Boas a todos (ainda me estou a tentar ambientar ao modo de funcionamento do fórum)...
Tenho um Saab 9.3, 1900cc, 150cv de 2007, de há uns tempos para cá começou a dar mensagem de rendimento limitado. Vai de mecânico e a avaria EOBD P0660, indicava qualquer coisa no coletor de admissão. Coletor fora e "borboletas coladas".
Cerca de 2 meses depois, repete-se a mensagem mas, desta feita com a luz do motor também acesa.
Novo diagnóstico, e foi-me dito, no Lemos Irmão, representante em Viseu, que teria de levar um coletor de admissão novo.
Alguém já teve situação idêntica?
Valores de um coletor?
Obrigado
Alguém que se queixou do mesmo
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Bom dia, tenho um pequeno problema, tenho um 93 ss 1.9Tid vector de 2005 neste momento tá com 161000 km e quando o comprei com 130000, tive alguns problemas na admissão mais propriamente nas borboletas do colector pois pela indicação que o mecânico me deu as mesmas ficavam presas devido às impurezas no colector.
E o que fez o mecânico na altura para resolver o problema? a forma correcta é tirar o colector fora e limpar o mesmo, para ficar a funcionar em perfeição como no video
Drallklappen Z19DTH 1,9 CDTI (http://www.youtube.com/watch?v=dpcdHLi_h64#)
Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269)
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062)
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Mas agora sinto que o carro até às 2000 rpm tá muito lento e quando chega às 2000 rpm sinto tipo um poço e o carro não desenvolve como devia desenvolver, nem parece que tem 150 HP... algum diagnóstico assim por alto... Obrigado
A minha opinião é se o mecânico nunca limpou o teu colector de admissão que o faça, limpar também a válvula EGR. E esperar que o teu FAP não esteja estragado.
Lê este topico - [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1078.msg16087#msg16087) caso sejas adepto de bricolage.
Boas,
Antes do colector, que mais já fizeste nessa admissão?
A EGR já foi mudada ou limpa? Posso te dizer que problemas com a EGR dão vários erros que nada têm a haver com o problema, desde corpos de aceleradores e outros.
O que fizeste as borboletas não te avaria o colector de admissão, mas apenas resolveste uma parte pequena do problema. Normalmente quando se mexe nas borboletas, limpa-se o colector de admissão e resolve-se o problema da EGR, responsável por toda a porcaria que volta a entrar na admissão.
Da primeira vez que deu o erro, foram limpas as borboletas e o coletor, bem como a EGR. Por vezes, e faço muito autoestrada, lá para 2500rpm, sinto um engasgo, mas depois, lá vai normalmente.
Boas,
Olhando para o erro que mencionas
P0660 Swirl Control Valve Circuit. Open Circuit.
Qual foi ao certo o serviço que te fizeram as borboletas?
Boas,
Recolocaram-nas e limparam toda a zona onde elas estão presas.
Assim me foi dito pois, honestamente, não vi.
Pois... não te sei dizer muito mais, num concessionário claro que eles mudam é logo tudo.
Falei-te da EGR, porque no meu caso ela despoletava erros no corpo do acelerador que o representante oficial me queria mudar, pois era o que acusava quando diagnosticado.
Ainda hoje o corpo está cá a trabalhar normalmente e sem erros.
Obrigado Pela ajuda.
Seja como for, vou pensar na solução de voltar a limpar tudo como deve ser, substituir as partes de plástico por peças de metal.
como já disse nouto tópico...
aconteceu-me em menos de 120.000 kms com gasoleo que calha
150.000 kms com BP e limpinho
distrair-me e andar a meter galp e cidade = egr suja
acreditem que vale a pena a de base da BP