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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: mferraz em 08 de Junho de 2014, 00:27

Título: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 08 de Junho de 2014, 00:27
 :( mais uma que aparece, :( bomba de água precisa de ser mudada, tem muita ferrugem e apresenta um rasto de ferrugem e água no tubo da bomba ao radiador.
Andei aqui à procura de um DIY mas não encontrei :-\ :-\
Alguma sugestão , dica ? :) :)
Ainda não sei quanto custa, mas lá vai mais uns euritos à vida, e aquelas bocas do costume, porque não te desfazes do carro etc, enfim é a vida...
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: lppainco em 08 de Junho de 2014, 09:36
Isso é fácil de mudar... O preço será cerca de 45-50€ na pfs, já com a junta vedante. Demoras cerca de uma manhã se calhar a andar ás aranhas como eu por isso se perceberes de mecânica é ainda mais fácil.


DE UM MODO GERAL (SAAB 9000 2.0 Turbo de 1989):

- Prepara-te para teres muita porcaria e chão sujo de ferrugem e anti-congelante
- Retiras a roda dianteira direita e respectiva cava da roda (basta a parte direita da cava da roda penso eu de que)
- Desapertas o tensor da correia estriada para retirares a correia.
- Retiras a polie da bomba de água (4 parafusos)
- O tubo que vai da bomba ao radiador da chaufage tem um aperto na parte de trás do bloco do motor que convem retirar para conseguires retirar este tubo sem esforçares.
- Nesse tubo tens um o-ring que penso que o kit da bomba de água já traz um lá para substituires. Como estraguei pelo menos um o-ring na montagem aconselho-te a teres um de "suplente".
- Esvazia o circuito do anti-congelante (Se não souberes como se faz tens no site um DIY)
- Desapertas os dois tubos que vão da bomba de água para o circuito do anti-congelante
- Retiras penso que 5 parafusos da bomba de água e retiras a mesma.
- Limpa bem a fixação do sítio da bomba para colocares o vedante e montas a nova (O aperto não sei os Nm mas como diz o meu pai "é antes de partir")
- Monta o resto pela ordem inversa e aproveita para substituires o anticongelante e limpar o circuito (nunca é demais)

Deixo-te aqui um DIY doutra maneira: http://fixmysaab.com/9000/waterpump/step1.asp?nsteps=2&nointro=1 (http://fixmysaab.com/9000/waterpump/step1.asp?nsteps=2&nointro=1)

Esta eu não experimentei. Do que me lembro á 2 anos foi assim, mas que também oiço essas boas do "porque não te desfazes do carro", etc. eheheh

Qualquer dúvida ou ajuda diz
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 08 de Junho de 2014, 10:56
obrigado Ippainco, vou seguir as tuas pisadas, vou primeiro mandar vir e ter a certeza que tenho as peças todas, incluindo esse tal o'ring.
:-X :-X vamos lá ver se me safo :)
Parts for saab, ok vou lá ver, vi no skandix ontem mas tem uns portes de envio muito caro, o Emanuel arranja com portes mais baratos, mas diz que pode levar muito tempo a chegar
Abraço
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: Guest em 08 de Junho de 2014, 11:51
Tens aqui as da Parts for Saabs: http://www.partsforsaabs.com/index.php?cPath=95_114_629 (http://www.partsforsaabs.com/index.php?cPath=95_114_629)

Abraco
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: Dhc em 08 de Junho de 2014, 22:17
O grande problema é que andas/andaste muito tempo com água, se há coisa que o 9000 não gosta é de água no circuito de refrigeração. Dos motores de 9000 que já abri, o original da minha galinha, a culassa estava bastante danificada exactamente pelo uso de água, cria autênticas cavernas na mesma (culassa), origina também o apodrecimento do tubo metálico que sai da bomba de água e passa por trás do motor (estou em vias de fazer o molde em inox para os meus), leva também ao apodrecimento de todas as juntas que estejam em contacto com a água e isolamento de sensores (tal como o da temperatura do bloco) pelos resíduos de ferrugem. O motivo de tanto estrago é que ao fim de algum tempo a água torna-se ácida e vai corroendo tudo por onde passa, o bloco do 9000 é em ferro fundido, logo, a possibilidade de criar ferrugem é maior. O uso de anticongelante é sempre o mais adequado, mesmo que seja do mais barato, porque como tem alguma gordura faz a lubrificação do circuito e das peças em contacto. Além do mais, o teu bloco está cheio de lodo/ferrugem, lembras-te da quantidade que tirámos o ano passado e o que ainda lá ficou?
Quanto ao mudar a bomba, não é tão simples como nos B202, lembra-te que tens de tirar o esticador da correia de elementos, ou tens uma ferramenta própria ou levas uma noite inteira a tentar levá-lo ao sítio  :D :D :D :D :D
Abr.
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: Guest em 09 de Junho de 2014, 09:43
Eu tive de mandar fazer um tubo desses que passa atras fo bloco em inox... O meu estava todo podre.

Abraco
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 09 de Junho de 2014, 11:18
 :(|| :(|| ya Décio lembro-me e  :(|| :(|| e eu que tinha o livro técnico do carro e não me tinha lembrado ;D ;D. Tenho de o ler outra vez, para ver se domino a coisa. tá visto que a sina vai ser, desmontar a balhana toda,
hei-de fazer um projeto disso, pois ainda deve de ter alguma sujidade, e aproveito para mudar os bronzes......
quando,não sei, mas com tempo tudo se faz
Abraço

Kamuma obrigado pela info :) :)
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 09 de Junho de 2014, 17:46
fui ver na PFS e há varias, Kamuma qualquer uma serve? :-\ :-\ :-\
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 09 de Junho de 2014, 17:49
esquece já vi qual é, é a mania de ler cruzado >:( >:(
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: Guest em 09 de Junho de 2014, 19:05
Pois... Tens de ver pelo ano. Nao pus a especifica pois nao tinha a certeza do ano do teu.

Abraco
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 10 de Junho de 2014, 11:34
 :)certo
abraço
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: lppainco em 10 de Junho de 2014, 14:45
Se quiseres mandar vir da pfs eu tenho de mandar vir umas peças para mim e pode vir junto. Manda-me PM com o teu tlm se for o caso.
Como sou do Seixal e tu de Lisboa sempre fica + ou - perto.

Abraço
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 10 de Junho de 2014, 16:04
 O0 ok já te ligo
Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: TesZero em 11 de Junho de 2014, 09:12
Boas, a ultima que mandei vir veio da mister-auto.

http://www.mister-auto.pt/pt/bomba-de-agua/dolz-f197_g1260_a154F197.html (http://www.mister-auto.pt/pt/bomba-de-agua/dolz-f197_g1260_a154F197.html)

Por norma eles têm promoções e oferecem os portes, ou a todos os produtos, ou acima de X valor.
De momento acho que não estão com essa campanha...

Já usei a bomba da pfs no meu b202 e esta da mister auto no meu b234 e sem queixa de nenhuma.

Tal como o décio disse... MUITA ATENÇÃO AO USO DE ÁGUA!!!!

Para recolheres o esticador é facil...
ou fazes assim uma ferramenta como sugerido pelo décio: https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=841.msg11672#msg11672 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=841.msg11672#msg11672)

ou simplesmente usas uma chave de lunetas para o recolher...
um dos parafusos aperta ao contrário, pelo que o usas para abrir o tensor, se não souberes qual é dizes que tiro-te uma foto...
tenho algures um DIY sobre isso...
não sei se já postei...

A vantagem da ferramenta é que te fica a "segurar" o tensor, não o deixando abrir ao máximo, depois é só colocares a correia no sítio novamente. :)

Precisando de ajuda apita :)

Abraço

Título: Re: bomba de água do 9000
Mensagem de: mferraz em 12 de Junho de 2014, 08:38
 O0 O0 thanks