Para vir desmistificar o este facto...
Não conheço ninguém que tenha retirados os tubos do óleo para conseguir colocar o escape...Consegue-se fabricar sem problemas evitando isso...
Voltando a repetir o que já disse várias vezes... o meu escape foi feito para o fosco... o fosco é um motor b202 e o lpt é um motor b234r...
ou seja, são motores parecidos, mas totalmente diferentes... só para perceberem, alem dos turbos e coletores completamente diferentes, o filtro de oleo de um b202 é na parte de trás do motor... e no b234 é na frente...
sendo o meu escape feito para o b202, nunca tive necessidade de retirar nada para o montar.
Podem reler no meu tópico sobre o fosco:
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Fevereiro 2010
Fabrico artesanal de escape 3'' inox.
Saída para panela final:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3367)
Flexível, bocal para sonda lambda e 2 panelas:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3368)
Downpipe:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3369)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3370)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3371)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3372)
Panela final:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3373)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3374)
Ponteira:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3375)
O escape tem unicamente a panela final funcional e a ponteira, também 100% inox tentei arranjar o mais parecido possível com a versão original de 2 saídas redondas (pintadas de preto o mais rápido possível...).
obviamente o diferença foi abismal...
Carro muito mais rápido, turbo a entrar mais cedo e a durar mais tempo.
Mas, mais barulho também :)
Abraço
Durante a tentativa de montagem do escape do b202 no meu b234 deparei-me com o problema de incompatibilidade e escrevi isto:
(vejam que já nesta tentativa tive que tirar os tubos, na penúltima foto que se vê o filtro de óleo, está sem a tubagem, e vejam as restantes fotos para perceber o porquê)Não tem permissão para visualizar links.
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Tentativa de utilizar o escape do b202 no b234r... sem sucesso :(
Comparativo entre o escape de inox 70 mm , o original do T16 e o original do lpt:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=858)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=859)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=860)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=861)
Falange do turbo certa e espaçamento até à bomba de água também:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=862)
Passagem pelo charriô também tudo certo sem tocar em nenhum elemento:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=863)
O problema encontra-se no cárter... é mais baixo e fica a bater no downpipe...:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=864)
A solução, usando este sistema, é acrescentar tubo na curva permitindo assim que fique mais baixo a nível do cárter... queria mudar também o flexível que acho pequeno demais.
A tratar um dia destes...
Tentei já tratar por duas vezes... mas não havia disponibilidade das oficinas e foi passando...
Abraço
E depois, tive que ir a uma casa de escapes artesanais adaptar o meu escape ao meu motor, aí sim... para o montar no sitio, antes da adaptação, tive que retirar a tubagem do óleo para colocar no sitio:
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Tive que colocar o escape do Fosco... inox 3'' no lpt...
Chegou o barulho!!!!!
O motivo... foi pela falange da panela do aero suiço estar podre e ter partido... grrr... nem sei porque raio coloquei esta panela a saber que ela andou na neve e no sal... Todo o sistema de escape está bom, esta falange é que partiu e serviu de desculpa:


Cheguei à oficina de escapes com ele quentinho e teve que arrefecer:

Upa para cima do elevador:

E escape original cá fora:

tive que retirar as tubagens de óleo para conseguir encaixar o downpipe de 3'':

Sistema original e sistema inox:


E alteração no downpipe para o motor b234r... devido ao cárter tive que o alterar, senão batia no mesmo como já escrevi anteriormente:

Abraço
editado com mais informação:
Fui jantar, por isso editei agora :P
Para quem pensar que os escapes dos T16 para os Cs´s são compatíveis... engana-se...
O chassis é igual mas os apoios são TODOS diferentes!!!
Tive que soldar novos apoios de motor, mas não retirei os existentes, assim tenho o sistema compatível com os dois chassis...
Fiz o mínimo de alterações possíveis, isto é... só alterei a parte do downpipe porque é este motor/turbo que usarei...
A quente, sendo em inox, o sistema de escape crece... e toca-me por vezes no escudo térmico do escape fazendo uma ressonância chata.....
mas por enquanto fica assim... não vou alterar para quando passar para o outro chassis ter o mesmo trabalho...
Não sei ainda quanto a consumos... até porque ainda não andei devagar desde que o montei :P
mas é engraçado ter turbo quase até as 6.000 rpms :P
Abraço
Bem, espero que este caso esteja desmistificado.
O facto de ter acontecido comigo, porque foi feito para outro carro, com o mesmo chassis, mas com motor/turbo diferente... não quer dizer que aconteça com todos.
:)
Abraço
Boa informação!
O0
Obrigado :D
Sendo que fui o "causador" do "mito"... tive que fazer a minha parte e desmentir isto :P
Abraço
Pois... e entretanto tens um escape de 2.5 polegadas e não de 3..., depois o teu está ''colado'' ao cárter e o Ricardo não queria assim tão junto, embora ele ainda não tenha colocado as duas borrachas que deviam segurar o flexível ajudando também a subir um pouco mais todo o conjunto, como vês, a culpa (???) não é minha... e o Ricardo tem um escape de 3 polegadas, bem mais largo que o teu, aliás, é exactamente como o meu, e já viste o meu carro e não fica tão baixo quanto o dele. >:( >:(
Mais te digo, tanto o escape do Ricardo como o meu devem ter diâmetro parecido ao do teu flexível.
Ohhhh dhc, queres um melao no teu escape? :P
Abraco
Melão... não!! eu é que parti a cabaça :(|| a fazer o DP aos bocadinhos para caber perfeitamente no sítio do original, fora de tangas, dá mais trabalho fazer a saída do turbo (curva) que fazer tudo o resto, ainda levo umas horas a modelar duas curvas (uma de 2.25'' para outra de 3''), a partir daí é apenas tubo!!
A verdade é que já vi DP's de 2.5'' e de 3'' e a diferença em diâmetro é bem grande. Quanto ás vantagens, só experimentado é que se nota ;) ;)
hooo, DHC antes de mais... eu não critiquei o teu trabalho e... MUITO LONGE DISSO....
comentei o facto de estar afastado do escape, mas percebi a lógica escolhida pelo ciber007.
No meu caso é que NUNCA poderia ser assim... o meu escape, mesmo para cima, como tenho o carro rebaixado, roça várias vezes no chão, basta andar em paralelo irregular, por exemplo, na rua que vai de minha casa à nacional (Alfena).
Quanto à espessura... nop, não é de 2,5 e nem sei em que me baseias para afirmares isso :P
Isto parece-te de 2,5'' ?
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3367)
no tubo diz 70mm em vários sítios...
o que representa 2,75''
Ou seja, uma diferença de 6 milímetros de diâmetro... 3 mm de diâmetro...
Mas que grande diferença :P
Depois... o meu tubo tem a mesma dimensão EM TODO O LADO, logo na falange... não é estreito para depois alagar...
Para colmatar eu tenho todo o sistema direto exepto a ultima panela... que embora seja direta, é feita com tubo furado e lá de rocha (vidro ? ) à volta...
logo... de certeza que tem melhor melhor respiro de gases de que qualquer outro carro do fórum :p
:P
mas depois temos que fazer lá umas correcções no meu... o trolha que montou aquilo fez aquilo mesmo à trolha...
Abraço
Ups, vai aqui um mal entendido, felizmente eu e o Pedro já estivemos ao telefone a conversar! Convém ficar esclarecido que ninguém criticou o trabalho feito por mim, o problema reside apenas e só no espaço que devia ter entre o cárter e o DP no carro do Ricardo e o que efectivamente tem, a razão de tanto espaço deve-se apenas à falta das 2 borrachas que deviam sustentar o escape na zona onde devia ter o catalisador, como o Ricardo se ''esqueceu'' de as montar, o escape foi ''caindo'' devido ao peso que tem pois o inox pesa mais que o tubo original em ferro. No dia em que foi feito/fabricado o DP, até ficou com pouca folga para o cárter (cerca de 5mm) tendo o Ricardo voltado a minha casa no dia seguinte para ''aliviar'' um pouco a proximidade do tubo ao cárter, como não tinha borrachas novas em casa não as montei, ficando ele de o fazer! esqueceu-se... resultado: foi caindo até ficar como mostram as fotos :-[ e tal como já disse também ao Ricardo, a falta das borrachas pode levar a que partam os pernos no turbo porque é muito peso entre a saída do turbo e a panela central (que é a que já tem suporte/borrachas). Quanto ao ''mito'' dos tubos de óleo, acho que também já está esclarecido!! :D :D