Boas a todos! Acabei de comprar um SAAB 9.3 2.2 tid de 2003 avariado! Disse-me o antigo dono que a bomba injectora estava estragada e que ele nao pegava de maneira nenhuma! E nao e que o gaijo tinha mesmo razao! Ja lhe desmontei a cabeca da bomba ja controlei o transistor (ok) ja o puxei engado noutro carro, ja lhe pus Star Pilote pelas goelas abaixo e acho que MORREU! Sera que a por ai alguem com alguma ideia? As fotos da maquina embora Morta meto depois!Desde ja o meu muito obrigada
A Bomba que tem montada é uma vp44 psg 16 de 2 fichas, mas o que me intriga bastante é o facto de que quando eu lhe meto star pilote o motor chocalha todo e aumenta a rotacao para pegar tosse, espilrra, mas nao pega!
Agora e estou a falar para os especialistas porque sei do que estou a falar, se ele nao pega é porque a calagem da distribuicao nao esta no ponto, porque se fosse outro problema eu a alimenta-lo pela admissao ele deveria pegar! :(|| :(|| :(|| Bem tambem pode ser algum dos sensores cambota ou arvore de cams!!! Ah e a luz do motor amarela fica constantemente acesa nao apaga! ( Eu ate ja pensei em tirar a lampada so pelo prazer de a ver apagada)
Rezumindo como nao tenho o aparelho Diag para a Saab liguei o meu computador do grupo Vag Original que tem um programa OBD e marcou o sensor medidor de admissao! Mas penso que nao sera disso!
Especialistas Saab/Opel que se cheguem à frente! Se tiverem um problema com algum do grupo Vag ja sabem eu estarei por ca tambem!
Ja verificaste se não andaram a mexer com a EGR, ou se a mesma está em condições?
A válvula EGR com problemas cria erros em outro elementos, podes ler neste tópico - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2010.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2010.0) - em que também leu com uma maquina OBD não SAAB e deu o erro do sensor de pressão.
Valida se o colector de admissão não está completamente entupido e cheio de carvão ao ponto de não deixar passar ar suficiente para haver combustão.
Não tentaram trocar a bomba injetora? Se o fizeram podem não a ter programado para o carro :(
Abraço
Em primeiro obrigado por responderem, em relacao ao mexerem na egr de facto andaram a melher nela porque tem silicone colado, devem-na ter aberto, em relacao à rampa de admissao ela nao esta obstruida! dai o meu problema e duvidas é que com o Start pilote mesmo que tivessem mudado a bomba injectora, e mesmo que a egr estivesse estragada o motor pegava!
Pois o Start pilote alimenta o motor pela admissao! :D
Qualquer bomba que seja posta nesse motor tem que ser programada pelo TechII e caso tenham simplesmente trocado a bomba injectora ela nunca irá trabalhar sem ser programada por um TechII.
E pondo a bomba de um Opel também não funciona, terá que ser um bomba de um SAAB
Isso eu ja percebi da bomba da egr dos injectores da rampa de ser programado pelo TechII! Agora a minha duvida é porque razao o motor nao pega quando alimentamos o motor pela admissao! Quando alimentamos o motor pela admissao tudo o que é bombas, egr, mesmo o codigo de arranque fica inutilizado! porque o alimentamos pela admissao!
Bem eu confesso que não conhecia o start pilot - http://www.startpilote.com/ (http://www.startpilote.com/) - agora que já sei o que é entendo.
Portanto agora pergunto se o carro tem alarme? Sinceramente não sei como é no 9-3 SS (ja vou procurar nos manuais), mas no 9000 se a bateria for desligada enquanto não trancarem (tem que se carregar no botao para fechar 5 vezes até activar) o carro com o comando e destrancarem o corte de ignição esta sempre activo.
No 9000 já fiquei uma vez apeado porque a pilha acabou e mesmo conseguindo abrir o carro é impossível pô-lo a trabalhar. A unica maneira de desactivar o alarme é mesmo através do comando.
Já verificaste se chega corrente as velas?
Alarme - Pagina 46 a 50 do Manual SAAB 9-3 2003 (https://www.saabsportugal.com/manuais/9-3SS/SAAB%209-3%20SS%20Manual%202003%20Eng.zip)
Pode ser uma soluçao mas sincamente nao sei se tem alarme! mas acho que nao, ainda assim a chave fecha e abre o carro portanto penso que o problema nao sera dai! Alem disso a luz do motor no painel amarela fica constantemente ligada! E o carro é a gasoleo logo tem velas de aquecimento, e com o star pilote nao é preciso os cilindros estarem quentes para um motor pegar! Eu penso e amanha se nao chover ja vou tirar as duvidas e vou confirmar a calagem ou o ponto do motor! se estiver mal ja sei que havera valvulas enpenadas! Mas vale a pena! Saab é Saab! :)))
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Pode ser uma soluçao mas sincamente nao sei se tem alarme! mas acho que nao, ainda assim a chave fecha e abre o carro portanto penso que o problema nao sera dai!
Abrir e fechar as portas com a chave não desarma o alarme como podes ler no manual
Obrigado pela dica amanha ja vou ler no manual em frances que o ingles nao é o meu forte! Na pior das hipoteses vendo o carro em peças, afinal so me custou 300€
Está muito lindo sim senhor.
Este carro tem de certeza alarme com imobilizador, se não tiveres a chave com o comando vai ser complicado, tens que o pedir aí num qualquer representante.
Abraço
300€????? É pah... vou mesmo emigrar de vez :(|| :(||
Abraço
Boas,
Algumas coisas rápidas e de quem não percebe nada de mecânica:
- partindo do principio que o starpilot fez aquilo que dizes ser suposto, então deverá ser um erro primário
- sendo um erro anterior à bomba injectora e partindo do principio que como percebes de mecânica já verificaste se tinhas combustível, corrente, etc, então deves virar-te já para a componente electrónica
- sendo um SAAB, acredita que é bem mais picuinhas que os VAGs a nível de electrónica, e não estou a dizer mal de ninguém
Verifica o imobilizador, e nesse modelo em questão se calhar com uma OP-COM já deves conseguir extrair mais informações da ECU
Vai-nos dizendo como corre, e boa sorte.
Bom dia a todos obrigado pelas respostas! O valor destes carros de 2003 ronda os 2000€ quando têm problemas passa para para metade e depois se calharem com um comprador como eu, compra-se por 300€!
http://www.leboncoin.fr/voitures/721937563.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/721937563.htm?ca=1_s)
http://www.leboncoin.fr/voitures/724640858.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/724640858.htm?ca=1_s)
http://www.leboncoin.fr/voitures/722542820.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/722542820.htm?ca=1_s)
Agora a nivel de problemas a nivel electronica qual o nome do programa a comprar para ler estas ECU's? e quanto custa!
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Agora a nivel de problemas a nivel electronica qual o nome do programa a comprar para ler estas ECU's? e quanto custa!
Alguém que me corrija, mas penso que já deves conseguir ler algumas coisas com a OP-COM (OP=OPEL).
As originais são caras, mas existem os clones chineses que fazem bem o serviço e por cá arranja-se por 30€.
Não sei se aqueles leitores universais já dão, é provável que sim, mas serão sempre mais limitados ainda na informação apresentada.
Software a sério, TECHII, mas isso só se conheceres quem o tenha.
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Software a sério, TECHII, mas isso só se conheceres quem o tenha.
Existem copias de TechII chinesas, mas mesmo assim ainda andam a volta de 500€, o TechII original anda a volta de 3000€
Fonix :(|| :(|| 500€ a 3000€!
Encontrei um diagnostic multimarcas a um preco razionavel e faz programacao em Sabbs! ;D ;D ;D
Digam-me la se conhecem:
http://www.ebay.fr/itm/Latest-2013V-Multi-Diag-Access-J2534-Pass-Thru-OBD2-Device-Auto-Code-Diagnostic-/321520345161?pt=LH_DefaultDomain_71&hash=item4adc1b2049 (http://www.ebay.fr/itm/Latest-2013V-Multi-Diag-Access-J2534-Pass-Thru-OBD2-Device-Auto-Code-Diagnostic-/321520345161?pt=LH_DefaultDomain_71&hash=item4adc1b2049)
Boas,
Esse não conheço, pode ser que entretanto apareça alguém que saiba mais um pouco.
Dei uma rápida vista de olhos por "OP-COM + SAAB 9-3" e pareceu-me que só está disponível para o 1.9 TID, o que não é o teu caso.
https://www.youtube.com/watch?v=NJ0D8y2KBqQ (https://www.youtube.com/watch?v=NJ0D8y2KBqQ)
https://www.youtube.com/watch?v=olB_BHvLYY0 (https://www.youtube.com/watch?v=olB_BHvLYY0)
https://www.youtube.com/watch?v=poqyILbgyJw (https://www.youtube.com/watch?v=poqyILbgyJw)
Deixa ver se apareçe mais alguém que te possa ajudar melhor.