh pá!!
Blá blá blá, whiskas saquetas !! (Passo a publicidade)!

Usem vermelhas quando são vermelhas e pretas quando são pretas.
O sistema de alimentação é diferente nas duas. As vermelhas usam sinal alternon sempre.
As pretas transformam sinal contínuo em sinal alterno, daí o oscilador que referenciei.
Não inutiliza o que o Tes disse mas não é a mesma coisa. Difere...