Boa noite,
Queria trocar as velas do meu Saab 900 2.3i de 1994, que é das poucas coisas que ainda não troquei da "lista" de coisas a trocar após a compra de um carro usado.
As velas são as NGK BCP 6EV, encontro a venda na PFS, custam cada uma 6€, 24€ as 4, mas são 16€ de portes !
Sabem me dizer onde em Lisboa, ou PORTUGAL poderia adquirir as mesmas ?
Obrigado
Olha estas:
http://www.ebay.co.uk/itm/4-X-GENUINE-NGK-VX-PLATINUM-SPARK-PLUGS-BCP6EVX-Stock-NO-6323-FOR-SAAB-/201275217150?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2edcf014fe (http://www.ebay.co.uk/itm/4-X-GENUINE-NGK-VX-PLATINUM-SPARK-PLUGS-BCP6EVX-Stock-NO-6323-FOR-SAAB-/201275217150?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2edcf014fe)
Abraço
Cá em PORTUGAL não tenho por hábito comprar grande coisa para o meu 9000, mas o que compro, encomendo nas casas de peças aqui da zona...
Abraço
A ultima vez que estive em PORTUGAL e precisei de umas velas fui a http://gasparauto.pt/ (http://gasparauto.pt/) e eles venderam-me só as velas, claor que são mais caras que na PFS, mas não paguei portes. Sinceramente não me lembro mesmo foi do valor, mas precisava e não tinha outro sitio onde ir.
Podes tambem tentar na CS Peças nos Olivais - http://www.portugalio.com/cs-acessorios-sobressalentes-e-veiculos/ (http://www.portugalio.com/cs-acessorios-sobressalentes-e-veiculos/) - mas telefona primeiro para não ires perder tempo
Morada:
Avenida Infante D. Henrique, 367
1800-218 Lisboa
GPS: 38.769180, -9.104920
Telefone - 218 864 978
Nesse carro não eram as NKG BCP 6ES?
Sendo que as de Vanádio (em vez de prata/Silver) funcionam sem problemas mas são mais caras?
E uma dica para quem ainda não tenha visto noutros lados... não inventar, usar as NKG que a Saab manda (pelo menos nos 900/9000 outra coisa so estraga). A unica coisa que PODE mudar é o NUMERO (temperatura)
6 é correcto para cidade/condução normal
7 se andam maioritariamente a abrir em autoestrada
8 SÓ se forem brincar num track-day (e depois colocarem a normal)
ah! e se for a GPL podem alterar um niquinho a gap para optimizar ;)
o esquilo voltou com as dicas piquinhas...
É para um 2.3i sem turbo não existira problemas ao nivel de de detecção de knock (detonação), pode é não dar muita saude a K7 (mas mesmo isto tem sérias duvidas)
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É para um 2.3i sem turbo não existira problemas ao nivel de de detecção de knock (detonação), pode é não dar muita saude a K7 (mas mesmo isto tem sérias duvidas)
2.3 sem turbo... ai a dor na alma ;)
mas a questão não era só do knock, nem da k7, do que me lembro de ler (e muito) é que em termos de performance sofre um bom bocado se não forem aquelas NKG (bosch particularmente más) ... a SAAB lá sabia porque recomendava NKG "normais"
(e eu li bastante sobre isso porque na mota e num peugeot da minha namorada as de iridium fizeram maravilhas e eu tive de me convencer a "não inventar" no 9000 )
Abraço
Eu não disse para nao usarem NGK só disse que usarem as V (vanio) não tem problema num motor não turbo, e posso dizer que há muitos anos cheguei a usar no meu 9000.
Um conselho, é melhor procurar no ebay.com. Geralmente os preços sao mais baixos e em moedas com cotação inferior à do euro.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=smg+id%3D12823&_from=R40&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.TRS0&_nkw=NGK+BCP+6EV&_sacat=0 (http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=smg+id%3D12823&_from=R40&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.TRS0&_nkw=NGK+BCP+6EV&_sacat=0)
Mas estas velas parecem um pouco caras.
Eu deixei um catálogo de velas, da ngk:
[smg id=12363 type=av]
E há umas com a referencia LPG3.
Também podem ver neste site:
http://www.sparkplugs.co.uk/amfinder/?find=spark-plugs-ngk-car-and-light-commercial-----saab-900-mk2-2-3-b234i-16-valve-10-93---06-98-----8174143 (http://www.sparkplugs.co.uk/amfinder/?find=spark-plugs-ngk-car-and-light-commercial-----saab-900-mk2-2-3-b234i-16-valve-10-93---06-98-----8174143)
E recomendam NGK Spark Plug BCPR6EIX, pois penso que a referencia BCP6EVX já nao é fabricada. Em dúvida é contactar o site.
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Eu não disse para nao usarem NGK só disse que usarem as V (vanio) não tem problema num motor não turbo, e posso dizer que há muitos anos cheguei a usar no meu 9000.
e eu referi que não há nenhum problema (turbo ou não)... excepto serem mais caras que as S
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U
E recomendam NGK Spark Plug BCPR6EIX, pois penso que a referencia BCP6EVX já nao é fabricada. Em dúvida é contactar o site.
Desculpa lá mas quando (há 2 ou 3 anos) andei a ver para o meu 9000 DESACONSELHAVAM totalmente iridium (e conforme referi acima eu na altura estava encantado com iridium na minha mota e num peugeot, foi preciso assustar-me com cilindros lixados com F grande para desistir)
Depende....sei que as K7 DI nao gostam nada das velas sem serem as indicadas.....no meu 9000 (distribuidor) tenho as de iridium ja ha 2-3 anos e encantado da vida..... :)
ai ai ai mas em que é que ficamos, as de iridium prestam ou não presta :|| :|| :||
eu tenho as de iridium, fortemente recomendadas e não me queixo 8)) 8)) 8))
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ai ai ai mas em que é que ficamos, as de iridium prestam ou não presta :|| :|| :||
eu tenho as de iridium, fortemente recomendadas e não me queixo 8)) 8)) 8))
Tu tens iridium no teu 9000 com trinioc 5? isso não é recomendável para a K7 DI. Usar iridium em motores não turbo ou em motores sem k7 DI não é problematico, nos resto pode vir a criar problemas.
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ai ai ai mas em que é que ficamos, as de iridium prestam ou não presta :|| :|| :||
eu tenho as de iridium, fortemente recomendadas e não me queixo 8)) 8)) 8))
Ai tens??? que bem!!! depois queixas-te que dás cabo das DI's e que o carro não tem força... :(||, já te expliquei ao telefone, por mensagem e sei lá mais o quê!! já agora, tens de iridium fortemente recomendadas... por quem??
Eu tenho umas "Champion" de Iridium... Na prateleira ;D ;D ;D
Abraço
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ai ai ai mas em que é que ficamos, as de iridium prestam ou não presta :|| :|| :||
eu tenho as de iridium, fortemente recomendadas e não me queixo 8)) 8)) 8))
estou mesmo a ver que fiz bem em falar....
o facto da NKG apresentar equivalencia não invalida que já houve casos (ver na saabnet) em que
K7 de ignição ao ar (baratinhas não é?)
pistões lixados (tb de borla)
performance afectada
isto é um bocado um gajo gabar-se que foi às meninas e ainda não apanhou nenhuma doença....
O carro em questão usa distribuidor:
http://i.imgur.com/6IU6Y11.jpg?1 (http://i.imgur.com/6IU6Y11.jpg?1)
Mas posso tar errado. Mas pela folga recomendada no catalogo, de 0,7 mm, não é ignição de elevada descarga.
Por isso com as velas de iridium não deve haver problema.
Se tiverem duvidas mandem mail à ngk, apoio técnico ou à spark plugs uk.
Primeiro têm de saber o sistema de ignição do carro e depois falar....
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O carro em questão usa distribuidor:
http://i.imgur.com/6IU6Y11.jpg?1 (http://i.imgur.com/6IU6Y11.jpg?1)
Mas posso tar errado. Mas pela folga recomendada no catalogo, de 0,7 mm, não é ignição de elevada descarga.
Por isso com as velas de iridium não deve haver problema.
Se tiverem duvidas mandem mail à ngk, apoio técnico ou à spark plugs uk.
Primeiro têm de saber o sistema de ignição do carro e depois falar....
Ok, NESTE carro, afastado o problema 1 (e possivelmente o 2), mas continua a ser um alerta forte nos com K7.
Quanto ao 3, tanto quanto sei (mas posso estar errado), no caso de iridium (e de velas com formatos estranhos, estilo multipolos) o formato específico da faísca varia e TIPICAMENTE os motores da SAAB davam-se pior quando isso variava em relação ao que tinham usado para desenvolvimento e teste. Isso pode só ter sido caso a partir dos Saab com k7, não sei.
Mas tb te digo uma regra que aprendi nos saabs (que normalmente não se aplica nos outros)... as recomendações deles eram muito boas, desconfio que dedicavam muito mais tempo a encontrar a solução optima do que outras marcas.
Quando se montam as velas convém sempre ver a folga. Apesar de muita gente desprezar a folga, ela é muito importante.
A vela de iridium da ngk tem apenas um eletrodo de terra, o que não atrapalha a propagação da chama.
Velas com muitos eletrodos dificultam mais a propagação da chama, e nunca as aconselhei.
Nunca vi uma vela de competição ou elevado rendimento com mais de um eletrodo de terra.
E há umas que nem o têm ....
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Quando se montam as velas convém sempre ver a folga. Apesar de muita gente desprezar a folga, ela é muito importante.
Eu sei, aliás eu até referi que acertar a vela com uma folga ligeiramente (muito ligeiramente) diferente é aconselhavel em GPL
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A vela de iridium da ngk tem apenas um eletrodo de terra, o que não atrapalha a propagação da chama.
mas a ponta é afiada e pequena, faisca diferente....
Boa noite,
Já comprei as velas, acabei por comprar estas indicadas, http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_136&products_id=71 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_136&products_id=71) , com portes ficou em 42€. Cá o preço é de 24.50€ cada vela, depois nas opções que me deram, obrigado por as dicas, pouco mais barato ficava.
A ver depois como se comporta, principalmente a pegar, que quando frio custa um pouco a pegar, e assim fica mais uma coisa mudada, e com certeza de que são as correctas.
Obrigado por a ajuda.
Cumprimentos
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Boa noite,
Já comprei as velas, acabei por comprar estas indicadas, http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_136&products_id=71 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=61_134_136&products_id=71) , com portes ficou em 42€. Cá o preço é de 24.50€ cada vela, depois nas opções que me deram, obrigado por as dicas, pouco mais barato ficava.
A ver depois como se comporta, principalmente a pegar, que quando frio custa um pouco a pegar, e assim fica mais uma coisa mudada, e com certeza de que são as correctas.
Obrigado por a ajuda.
Cumprimentos
para ti já vai tarde, mas estava a ver e na polónia os portes são baixos
http://www.ebay.pl/itm/NEW-NGK-Spark-Plug-Trade-Price-BCP6ES-Stock-No-4930-/160589470214 (http://www.ebay.pl/itm/NEW-NGK-Spark-Plug-Trade-Price-BCP6ES-Stock-No-4930-/160589470214)
Porque é que vocês não treinam em motores assim como este para ganharem prática.
http://youtu.be/ZVuKp5M3de8 (http://youtu.be/ZVuKp5M3de8)
Para prática não queria... mas gostava de ter um kit desses para montar...
:-)
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Para prática não queria... mas gostava de ter um kit desses para montar...
:-)
E porque não fazer tudo? ;)
http://youtu.be/YlY_zxgnMAg (http://youtu.be/YlY_zxgnMAg)
Muito bom O0 O0 O0
Abraço
Porque não possuo os meios de fabricação....
:-(
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Porque é que vocês não treinam em motores assim como este para ganharem prática.
http://youtu.be/ZVuKp5M3de8 (http://youtu.be/ZVuKp5M3de8)
:))) :))) :)))
Keep it simple!
Depois de lêr o tópico todo a resposta mais correcta é esta.
Há casos em que a mecânica de outras marcas e outras experiências não ajuda... e neste caso das K7 isso aplica-se. Apliquem esses conhecimentos no que o vosso carro tem em comum... e mesmo assim desconfiem sempre.
Velas indicadas com resistência para as K7 e ponto final.
Folga dos polos das velas SEMPRE O CORRECTO!!
Só em carros com GPL é que é possivel baixar a temperatura das velas um numero. Mais nada!
Mas cada um pode querer estragar o carro a seu gosto! Aí já nem comento.... LOL
Eu tenho as velas de iridium arrumadas e ando com as bcr8es. No entanto as de iridium têm resistência também. Tenho é medo :-X
Abraço
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Keep it simple!
Depois de lêr o tópico todo a resposta mais correcta é esta.
Há casos em que a mecânica de outras marcas e outras experiências não ajuda... e neste caso das K7 isso aplica-se. Apliquem esses conhecimentos no que o vosso carro tem em comum... e mesmo assim desconfiem sempre.
Velas indicadas com resistência para as K7 e ponto final.
Folga dos polos das velas SEMPRE O CORRECTO!!
Só em carros com GPL é que é possivel baixar a temperatura das velas um numero. Mais nada!
Mas cada um pode querer estragar o carro a seu gosto! Aí já nem comento.... LOL
Lê a referencia das velas indicadas pra este carro e depois diz se têm ou nao resistência, tanto a de iridium ou a normal.
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Porque é que vocês não treinam em motores assim como este para ganharem prática.
http://youtu.be/ZVuKp5M3de8 (http://youtu.be/ZVuKp5M3de8)
Castelar, se calhar era um bom hobbie pra ti. O0
Já desarmei e montei alguns motores, mas digo-te uma coisa que a experiencia ensinou, e que me levou a ler livros tecnicos sobre o assunto: podes montar e desmontar o mesmo motor durante séculos, olhar para os componentes indefinidamente e nunca vais perceber o funcionamento em pormenor deles, a razão de terem a forma que têm, a razão de terem uma certa resistência e vida à fadiga, qual a magnitude dos esforços a que estão sujeitos, de serem feitos em certos materiais e nao noutros, e quais sao os mais prováveis de falharem, mesmo em condições normais.
Se quiseres aprender sobre a preparação/reparação de motores então lês livros sobre preparação/reparação de motores e vais ver que há coisas que nunca terias aprendido se nao tivesses lido esses mesmos livros. 8)) Dizer que isto é mentira é uma atitude arrogante no mínimo...
Mas acho que o que é pior, é alguém saber que nao tem bases cientificas ou teoricas ou teorico-práticas, e que por teimosia ou por outra razão, não quer assimilar esses mesmos conhecimentos.
Fala com um mecanico reputado e pergunta se ele não teve de ter formação técnica, nomeadamente ler os livros correctos.
Marco, filho, olha que na vida a prática também ajuda, nem tudo vem nos livros, eu esperei 63 anos para saber realmente o que é ter 63 anos.
Abraço
Nunca disse o contrário.
E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.
Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada.
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Nunca disse o contrário.
E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.
Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada.
MARCO, miúdo, eu já li tudo que tinha a ler na minha vida, mas posso-te aconselhar alguns livros sobre
humildade/sabedoria/entre-ajuda.
Mas eu passo a explicar para te evitar teres que ir ler num livro dos teus:
Entre-ajuda é ajudar-mo-nos uns aos outros aprendendo com os nossos erros e ajudar os nossos semelhantes a não cair no mesmo erro, e assim sendo tirar lições para a vida.
Humildade - é termos a lucidez suficiente para sabermos que podemos estar errados e aceitar a opinião dos outros.
Sabedoria - é pararmos para pensar se estão tantos a esbarrar na minha atitude certamente eu é que estou errado.
Se ainda assim quiseres saber que livros deves ler fala comigo.
Bom sábado
Abraço
Boas a todos
no meu caso, ja tive velas 6, 7 e 8, boscg e ngk, com e sem resistencia
e nunca tive problemas nem com velas nem com k7
Abraco O0 :>S O0
O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.
O carro, que eu saiba, usa distribuidor efeito de hall, e usar velas de iridium neste tipo de ignição só ajuda.
Se eu disser que quando o primário da bobine é desligado, se dão duas faíscas, é correcto ou não?
O meu pai já reparou uma ecu de um fiesta mk6, que andou sempre com velas normais, e que acbou por queimar um transistor de potencia, devido às mesmas velas.
Isto foi o que ele me contou por acaso quando tavamos a falar sobre velas.
Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.
O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....
E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual e o eletrodo central continua lá.
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O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.
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Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.
O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....
E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual e o eletrodo central continua lá.
duas coisas (e a primeira deves saber)
as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
e... se leste o que disse antes eu sou apologista de iridum (e usei na mota e num peugeot com bons resultados)... mas no caso dos saab 9000 li muitas coisas más a acontecer e optei por não colocar no meu.
mas tambêm te digo que fico encantado se um numero significativo usar iridium sem problema (se foi azar/anedoctico aí saberemos), mas não estou para arriscar no meu.... e tb não deixo é de dar um aviso claro e quem queira arriscar fica a saber os riscos.
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as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela saab...usa velas de platina! ;)
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Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina! ;)
Sim, o meu 9000i de 1988 tambem usava velas de platina ... mas nenhum dos 2 usava k7 DI, ambos usavam distribuidor.
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as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina! ;)
certo, mas tambêm te digo que deve ter sido caso de dizerem "não afecta suficientemente a performance para obrigar a malta a ver as velas de forma tão frequente"
e repara que quando entra preocupação com ignição eles abandonam a platina
Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
O que li nos outros foruns, acho que saabs.com e uksaabs, é que há pessoal que usa velas de platina ou de iridium em k7 di's, vermelhas ou pretas, sem problemas, e foi num destes fóruns que ouvi falar na recomendação de platina para o viggen, e quando a li nem queria acreditar. O manual da ngk que deixei recomenda esta vela, mas como apenas diz que o modelo é o 9-3 2.3, nunca associei ao viggen.
O que podem fazer é comparar a referencia da k7 do viggen e ver se é a mesma pra outros modelos que usam k7 preta. Se forem iguais têm a resposta.
Teco, aqui podes ver as velas ngk de dupla platina do meu mondeo, e repara no eletrodo central. É mais fino que uma normal mas não tanto como uma de iridium. As motorcraft têm o mesmo desenho do eletrodo central, mas sem uma pastilha de platina no eletrodo lateral. E estas velas da motorcraft foram lançadas no inicio dos anos 90, com a introduçao do motor zetec, e eram instaladas de origem. Entretanto já não as compras na ford pois a motorcraft nao as fabrica, acho que desde o fim da década de 2000.
E podes ver como as velas tão pretas, devido ao problema da maf, entretanto já resolvido com uma usada que custou 16€ no olx. Posso dizer-te que se tivesse velas normais ia ter falhas de ignição, especialmente a rotações mais elevadas. Já ouviste falar em anti-fouling? O unico problema perceptivel causado pela maf era o relantin instável a frio, e o ir abaixo depois de quente, ao relantin. alem do outro que so te apercebes tirando as velas, que é estarem pretas indicando mistura extremamente rica. Isto sem ler os codigos de erro.
Se olhares bem pra o eletrodo central vês que a ponta tem metal à vista, e o restante do metal tá coberto de fuligem.
Os carros de carburador, se tiverem mistura muito rica, "isolam" as velas normais e depois o motor nem pega, e antes disso falham bastante e perdem potencia.


Se vocês fossem mais calmos e não usassem ataques pessoais como argumentos pra discussões, que a meu ver, deviam ser amigáveis, eu já teria aberto um topico acerca de velas, no geral e outros sobre outras cenas que talvez nao saibam.
P.S: as fotos foram tiradas depois de resolver o problema da maf, pois tive de tirar as velas novamente pra ver a folga, que deve ser de 1,3 mm, pois não tinha apalpa folgas pra as medir e tive de esperar pra que o que comprei no ebay chegasse.
Quando as tirei pela primeira vez até os eletrodos laterais tavam cobertos de fuligem, até nas pontas, em todas as velas.
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Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
É diferente Marco, nós dizemos para não usarem velas de platinas nos modelos com electronica Trionic 5 que usam k7 DI vermelha, nos que tem Trionic 7 k7 DI preta podes usar velas com platina. Eu tenho velas com platina no 9-3 de 2002 da minha mulher.
Como podes ver as só são recomendados para motores B2x5x
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=76 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=76) (erro nesta pagina pois falam no B204R que usa trionic 5 com K7 DI vermelha)
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79)
Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores pouco modificados
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_41_47&products_id=67 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_41_47&products_id=67)
Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores muito modificados
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_41_47&products_id=4036 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=34_41_47&products_id=4036)
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Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
É diferente Marco, nós dizemos para não usarem velas de platinas nos modelos com electronica Trionic 5 que usam k7 DI vermelha, nos que tem Trionic 7 k7 DI preta podes usar velas com platina. Eu tenho velas com platina no 9-3 de 2002 da minha mulher.
mas ele tinha razão no comentário que fez, eu nem conhecia aquelas velas afiladas de platina ...
sempre a aprender, é o que eu digo
:|| :|| pois é, já reli aqui uns posts, e é concensual que a utilização de velas de iridium desde que tenham (R) resistência, não fazia mal à cassete, pois bem a que eu tinha colocada no carro tinham o famoso (R) O0 O0, nada mau heim ::P ::P
Nao tenho tempo agora, mas depois deixo os links dos outros foruns.
Teco, velas de platina com aquele tipo de eletrodo central existem há quase 20 anos, que eu saiba.
Quase de certeza foram desenvolvidas nos usa devido às emissões mais restritas, e não falo de co2, pois não é o mais prejudicial às pessoas.
Há um motor v8 da gm, acho que é o northstar e as velas têm 1,5 mm de folga.
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Nao tenho tempo agora, mas depois deixo os links dos outros foruns.
Teco, velas de platina com aquele tipo de eletrodo central existem há quase 20 anos, que eu saiba.
Quase de certeza foram desenvolvidas nos usa devido às emissões mais restritas, e não falo de co2, pois não é o mais prejudicial às pessoas.
Há um motor v8 da gm, acho que é o northstar e as velas têm 1,5 mm de folga.
mas eu não conhecia ;)
os meus conhecimentos têm lacunas do tamanho do universo :(
Bom dia , em relação ao meu motor B207R platina ou iridium ? O meu carro está a Gpl
Abraços a todos
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Bom dia , em relação ao meu motor B207R platina ou iridium ? O meu carro está a Gpl
Abraços a todos
Minha opinião. Usa normais, o cobre dissipa melhor o calor extra de rodares a GPL.
Quem tenha verificado que outras funcionem bem é livre de referir a sua experiencia.
Qual a duração média km's das velas de ignição ?
Outra questão que queria colocar , o que devo mudar /trocar na revisão dos 200 000 km :-D
Abraços
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Qual a duração média km's das velas de ignição ?
Outra questão que queria colocar , o que devo mudar /trocar na revisão dos 200 000 km :-D
Abraços
tens duas questões nas velas, tempo de vida e tempo entre manutenção (não precisas de trocar sempre, por vezes afinar folga e limpar chega)
normalmente com o calor maior do GPL as velas duram menos que o previsto,
Quanto à revisão, se sempre se fez o que está previsto, então o que está previsto deve chegar. Se não sabes, uma ideia era ires ao veloso fazer a revisão, é perto e ele pode dar uma opinião a ver o carro.
Eu compro pela inter net no site www. oscaro.com de confianca e muito fiavel uso esse meio porque nao a casas especializadas saab aqui e para encontrar pecas mesmo que usadas e uma missao impossible