SAABsPORTUGAL

Oficina => D.I.Y - Do It Yourself => Tópico começado por: SMAP em 11 de Maio de 2014, 17:17

Título: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: SMAP em 11 de Maio de 2014, 17:17
Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este - [DIY] 9-5 - Substituir pilhas no Alarme (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=121.0) - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores

Aqui tem um DIY publicado pelo joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele: 9-5 Prata - Joseglv (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1677.15)

Bem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
Assim sendo mandei vir do ebay.UK ( www.saabdisplayrepairs.co.uk (http://www.saabdisplayrepairs.co.uk) ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!!  :D
Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! )  :-[
Cá vai:

As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda F.Esq. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mínimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
As unidades de alarme têm este aspecto:

The selected media item is not currently available.

De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
Ao abrir, encontramos este aspecto:

The selected media item is not currently available.

As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
E depois desligar estas duas fichas:

The selected media item is not currently available.

Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )

The selected media item is not currently available.

A ideia é derreter o estanho...

The selected media item is not currently available.

E imediatamente a seguir e enquanto em estado líquido "suga-lo" ...

The selected media item is not currently available.

Para ficar com este aspecto:

The selected media item is not currently available.

O uso daquela ferramenta é imprescindível para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.

Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:

The selected media item is not currently available.

Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso!  ^-^
Este é o material retirado:

The selected media item is not currently available.

Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e -   ... e o circuito impresso também.  NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!

The selected media item is not currently available.

Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?

The selected media item is not currently available.

Depois de tudo soldadinho....

The selected media item is not currently available.

Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...

The selected media item is not currently available.

e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!

The selected media item is not currently available.

E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possíveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
Como isto não tinha fios... foi acessível!
:)
Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sítio!

Espero que tenha ajudado alguém tb!!
O0
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: darioglv em 13 de Maio de 2014, 13:00
a minha próxima aventura....
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: joseglv em 13 de Maio de 2014, 13:04
mano, eu faço-te isso na boa...
( eu esqueci-me de ti... é o mínimo para compensar... )
O:-)
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: darioglv em 13 de Maio de 2014, 13:37
e tb me compras os capacitadores?????  ;D
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: joseglv em 13 de Maio de 2014, 13:52
Queres que te mande ou vais sozinho?  :)))
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: darioglv em 13 de Maio de 2014, 13:55
vai tu!
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: razmatazz em 02 de Dezembro de 2015, 21:31
Também já fiz a substituição do meu...
Depois de selado com vedante, braçadeiras e tudo no sitio, ao chegar a casa reparei que esqueci do jumper! :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(||
Funciona tudo okay, CHECK OK, apita ao teste da chave, apenas acho que quando o carro não tiver bateria o alarme não vai soar...

(http://s17.postimg.org/ecp0p8qov/20151202_001345.jpg)

Ps: Não, não vou reabrir aquilo tudo :( :( :( :( :(

SONY CR123A - €4.49x2 - JumboBox, Alfragide
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: karter em 21 de Fevereiro de 2017, 15:09
Porque achas que sem bateria não vai tocar o alarme.
Conferes que a troca das pilhas originais (CR17335) pelas CR123A, resulta no mesmo?
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: razmatazz em 21 de Fevereiro de 2017, 21:53
Sim, não te esqueças é de rapaspar as pilhas antes de soldar, caso contrário, não pega e só vai dar trabalho...
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: darioglv em 22 de Fevereiro de 2017, 10:00
Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: meteorologist em 22 de Fevereiro de 2017, 10:03
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0

Estás a ver, ainda há tempos dizias que tinhas tudo feito no 9-5  :)|

Abraço,
Tiago
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: darioglv em 22 de Fevereiro de 2017, 10:20
Pois  :D e esta so que agora lembrei-me que estava nessa hipopeia antes do motor do 9-5 berrar lembras-te? E como ele apita quando o fecho esse promenor passou-me ao lado....  ;)
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: schmith em 03 de Julho de 2017, 23:51
olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???
Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: meteorologist em 04 de Julho de 2017, 10:18
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Viva, penso que não. O meu 9-5, por exemplo, não tem.

Título: Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
Mensagem de: schmith em 04 de Julho de 2017, 13:20
OK existe algum site como o ecat 24 k é para a opel e para a marca Saab?