Qual é a diferença no motor ecopower 2.3T e aero 2.3T de 1998 ?
Desde já obrigado aos membros que rapidamente tem respondido as questões por mim postadas..
Já agora tem filtro de habitaculo o Ecopower? aonde se localiza é caro o filtro?
Thks..
boas, segundo me parece, o 2.3T de 1998 é o b235E com 170 cv e o 2.3T Aero é o b235R, com um turbo td04 e com 230cv (a diferença entre os 2 é o turbo mesmo, o bloco é o mesmo). O Aero, enquanto topo de gama , deverá sempre estar melhor equipado.
Eu imagino que todos os 9-5 tenham filtro de habitáculo, o Ecopower é referente ao motor. O filtro do meu custou cerca de 40€. O acesso é feito pelo porta luvas do carro (tem que se retirar), uma vez que está por trás do tablier.
Os injectores tambem sao diferentes, bem como o mapa da ECU devido a estas diferenças. O de 170cv tem um turbo Garret GT17.
Abraco
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Qual é a diferença no motor ecopower 2.3T e aero 2.3T de 1998 ?
Desde já obrigado aos membros que rapidamente tem respondido as questões por mim postadas..
Já agora tem filtro de habitaculo o Ecopower? aonde se localiza é caro o filtro?
Thks..
Tens aqui tudo o que deves saber para substituir o filtro anti-pólen em qualquer SAAB 9-5http://www.twinsaabs.com/9-5_repair/interior/cabin_filter/cabin_filter.asp (http://www.twinsaabs.com/9-5_repair/interior/cabin_filter/cabin_filter.asp)
Ou podes ver aqui um vídeo que diz como fazer:http://youtu.be/eBfR_4DkdaE (http://youtu.be/eBfR_4DkdaE)
Muito obrigado uma vez mais pelo esclarecimento. ..
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Os injectores tambem sao diferentes...
Errado sao iguais.....
Sao vermelhos nos 2?
Abraco
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Sao vermelhos nos 2?
Abraco
Parece-me que sim, pelo que tinha lido só diferia o turbo (e as tubagens como é óbvio). Aliás, segundo me parece, até tens alguns 2.0 com injectores vermelhos quando fizeram o upgrade para 192 cv se fábrica
Antes de mais... em 1998 não existiam aeros.
os aeros sairam em finais de 2000. :)
existem as versões 2.3 em que diferem, como já dito, no turbo e mapa de ecu (alem do kit estético interior e exterior, claro)
Como podes ver o filtro ronda os 40€, aqui, de onde costumamos comprar quase tudo, apontam para 35€ :
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_44_300&products_id=1885 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_44_300&products_id=1885)
Abraço :)
tanto que ves isso pelo meu 95 de 1998 , e um motor 2.3 e ja vem com os injectores vermelhos.....assim como esta e so com a repro passa-te logo para os 235cv's!
Ficas logo com "quase " um aero....pelo menos sera essa a minha ideia , fazer a revisao do motor e depois stage 1 para cima....ja que nao pretendo ir para outros voos....
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
tanto que ves isso pelo meu 95 de 1998 , e um motor 2.3 e ja vem com os injectores vermelhos.....assim como esta e so com a repro passa-te logo para os 235cv's!
Ficas logo com "quase " um aero....pelo menos sera essa a minha ideia , fazer a revisao do motor e depois stage 1 para cima....ja que nao pretendo ir para outros voos....
muda o turbo antes da repro...está um à venda no ebay.co.uk por 100£. A repro para 220 CV com o GT17 é possível mas ele vai "rebentar" como aconteceu com o meu. Poupas muita chatice mudando o turbo antes...sobretudo não ficares encostado num sitio manhoso qq nem queimares a cabeça do motor por teres ficado sem água e óleo ;)
Estava a ver que ninguém dizia que: não existiram AEROS até o MY00.
O B235E (até 2000) difere dos B235R em:
- injectores (vermelhos no E e castanhos no R)
- turbo
- válvulas de escape
- programação
Até 2000 haviam injectores verdes nos B205E (150cv e alguns de 190cv), injectores vermelhos nos B205E (190cv) e B235E (163cv e 170cv). Depois do ano 2000 passou tudo a usar injectores castanhos.
Para um uso citadino e calmo, gosto muito mais do GT17 do que do TD04, começa a puxar mais cedo principalmente no 2.3. Pena é a falta de fiabilidade dele.
Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
Falta de fiabilidade do Turbo GT17 porque nem sempre duram para além dos 250-300.000 km, penso que há muitos a precisar de serem substituidos/re-acondicionados.
O meu "morreu" aos 285.000km (mas pode ter sido devido à repro de 220 cv com que estava). De qq forma recomendo, dentro das possibilidades, a troca para um TD04-15 e respectiva repro, o carro fica um "bicho" muito diferente :)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Falta de fiabilidade? Porque o que tem de errado esta sempre a avariar? Nao é seguro? Ate agora a situação que reportei foi a única coisa que se avariou. .a unica coisa que me queixo é que mesmo a GPL bebe muito. . Muito agradecido pelos comentários dos usuários. .
Os turbos GT17 são muito "fraquinhos" em termos de fiabilidade/longevidade quando comparados com os TD04, no meu caso quando comprei o 9-3 aqui em Munique (tempo não tão quente como em PORTUGAL e supostamente melhor para a longevidade do turbo) com 129.000 km vinha com o GT17 colado. GT17 colados não é caso único do meu, sei de casos semelhantes em PORTUGAL.
Um carro a GPL devera gastar entre 15 a 20% mais que a gasolina, um 2.3 em consumo citadino gasta bem mais do em autoestrada. Se só andar com o 9-5 em cidade ele pode fazer medias de 11 a gasolina que por sua vez corresponde a 13,2 a GPL (mais 20%)
Em auto-estrada um 2.3 a 120 Km/h faz medias de 7/8 litros pois vai a cerca de 2500 rpm. Em cidade andamos sempre a mudar de mudanças e em praticamente todas as mudanças passamos as 2500 rpm, como é obvio os consumos seram sempre superiores.
Ainda ontem eu e o meu irmao estivemos a falar sobre isto......muitas das vezes e nao estou aqui a dizer que foi o caso de alguem, mas muitas das vezes eles estoiram devido as pessoas nao respeitarem aquele momento quando chegamos a casa e deixar o carro ao relantim por mais ou menos 1m. Outra coisa que aponto como causa e que o turbo como todas as outras pecas do carro de x em x tempo tera de ser revisto completamente. Na garret (iberoturbo) foram uma das coisas que me disseram que de 200-250.000 km deve-se levar o turbo afim de mudarem os casquilhos do veio e substituir os retentores.....mas claro que devido a localizacao do mesmo e isto custar cerca de 300 euros a fazer , quase ninguem faz.
Outra coisa que falamos os dois (manos) e que a abbott e a maptun para o stage um do 95 (B235E) nao pede para alterar mais nada e so fazer a repro , e o carro passa para os 235cv, segundo eles o turbo aguenta bem.......agora na minha prespectiva o turbo tem de estar 5* , como novo! Claro que se lhe fazemos a repro e o turbo ja vai com 200 e tal mil , claro que as coisas vao berrar cedo.
A minha ideia para ja , quando comecar a abrir o motor e levar-lhe o turbo e perguntar-lhes:
1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?
Se por acaso todas as respostas forem afirmativas sera mais vantajoso reparar o turbo e po-lo como deve de ser do que comprar outro (td04) + - 200 Euros , + 300 euros da reparacao do turbo. Atencao que esta minha ideia baseia-se SO para o stage1 , ja que nao penso em passar dai no 95.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Falta de fiabilidade do Turbo GT17 porque nem sempre duram para além dos 250-300.000 km, penso que há muitos a precisar de serem substituidos/re-acondicionados.
E o teu durou muito... O usual é estourarem na ronda dos 150000Km.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Ainda ontem eu e o meu irmao estivemos a falar sobre isto......muitas das vezes e nao estou aqui a dizer que foi o caso de alguem, mas muitas das vezes eles estoiram devido as pessoas nao respeitarem aquele momento quando chegamos a casa e deixar o carro ao relantim por mais ou menos 1m. Outra coisa que aponto como causa e que o turbo como todas as outras pecas do carro de x em x tempo tera de ser revisto completamente. Na garret (iberoturbo) foram uma das coisas que me disseram que de 200-250.000 km deve-se levar o turbo afim de mudarem os casquilhos do veio e substituir os retentores.....mas claro que devido a localizacao do mesmo e isto custar cerca de 300 euros a fazer , quase ninguem faz.
Outra coisa que falamos os dois (manos) e que a abbott e a maptun para o stage um do 95 (B235E) nao pede para alterar mais nada e so fazer a repro , e o carro passa para os 235cv, segundo eles o turbo aguenta bem.......agora na minha prespectiva o turbo tem de estar 5* , como novo! Claro que se lhe fazemos a repro e o turbo ja vai com 200 e tal mil , claro que as coisas vao berrar cedo.
A minha ideia para ja , quando comecar a abrir o motor e levar-lhe o turbo e perguntar-lhes:
1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?
Se por acaso todas as respostas forem afirmativas sera mais vantajoso reparar o turbo e po-lo como deve de ser do que comprar outro (td04) + - 200 Euros , + 300 euros da reparacao do turbo. Atencao que esta minha ideia baseia-se SO para o stage1 , ja que nao penso em passar dai no 95.
Dario, falaste um ponto muito importante. O deixar o motor/turbo acalmar após andar a puxar pelo carro.
Em andamento "normal/calmo" não justifica, mas depois de andar a puxar por ele, sim deve-se sempre deixar o carro "arrefecer" e o turbo abrandar.
Como já disse acima, um GT17 chegar a essas quilometragens (250000) sem nunca ter sido reparado é um milagre.
Agora deixo
a minha opinião do que considero valores seguros para uma programação, em que o carro está completamente de origem:
B205E Garret GT17 150cv / 240Nm 230cv / 340Nm
B205R Mitsubishi TD04 205cv / 280Nm 250cv / 370Nm
B235E Garret GT17 185cv / 280Nm 230cv / 360Nm
B235R Mitsubishi TD04 230cv / 350Nm 275cv / 400Nm
Obviamente, estando a puxar mais pelo material do carro qualquer falha que esteja perto de acontecer ou latente no carro, irá certamente aparecer.
São imensos os casos de pessoas que só depois de programarem o carro é que se aperceberam que o seu 9-5 AERO nem 200cv estava a entregar, só depois de substituírem a cassete de ignicação, tubos de vácuo ou as válvulas anti retorno é que ficaram a saber o que é um AERO a andar... Em muitos dos casos devido às informações disponibilizadas pelo OpenSID.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Como já disse acima, um GT17 chegar a essas quilometragens (250000) sem nunca ter sido reparado é um milagre.
O meu irmao diz que eu tenho uma estrelinha :|| :|| O:-) ja o meu turbo vai ja com 267.000km, mas sempre com a maxima de pelo menos 1m a trabalhar ao relantim.....ja ao que disseste lfteixeira....100% de acordo, muitas das vezes as repros sao feitas e nem o motor e nem o turbo ja estao em condicoes!
Confirmo totalmente o que disse o Filipe, no meu caso como ele se deve lembrar só soube que tinha a cassete a falhar de quando em vez (não era sempre) quando tive o open sid.
Embora ainda pudesse andar uns kms largos resolvemos trocar a mesma e ficar com ela para suplente.
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?
Comprensa SEMPRE comprares o core completo e seres tu a trocar...
o core para um td04 custa 297€, NOVO!
ou seja, tiras o coletroe de escape do turbo e o coletor de admissão em aluminio do mesmo retirando apenas 1 freio metalicos e trocas-lo tu...
Vem montado, equilibrado e... repetindo... NOVO!
o do gt17 será certamente mais barato...
Se fores a mandar reparar um gt17, só para vedantes pagas 110€, mais mão de obra e mais equilibragem... ou seja, por norma, 300€... fica no mesmo..
Agora... se chegares lá e tiveres folgas, o veio gripado, a compressora comida... terás que gastar ainda mais dinheiro...
por isso te digo... compensa SEMPRE comprares o core completo...
Se estragado... trocar por td04 :D ÓBVIO!!!
todos os turbos têm uma vida útil, tal como todos os componentes... simplesmente o do td04 é superior à do gt17... assim como a do gt17 será muito certamente superior a muitos turbos que rodam aí em bmws, mercedes e afins...
Abraço