Existem varias razões para efectuar esta modificação
1. Valvula de APC T7 é mais fiavel e raramente avaria
2. Valvula de APC T5 mesmo novas tem comportamentos diferenetes entre elas
3. O preço da valvula de APC T7 é cerca de 1/4 do preço da valvula de APC T5
Peças necessárias
SAABArticle : Solenoid valve
PartNo : 55557331
Usage : 2009
Order Quantity : 1


Article : Connector housing
PartNo : 4113205
Usage : JOINT PIECE ABS UNIT SPEED SENSOR, VACUM PUMP ABS, HORN, KNOCK SENSOR, TEMP SENSOR TEMP SENSOR COOLANT THEFT ALARM PRESSURE MONITOR AC, NLS-USE 12788933
Supplementary Description : 2-pin, female
Order Quantity : 1
Peça branca no lado direito da imagem

Article : Cable terminal
PartNo : 4061586
Usage : AREA, 1, 0-2, 5 MM2
Order Quantity : 2
BOSCHJunior Power Timer (JPT) Bosch / Amp male body, 3 pole
Part Number1928402452-000
Peça preta no lado direito da imagem

JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 0,5-1,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.
JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 1,5-2,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.

Depois de termos todas as peças tem que as montar da seguinte maneira




Este é o resultado final e como podem tem um cabo para ligar no conector do vosso SAAB Trionic 5 (sem ser preciso cortar cabos)
Mudanças no Hardware e Software da ECUTrionic 5.51. desliguem o pino 5 do componente 74HC123 e façam um "bridge" nas conexões disponiveis.




2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=32 ; stock value is 70
Frek_230!=50 ; stock value is 90
Trionic 5.21. desliguem o pino 5 do componente 74HC123. Em Trionic 5.2 não existem conexões disponiveis para efectuar a "bridge" pelo que temos ligar um cabo entre o pino 11 e o pino 5 (garantam que o pino 5 não esta em contacto com o componente 74HC123)


2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=1900 ; stock value is 935
Frek_230!=630 ; stock value is 728
Aqui podem ver a valvula montada num 9000

então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
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então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
Os 280 CV que tu querers no teu 9000 obriga a por APC T7 pois com APC T5 tens quase de certeza problemas
Teco, se não vais fazer a repro, faz tudo de uma vez. Eu fiz... Poupei uma repro... E montei tudo duma vez.
Abraço
esquilo reflectindo....
Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))
Obrigado.
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Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))
Boas Contribuinte
Este topico é só sobre a conversão de uma simples valvula, nao de toda a electronica. Não sei se o
TesZero tem em mente fazer um tópico com esse assunto, mas provavelmente terá visto que ele quer fazer essa conversão no "fosco"
Boas SMAP
Eu não percebo mesmo nada disto, mas com o tempo vou lá... O0
não me tinha apercebido que era só o upgrade da valvula, mas agora que estou mais esclarecido, ainda estou mais interessado, pois no meu 9000 já tive de trocar a valvula APC, e a que lá meti, tambem não está a funcionar a 100%, mas tambem não quero andar sempre a investir na mesma coisa.
É possivel fazer a alteração da valvula(como está neste topico) no meu carro?
Obrigado.
É possivel mas tens de alterar a centralina para funcionar com a apc7.
Abraco
Tenho uma de reserva, posso sempre tentar dar cabo daquilo, mas e o resto das fichas?existem novas ,ou o melhor é tentar num sucateiro?
ambas as fichas são amplamente usadas noutros componentes dos 9000/900 e 9-3/9-5
agora não me recordo bem, mas o Tes diz-te que componentes partilham essas fichas
É feito um cabo para ligar o que tens da apc5 para a apc7.
Abraco
Ok, mas o meu 9000 é dos antigos , aquilo acho que é jetronic lh 4.???
mas para aprender a mecher na centralina, o melhor é falar com o TesZero, certo?
Abraço
Desculpa... nao tinha reparado nisso... :-[
Sim, o Tes0 é a pessoa indicada para falar sobre o jetronic.
Abraco
Contribuinte, enquanto não tiveres um carro com trionic este tópico é inútil para ti.
A tua apc não é igual e nem funciona do mesmo jeito, é gerida por uma unidade independente que só gere apc e di.
Nunca vi uma válvula apc de um jetronic avariada... não vou afirmar que a tua não esteja... mas acho muito dificil.
Podes usar as secções próprias para colocar as tuas questões, para que não fique misturada a informação abre tópicos novos se necessário.
sobre a pergunta de como identificas o trionic instalado num 9000:
Trionic 5.2 só existiu no saab 9000 turbo 2.3 de 1993...
Trionic 5.5 1994 - 1998 / 9000, 900 e primeiros 9-3
(se quiseres desenvolver abre novo tópico sff)
Abraço