Olá amigos Saabistas!
:-[
Tenho um Saab 9-3 SS 1.9 Tids 150 CV Diesel (Motor Z19DTH), comprado novo em fevereiro de 2005 e que se encontra com 87.900 Km.
Pela vossa experiência, agradecia me informassem com que quilometragem, se devem substituir as Correias de Distribuição e dos Elementos, assim como os rolos-guia, rolos-tensores, bomba de água e vedante da cambota.
Ficarei muito grato com as vossas respostas, derivadas da vossa experiência.
Cumprimentos,
António Mário Ferreira
(aka mariof) O0
Tens aqui as recomendações da SAAB para teu veiculo.
Intermediate service, diesel - doc51446.pdf - revisões normais entre grandes revisões. (ponto 13 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13626 type=av]
60,000 km Main service, Diesel - doc51445.pdf - Revisão grande aos 60.000km (ponto 20 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13625 type=av]
60,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51444.pdf - revisão grande e normal (se forem coincidentes) aos 60.000km (ponto 24 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13624 type=av]
120,000 km Main service, Diesel - doc51443.pdf - Revisão grande aos 120.000km (ponto 21 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13623 type=av]
120,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51442.pdf - Revisão grande aos 120.000km e normal (se forem coincidentes)(ponto 25 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13622 type=av]
Ou seja a correia de elementos deve ser mudada quando for preciso, pois não tem intervalo certo. A distribuição deve ser mudada aos 120.000km
Deixo aqui também um pdf com as instruções para mudar a distribuição
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Intermediate service, diesel - doc51446.pdf - revisões normais entre grandes revisões. (ponto 13 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
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60,000 km Main service, Diesel - doc51445.pdf - Revisão grande aos 60.000km (ponto 20 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
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60,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51444.pdf - revisão grande e normal (se forem coincidentes) aos 60.000km (ponto 24 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
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120,000 km Main service, Diesel - doc51443.pdf - Revisão grande aos 120.000km (ponto 21 troca de distribuição e correia de elementos)
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120,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51442.pdf - Revisão grande aos 120.000km e normal (se forem coincidentes)(ponto 25 troca de distribuição e correia de elementos)
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Ou seja a correia de elementos deve ser mudada quando for preciso, pois não tem intervalo certo. A distribuição deve ser mudada aos 120.000km
Deixo aqui também um pdf com as instruções para mudar a distribuição
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Meu caro Smap! :)
Muito obrigado pela sua resposta.
Mas tenho uma dúvida, o carro tem 10 anos e tenho a informação de um mecânico que me diz que estes componentes têm de ser substituídos aos 8 anos de vida (96 meses) do carro ou 120.000 Km.
Como fazer?
Muito Obrigado,
António Mário Ferreira
(aka mariof) O0
É provavel que o mêcanico tenha razão, eu limitei-me a expor a informação da SAAB. O teu mêcanico deve estar a ver no autodata.
Se o motor leva-se um corrente (metalica) de distribuição (como os motores B2x4x/B2x5x a gasolina) e não uma correia (borracha) diria que não valia a pena. Mas sendo de borracha e o motor 10 anos acho que por questões de precaução, e tendo em conta que o kit até é barato - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_118&products_id=4109 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_118&products_id=4109) - e facil de montar, trocaria a mesma se fosse no meu caso.
Amigo Smap, muito obrigado pela resposta.
Vou dar ordens para proceder à substituição!
Ao seu dispor para quando precisar de algo!
mariof O0