Bom dia,
Comprei um Saab 1.9 tid com a caixa de velocidades F40 de 6 velocidades partida e encontrei uma de um 2.2 alguém me sabe dizer se dá para fazer a troca?
Obrigado
A única diferença que vejo nas F40 é na roda coroa entre os modelos a gasolina e os modelos diesel.

No entanto convinha ver mais coisas tal como os pontos de aperto da caixa ao motor visto o 2.2 ser um motor Isuzu e o 1.9 ser um motor FIAT
e podes sempre comprar uma caixa de velocidades em UK
http://www.ebay.co.uk/itm/2006-SAAB-9-3-1-9-TiD-MANUAL-GEARBOX-F40-150bhp-/371128540972 (http://www.ebay.co.uk/itm/2006-SAAB-9-3-1-9-TiD-MANUAL-GEARBOX-F40-150bhp-/371128540972)
http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-VAUXHALL-6-SPEED-GEARBOX-MANUAL-1-9-DIESEL-PART-NUMBER-F40-/161418459185 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-VAUXHALL-6-SPEED-GEARBOX-MANUAL-1-9-DIESEL-PART-NUMBER-F40-/161418459185)
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xsaab+9-3+f40+gearbox&_nkw=saab+9-3+f40+gearbox&_sacat=0 (http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xsaab+9-3+f40+gearbox&_nkw=saab+9-3+f40+gearbox&_sacat=0)
eu acho... nao tenho a certeza... que o 2.2 não traz caixa de 6...
Abraço
tens a caixa fora do carro?
Abraço
Bem ontem tirei o motor e caixa fora (foi a minha primeira vez e correu sem grandes problemas O0) e afinal tenho a caixa inteira mas o que os ingleses chamam de "bellhousing" é que está furada em dois sítios e com um apoio a faltar, dá para ver o buraco na segunda imagem mesmo por baixo. Significa que basta substituir essa parte, que é independente e está entre o bloco e a caixa de velocidades. Parece alojar a embraiagem e como é do corpo exterior que preciso se arranjar só essa parte ate pode ser de uma caixa que tenha o interior gripado já fico com o problema resolvido. Para alem de ter de precisar de um "charrion" mas disso já eu sabia. Junto umas fotos para terem uma ideia.

O bellhousing é basicamente um "adaptador" de furação entre a caixa e o motor.
Aperta na caixa e aperta no motor.
Se comprares uma caixa dessas... eu fico-te com a caixa e tu com bellhousing :P quero colocar uma caixa dessas no meu 9000.
Precisava de ver uma ao vivo e tirar medidas para saber se consigo ligar a essa caixa um bellhousing de um motor b205 podendo assim adaptar a furação da caixa ao meu b234R :D
hummm... um 9000 com 400cv+, com uma caixa resistente a chegar às 6200 rpms :D :D :D :D :D :D :D
Vou à Suécia, Trollhattän de dia 27/09 a 04/10, pode ser que lá tenha algo a bom preço :P
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Logue-se - já leste sobre isto?
Abraço
Vou a Coimbra amanhã de tarde... se precisares de ajuda e me deixares tirar as medidas que preciso...
era óptimo :D
diz-me algo :D
Se não conseguir o que preciso em separado e precisar de comprar completo posso arranjar-te esta minha caixa e ficamos os dois com o problema resolvido
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O bellhousing é basicamente um "adaptador" de furação entre a caixa e o motor.
Aperta na caixa e aperta no motor.
Se comprares uma caixa dessas... eu fico-te com a caixa e tu com bellhousing :P quero colocar uma caixa dessas no meu 9000.
Precisava de ver uma ao vivo e tirar medidas para saber se consigo ligar a essa caixa um bellhousing de um motor b205 podendo assim adaptar a furação da caixa ao meu b234R :D
hummm... um 9000 com 400cv+, com uma caixa resistente a chegar às 6200 rpms :D :D :D :D :D :D :D
Vou à Suécia, Trollhattän de dia 27/09 a 04/10, pode ser que lá tenha algo a bom preço :P
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Abraço
Estou a ler... e não há nada que não se faça... arranja o material que o restante é fácil!! Faíscas.......... Já agora, aproveita enquanto cá estou ;)
não é bem assim DHC, um bellhousing não sei se será fácil de fazer, devido às forças que é sujeito...
mesmo os originais partem... e por norma a caixa parte por dentro também...
preferia usar o bellhousing dos 205 já feitos, que penso encaixar bem na caixa e bem no bloco do b234. :)
depois é só converter a embraiagem de hidráulica, para cabos...
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Logue-se vou sexta a coimbra, posso ver a tua caixa?
nunca estive em frente a uma para confirmar a furação :(
Abraço
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não é bem assim DHC, um bellhousing não sei se será fácil de fazer, devido às forças que é sujeito...
mesmo os originais partem... e por norma a caixa parte por dentro também...
preferia usar o bellhousing dos 205 já feitos, que penso encaixar bem na caixa e bem no bloco do b234. :)
depois é só converter a embraiagem de hidráulica, para cabos...
Tanto melhor !!!!! O0
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não é bem assim DHC, um bellhousing não sei se será fácil de fazer, devido às forças que é sujeito...
mesmo os originais partem... e por norma a caixa parte por dentro também...
preferia usar o bellhousing dos 205 já feitos, que penso encaixar bem na caixa e bem no bloco do b234. :)
depois é só converter a embraiagem de hidráulica, para cabos...
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Registe-se or Logue-se vou sexta a coimbra, posso ver a tua caixa?
nunca estive em frente a uma para confirmar a furação :(
Abraço
Podes mas esta semana está complicado como trabalho ate as 19h e hoje e amanha depois do trabalho vou fazer uns km para procurar as peças que preciso (tabliet, airbags, para-choques, radiadores, etc.). Mas para a semana podemos combinar melhor
A caixa então pelo que percebi partiu em acidente, correcto?
essas caixas têm fama de serem MUITO boas e resistentes :)
Ok. Podemos combinar :)
Precisando de ajuda estamos cá para ajudar :D
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A caixa então pelo que percebi partiu em acidente, correcto?
Olha comprei-o assim:
Vai a: 2ememain.be, é um site belga, tem lá um inteiro por 600€, mesmo com o transporte para PT acho que é de aproveitar.
Abr
Vai dar algum trabalho recuperar, mas acho que vais conseguir sem problemas :D
Abraço
Bom dia,
Para completar o tópico: procurei bastante e fiz centenas de quilómetros para esclarecer algumas duvidas e criar nova. Ouvia falar que o motor 1.9 era Fiat e que o 2.2 era Opel, mas não foi isso que me parecer quando os vi ao vivo. O motor do 2.2 tem todas as características de um Fiat e a caixa não dá no 1.9.
Quanto ao meu carro, já comprei uma F40 por 350€ em muito bom estado. Já montei o motor no carro e ontem à noite fui dar uma voltinha mesmo com metade das peças por montar e está impecável, agora é só montar o restante e estrada com ele.
Efectivamente a primeira parte está correcta:
1.9 - motor Fiat
2.0/2.2 - motor Opel
o 2.2 tem todas as características de um fiat? :|
Estive a ver uma F40 e não faço a mínima da ideia como raio conseguiria adaptar aquilo a um 9000 / 9-5 / 9-3... :|
é muito diferente mesmo...
Abraço