Ola a todos,
desta vez o meu Saab deixou-me mesmo pendurado!!! Partiu o cabo de embraiagem e deixou-me na estrada.
Já desmontei a parte de baixo do tablier e tirei o cabo da ligação ao pedal, a minha dúvida é onde encaixa a mola de retorno do pedal... nao vejo nenhum encaixa la para a ponta da mola e nos desenhos que vi nao consigo perceber como colocar...
Outra questão como desaparafusar a caixa de fusiveis do motor para ter acesso ao buraco por onde passa o cabo? Aquilo é um parafuso com uma porca "estranha"... lol
Obrigado. Abraço
P.S.: Vou tentar fazer um DIY a ver se fica alguma coisa de jeito!!!
Espero que esta imagem ajude
Obrigado SMAP ja tinha visto essa imagem. Mas no pedal ha uma mola (nao desenhada na imagem) que supostemente prende o cabo no topo do pedal e que faz o retorno do pedal. Com o partir do cabo a mola soltou-se e ue nao consigo perceber como a prender... qndo tiver acesso ao computador eu coloco uma imagem dessa mola
Mais uma vez obrigado SMAP. Não precisas de perder mais tempo com isto.. eu já percebi como se tem de fixar a mola.
O pedal do meu é igual ao ferrugento da foto (mecanico) a mola que falo é a mola que aparece ao lado do pedal na 2a foto. Esta fica apenas encostada no topo onde encaixa o plastico do cabo da embraiagem, segundo tenho lido, é fundamental para os que tem cruise control para o pedal encostar no interruptor... nos que não tem não é "tão essencial" e pelos vistos o meu já deve ter levado um cabo novo porque a mola não se soltava com o partir do cabo, ainda mais porque partiu junto ao braço da caixa da embraiagem... os srs da Saab ou outros que montaram o cabo devem ter deixado a mola solta uma vez que o carro nao tem cruise control.
A tourada toda vai ser um gajo de 1,80m e 90Kg a montar aquilo num espaço onde uma menina de 1,60 e 50kg ficava apertada!!!!! Mas prometo tentar tirar fotos e tentar mostrar como fazer....
Se tiveres assim tão... apertadinho :P
tira o banco do condutor :)
Aguardamos fotos :)
Novidades?
Por esta altura o cabo velho já foi removido... o novo está no local... mas ainda sem ser definitivamente colocado..
Estive para comprar um de ajuste manual... mas acabei por comprar o original da Saab, com ajuste automático... segundo o sr Gaspar ao fim de uns km é normal sentirmos o pedal a pegar mto em baixo então temos de dar uns puxões no cabo para o mecanismo automatico funcionar!!! Nunca pensei que numa marca premium como a Saab as coisas funcionassem ao puxão!!!
Neste momento só me apetece pegar numa marreta de uns 5kg e dar tanta marretada até ele ficar enfiado... tudo apertadissímo que quase nem as mão lá cabem.. quando mais conseguir ver o que estou a fazer!!!
Após estes desabafos, o que me está a complicar mais a tarefa é conseguir colocar a tal mola do pedal no sitio (deve ter sido por isso que os anteriores "reparadores" a deixaram para baixo) porque o restante cabo está montado... só sei se está a funcionar bem depois de montar mesmo tudo e poder ligar o carro.
Com a minha falta de experiência e como só consigo ir fazendo as coisas de manha cedo antes de vir para o trabalho... lá para o fim de semana espero ter acabado!
Tem paciência, de alguma forma irás ganhando a experiência que falta e conseguirás resolver o problema :)
Esperemos que seja de forma mais fácil e rápida :)
Abraço
Obrigado pelo apoio Teszero! A pouco e pouco vai ficando tudo no sitio...
Espero voltar a ver esse cabrio :)
quem sabe no encontro nacional dia 21 de junho :D :D :D :D
Não me é fácil ir aos encontros... trabalho ao sábado e depois com mulher e filhota nunca é fácil organizar as coisas... mas um dia destes sem dúvida que irei :)
Isso não é desculpa... :P
como podes ver pelas fotos dos encontros... toda a gente tem esposa, marido e filhos.
E muita gente trabalha aos sábados e por turnos.
:D
Acho que é desta que vou usar a marreta!!!!!! :(||
Novo capítulo...
finalmente consegui montar tudo... com um gancho de arame feito por mim coloquei a mola do pedal no sitio... conectei o cabo da embraiagem no pedal... com a ajuda do cabo de um martelo fiz de alavanca e consegui encaixar o outro topo do cabo na alavanca da embraiagem no motor... montei tudo... experimento varias pedaladas com o carro parado parece-me normal...
Arranco com o carro... embraiagem perfeita... a pegar mais ou menos a meio do curso do pedal... saio dou uma volta ao bairro onde engreno e desengreno varias velocidades... tudo perfeito...
Páro o carro à porta da garagem para meter o C3 la dentro e trazer hoje este para o trabalho... volto a ligar... meto a marcha-atrás... quando vou para meter a primeira fico com o pedal da embraiagem mole e não deixa desengatar!!!!!
Passei-me dos cornos!! Arranco à força a primeira... meto a marcha atras sem embraiagem sem nada e estaciono o carro.... sinceramente só não o atirei pelo barranco abaixo porque eu estava lá dentro!!!!!!
Um cabo de embraiagem novo.... de origem... e o sistema de ajuste automatico falha assim logo nos primeiros metros que o carro anda!!?
1º) como posso confiar em fazer uma viagem num carro assim!!??
2º) acho que um dia destes o vou trocar por um Fiat velho e podre... sempre é mais fiável!!!!
Há trabalhos assim.....creio que muitos de nós passamos por essas "estafas" e por vezes o melhor é fechar a garagem e vir no dia a seguir.......mas temos de ter calma.
Pensa no que poderia ter sido.......o freio talvez se soltou?
Não darioglv... é o brilhante sistema de auto-ajuste que os cabos de embraiagem têm! Está tudo no sitio...
O mecanico da Saab avisou-me que isso mtas vezes acontece... que vão lá mudar o cabo e ao fim de pouco tempo vão lá a queixar-se que a embraiagem deixou de funcionar...
Agora o que tenho de fazer é voltar a afastar a caixa dos fusiveis e dar uns puxões na parte do cabo envolvida por uma mola de modo a ouvir uns clicks... só que é quase uma roleta russa... sei lá quando fico sem embraiagem?? Pode ser daqui a 100000km ou daqui 5km!!!
A minha estupidez foi não ter comprado um cabo de ajuste manual... pelo que tenho lido nos foruns é o que o pessoal faz... ou então converte para hidraulica! Era metade do preço e depois de ajustado só temos de ir ajustando de tempos em tempos conforme o desgaste do disco de embraiagem!!
enfim companheiro......animo!
Sim, como o dário diz... todos passamos por isso...
Se leres o tópico do smap vais ver que ela andou a perder tempo e dinheiro por causa de um rolamento, mas agora tem o carro direito...
Se leres os meus diários de bordo vês que passei também por algumas similares.
Acontece a todos...
é mesmo... fechas a garagem e vais lá no dia seguinte... passado uns tempos já nem te lembras do sucedido...
Abraço e ânimo :)
Todos passamos pelo mesmo... nem todos temos é a mesma paciência :||
Mas claro que escrevo essas coisas dos "dedos para fora" :>S
Amanhã se estiver sol lá vou acordar novamente mais cedo, confirmar que está tudo no sitio e dar os tais puxões ao cabo para que o auto-ajuste se ajuste automaticamente!!!
não estando perto só podemos dar animo.......
quantas vezes já me aconteceu o trabalho correr mal......mas mal mm, e no dia a seguir chegamos lá e assim que encostamos a ferramenta á peça ela solta-se......
Sim essa coisa da afinação automática do cabo também me chateou durante uns tempos até que me disseram como resolver o assunto.
Podes ver na apresentação do meu 900 Cabo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=23.60)
Obrigado Castelar.
Foi esse o conselho do sr Gaspar logo quando lá fui comprar o cabo... amanhã de manhã vou voltar a desmontar a parte de baixo do tablier para confirmar que o cabo esta bem encaixado no pedal e depois dar uns bons puxões na parte do cabo que tem a mola (por baixo da caixa de fusiveis)... entretanto já mandei vir um de afinação manual... se este der problemas monto o outro... que pelo que tenho lido é bem mais fiável e sem problemas... alem de ser quase metade do preço!!!
Boa sorte para amanhã :D
Atenção a um pormenor, eu não tive força para ele dar o tal estalo agarrando directamente no cabo, tive que arranjar uma corda mais ou menos com 3 metros que passei por detrás do cabo e aí sim com facilidade deu o tal estalo e a embraiagem ficou no sítio mais ou menos certo, acho que em vez de 1 estalo devia ter tentado 2 mas tive medo que subisse muito o pedal.
Abraço
Para já a viatura está a circular!!
De manhã cedinho, para acordar com mais força e mais mal disposto :)| la fui eu dar uns puxões de fúria ao cabo!! Ouvi dar um estalido e a partir daí está a funcionar... embraiagem a pegar mais ou menos a meio do curso... com folga no inicio e no fim do curso... aparentemente está perfeito... vamos ver se é para durar!!!
Pelo sim pelo não ando com as chaves para remover a caixa de fusiveis... e a respirar bem fundo cada vez que tenho de trocar de mudança!!!
PS: Para ele dar o estalido com mais facilidade devemos subir a mola e agarrar directamente no cabo preto de borracha... se estivermos a puxar a mola estamos a queimar força para nada!
Bem, esperemos que não te volte a chatear e... obrigado pela dica :D :D :D
Boa........esperemos que se mantenha!
Para já esta tudo ok... também espero que se mantenha :)
Para ser sincero não tirei fotos do trabalho... mas a ver se reúno o meu trabalho de pesquisa e faço um DIY para quem possa vir a necessitar!
O0
Isso é que é de valor :D
passar o conhecimento :)
vá... começa a fazer os planos para eu rever o teu cabrio no encontro nacional, vá lá :D
Abraço
Boa noite,
A pouco tempo mudei a embraiagem ao carro assim como o cabo da mesma.
Como li por aqui que o cabo de embraiagem de origem é uma treta com a história da auto-afinação, e vi que existia um cabo de embraiagem de afinação manual, depois de muito procurar, consegui descobrir o tal cabo e num site de peças com portes aceitáveis.
Deixo aqui o link do cabo e do site onde o comprei : http://www.pecasauto24.pt/sachs-1222642.html (http://www.pecasauto24.pt/sachs-1222642.html)
Foi instalado no carro e até agora esta a funcionar bem, e a afinação manual resulta bem !
Cumprimentos
Obrigado pela partilha O0
Abraço
Para o caso de a pagina desaparecer daqui a uns anos, é o sachs PN 1222642. Obrigado pela partilha.
Apesar do que se diz, no meu caso não tenho queixa do cabo de afinação automática.... na altura que o meu partiu substitui por um de origem da Saab (o tal automático), nos primeiros 2km fiquei sem embraiagem, mas dei os tais "clicks" e até hoje (quase um ano depois) nunca mais tive problemas, a embraiagem funciona perfeitamente e "pega" mais ou menos a meio...
Mas sem dúvida que é sempre muito bom ter essa informação... nunca se sabe o futuro!
Bom dia a todos,
ontem parti o cabo de embraiagem do meu SAAB 900s, afortunadamente estaba a aparcar e nao fiquei no meio da autopista!
Nao tenho muita manualidade "mecanica" achais que e uma operação complicada a substitucao do cabo?
Podeis aconselhar um mecanico na area Cascais - Lisboa?
Cumprimentos,
Andrea
Boa tarde Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or
Logue-se,
não é muito difícil, mas requer habilidade.
Onde tens o carro ?
Posso tentar ajudar-te nisso.
Cumprimentos,
António
Bom dia Valerio!
O carro esta em Carcavelos (Cascais), intentei tirar a caixa de fusibles e a parte de baixo do volante, mais nem consegui ver onde passa o cabo ???
Voce onde mora? e
Cumprimentos,
Andrea
Boa tarde Valerios! Agora é a embraiagem que chegou ao fim :-[, o meu mecanico aqui em Carcavelos fiz um orçamento de 600 euros, so pela peca 387+IVA!!
Procurei na net e encontrei por muito menos https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-embraiagem/saab-900?vid=22917 (https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-embraiagem/saab-900?vid=22917)
Mais o mecanico nao faz trabalhos com pecas "da net"..
Por acaso conheces um mecanico na área de Lisboa-Cascais que faria?
Espero que o seu SAAB esteja a correr bem e a disfrutar!!
Cumprimentos,
Andrea
Boa noite Andrea,
vou falar com o meu mecânico para ver se te pode fazer isso e por quanto é que ficaria.
Para teres a certeza da embraiagem que precisas, aconselho o site skandix, onde podes colocar o vin number e assim veres qual o part number da embraiagem que precisas.
Cumprimentos
Boa tarde Valerio,
efetivamente procurei no Skandix com o VIN e encontrei a peca certa e tambem no oscaro.pt https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-embraiagem/saab-900?vid=22917 (https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-embraiagem/saab-900?vid=22917)
Ronda entre os 120 e 200 euros dependendo da marca, mais sempre um 1/3 até a metade do que pediu o mecânico pela mesma peça.. prefero pagar o trabalho do mecânico que a importadora das pecas!
de que tenhas essa informação é só avisar, agradeco muito!
Cumprimentos,
Andrea
Boa tarde Valerio,
Encontrei um mecânico em Tires que faz a substituição da embraiagem com a peça incluida por 360e (sem IVA), ja parece mais correcto, que achas?
Cumprimentos,
Andrea
Boa tarde Andrea,
esse valor já me parece mais em conta, acho que é uma boa hipótese.
Ainda não consegui falar com o mecânico, e tens sempre que trazer o carro para Sacavém, ai em Tires fica bem mais perto.
Cumprimentos,
Valério