Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este - [DIY] 9-5 - Substituir pilhas no Alarme (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=121.0) - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores
Aqui tem um DIY publicado pelo
joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele: 9-5 Prata - Joseglv (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1677.15)
Bem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
Assim sendo mandei vir do ebay.UK ( www.saabdisplayrepairs.co.uk (http://www.saabdisplayrepairs.co.uk) ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!! :D
Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! ) :-[
Cá vai:
As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda F.Esq. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mínimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
As unidades de alarme têm este aspecto:

De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
Ao abrir, encontramos este aspecto:

As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
E depois desligar estas duas fichas:

Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )

A ideia é derreter o estanho...

E imediatamente a seguir e enquanto em estado líquido "suga-lo" ...

Para ficar com este aspecto:

O uso daquela ferramenta é imprescindível para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.
Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:

Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso! ^-^
Este é o material retirado:

Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e - ... e o circuito impresso também. NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!

Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?

Depois de tudo soldadinho....

Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...

e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!

E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possíveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
Como isto não tinha fios... foi acessível!
:)
Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sítio!
Espero que tenha ajudado alguém tb!!
O0
mano, eu faço-te isso na boa...
( eu esqueci-me de ti... é o mínimo para compensar... )
O:-)
Também já fiz a substituição do meu...
Depois de selado com vedante, braçadeiras e tudo no sitio, ao chegar a casa reparei que esqueci do jumper! :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(||
Funciona tudo okay, CHECK OK, apita ao teste da chave, apenas acho que quando o carro não tiver bateria o alarme não vai soar...
(http://s17.postimg.org/ecp0p8qov/20151202_001345.jpg)
Ps: Não, não vou reabrir aquilo tudo :( :( :( :( :(
SONY CR123A - €4.49x2 - JumboBox, Alfragide
Porque achas que sem bateria não vai tocar o alarme.
Conferes que a troca das pilhas originais (CR17335) pelas CR123A, resulta no mesmo?
Sim, não te esqueças é de rapaspar as pilhas antes de soldar, caso contrário, não pega e só vai dar trabalho...
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Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho! O0
Estás a ver, ainda há tempos dizias que tinhas tudo feito no 9-5 :)|
Abraço,
Tiago
Pois :D e esta so que agora lembrei-me que estava nessa hipopeia antes do motor do 9-5 berrar lembras-te? E como ele apita quando o fecho esse promenor passou-me ao lado.... ;)
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olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???
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Logue-se Viva, penso que não. O meu 9-5, por exemplo, não tem.
OK existe algum site como o ecat 24 k é para a opel e para a marca Saab?