Carro movido a turbina, desenvolvido pela chrysler, e segundo o vídeo, queima querosene, álcool, gasolina, e parece que também gasóleo:
Classics Revealed The Crazy Cool 1963 Chrysler Turbine Car 2014 obama (http://www.youtube.com/watch?v=K0b_S8DDAGA#ws)
1963 Chrysler Turbine Car At The Chrysler Proving Grounds (http://www.youtube.com/watch?v=Z1U_SSXkges#)
The Destruction of the Chrysler TurbineCar Bodies (http://www.youtube.com/watch?v=Io9gInXrA1A#)
Chrysler Turbine Car Tested (http://www.youtube.com/watch?v=IZUXcJf_8Lc#)
Estes carros foram emprestados a alguns clientes, para avaliação, mas depois no fim foram recolhidos e a maior parte deles destruídos. Hoje em dia os poucos que existem valem uma fortuna.
Olá
Quem andou na tropa e teve a necessidade de fazer longas viagens em picadas no nosso Ultramar sabe que já nessa altura tinha-mos uma viatura que se movia a tudo e quando digo tudo é mesmo tudo pois fazia-se centenas de quilómetros sem se ver civilização e então nessa viatura "Unimog" usava-se de tudo menos claro gás porque não havia.
Portanto amigo Marco Gonçalves pelo menos para mim não me estás a dizer nada que eu não conheça (pessoalmente).
Abraço
Eu não conhecia.
Mas o meu queima gpl e gasolina :P
já não falta tudo...
castelar, o unimog tb andava a gás se necessário...
bastava apontar um bico de uma comum botija de gás para o carburador / admissão :P
Abraço
Já ouvi falar no unimog, mas não sabia que queimava de tudo um pouco.
A inovação deste chrysler é ter um motor de turbina, parecida à dos aviões a jacto da altura.
Só me faltou esclarecer que o Unimog era o modelo 404 um autentico burro do mato, era pau para toda a colher, sei que também havia o 406 e o maior o 411 estes a gasóleo.
E não era a turbina só que gostava de tudo o que tivesse álcool sem problemas nenhuns.
Só a título de curiosidade quando estive destacado no aeroporto do Porto (antigo Pedras Rubras) usei meio por meio gasolina normal e gasolina de avionetas com perto de 150 octanas num NSU 1300 TT que tinha e a verdade é que ele passou a andar que era um disparate, só que devido ao calor produzido (refrigerado a ar) no banco de trás ninguém conseguia lá ir sentado.
Abraço
Desses truques já ouvi falar.
Um amigo do meu pai tinha uma peugeot 404 caixa aberta a gasóleo, e o meu pai aconselhava-o a deitar até 10% de gasolina no depósito. Nas subidas a carrinha costumava desenvolver melhor. Não façam isto pois não sei se era bem 10%.
Não se ponham a fazer experiências para depois o motor desarvorar ou derreter um pistão, ou mesmo um sair pelo escape a grande velocidade e atingir o carro que vier atrás.
Gostava de ter dessa gasolina.... os bancos de trás do meu carro são muito frios e isso resolveria o meu problema :D :D :D