Este DIY não foi feito por mim, aqui fica o topico original:
http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=52697 (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=52697)
Limpeza do módulo de controlo dos vidros.
Caso estes deixem de funcionar, este é um método quase certo de os voltar a utilizar normalmente:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=673)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=679)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=680)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=681)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=682)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=683)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=684)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=685)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=686)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=674)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=675)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=676)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=677)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=678)
É isto mesmo, sem tirar nem pôr, e como se vê na 13ª foto foram essas patilhas que troquei de trás para frente. :)
Bom post :D
Editei o teu post só para quem não leu o outro possa saber do que se trata :D
Abraço
Bom post. Acabei de fazer o mm ao meu SAAB 93 de 1998, uma vez que um dos vidros da janela de trás não abria.
O comando dos vidros é ligeiramente diferente mas, o conceito é o mesmo. É só limpar com álcool e já está. Tudo ficou a funcionar.
Boas!!
Quero emendar o meu post anterior, para não passar por mentiroso.
Realmente os vidros de trás do meu carro ficaram a funcionar, o bloqueio por parte do condutor dos mesmos vidros também e a tranca automática idem mas,.....os vidros da frente não, nada, rien, nicles!!!
Nem sinal, e acreditem, montei e desmontei o interruptor e as suas patilhas metálicas uma meia dúzia de vezes,....
Desisti, fui a um electricista auto (Bosch), antigo funcionário da SAAB e ele próprio acabou por assumir que o meu comutador/interruptor tinha "entregue a sua alma ao criador".
Posto isto, ando á procura de um comutador/interruptor para o meu SAAB 93 de 1998.
Se souberem de algum á venda, digam qualquer coisa...
Fica sempre melhor se o limpares com spray de contactos em vez de alcool.
tentaste activar os vidros directamente com um fio ou usando outro modulo?
isto para teres mesmo certezas que o problema era dái, claro...
Se precisas de um modulo novo aqui tens um que fui pesquisar: Modulo de vidros - ebay (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-1998-2002-WINDOWS-CONTROL-SWITCH-/290879613201?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item43b9c6a911)
Sempre que precises, podes editar os teus tópicos, não existem bloqueios :)
Abraço, espero ter ajudado :D
Aqui mais alguns: Modulos de vidros 9-3 - ebay (http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2047675.m570.l2736&_nkw=SAAB+9-3+WINDOWS+CONTROL+SWITCH)
Abraço
És o maior! Obrigado. Já mandei vir pela PRSPEÇAS á cobrança e só me apetece cancelar o pedido...
No ebay é muito mais barato :'( :'( :'(
Abraço.
Pede para te fazerem um descontozinho... O0
Abraço
O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.
E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.
E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.
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O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.
E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.
E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.
Amigo Marco Gonçalves não me leves a mal mas acho que só devemos aconselhar quando estamos muito dentro do assunto, os interruptores dos nossos SAABs (900, 9-3 e 9-5)funcionam de duas maneiras, portanto se se mete alicate nisto vamos dar cabo das afinações pois estão devidamente equilibrados para fazerem descer os vidros ligeiramente ou com um ligeiro esforço para descerem totalmente, se meterem alicate para "despasmar" aí sim vão ficar pasmados pois deixam de trabalhar em condições.
Mas eu não sou nenhum técnico, só desmontei o meu para limpar com álcool e ficou a 100% desce totalmente o vidro (em automático) ou só parcialmente sem problemas
Abraço
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O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.
E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.
E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.
Amigo Marco Gonçalves não me leves a mal mas acho que só devemos aconselhar quando estamos muito dentro do assunto, os interruptores dos nossos SAABs (900, 9-3 e 9-5)funcionam de duas maneiras, portanto se se mete alicate nisto vamos dar cabo das afinações pois estão devidamente equilibrados para fazerem descer os vidros ligeiramente ou com um ligeiro esforço para descerem totalmente, se meterem alicate para "despasmar" aí sim vão ficar pasmados pois deixam de trabalhar em condições.
Mas eu não sou nenhum técnico, só desmontei o meu para limpar com álcool e ficou a 100% desce totalmente o vidro (em automático) ou só parcialmente sem problemas
Abraço
O que faz o vidro descer pouco ou na totalidade penso que seja um relé temporizador.
Nesta imagem os contactos da chapa de metal estão negros. Tem de se limpar bem pois o negro nao conduz eletricidade. Se ao limpar a chapa ficar muito riscada, esta pode oxidar logo é melhor estanhar as zonas da chapa qua fazem contacto, se verem que dá.
E as pontas da chapa podem estar empenadas, é testar apenas com a chapa no lugar, e com o multimetro ver se fecham o circuito.

E os contactos que podem estar esmagados são os de cobre que estão no bloco dos interruptores. É ver se conseguem estanhar com uma estação de soldar (temperatura regulável) para não lixar o plástico do suporte.
Desculpa Marco, mas desmonta um vê como funciona e depois falamos.
Ok. Mas aquilo que disse de estanhar os contactos pode na mesma ajudar.
Mas se entao as chapas de contacto têm angulos de contacto diferentes, então neste DIY devia estar avisado de que não se podem trocar as chapas tanto em sentido (num mesmo encaixe) como entre encaixes.
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Mas se entao as chapas de contacto têm angulos de contacto diferentes, então neste DIY devia estar avisado de que não se podem trocar as chapas tanto em sentido (num mesmo encaixe) como entre encaixes.
É a última vez que te respondo, a partir daqui deves desmontar um, estudar o seu funcionamento e se com fotografias e devidamente explicitado eu vir que tens razão acredita que serei o primeiro a te pedir desculpa.
Abraço
Não é preciso entrar por aí.
Ao menos podia tar avisado isso das chapas, pois os sistemas para a função one touch variam de marca para marca.
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Logue-se Obrigado por partilhares! Ontem desci o vidro do meu 9-5 e nunca mais subiu . Fiz Porto-Aveiro de janela aberta e felizmente não choveu :). Confesso é que fiquei meio surdo com o barulho da deslocação de ar :D
Lembro-me de ter cruzado por este tópico faz uns anos e lembrei-me de cá voltar. Não me pareceu que o problema estivesse na porta pois eu ouvia um click na porta quando tentava descer o vidro, apenas não ouvia nada quando tentava subir pelo que assumi que fosse algum contacto. Limpei os contactos como indicaste no primeiro post e funcionou logo à primeira O0
Abraço,
Tiago