SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: Ricardo Jorge em 29 de Abril de 2015, 15:20

Título: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: Ricardo Jorge em 29 de Abril de 2015, 15:20
Boa tarde,
Tenho um Saab 9.3 1.9 tdi 150cv.
Detectei perda de potencia à algum tempo, levei a um mecânico "amigo" que me disse que seria da EGR. OK esta foi limpa mas o problema continuou. Está avariada. Coloca uma nova. OK. O problema continua. Medidor massa de ar, novo, o problema continua. Agora diz ter que tirar o turbo para verificar a geometria?
Será que alguém me pode dar uma sugestão?
Título: Re: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: Guest em 29 de Abril de 2015, 20:08
Os tubos de vácuo estão todos em condições? Já viste se o turbo não tem folga?

Abraço
Título: Re: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: SMAP em 29 de Abril de 2015, 20:49
Não é preciso tirar o turbo fora para ver o estado dele, basta desligares as tubagens dos 2 lados (lado do filtro de ar, lado do escape) e percebes logo.

Verifica as borboletas do colector de admissão. A forma correcta é tirar o colector fora e limpar o mesmo, para ficar a funcionar em perfeição como no video

Drallklappen Z19DTH 1,9 CDTI (http://www.youtube.com/watch?v=dpcdHLi_h64#)


Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal

http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269)

http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062)


Duvido que seja um problema da haste da wastegate do turbo como aqui (podes carregar no link da citação para ler melhor o tópico)

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
ora bem

turbo e FAP fora para limpeza...o turbo aparentemente não estava a fazer o curso completo...estava perro!
a FAP estava limpa...agora tudo pro sitio outra vez para testar

tirar o turbo a um 93 é praticamente desmontar meio carro..como diria o mecanico..se fosse um VW tinha tirado 4 fora no mesmo espaço de tempo  :P

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/11976248/Photo%2010-12-13%2C%2018%2000%2045.jpg)
Título: Re: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: svidinha em 30 de Abril de 2015, 08:57
Boas,

E já agora só mais uma coisa muito rápida, não tenho uma imagem para te explicar, mas de frente para o motor, do lado direito à frente tens um tubo pequeno (+/- 100 mm) que faz uma curva, verifica o estado dele, costuma dar problemas e ser uma causa do que relatas.
Título: Re: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: Ricardo Jorge em 30 de Abril de 2015, 09:14
Obrigado a todos.
Sem duvida foi uma grande ajuda, pelo menos para ter uma noção melhor do problema.
Vou seguir as vossas sugestões e voltarei para informar as conclusões.
Mais uma vez muito obrigado
Título: Re: EGR-Geometria do turbo
Mensagem de: svidinha em 30 de Abril de 2015, 09:27
Se não me falha a memória é este tubo que marquei com a seta amarela.

The selected media item is not currently available.