SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9-3ss / sw => Tópico começado por: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 01:46

Título: Saab 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 01:46
Boas a todos! Acabei de comprar um SAAB 9.3 2.2 tid de 2003 avariado! Disse-me o antigo dono que a bomba injectora estava estragada e que ele nao pegava de maneira nenhuma! E nao e que o gaijo tinha mesmo razao! Ja lhe desmontei a cabeca da bomba ja controlei o transistor (ok) ja o puxei engado noutro carro, ja lhe pus Star Pilote pelas goelas abaixo e acho que MORREU! Sera que a por ai alguem com alguma ideia? As fotos da maquina embora Morta meto depois!Desde ja o meu muito obrigada
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 02:03
A Bomba que tem montada é uma vp44 psg 16 de 2 fichas, mas o que me intriga bastante é o facto de que quando eu lhe meto star pilote o motor chocalha todo e aumenta a rotacao para pegar tosse, espilrra, mas nao pega!
Agora e estou a falar para os especialistas porque sei do que estou a falar, se ele nao pega é porque a calagem da distribuicao nao esta no ponto, porque se fosse outro problema eu a alimenta-lo pela admissao ele deveria pegar!  :(|| :(|| :(|| Bem tambem pode  ser algum dos sensores cambota ou arvore de cams!!! Ah e a luz do motor amarela fica constantemente acesa nao apaga! ( Eu ate ja pensei em tirar a lampada so pelo prazer de a ver apagada)
Rezumindo como nao tenho o aparelho Diag para a Saab liguei o meu computador do grupo Vag Original que tem um programa OBD e marcou o sensor medidor de admissao! Mas penso que nao sera disso!
Especialistas Saab/Opel que se cheguem à frente! Se tiverem um problema com algum do grupo Vag ja sabem eu estarei por ca tambem!
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 04 de Novembro de 2014, 08:26
Ja verificaste se não andaram a mexer com a EGR, ou se a mesma está em condições?

A válvula EGR com problemas cria erros em outro elementos, podes ler neste tópico - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2010.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2010.0) - em que também leu com uma maquina OBD não SAAB e deu o erro do sensor de pressão.

Valida se o colector de admissão não está completamente entupido e cheio de carvão ao ponto de não deixar passar ar suficiente para haver combustão.
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Guest em 04 de Novembro de 2014, 10:44
Não tentaram trocar a bomba injetora? Se o fizeram podem não a ter programado para o carro :(

Abraço
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 12:42
Em primeiro obrigado por responderem, em relacao ao mexerem na egr de facto andaram a melher nela porque tem silicone colado, devem-na ter aberto, em relacao à rampa de admissao ela nao esta obstruida! dai o meu problema e duvidas é que com o Start pilote mesmo que tivessem mudado a bomba injectora, e mesmo que a egr estivesse estragada o motor pegava!
Pois o Start pilote alimenta o motor pela admissao! :D
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 04 de Novembro de 2014, 13:49
Qualquer bomba que seja posta nesse motor tem que ser programada pelo TechII e caso tenham simplesmente trocado a bomba injectora ela nunca irá trabalhar sem ser programada por um TechII.

E pondo a bomba de um Opel também não funciona, terá que ser um bomba de um SAAB
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 20:18
Isso eu ja percebi da bomba da egr dos injectores da rampa de ser programado pelo TechII! Agora a minha duvida é porque razao o motor nao pega quando alimentamos o motor pela admissao! Quando alimentamos o motor pela admissao tudo o que é bombas, egr, mesmo o codigo de arranque fica inutilizado! porque o alimentamos pela admissao!
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 04 de Novembro de 2014, 21:37
Bem eu confesso que não conhecia o start pilot - http://www.startpilote.com/ (http://www.startpilote.com/) - agora que já sei o que é entendo.

Portanto agora pergunto se o carro tem alarme? Sinceramente não sei como é no 9-3 SS (ja vou procurar nos manuais), mas no 9000 se a bateria for desligada enquanto não trancarem (tem que se carregar no botao para fechar 5 vezes até activar) o carro com o comando e destrancarem o corte de ignição esta sempre activo.

No 9000 já fiquei uma vez apeado porque a pilha acabou e mesmo conseguindo abrir o carro é impossível pô-lo a trabalhar. A unica maneira de desactivar o alarme é mesmo através do comando.

Já verificaste se chega corrente as velas?
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 04 de Novembro de 2014, 21:46
Alarme - Pagina 46 a 50 do Manual SAAB 9-3 2003 (https://www.saabsportugal.com/manuais/9-3SS/SAAB%209-3%20SS%20Manual%202003%20Eng.zip)
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 21:46
Pode ser uma soluçao mas sincamente nao sei se tem alarme! mas acho que nao, ainda assim a chave fecha e abre o carro portanto penso que o problema nao sera dai! Alem disso a luz do motor no painel amarela fica constantemente ligada! E o carro é a gasoleo logo tem velas de aquecimento, e com o star pilote nao é preciso os cilindros estarem quentes para um motor pegar! Eu penso e amanha se nao chover ja vou tirar as duvidas e vou confirmar a calagem ou o ponto do motor! se estiver mal ja sei que havera valvulas enpenadas! Mas vale a pena! Saab é Saab! :)))
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 04 de Novembro de 2014, 21:48
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Pode ser uma soluçao mas sincamente nao sei se tem alarme! mas acho que nao, ainda assim a chave fecha e abre o carro portanto penso que o problema nao sera dai!

Abrir e fechar as portas com a chave não desarma o alarme como podes ler no manual
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 21:52
Obrigado pela dica amanha ja vou ler no manual em frances que o ingles nao é o meu forte! Na pior das hipoteses vendo o carro em peças, afinal so me custou 300€
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 04 de Novembro de 2014, 22:28
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Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: castelar em 04 de Novembro de 2014, 22:48
Está muito lindo sim senhor.
Este carro tem de certeza alarme com imobilizador, se não tiveres a chave com o comando vai ser complicado, tens que o pedir aí num qualquer representante.
Abraço
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Guest em 04 de Novembro de 2014, 22:54
300€????? É pah... vou mesmo emigrar de vez :(|| :(||

Abraço
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: svidinha em 04 de Novembro de 2014, 23:26
Boas,

Algumas coisas rápidas e de quem não percebe nada de mecânica:

- partindo do principio que o starpilot fez aquilo que dizes ser suposto, então deverá ser um erro primário

- sendo um erro anterior à bomba injectora e partindo do principio que como percebes de mecânica já verificaste se tinhas combustível, corrente, etc, então deves virar-te já para a componente electrónica

- sendo um SAAB, acredita que é bem mais picuinhas que os VAGs a nível de electrónica, e não estou a dizer mal de ninguém

Verifica o imobilizador, e nesse modelo em questão se calhar com uma OP-COM já deves conseguir extrair mais informações da ECU

Vai-nos dizendo como corre, e boa sorte.
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 05 de Novembro de 2014, 06:38
Bom dia a todos obrigado pelas respostas! O valor destes carros de 2003 ronda os 2000€ quando têm problemas passa para para metade e depois se calharem com um comprador como eu, compra-se por 300€!
http://www.leboncoin.fr/voitures/721937563.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/721937563.htm?ca=1_s) 
http://www.leboncoin.fr/voitures/724640858.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/724640858.htm?ca=1_s)
http://www.leboncoin.fr/voitures/722542820.htm?ca=1_s (http://www.leboncoin.fr/voitures/722542820.htm?ca=1_s)

Agora a nivel de  problemas a nivel electronica qual o nome do programa a comprar para ler estas ECU's? e quanto custa!
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: svidinha em 05 de Novembro de 2014, 08:27
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Agora a nivel de  problemas a nivel electronica qual o nome do programa a comprar para ler estas ECU's? e quanto custa!

Alguém que me corrija, mas penso que já deves conseguir ler algumas coisas com a OP-COM (OP=OPEL).
As originais são caras, mas existem os clones chineses que fazem bem o serviço e por cá arranja-se por 30€.

Não sei se aqueles leitores universais já dão, é provável que sim, mas serão sempre mais limitados ainda na informação apresentada.

Software a sério, TECHII, mas isso só se conheceres quem o tenha.
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: SMAP em 05 de Novembro de 2014, 08:31
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Software a sério, TECHII, mas isso só se conheceres quem o tenha.

Existem copias de TechII chinesas, mas mesmo assim ainda andam a volta de 500€, o TechII original anda a volta de 3000€
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: Nelson Strasbourg em 05 de Novembro de 2014, 10:31
Fonix  :(|| :(|| 500€ a 3000€!
Encontrei um diagnostic multimarcas a um preco razionavel e faz programacao em Sabbs! ;D ;D ;D
Digam-me la se conhecem:
http://www.ebay.fr/itm/Latest-2013V-Multi-Diag-Access-J2534-Pass-Thru-OBD2-Device-Auto-Code-Diagnostic-/321520345161?pt=LH_DefaultDomain_71&hash=item4adc1b2049 (http://www.ebay.fr/itm/Latest-2013V-Multi-Diag-Access-J2534-Pass-Thru-OBD2-Device-Auto-Code-Diagnostic-/321520345161?pt=LH_DefaultDomain_71&hash=item4adc1b2049)
Título: Re: SAAB 9.3 2.2 Tid Morreu
Mensagem de: svidinha em 05 de Novembro de 2014, 11:04
Boas,

Esse não conheço, pode ser que entretanto apareça alguém que saiba mais um pouco.

Dei uma rápida vista de olhos por "OP-COM + SAAB 9-3" e pareceu-me que só está disponível para o 1.9 TID, o que não é o teu caso.

https://www.youtube.com/watch?v=NJ0D8y2KBqQ (https://www.youtube.com/watch?v=NJ0D8y2KBqQ)

https://www.youtube.com/watch?v=olB_BHvLYY0 (https://www.youtube.com/watch?v=olB_BHvLYY0)

https://www.youtube.com/watch?v=poqyILbgyJw (https://www.youtube.com/watch?v=poqyILbgyJw)

Deixa ver se apareçe mais alguém que te possa ajudar melhor.