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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: Chucky em 04 de Maio de 2015, 23:07

Título: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 04 de Maio de 2015, 23:07
Boas
Desde já quero dar os parabens aos moderadores e membros deste fórum,é uma mais valia poder-mos discutir e trocar ideias sobre assuntos automóveis,sendo que neste caso todos possuímos um automóvel que não um automóvel qualquer ... :) ..é um saab...

Agora vou tentar explicar o que se passa com o meu saab 9-3 1.9 tiD de 2005
Quando meto o carro a trabalhar de manha ele pega bem à primeira ..mas durante aproximadamente  os primeiros 30,40 segundos o motor tem um trabalhar inconstante/soluça dá a sensação que o circuito de gasóleo ganha ar (presumo eu...),e isto acontece sempre mesmo quando o carro fica parado cerca de meia hora, o motor ainda se encontra  quente, e volto a dar a ignição e o motor nos primeiros segundos soluça novamente.
Em simultâneo com o problema do trepidar/soluçar do motor ,oiço também um bater/barulho que só deixa de se ouvir se eu durante o trepidar/soluçar do motor calcar a embraiagem .
Resumindo sempre que meto o carro a trabalhar tenho de estar com o pé na embraiagem ate ele estabilizar o trabalhar ,ou seja ate o motor estabilizar .
Desde ja obrigado pela atenção
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: AGarcia em 05 de Maio de 2015, 10:34
Bom dia

Certamente, outros membros terão respostas mais informadas, mas se deixa de fazer barulho quando a embraiagem vai ao fundo, sugere que pode ser o volante do motor. Esperemos que não :)
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 05 de Maio de 2015, 20:27
obrigado pela dica..espero que não seja do volante...e estranho porque o barulho so se verifica quando o carro esta instável depois de dar a ignição...depois de 30 a 40 segundos fica um trabalhar normal...desde ja obrigado pela dica...fico a aguardar opiniões de outros membros...
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: derekoliveira em 05 de Maio de 2015, 22:09
Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 05 de Maio de 2015, 22:14
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Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?

Desculpa lá a minha ignorância ,mas podias trocar por miúdos o que quer dizer DTCs na ECM ?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: SMAP em 05 de Maio de 2015, 22:41
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Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?

Desculpa lá a minha ignorância ,mas podias trocar por miúdos o que quer dizer DTCs na ECM ?

Codigos de erro na centralina, neste caos usando o Tech2 para leres os codigos ODB2
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: jcpdac em 05 de Maio de 2015, 22:47
O teu carro tem filtro de partículas ou catalizador?
Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.
O que faço por vezes é pegar nele e dar uma volta a uma rotação "alta" (tipo 2500-3000 rpm). Isto faz a regeneração do filtro de partículas e o "problema" desaparece...
Que género de utilização dás ao carro: citadina, estrada?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 05 de Maio de 2015, 22:55
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O teu carro tem filtro de partículas ou catalizador?
Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.
O que faço por vezes é pegar nele e dar uma volta a uma rotação "alta" (tipo 2500-3000 rpm). Isto faz a regeneração do filtro de partículas e o "problema" desaparece...
Que género de utilização dás ao carro: citadina, estrada?

perguntas bem...não tenho a certeza se tem FAP ou Cat.. mas também não me custa nada experimentar essa cena..
então e faço mais ou menos quantos quilómetros nessa rotação ? e em que mudança?

eu normalmente utilizo o carro todos os dias para trabalhar e tenho de fazer cerca de 30 km por dia...em estrada nacional...
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: AGarcia em 05 de Maio de 2015, 23:01
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Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.

Sim, é possível que o trabalhar incerto possa estar relacionado com o filtro de partículas. Ver os tais DTC, ou códigos de erro, é muito importante, pois pode haver problemas que não implicam uma luz de aviso do motor.

Se o filtro não estiver a regenerar (e a causar o engasganço), tal pode dever-se a uma ou mais velas de aquecimento estouradas que impeçam o ciclo de iniciar.
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: SMAP em 05 de Maio de 2015, 23:02
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perguntas bem...não tenho a certeza se tem FAP ou Cat.. mas também não me custa nada experimentar essa cena..
então e faço mais ou menos quantos quilómetros nessa rotação ? e em que mudança?

Todos os 1.9 tem FAP e EGR, os 2.2 só tem EGR
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 05 de Maio de 2015, 23:18
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Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.

Sim, é possível que o trabalhar incerto possa estar relacionado com o filtro de partículas. Ver os tais DTC, ou códigos de erro, é muito importante, pois pode haver problemas que não implicam uma luz de aviso do motor.

Se o filtro não estiver a regenerar (e a causar o engasganço), tal pode dever-se a uma ou mais velas de aquecimento estouradas que impeçam o ciclo de iniciar.

Obrigado pela dica..
amanha vou verificar as velas...e depois dou feedback
ja agora...quando dou a ignição o carro larga uma nuvem de fumo branco ,este sintoma reforça  alguma das hipóteses que ai falas.te ?

Como é que posso regenerar o FAP?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: AGarcia em 05 de Maio de 2015, 23:47
O fumo branco pode ser um indício de combustível não queimado no arranque. É testar as velas :)

Com o Tech2, é possível fazer a regeneração manual. No entanto, como disse atrás - e já tive ocasião de constatar com o Sr. Veloso - se uma das velas não estiver boa até a regeneração manual falha.

Boa sorte :)
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: filipe35 em 06 de Maio de 2015, 14:16
o teu carro e um 16v 150cv ja verificaste as borboletas da ademiçao?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: joseglv em 06 de Maio de 2015, 14:57
Os meus 2 cêntimos....
=> Fumo branco é Água.....
Combustível não queimado é sempre preto....

=> Se ao carregar na Embraiagem o trepidar minimiza mas depois estabiliza normalmente não pode ser do volante do motor... senão fazia sempre...

Uma pergunta...
Perde água?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: AGarcia em 06 de Maio de 2015, 15:04
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o teu carro e um 16v 150cv ja verificaste as borboletas da ademiçao?

Bem visto :) Não me tinha lembrado dessa questão. Há muita informação aqui http://www.swirlrepair.com/ (http://www.swirlrepair.com/) e o modo de diagnosticar.
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 06 de Maio de 2015, 17:23
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o teu carro e um 16v 150cv ja verificaste as borboletas da ademiçao?
boas
Quando comprei o carro ,ao fim de uns meses verifiquei que tinha as peças de plástico partidas (aquelas que estão interligadas com as borboletas) e como estava na garantia levou a peça toda completa da admissão
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: derekoliveira em 06 de Maio de 2015, 19:05
Sentes alguma vibração no pedal da embraiagem quando encostas só o pé!?
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 06 de Maio de 2015, 22:22
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Os meus 2 cêntimos....
=> Fumo branco é Água.....
Combustível não queimado é sempre preto....

=> Se ao carregar na Embraiagem o trepidar minimiza mas depois estabiliza normalmente não pode ser do volante do motor... senão fazia sempre...

Uma pergunta...
Perde água?

Boas
Nao o  motor nao perde agua
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: Chucky em 06 de Maio de 2015, 22:26
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Sentes alguma vibração no pedal da embraiagem quando encostas só o pé!?
Tenho de reparar melhor nesse aspecto ..mas por exemplo se eu calcar so um pouco a embraiagem cerca de 20% do curso total faz barulho
outra cena..e quando paro o carro e desligo a ignição..o motor como normal começa a perder rotação e uns segundos antes de parar volto a ouvir aquele barulho ,o mesmo quando ligo o carro e ele trepida /engasgasse durante 30 segundos...depois tudo estabiliza..
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: jcpdac em 08 de Maio de 2015, 11:22
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O teu carro tem filtro de partículas ou catalizador?
Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.
O que faço por vezes é pegar nele e dar uma volta a uma rotação "alta" (tipo 2500-3000 rpm). Isto faz a regeneração do filtro de partículas e o "problema" desaparece...
Que género de utilização dás ao carro: citadina, estrada?

perguntas bem...não tenho a certeza se tem FAP ou Cat.. mas também não me custa nada experimentar essa cena..
então e faço mais ou menos quantos quilómetros nessa rotação ? e em que mudança?

eu normalmente utilizo o carro todos os dias para trabalhar e tenho de fazer cerca de 30 km por dia...em estrada nacional...

Basta que faças entre 20 e 30 minutos a uma rotação de cerca de 3000 rpm (se conseguires). Não precisa de ser em nenhuma mudança específica, mas convém que seja baixa por causa da velocidade - se fores em 6.ª às 3000 rpm já vais a transgredir e bem  :))

A regeneração do filtro de partículas pode ser feita desta forma.

Um abraço.
Título: Re: Motor soluça/trabalhar inconstante
Mensagem de: mariof em 21 de Maio de 2015, 20:18
Caro chucky
Desmonta a EGR, limpeza e lubricação geral.
Atenção à bobina normalmente o pistão está encravado com sujidade. Introduzir bastante WD-40 no local do pistão da bobine e pressionar com os dedos  até o pistão ficar solto e o retorno do pistão via mola voltar à sua posição inicial. Ao fazer esta operação nota-se a sujidade a sair pelo pistão da Bobine. Isto claro se o filtro de partículas estiver em boas condições.
Depois de montar se não houver houver resultados, substituir a EGR por uma nova, ou mandar verificar o filtro de partículas.

mariof