SAABsPORTUGAL

Oficina => Direcção / Suspensão => Tópico iniciado por: SMAP em 07 de Novembro de 2012, 08:40

Título: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: SMAP em 07 de Novembro de 2012, 08:40
Original versus SAS

Original
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
SAS
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


antes de montar


(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


montado no meu 9000

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


montado no 9000 do TesZero


(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


2 maneiras diferentes de aprefeiçoar o sistema

casquilhos Superflex

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


casquilhos Powerflex


(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


resultado final com casquilhos Superflex

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)



Aqui tem o manuais de instalação das barras

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 07 de Novembro de 2012, 08:51
As primeiras 4 fotos pareciam retiradas do manual do Haynes, lol

:D

Para os interessados nesta alteração, as barras que os vossos 9000 têm originalmente podem ter 18 ou 19 mm, esta barra da SAS tem 25mm.

A da frente nota-se alguma diferença, mas a maior diferença, sem duvida, é na barra traseira... Se em vez de colocar as duas tiverem que optar por uma... coloquem sem dúvida primeiro a traseira!!!

é uma condução completamente diferente... curvas muito mais estáveis, carro muito mais seguro...

(smap... chegaste a cortar o plástico da cava da roda? no cantinho? conforme dizem as instruções?
eu não cortei em nenhum dos carros e em nenhum chega lá perto... não vi necessidade de tal.
Abraço)

Não cheguei a fazer a alteração dos superflex.. tens qual o diâmetro / comprimento que usaste no parafuso mesmo?

Abraço


Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: SMAP em 07 de Novembro de 2012, 09:01
Não cheguei a fazer a alteração dos superflex.. tens qual o diâmetro / comprimento que usaste no parafuso mesmo?

Queres que te diga onde tinha essa informação? acho que sabes onde se perdeu ... muita sorte já foi eu ter conseguido recuperar a infromação neste topico.

De qualquer das formas com os parafusos originais que o sistema tras é facil de arranjar uns compativeis
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 07 de Novembro de 2012, 09:21
lembro-me de termos falado relativamente à resistência dos mesmos...
se forem mais compridos cortam-se :D
mas se forem uma porcaria e depois partirem... é um bocadinho de nada pior...

Mas esquece, tenho solução fácil para o problema :D

Mesmo ao lado de casa tenho das melhores lojas de parafusos que conheço... chego lá e peço o melhor :D

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: Guest em 09 de Novembro de 2012, 19:55
Aproveita e trás uns parafusos para mim :D :D :D
Tenho falta deles :P :P :P

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 10 de Novembro de 2012, 19:08
Aproveita e trás uns parafusos para mim :D :D :D
Tenho falta deles :P :P :P

Abraço

não faltam, não os viste porque não são amaguego feggagi
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 10 de Novembro de 2012, 22:28
se tivesses umas barras dessas (muito úteis) até tos oferecia...

gostava de conhecer quem dobrasse ferro maciço de 25mm para fazer iguais... ficava muita gente a ganhar com esta alteração...

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 10 de Novembro de 2012, 23:45
uma coisa assim?

RB-25 Electrical Rebar Bender for Bending 4-25mm Steel Rope (http://www.youtube.com/watch?v=-_QTdtin_Ig#)

assim destas?

http://riotinto-porto.olx.pt/maquina-cortar-dobrar-ferro-europea-tp26-32-venda-aluguer-iid-432932921 (http://riotinto-porto.olx.pt/maquina-cortar-dobrar-ferro-europea-tp26-32-venda-aluguer-iid-432932921)

venda a 1.200, devem deixar a malta um dia ou dois
com aquilo por 100... será que o kushy sabe usar disto?


EDIT

melhor 500 aeros e mete-se na garagem

http://vianadocastelocity.olx.pt/maquina-de-cortar-e-dobrar-ferro-iid-433498119 (http://vianadocastelocity.olx.pt/maquina-de-cortar-e-dobrar-ferro-iid-433498119)
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: Guest em 11 de Novembro de 2012, 14:22
Isso na mala do carro montado ficava impecável, nem precisavas e barra de torção... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Gaios pagtam o amaggego feggaggi...  8) 8) 8)

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 11 de Novembro de 2012, 17:27
Sim Teco...

compra isso... e mais um torno mecânico que quando eu em 5 anos precisar de usar 1 vez aviso-te :D

Onde ha quem faça isso é que era importante... Agora comprar a máquina para fazer 1 vez não justifica de maneira alguma...

o kit completo já com portes ficou-me por perto de 400€ na altura...

link da pfs: http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=28_187_550&products_id=3264 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=28_187_550&products_id=3264)

na altura eu comprei da elkparts.

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 11 de Novembro de 2012, 19:46
ai que leste na "obtusa"

1) eu referi que um deles tb alugava
2) interroguei-me (e tentei ligar mas nada) se o kushy não seria capaz (
3)quantos 9000 há neste forum? por grosso se calhar alinhavam

o torno era provocação e tu sabes. foi de quando tu estavas no veloso e querias fazer um eixo ;)

abraços

por falar em soldadores etc, castiçais?
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 14 de Novembro de 2012, 09:18
Sem tempo :(

quando estive em Alfena foi muito cedo 7...8h ou então pela hora de almoço...
sempre horas em que está fechado...

quinta, sexta e sábado vou ter que lá andar obrigatoriamente, se quiseres aparece também e damos lá um salto...

até tenho que levar lá a superlight a ver se ele me arranja uns elicoils (ou lá como se escreve) da porra dos manípulos que dei cabo da rosca...

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: Nicodemus em 14 de Novembro de 2012, 10:07

gostava de conhecer quem dobrasse ferro maciço de 25mm para fazer iguais... ficava muita gente a ganhar com esta alteração...

Abraço


BAAAAM!!
http://www.rito.pt/client/skins/portuguese/default.asp (http://www.rito.pt/client/skins/portuguese/default.asp)

A porcaria dos horários que tenho não me permitem ir lá, mas vou ter que tirar uma tarde de folga para falar com eles sobre a caixa... Se houvesse muito dinheiro, fazia uma sequêncial  ;D
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 14 de Novembro de 2012, 10:21
avisa que quero la ir contigo!!!

ouço falar muito bem do trabalho deles...
mas muito mal dos preços :D :D :D :D

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: SMAP em 14 de Novembro de 2012, 10:32
gostava de conhecer quem dobrasse ferro maciço de 25mm para fazer iguais... ficava muita gente a ganhar com esta alteração...

Olha não é qualquer barra de 25 mm que serve, aços com resistencias diferentes implicam torções diferentes. Alem de que alguns não torçem de forma alguma e o que acontece é que acabaras por desfazer os restantes componentes da suspensão
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 14 de Novembro de 2012, 10:57
eu sei disso
e quem ganha a vida a fazer isso também :D

E neste campo... peço opinião à minha irmã... pagam-lhe para saber isso... lol
portanto... que remédio...

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: Nicodemus em 14 de Novembro de 2012, 13:17
Eles fizeram as barras para um saxo de rally sobre medida, eles são mesmo bons em trabalhar metal. Em braga são uma referencia.

Abraço
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 14 de Novembro de 2012, 17:33
Sem tempo :(

quando estive em Alfena foi muito cedo 7...8h ou então pela hora de almoço...
sempre horas em que está fechado...

quinta, sexta e sábado vou ter que lá andar obrigatoriamente, se quiseres aparece também e damos lá um salto...

até tenho que levar lá a superlight a ver se ele me arranja uns elicoils (ou lá como se escreve) da porra dos manípulos que dei cabo da rosca...

Abraço

helicoidais? Rebentaste o buraco original e para poder ser apertado vão ter de o reconstruir e passares a arranjar parafusos mais grossos?

Mas se puderes apanha que passo na maia mais facilmente (se calhar já de 9000)

abraços
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 14 de Novembro de 2012, 17:39
gostava de conhecer quem dobrasse ferro maciço de 25mm para fazer iguais... ficava muita gente a ganhar com esta alteração...

Olha não é qualquer barra de 25 mm que serve, aços com resistencias diferentes implicam torções diferentes. Alem de que alguns não torçem de forma alguma e o que acontece é que acabaras por desfazer os restantes componentes da suspensão

pois, convinha saber o tipo de aço, mas não me surpreendia se um aço de molas 5160 ou 9260 desse boas barras. se for inox deve ser um 301
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: TesZero em 14 de Novembro de 2012, 23:29
não é que interesse minimamente ao tópico...

Mas sim... dei cavo da rosta dos manípulos... tenho só metade da rosca e colado, mas não considero seguro...

O que tas a falar é abrir o buraco e fazer nova rosca, nesse caso precisas de parafusos mais largos...

com os helicoils(é assim que se escreve... vi no google :D) colocas lá a rosca com o mesmo diâmetro dentro...

helicoil:

(http://www.stardeluxe.it/wp-content/uploads/2009/06/helicoil.jpg)

Aplicado:

(http://www.bm-techniek.nl/customer_data/upload/editor/images/Helicoils.jpg)

(http://fstatic1.mtb-news.de/img/photos/8/8/0/4/1/_/medium/helicoil.jpg)

No caso em questão tem que ser mesmo helicoil caso contrario teria que alterar o diâmetro em dois lados...

depois mostro-te..
Título: Re: SAAB 9000 - Barra de Torção frontal da SAS SAAB
Enviado por: teco em 15 de Novembro de 2012, 04:06
Helicoils...heli(coidal)coils.

Ambos remetem para espiral, helicoidal, rosca helicoidal, etc

Q.E.D.