Esquecendo as cores politicas que sinceramente a mim não me dizem nada qualquer que seja a cor
Carros antigos proibidos de circular no centro de Lisboa já em janeiro
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/carros_anteriores_a_2000_e_1996_proibidos_no_centro_de_lisboa_a_partir_de_15_de_janeiro.html (http://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/carros_anteriores_a_2000_e_1996_proibidos_no_centro_de_lisboa_a_partir_de_15_de_janeiro.html)
http://expresso.sapo.pt/carros-antigos-proibidos-de-circular-no-centro-de-lisboa-ja-em-janeiro=f901513 (http://expresso.sapo.pt/carros-antigos-proibidos-de-circular-no-centro-de-lisboa-ja-em-janeiro=f901513)
http://www.dn.pt/inicio/PORTUGAL/interior.aspx?content_id=4281798 (http://www.dn.pt/inicio/PORTUGAL/interior.aspx?content_id=4281798)
A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha
http://www.environmental-badge.co.uk/en/environmental-badge.html (http://www.environmental-badge.co.uk/en/environmental-badge.html)
Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões
Ou agora em França que querem acabar com os diesel em carros particulares
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel)
http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020 (http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020)
Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios
http://en.wikipedia.org/wiki/European_emission_standards (http://en.wikipedia.org/wiki/European_emission_standards)
Eles querem limitar algumas zonas só a veículos matriculados apartir de 2000 - emissões Euro 3
Euro 3 (2000) for any vehicle - 98/69/EC
For motorcycle - 2002/51/EC (row B) - 2006/120/EC
E outras zonas só a veículos matriculados apartir de 1996 - emissões Euro 2
Euro 2 (1996) for passenger cars - 94/12/EC (& 96/69/EC)
For motorcycle - 2002/51/EC (row A) - 2006/120/EC
E depois aplicam excepções
Excetuam-se, a estas restrições, os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.
O meu 9000 sendo de 1996 cumpre Euro 2, mas tenho quase a certeza que qualquer 9000/900 apartir de 1994 cumpre o Euro 2. Eu não sou limitado por nada pois embora o meu 9000 seja de 1996 como está equipado com GPL pode entrar nas zonas em que só é permitido veículos matriculados apartir de 2000.
Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.
Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após srem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade.
A existir ( acho que nao deveria) que seja como referes, ou seja nao por anos mas por nivel poluicao...
Seja como fôr isto mais parece destinado a dar "boa vista" aos turistas que outra coisa. Para parecer que em PORTUGAL somos ricos e ninguem anda com carros antigos (exceptuando classicos)...
Se fosse uma questao de logica limitavam certos carros a andar em auto estradas por nao terem niveis de segurança para os padroes exigidos actualmente e velocidades envolvidas (digo eu).
Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||
Abraço
Isto foi implementado porque PORTUGAL viu-se perante um coima bastante pesada por ultrapassar em muito os níveis de CO2 permitidos... C:-)
O meu militar tb esta a GPL... pelo que estou descansado mas o Prata já não pode circular na Av. da Liberdade a partir de Janeiro durante a semana....
Ainda estou para ver quantos "espertos" vão começar a andar com símbolos de GPL magnéticos para por e tirar quando precisarem de passar nas ruas onde não podem.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Eu, pessoalmente, acho essas proibições uma estupidez... tenho dito... :||
Eu não acho uma estupidez querem baixar o nível de poluição das cidades, acho sim uma estupidez ser, por norma, só a Europa a preocupar-se com isso.
Todos nós sabemos que grande parte do preço da gasolina/gasóleo tem impostos sob a justificação de emissões poluentes, ou seja o imposto está la para incentivar (mais forçar) as pessoas a utilizarem a racionalmente os combustíveis fósseis.
Nos USA também se preocupam com o nível de emissões que os veículos produzem, mas não tem os impostos que existem na Europa sobre os combustíveis fósseis. Os USA nem se preocuparam em ratificar o protocolo de Quioto - http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto#Estados_Unidos_e_o_protocolo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto#Estados_Unidos_e_o_protocolo)
E aqui - http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto#Os_c.C3.A9ticos_e_o_Protocolo_de_Quioto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto#Os_c.C3.A9ticos_e_o_Protocolo_de_Quioto) - podem comprovar que não sou só eu que penso que a Europa é a única a preocupar-se em baixar os níveis de poluição
A realidade, então, creem os céticos, é que o Protocolo de Quioto tornar-se-á "letra morta" e que a Comunidade Europeia, sua grande defensora, está destinada a revelar isto ao mundo. O desenvolvimento deste tema pode melhor ser apreciado no artigo de Iain Murray, publicado pelo Tech Central Station, em 5 de maio de 2005
E depois dizem que o mundo todo anda a reboque da recuperação económica dos USA, é normal quando os custos dos combustíveis que as empresas dos USA tem é significativamente menor do que o custo para as empresas na Europa. Assim é fácil sair da crise.
Acho que a Europa devia subir ao máximo as taxas alfandegarias a todos os países que não fizessem por melhorar os níveis de emissões poluentes, mas tenho noção que isso nunca ira acontecer devido a interesses monetários existentes.
E achas que é pelo meu Saab não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...
Abraço
Pessoalmente concordo com a limitação das emissões poluentes no centro das grandes cidades. As cidades, antes de mais nada, devem ter em consideração as pessoas e não os seus meios de transporte.
Dito isto, a forma como a restrição em PORTUGAL vai ser introduzida é à rico: de forma cega, pelo ano de matrícula. Não importa se é de 1994, convenientemente mantido e afinado: não passa. Se fôr de 2000, com um milhão de kms e a queimar tudo o que seja fluído de motor, isso já pode. É mais uma medida para mostrar serviço do que para responder ao problema.
É óbvio que de qualquer forma melhorará a qualidade do ar na zona central da cidade. Mas podia ser aplicado de forma mais justa para os utilizadores. Para isso, o sistema de certificação por selo é o que mais me agrada: recompensa os que cumprem, castiga os que não o fazem.
Que incentivo tem um tipo como eu, que acho que devo fazer o possível para manter o mínimo de qualidade do ar, e portanto não tiro catalizador, nem egr, nem nada disso, mesmo à custa de maior custo de manutenção e maior consumo de combustível? Nenhum. Esperto é o gajo que se borrifa para isso tudo, tira tudo o que seja dispositivo antipoluição e na hora de avaliar, como os carros são do mesmo ano levamos os 2 pela mesma medida...
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
E achas que é pelo meu SAAB não poder circular nessas zonas que vai haver menos poluição? O meu ou outros... bahhh...
Se todos pensarem como tu, nunca os níveis de emissões poluentes iram baixar, claro que faz diferença. Conhecendo eu a realidade Portuguesa como conheço acho que esta medida tem como objectivo principal o engordar das contas da Câmara Municipal. Basicamente vais ter a Policia Municipal nestas ruas a mandar para e a multar ...
Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel)
http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020 (http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020)
França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) - http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_DLD_engine#DLD-416. (http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_DLD_engine#DLD-416.) Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.
Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.
...é pena é que o lobbie dos taxis ainda tenham muita força, adam com xarutos a cair aos pedaços, e ainda podem circular pelo centro de Lisboa com carros de 92 :|| :|| :||
Boa tarde,
existem coisas feitas e aprovadas neste pais que devem ser feitas às escuras, mas julgo que ou tenho mesmo a certeza que é tudo feito por quem não precisa nem sabe o que é uma dificuldade.
Tens razão mferraz, basta repararmos na faixa do bus para perceber quem polui e quais os automóveis têm de ser "revistos"......
Feliz daquele que vive em lisboa e tem um clássico !!!!
Abraços
Emanuel
Vivo e Lisboa e tenho um Saab 900 de 1994, não tendo o distico de residente, envie-me um e-mail para a Câmara de Lisboa, a sugerir a utilização de selos conforme a poluição, porque sinto-me lesado por ter um automóvel de 1994 mas os de 1996 eram igualzinhos...
Recebi uma resposta da CML, que aqui segue :
"Agradecendo, desde já o seu email, importa esclarecer que no caso de ser residente, pode circular em toda a cidade com excepção do Eixo da Avenida da Liberdade (a partir do cruzamento da rua Alexandre Herculano) / Baixa /Campo das Cebolas /Cais do Sodré. Nesta ZER só podem circular veículos com matrícula do ano 2000 ou posterior, salvo o quadro de excepções definido no anexo II da proposta N.º 642/2014.
Na eventualidade de não ser residente, para atestar que o seu carro cumpre o nível de emissões similares à Norma Euro 2, o seu documento automóvel deve fazer prova disso ou, caso não conste essa informação, deverá solicitar junto da marca do seu automóvel uma declaração que comprove o cumprimento das referidas emissões.
Para mais esclarecimentos sobre a 3ª Fase da Zer junto o link http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/terceira-fase-da-zer-dia-15-de-janeiro (http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/terceira-fase-da-zer-dia-15-de-janeiro) ."
Afinal posso circular com o meu carro de 1994, tenho é que ter uma prova de que as emissões respeitam a Norma Euro 2.
Agora como arranjo este documento que prove as emissões ? Será possível contactar a Saab ?`
Cumprimentos
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Sinceramente a uma medida que acho que fará reduzir as emissões poluentes é a que querem aplicar em França, neste caso acabar com os diesel em carros particulares ate 2020
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/franca-vai-classificar-carros-poluidores-e-quer-eliminar-uso-de-diesel)
http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020 (http://www.theguardian.com/world/2014/dec/07/paris-mayor-hidalgo-plans-ban-diesel-cars-french-capital-2020)
França é um mercado muito grande e isso influenciará as próprias marcas automóveis francesas. Basta por exemplo a Alemanha fazer o mesmo e acabam-se os Diesel em veículos particulares na Europa. Depois só existem as marcas Italianas para produzirem Diesel, visto que não existem marcas automóveis de outros países. Seat e Skoda pertencem a VW que é Alemã. Volvo usa motores Diesel do grupo Ford que na realidade foram desenvolvidos pela Ford e grupo PSA (Françês) - http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_DLD_engine#DLD-416. (http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_DLD_engine#DLD-416.) Marcas Inglesas já não existem, pois estão todas nas mais Indianas e as que usam motores Diesel (Jaguar) usam motores FORD. Land Rover pertence a Jaguar e usa motores Diesel Ford também.
Na Alemanha o IUC para carros a Diesel é o triplo de para carros a gasolina da mesma cilindrada, portanto tenham noção de que a Alemanha considera os Diesel mais poluentes do que os motores a Gasolina.
Os motores diesel só existem por causa da fiscalidade de alguns paises e nada mais. Todos sabem que o gasóleo só é mais barato porque a carga tributária é (um pouco) mais baixa.
Uma coisa q nao percebi
Um carro de 1994 importado em 2001 fica teoricamente com matricula de 2001 certo?
Aposto que quase de certeza vai poder circular pq "contornou" esta lei ridicula.
A politicia ate olha e ri, mas possivelmente é o que esta na lei "carro matriculado" e nao data fabrico o que indo a tribunal cheira-me que o dono do carro teria protecao da lei
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a Saab e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Cumprimentos
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Cumprimentos
Boa O0
Isso facilitava a vida de muita gente.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or
Logue-se teve alguma novidade em relação a este assunto? vai participar na marcha lenta marcada para dia 1 de fevereiro?
Aconselho também a contactar a TDS, pois se eles tem a possibilidade legal de passar documentos para a alteração das medidas de pneumaticos, provavelmente tambem podem passar um documento legal que ateste o valor de CO2 do veiculo.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Para quem quiser legalizar jantes ou pneumáticos no seu SAAB, aqui fica o contacto da empresa junto da qual o podem fazer:
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
PORTUGAL
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: geral@tdsauto.pt
Quando fiz a legalização das jantes de 18" no meu 9000 o processo foi o seguinte:
1º Enviei mail com proposta de medida pretendida (Jante e Pneu)
2º Recebi resposta afirmativa
3º Pedi o certificado e paguei 55€ por TB
4º Enviei comprovativo e morada
5º No dia seguinte já tinha a declaração em casa por CTT
6º Homologação no livrete com apresentação da declaração no IMTT com pagamento de 30€
Espero ter sido claro e útil :)
Abraço
acho que está lei é um pouco absurda e a brincar com a carteira do pevinho, há muita gente que não tem um carro mais recente (2000 para cima) e vai constantemente a Lisboa em trabalho e com está "lei" esse trabalho é dificultado, eu se não tivesse o volvo a GPL seria muito complicado ir a Lisboa a buscar material para a oficina visto que os fornecedores serem quase todos em áreas restritas! :(|| :||
Pois e quem vai ser inundado de carros anteriores a 2000 vamos ser nós (os da provincia claro) quem sabe não vai ser agora que compro um qualquer Lamborghini de 1990 a um Lisboeta por tuta e meia. O0 O0
Abraço
Esta questão das emissões é bastante subjectiva ou alguém não faz convenientemente o seu trabalho (o que é normal no nosso país).
Dou um exemplo.
Analisando os documentos únicos automóveis dos meus dois carros (um Citröen Xantia 2.0 HDI de 1999 110 cv e uma Saab 9-3 Sport Hatch 1.9 TiD de 2006 de 150 cv), deparo-me com uma situação no mínimo curiosa: as emissões de CO2 do Xantia são 150 g/km e da Saab 159 g/km. Tendo em conta esta situação, não posso circular nessas zonas de Lisboa com o Xantia que polui menos e posso com a Saab que polui mais... Como alguém que eu muito prezava: "E esta, hein!?"...
Como disse anterioremente o sistema esta mal implementado ...
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha
http://www.environmental-badge.co.uk/en/environmental-badge.html (http://www.environmental-badge.co.uk/en/environmental-badge.html)
Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões
Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios
Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.
Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após serem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade.
Boa tarde,
Acerca da minha situação com o Saab 900 de 1994, contactei o importador, e pediu os 140€ mais IVA por o documento, contactei a Saab cars e não tem informação de veículos anteriores a 1997 ...
Depois em busca de mais informações, encontrei nas perguntas frequentes acerca das zonas zero, e descobri que para ter o carro como morador, basta mudar a morada do doc. único para uma morada em Lisboa, é o que irei fazer , pois é mais barato. Assim com o carro com morada em Lisboa e anterior a 1996 ou 2000, poderei circular com o mesmo nas zonas zero 2, na zona centro não posso circular.
Tenho a resposta da CML a esta questão, caso alguém necessite poderei enviar a mesma por e-mail.
O que irei fazer, por prevenção, é imprimir a mesma, e colocar junto aos documentos do carro, não vá algum policia começar com m.... !
jcpdac contacta a citroen e pede um documento onde conste as emissões, pois segundo a CML com esse documento, e com as emissões a constarem no doc único podes circular em todo o lado.
Contactei, já por duas vezes, o IMTT, a procura de informações, nomeadamente uma inspecção onde confirmassem as emissões do carro, e até agora nada...
Fiz a inspecção do carro agora no início do mês, e questionei acerca dessa inspecção para confirmação dos níveis de emissões, e a resposta era de que é possível, mas não tem informação por parte da CML... é o país que temos ! Haja dinheiro e tudo se resolve, enfim...
Se tiver mais novidades comunico.
Cumprimentos
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or
Logue-se Se tiver disponibilidade poderei fazê-lo. No entanto a minha intenção era mostrar que muitas vezes em PORTUGAL se fazem as coisas sem se pensar na forma mais correcta de o fazer...
Apenas quis demonstrar que a forma como querem aplicar a lei é "cega", pois um carro diesel de 1999 com catalisador emite menos CO2 que um de 2006 equipado com filtro de partículas e o primeiro não pode circular nessas zonas enquanto o segundo pode.
Isto parece mais uma habilidade de alguém para conseguir arranjar verbas com declarações, papeis e burocracias...
Enfim, é o nosso país.
Cumprimentos.
Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.
O meu está em avaliação... como vcs sabem, um está a GPL ( safo ) e o outro não. Mandou-se a cópia do livrete e como é de 1999 pode ser que já esteja enquadrado no Euro 3.
Assim que saiba mais qq coisa eu posto aqui que é para todos saberem o que fazer e como correu.
O0
Se a TDS faz esse parecer tecnico de certeza que é bem mais barato que o parecer do Importador.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.
Só mesmo a titulo de curiosidade e visto que não tenho como o ver, isso que leste no SCPC foi publicado antes ou depois de eu mencionar aqui? é só mesmo para perceber se SAABsPORTUGAL consegue divulgar conhecimento de forma activa que até chega ao SCPC :)))
É que para todos os efeitos o SAABsPORTUGAL tem como objectivo a entre-ajuda entre SAABistas e a divulgação de conhecimento (mesmo para aqueles que como o SCPC o escondem atrás de um forum e grupo de facebook fechados)
PS: não precisas de responder, nem estou preocupado com isso. Continuarei a ajudar quem posso no SAABsPORTUGAL mesmo que outros depois se façam usar desse conhecimento como sendo deles.
Pois... Interessa é ajudar O0
Abraço
Isso do SCPC não acabou já?? não estou a gozar, é que nunca mais vi algo na net a respeito ???
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
...Só mesmo a titulo de curiosidade e visto que não tenho como o ver, isso que leste no SCPC foi publicado antes ou depois de eu mencionar aqui? é só mesmo para perceber se SAABsPORTUGAL consegue divulgar conhecimento de forma activa que até chega ao SCPC :)))
É que para todos os efeitos o SAABsPORTUGAL tem como objectivo a entre-ajuda entre SAABistas e a divulgação de conhecimento (mesmo para aqueles que como o SCPC o escondem atrás de um forum e grupo de facebook fechados)
PS: não precisas de responder, nem estou preocupado com isso. Continuarei a ajudar quem posso no SAABsPORTUGAL mesmo que outros depois se façam usar desse conhecimento como sendo deles.
Tb fui ver por curiosidade... Foste 3 minutos mais lento. Eles publicaram que podiam ajudar no assunto dia 26/1 ás 17:02 e tu mencionaste a TDS como possível contacto ás 17:05
Mas sendo sincero:
Há 2 coisas que nunca têm retorno... o tempo e a morte. Tendo isso como bitola, tudo o resto são merdices ( perdoem o linguajar ). Há coisas mais importantes na vida...
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
...Só mesmo a titulo de curiosidade e visto que não tenho como o ver, isso que leste no SCPC foi publicado antes ou depois de eu mencionar aqui? é só mesmo para perceber se SAABsPORTUGAL consegue divulgar conhecimento de forma activa que até chega ao SCPC :)))
É que para todos os efeitos o SAABsPORTUGAL tem como objectivo a entre-ajuda entre SAABistas e a divulgação de conhecimento (mesmo para aqueles que como o SCPC o escondem atrás de um forum e grupo de facebook fechados)
PS: não precisas de responder, nem estou preocupado com isso. Continuarei a ajudar quem posso no SAABsPORTUGAL mesmo que outros depois se façam usar desse conhecimento como sendo deles.
Tb fui ver por curiosidade... Foste 3 minutos mais lento. Eles publicaram que podiam ajudar no assunto dia 26/1 ás 17:02 e tu mencionaste a TDS como possível contacto ás 17:05
Mas sendo sincero:
Há 2 coisas que nunca têm retorno... o tempo e a morte. Tendo isso como bitola, tudo o resto são merdices ( perdoem o linguajar ). Há coisas mais importantes na vida...
joseglv obrigado por nos tirares a curiosidade, mas isto está mal contado.
Realmente eu não estava muito preocupado com o SCPC ter visto a informação sobre a TDS no nosso forum, mas apartir do momento em que dizes que eu publiquei isso 3 minutos depois deles passou a preocupar-me. E passou a preocupar-me pois passa a ideia que eu tinha copiado informação deles, coisa que não o fiz, e depois estava a lançar acusações para o ar (que não estava, nem estou).Como sabes mandei-te um email a pedir printscreens disso pois quero tudo exposto para todos verem, contactei também com outras pessoas que conheço que estão no forum e no grupo de facebook do SCPC e enviaram-me printscreens. Como é obvio limpei os dados pessoais das imagens para não haver represálias para com as pessoas.
Aqui estão os printscreens por ordem cronologica
1. Post do Luis Massa Marcos (aka aquilles - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=26 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=26)) no grupo de facebook do SCPC onde ele diz que o
SCPC tem possibilidade de emitir declarações para SAABs com niveis de emissões Euro3 anteriores a 1999 - 26-01-2015 as 17:02 - em momento algum ele fala da TDS
e aqui a edição do post que ele fez

2. O meu Post aqui no forum em que
falo da TDS - 26-01-2015 as 17:05https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2124.msg34220#msg34220 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2124.msg34220#msg34220)
3. O meu Post no grupo de facebook do SAABsPORTUGAL - https://www.facebook.com/groups/SAABsPORTUGAL/permalink/10153039120764644/ (https://www.facebook.com/groups/SAABsPORTUGAL/permalink/10153039120764644/) -
onde indico o Tópico (este tópico) que temos sobre o assunto no nosso forum e onde toda gente pode ler o que escrevi sobre a TDS - 26-01-2015 as 17:14 hora portuguesa (podem ver na imagem 18:14 Munique pois na Alemanha estamos uma hora mais avançados, é unico printscreen com a hora alemã, pois foi o unico que fiz, todos os outros me foram fornecidos)

4. Post do
cmserra no forum do SCPC onde fala da TDS - 28-01-2015 as 16:19:21
5. Sticky Post (Publicação marcada) do Luis Massa Marcos (aka aquilles - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=26 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=26)) no
grupo de facebook do SCPC onde fala na TDS - 28-01-2015 as 20:58
Ou seja o SCPC só falou na TDS 2 dias depois do meu Post aqui no forum, e eu não publiquei nada copiado 3 minutos depois deles. E agora vou lançar uma duvida para o ar, será que só o fizeram depois de eu ter publicado sobre a TDS. Ou seja eles já sabiam da TDS e as declarações que eles tinham possibilidade de emitir seriam através da TDS, mas não queriam que ninguém soubesse?
A minha opinião, e tenham em conta que é só mesmo a minha opinião, é que o SCPC iria dizer que só emitia declarações a sócios, angariando desta forma novos sócios em pessoas que estivessem interessadas na declaração. contactando directamente a TDS para obter as declarações e sem dar esta informação a ninguémE fica aqui escrito também para todos verem que tendo em conta os printscreen que me foram enviados, o
custo da declaração da TDS é 20€ mais IVA. Está informação só me foi possível saber neste momento pois vi o que estava escrito no forum e grupo de facebook fechado do SCPC através dos printscreens. Ou seja foi obtida através do SCPC.
Ou seja..........
Neste caso o meu 95 pode cair nas normas Euro 3?
Outra pergunta , porque de esses dados nao estarem no livrete se existem um campo para eles?
Atraves do numero da homolgacao existe todos os dados do referido veiculo , agora se nao vao para o librete e pela culpa de quem? Do importador?
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Ou seja..........
Neste caso o meu 95 pode cair nas normas Euro 3?
Outra pergunta , porque de esses dados nao estarem no livrete se existem um campo para eles?
Atraves do numero da homolgacao existe todos os dados do referido veiculo , agora se nao vao para o librete e pela culpa de quem? Do importador?
esses dados deviam estar nos livretes, mas anteriormente não eram usados. Alias os livretes são aqueles verdes antigos em que não tinham sequer esse campo. Quando passaram a usar o DUA (documento unico do Automovel) passou a existir esse campo. A culpa em PORTUGAL morre sempre solteira, se tu não te mexeres nada é resolvido :(
Podes sempre contactar a TDS e depois de teres a declaração deles tratares com o IMTT da alteração do DUA. Mas sinceramente contactava primeiro a CML para ter a certeza que podes mesmo usar o veiculo em Lisboa sendo anterior a 2000.
Eu sei que o
valerios já contactou e lhe foi dito que sim como podes ler em baixo.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Vivo e Lisboa e tenho um SAAB 900 de 1994, não tendo o distico de residente, envie-me um e-mail para a Câmara de Lisboa, a sugerir a utilização de selos conforme a poluição, porque sinto-me lesado por ter um automóvel de 1994 mas os de 1996 eram igualzinhos...
Recebi uma resposta da CML, que aqui segue :
"Agradecendo, desde já o seu email, importa esclarecer que no caso de ser residente, pode circular em toda a cidade com excepção do Eixo da Avenida da Liberdade (a partir do cruzamento da rua Alexandre Herculano) / Baixa /Campo das Cebolas /Cais do Sodré. Nesta ZER só podem circular veículos com matrícula do ano 2000 ou posterior, salvo o quadro de excepções definido no anexo II da proposta N.º 642/2014.
Na eventualidade de não ser residente, para atestar que o seu carro cumpre o nível de emissões similares à Norma Euro 2, o seu documento automóvel deve fazer prova disso ou, caso não conste essa informação, deverá solicitar junto da marca do seu automóvel uma declaração que comprove o cumprimento das referidas emissões.
Para mais esclarecimentos sobre a 3ª Fase da Zer junto o link http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/terceira-fase-da-zer-dia-15-de-janeiro (http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/terceira-fase-da-zer-dia-15-de-janeiro) ."
Afinal posso circular com o meu carro de 1994, tenho é que ter uma prova de que as emissões respeitam a Norma Euro 2.
Agora como arranjo este documento que prove as emissões ? Será possível contactar a SAAB ?
Mas insistia, para ter mais uma resposta. Pois após esta polémica toda desde que começaram a limitar podem ter mudado as coisas.
sem duvida que isto e um assunto que vai fazer correr agua....
meus caros como é que eu sei se o meu carro cumpre com essas normas ???
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
meus caros como é que eu sei se o meu carro cumpre com essas normas ???
Falando com a TDS
Como já tinha dito anteriormente esta medida não é exclusiva de Lisboa, em Paris por exmeplo vão pô-la em pratica também - http://www.carthrottle.com/post/paris-is-banning-thousands-of-older-vehicles-to-clean-up-its-smogfilled-streets/ (http://www.carthrottle.com/post/paris-is-banning-thousands-of-older-vehicles-to-clean-up-its-smogfilled-streets/)
Inglaterra não tem um sistema parecido??
Moniotorizado com os GATSO ( cameras ) ?
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Inglaterra não tem um sistema parecido??
Moniotorizado com os GATSO ( cameras ) ?
Não tenho a certeza mas parece que em Londres o que manda é a matrícula, assim matrículas pares andam num dia no outro andam as matrículas impares.
Se for assim é mais justo pois lixam-se os pobres e os muito pobres, os ricos compram dois carros com matrículas diferentes e os muito ricos andam de helicóptero.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Inglaterra não tem um sistema parecido??
Moniotorizado com os GATSO ( cameras ) ?
Não tenho a certeza mas parece que em Londres o que manda é a matrícula, assim matrículas pares andam num dia no outro andam as matrículas impares.
Se for assim é mais justo pois lixam-se os pobres e os muito pobres, os ricos compram dois carros com matrículas diferentes e os muito ricos andam de helicóptero.
Castelar, :))) :))) :))) :))) :)))
Isso... O0
Abraço
Bem, e depois deve haver a versão portuga, uma par de matrículas diferentes para o mesmo carro!! sempre tem 50% de hipóteses de se safar!! :))) :)))
Bahhh, mariquinhas com a poluição...
se bem me lembro a PIOR rua de PORTUGAL é mesmo a estreitinha Martires da Liberdade no Porto (com niveis de fazer inveja aos chineses e toxicidade pouco abaixo de chernobyl) e não ouvi falar de a limitarem...
Acho que a mais poluida é mesmo a Avenida da Liberdade em Lisboa
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/PORTUGAL/detalhe/avenida-da-liberdade-e-a-mais-poluida.html (http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/PORTUGAL/detalhe/avenida-da-liberdade-e-a-mais-poluida.html)
http://www.publico.pt/local/noticia/poluicao-na-avenida-da-liberdade-ja-ultrapassou-limites-para-2012-1563547 (http://www.publico.pt/local/noticia/poluicao-na-avenida-da-liberdade-ja-ultrapassou-limites-para-2012-1563547)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Bem, e depois deve haver a versão portuga, uma par de matrículas diferentes para o mesmo carro!! sempre tem 50% de hipóteses de se safar!! :))) :)))
Bom dia,
relativamente a esta questão, sabem que em lisboa, quando do boom dos estafetas brasileiros, eles compravam motos CB500 ou CG 125 ou CG 250, algumas delas roubadas, e multiplicavam as matriculas, o seguro, pediam sempre 2ºas vias, assim dessa forma o mesmo seguro servia para várias ao mesmo tempo, como também não pagavam as portagens, colocando verniz na matricula ou aplicando um um engenho que com um simples cabo de aço e uma manete de bicicleta, faziam a matricula recolher na passagem nas portagens, mas o à vontade era tanto que depois foram apanhados, tudo porque chegaram a estar duas motos no mesmo semáforo com a mesma matricula.......
Mas como também existem modelos iguais com anos diferentes, basta fazer uma matricula com o ano diferente e pronto já está legal.
Abraços
Emanuel
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Acho que a mais poluida é mesmo a Avenida da Liberdade em Lisboa
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/PORTUGAL/detalhe/avenida-da-liberdade-e-a-mais-poluida.html (http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/PORTUGAL/detalhe/avenida-da-liberdade-e-a-mais-poluida.html)
http://www.publico.pt/local/noticia/poluicao-na-avenida-da-liberdade-ja-ultrapassou-limites-para-2012-1563547 (http://www.publico.pt/local/noticia/poluicao-na-avenida-da-liberdade-ja-ultrapassou-limites-para-2012-1563547)
Se o referem deve ser, isto que me lembro tem já uns anos valentes e na altura não me recordo a fonte, podia não ser fiável e/ou completa.
Acordaram ...
http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793 (http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Acordaram ...
http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793 (http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793)
se o objectivo deles é o de melhorarem os niveis de poluição, provavelmente era melhorem estudar a circulação e evitar engarrafamentos.... e eventalmente uns filtros
o resto são os ayatolas das pseudo-ecologias com soluções dogmáticas
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Acordaram ...
http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793 (http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793)
se o objectivo deles é o de melhorarem os niveis de poluição, provavelmente era melhorem estudar a circulação e evitar engarrafamentos.... e eventalmente uns filtros
o resto são os ayatolas das pseudo-ecologias com soluções dogmáticas
TECO <<<<< ACORDA >>>> o que eles querem é encher os bolsos, seja de que maneira for. :(|| :(|| :(||
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Acordaram ...
http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793 (http://expresso.sapo.pt/lisboa-um-escape-para-os-carros-velhos=f910793)
se o objectivo deles é o de melhorarem os niveis de poluição, provavelmente era melhorem estudar a circulação e evitar engarrafamentos.... e eventalmente uns filtros
o resto são os ayatolas das pseudo-ecologias com soluções dogmáticas
TECO <<<<< ACORDA >>>> o que eles querem é encher os bolsos, seja de que maneira for. :(|| :(|| :(||
nisso colocavam uma taxa de acesso a certas zonas (londres faz isso há imenso tempo), isto é mistura de burrice, pseudo-boas intenções e um toquezinho de power-trip.... digo eu
Ou oportunismo para alguns amigos dos legisladores e afins e todos juntos encherem os bolsos à custa dos mesmos de sempre...
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Ou oportunismo para alguns amigos dos legisladores e afins e todos juntos encherem os bolsos à custa dos mesmos de sempre...
tristes tritezas....
E pronto, para quem tem carros antigos e quiser andar em lisboa tem que comprar um dispositivo que custa 250€ mais instalação.
http://expresso.sapo.pt/carros-velhos-voltam-a-lisboa-mas-e-preciso-investir-8364250=f916764 (http://expresso.sapo.pt/carros-velhos-voltam-a-lisboa-mas-e-preciso-investir-8364250=f916764)
Cheira-me a negocio no mesmo disto tudo e sobretudo a venda de "banha" da cobra.
Cheira-me a esturro... Mais alguém que se vai encher a custa do tuga. Que raio de dispositivo será? 199+ Iva? Até 250eur pouco sobra para montagem, logo deve ser qualquer coisa de "extraordinário" (ou não)... Enfim...
Abraço
Pelo que li e um componente que injecta hidrogenio na admissao do carro , dizem que reduzem as emissoes e que nao provoca perdas de potencia no motor....... ??? O nome do aparelho e ultimate cell, se procurarem no google encontram.....a boa parte e que e made in PORTUGAL....
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Pelo que li ........a boa parte e que e made in PORTUGAL....
pelo que dizes agora já acredito mesmo que foi negociata para amigos a proibiçãoo de lisboa
é que não estás bem a ver PORTUGAL ser o cutting edge da tecnologia anti-poluição
nem disso nem da anti-corrupção
Banha da cobra...
No meu carro não ponho isso!
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Banha da cobra...
No meu carro não ponho isso!
fui ver e os comparativos que vi parecem-me uma treta de primeira, os "efeitos" a maioria das vezes cabem num único desvio padrão.
o unico efeito daquela treta é carimbar o carro para poder andar em lisboa e encher os bolsos do "inventor" e do politico amigo que inventou esta treta.
tristes tristezas
Boa tarde,
Após umas semanas de demora, recebo hoje uma resposta da T.D.S a avisarem que já era possível passarem o atestado das emissões do meu Saab 900 de 1994, custa 24.60€ com IVA.
Perguntei qual era a norma das emissões que o carro emite, e pois bem é a Norma Euro 3 !
Ou seja poderei circular com o carro em toda a cidade !
Agora vou-me informar como fazer com o atestado junto da CML e quando tiver mais novidades direi.
Cumprimentos
Eu despoletei isso.... ^-^
Ao que parece ( pelo menos foi a impressão que fiquei ), a Hipogest queria retirar a autorização que a TDSAuto tinha em passar certificados e passar isso para a Maxiparts. :o
O problema é que a TDSAuto tinha um contracto escrito... e batalharam-se por ele. :||
Então volta tudo ao que estava.
Hoje tive ao :)T com o Eng. Fidalgo da Maxiparts ( é quem contacta a Suécia ) e tb com o Telmo Nunes e um João Veiga da TDS e está tudo normal.... mas ninguém disse nada a ninguém... e estavam todos à espera uns dos outros.
Se já recebeste valerios, os :)T :)T :)T :)T :)T surtiram efeito!
Agora aguardo as tuas novidades visto que seguirei as tuas pisadas!
8)
Boa tarde,
Depois de me informar junto da CML como faria para poder circular com o carro em toda a cidade de Lisboa, foi-me dito que já não era com elas, mas sim com o IMTT, pois a informação tem que constar do titulo de registo de propriedade.
Pois hoje consegui ir ao IMTT de Lisboa, e depois de cerca de 45 minutos a espera consegui tratar das coisas. É necessário preencher dois impressos, e depois entregar no devido local, perguntam ao segurança a entrada o qual os vos da a senha correcta, que a minha foi a V... . O valor da alteração é de 30€.
Agora fico a aguardar a chegada do novo registo de propriedade, quando tiver direi em que campo foi alterado.
Cumprimentos
Eu tb já recebi a minha cara da TDS e no site da CML está lá a dizer que se deve incluir a informação no livrete.
Acho que se pode fazer tb na Loja do Cidadão de Telheiras visto que lá se alteram os pneumáticos tb...
Quando fizer ao meu depois divulgarei
Boa noite,
Já chegou o novo registo de propriedade, colocaram nas anotações especiais Euro 3, como se pode ver na foto,

Agora posso circular por Lisboa toda !
Cumprimentos
Obrigado valerios.....
Para a semana a ver se faço o mesmo...
:D