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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: onunc em 01 de Julho de 2014, 20:27

Título: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 01 de Julho de 2014, 20:27
Boas
O meu 9-5 Aero Auto de 2006 quando piso o acelerador mais de meio, ao chegar ás 4500rpm o motor falha, deixa de puxar e a luz de motor começa a piscar, levantando o pé a luz deixa de piscar e volta ao normal. Já verifiquei e aparecem os erros P1312, P1334 e P0340, também já troquei as velas, mas continua igual.
O motor funciona normalmente a baixo das 4500 mesmo carregando o acelerador a fundo, excepto que a pressão de turbo só atinge os 0.8 bar quando antes entrava no vermelho e atingia 1 bar.
Agradeço se alguém me puder ajudar.

Obrigado NunoC.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 01 de Julho de 2014, 20:55
Exprimenta outra K7 DI, ou outro sensor de posição da cambota. Uma destas 2 coisas sera de certeza

P0340 - Camshaft Position Sensor Circuit Malfunction

https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P0340 (https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P0340)

https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P1334 (https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P1334)

https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P1312 (https://www.saabsportugal.com/searchobd2.php?q=P1312)

Mas estou mais inclinado para a K7. Existe forma de ver se o sensor esta bom, lendo com um multimetro, mas sinceramente não sei os valores.

Já agora que velas puseste? tem as folgas correctas?
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 01 de Julho de 2014, 22:36
Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 01 de Julho de 2014, 23:14
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Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.

Tudo correcto, portanto como disse inicialmente tenta testar com outra k7 DI.

O problema do sensor de cambota nos motores B2x5x, é que depois de teres o motor quente se o desligares só consegues por o motor a trabalhar quando o sensor arrefecer.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: castelar em 01 de Julho de 2014, 23:19
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Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.

Tudo correcto, portanto como disse inicialmente tenta testar com outra k7 DI.

O problema do sensor de cambota nos motores B2x5x, é que depois de teres o motor quente se o desligares só consegues por o motor a trabalhar quando o sensor arrefecer.

Confirmo totalmente, isso já me aconteceu e é uma maçada dos diabos, pois por vezes tinha que esperar quase uma hora para ele pegar novamente e era o sensor da cambota.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 01 de Julho de 2014, 23:58
Não sei o estado dos tubos de vacuo, mas não perdes nada em verificar o estado dos mesmos. Ou mesmo se estão todos ligados, existe um que se costuma desligar do corpo da admissão.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 02 de Julho de 2014, 21:13
Já verifiquei todos os tubos e válvulas anti-retorno, troquei os tubos de vácuo por tubo de silicone, vou tentar encontrar uma K7 para testar se não encontrar estou a pensar mandar vir uma nova da Alemanha da Polar Parts, Já alguém usou desta marca?
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 02 de Julho de 2014, 21:18
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Já verifiquei todos os tubos e válvulas anti-retorno, troquei os tubos de vácuo por tubo de silicone, vou tentar encontrar uma K7 para testar se não encontrar estou a pensar mandar vir uma nova da Alemanha da Polar Parts, Já alguém usou desta marca?

O Cobalto como podes ver neste tópico - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=725.0, (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=725.0,) mas tenta ver se alguem tem uma usada que te possa emprestar para testares. A unica que tenho esta aqui comigo em Munique, acho que não queres ca vir para testar :D
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: TesZero em 02 de Julho de 2014, 21:49
Eu tenho em casa, posso te emprestar para testares.

és de onde? (coloca no teu perfil, assim poderemos ajudar-te mais facilmente sem termos que ir propositadamente ler a tua apresentação)

Eu testaria a k7 e o sensor de posição de cambota... pode ter a resistência certa e não oscilar como deve...

Quase, quase, quase de certeza que será o sensor...

Abraço
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 03 de Julho de 2014, 00:10
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Eu tenho em casa, posso te emprestar para testares.

és de onde? (coloca no teu perfil, assim poderemos ajudar-te mais facilmente sem termos que ir propositadamente ler a tua apresentação)

Eu testaria a k7 e o sensor de posição de cambota... pode ter a resistência certa e não oscilar como deve...

Quase, quase, quase de certeza que será o sensor...

Abraço
Sou de Leiria, vou trocar o sensor e testar.

Obrigado
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 06 de Julho de 2014, 22:53
Boas
Ainda não troquei o sensor,mas julgo que o problema pode estar relacionado com a falta de pressão de turbo, este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar. Assim que tenha tempo vou retirar a linha de escape para verificar se existe alguma obstrução nos catalisadores ou nas panelas.
Já alguém teve um problema idêntico?   
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 07 de Julho de 2014, 06:54
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este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar.

Verificaste as pás da turbina e da compressora, mas verificaste se o turbo não apresentava folga? Ou seja, se não tinha folga vertical ou horizontal? segurando na compressora vias se ela mexia para cima ou para baixo (vertical), ou para dentro e para fora (horizontal).

Com verificaste que a wastegate estava a 0,3 bar e como a afinaste para a 0,45 bar?

Verificaste se não tens nenhuma tubagem do sistema do turbo/intercooler com com fuga?

Em relação a "dump valve" não perdes nada em trocar por uma de piston, pois funcionam sempre melhor quando comparadas com as de diafragma (ainda mais tendo tu um Aero).

Em minha opinião acho difícil que seja um problema do turbo, acho mais que é a centralina que esta a cortar isso aos 0,8 bar por algum erro que detecte.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 07 de Julho de 2014, 20:14
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este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar.

Verificaste as pás da turbina e da compressora, mas verificaste se o turbo não apresentava folga? Ou seja, se não tinha folga vertical ou horizontal? segurando na compressora vias se ela mexia para cima ou para baixo (vertical), ou para dentro e para fora (horizontal).

Com verificaste que a wastegate estava a 0,3 bar e como a afinaste para a 0,45 bar?

Verificaste se não tens nenhuma tubagem do sistema do turbo/intercooler com com fuga?

Em relação a "dump valve" não perdes nada em trocar por uma de piston, pois funcionam sempre melhor quando comparadas com as de diafragma (ainda mais tendo tu um Aero).

Em minha opinião acho difícil que seja um problema do turbo, acho mais que é a centralina que esta a cortar isso aos 0,8 bar por algum erro que detecte.

Verifiquei ambas não têm folga, rodam livremente o turbo não me parece ter qualquer problema.
Já verifiquei todos os tubos não encontro nenhuma fuga.
Em relação ao turbo como para testar desliguei o tubo que vai da válvula de controle ao actuador da wastegate a centralina não tem como controlar a pressão do turbo porque a wastegate fica sempre fechada, eu penso que pode ser um dos catalisadores ou os dois tapados que dificulta a passagem dos gases não deixam-do o turbo subir a pressão.

Verifiquei a wastegate com um manómetro e uma bomba, fui dando pressão até o tirante do actuador mexer e verifiquei os 0.3bar, para afinar tirei a ponta do actuador do braço da válvula e enrosquei a ponta para que a mola fique com maior pré-tensão e testei, repeti  até o tirante mexer a +/-0.45bar.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 07 de Julho de 2014, 20:23
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Verifiquei a wastegate com um manómetro e uma bomba, fui dando pressão até o tirante do actuador mexer e verifiquei os 0.3bar, para afinar tirei a ponta do actuador do braço da válvula e enrosquei a ponta para que a mola fique com maior pré-tensão e testei, repeti  até o tirante mexer a +/-0.45bar.

Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo - http://www.ebay.co.uk/itm/Hand-Held-Brake-Bleeder-Tester-Set-Bleed-Kit-Vacuum-Pump-Car-Motorbike-Bleeding-/191218727600 (http://www.ebay.co.uk/itm/Hand-Held-Brake-Bleeder-Tester-Set-Bleed-Kit-Vacuum-Pump-Car-Motorbike-Bleeding-/191218727600) - exprimenta tambem a "dump valve".
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: TesZero em 07 de Julho de 2014, 20:24
E com esse teste que fizeste, a wastegate conseguiu manter o vácuo sem fugas?
tem que se aguentar 1 minuto...

Pode também ser a comporta da wastegate partida / rachada, nesse caso, mesmo fechada não fará pressão...

Abraço

Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 07 de Julho de 2014, 21:51
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Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo - http://www.ebay.co.uk/itm/Hand-Held-Brake-Bleeder-Tester-Set-Bleed-Kit-Vacuum-Pump-Car-Motorbike-Bleeding-/191218727600 (http://www.ebay.co.uk/itm/Hand-Held-Brake-Bleeder-Tester-Set-Bleed-Kit-Vacuum-Pump-Car-Motorbike-Bleeding-/191218727600) - exprimenta tambem a "dump valve".

Não tenho bomba de vacuo, mas consigo fazer uma com um cilindro pneumático e umas válvulas anti-retorno, vou testar a dump-valve.

Já verifiquei a comporta da wastegate e está bem, assim que possa vou publicar umas fotos que tirei.

NunoC.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 07 de Julho de 2014, 23:33
Aqui estão as fotos que tirei ao meu turbo.

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Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Guest em 08 de Julho de 2014, 00:14
As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Guest em 08 de Julho de 2014, 00:16
E a K7 DI? Ja experimentaste outra?

Abraco
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Lfteixeira em 08 de Julho de 2014, 08:26
Estás a dar muitas voltas...

Troca a Cassete de Ignição, é ela o teu problema.
Seja qual for a razão da falha, se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falsa à centralina to teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor.

Contacta outro membro do forum de Leiria (pjdcardoso), marcam um café e levam uma chave torx para trocar as cassetes e tu testares... (Ele é porreiro, podes falar com ele há vontade!)
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: TesZero em 08 de Julho de 2014, 09:17
é sempre uma boa desculpa para desmontarmos emio carro e testarmos os restantes componentes :)

:)

Testa a k7 :)

Se não arranjares aí e se vieres um dia em passeio ao porto, apita.

Abraço
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 08 de Julho de 2014, 18:46
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As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco
Boas
Já verifiquei todos os tubos e válvulas, e não será do sistema de injecção porque o carro está convertido para GPL e o comportamento é exactamente igual, falha da mesma forma.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 08 de Julho de 2014, 19:03
Ainda não testei a K7, mas julgo que o problema de falta de pressão será mesmo um ou os dois catalisadores entupidos ou derretidos, encontrei no fórum
UKSaabs um tópico de um problema idêntico ao meu que era o catalisador derretido, que como os gases não conseguem sair livremente a turbina não ganha velocidade suficiente para conseguir atingir a pressão normal, hoje comprei no ebay uma câmara endoscopica  para conseguir verificar os dois catalisadores pelos orifícios das sondas sem ter que cortar o tubo.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Lfteixeira em 09 de Julho de 2014, 07:39
Bem, se insistes em continuar pela via mais complicada, força nisso.
Depois vai nos actualizando sobre os componentes que vais testando...

Vou-me citar a mim próprio:
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... se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falso à centralina do teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor...

Ao que posso acrescentar que é uma falha bem mais comum do que problemas com catalisadores, se tivesses os catalisadores bloqueados sentias uma falta de força generalizada, e não um problema às 4500RPM.

Bom trabalho.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 25 de Julho de 2014, 00:07
Boas
Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

Um abraço NunoC.
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Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Guest em 25 de Julho de 2014, 00:35
Porreiro O0
Mas agora deve acusar gases a mais na inspecao :(

Abraco
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: SMAP em 25 de Julho de 2014, 07:33
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Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: Lfteixeira em 25 de Julho de 2014, 08:17
Sem duvida, às vezes os piores cenários acontecem!

Obrigado pela partilha.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: onunc em 25 de Julho de 2014, 18:17
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So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.

Tive que tirar os dois o 1º estava partido e solto o 2º ficou tapado com a fibra que se soltou do 1º, só tem que ir a inspecção daqui a um ano, tenho tempo para decidir o que fazer, talvez compre um "Downpipe" da SAAB-TUNERS.
Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: TesZero em 26 de Julho de 2014, 16:51
Quando te acender a luz do motor, já sabes  :P

é a 2ª sonda lambda a queixar-se :)

Título: Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
Mensagem de: darioglv em 29 de Julho de 2014, 12:57
Boa partilha! O0