SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 18:46

Título: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 18:46
Boas pessoal,o meu 95 2,0t,acendeu recentemente a luz chek engine,por vezes faz muito fumo com um cheiro muito mau,e  faz rateres.ja fiz algumas trocas,medidor massa ar.k7,sonda lambda,e nada.podera ser velas?ja agora.que velas aconselham?
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Guest em 02 de Julho de 2015, 19:12
Aconselho-te a ligar o carro a um Tech II para verificar qual é o erro.

Abraço
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: SMAP em 02 de Julho de 2015, 19:27
Velas de preferência as de platina recomendadas pela SAAB

http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79)

Em relação ao problema é muito difícil advinhar daqui o que pode ser, podes ver se está em limp mode. Tens aqui como resolver - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1709.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1709.0)

Mas sinceramente se está a deitar fumo provalmente é o turbo ou mesmo o KIT PCV entupido, alguma vez trocaste o KIT PCV? Podes ler aqui sobre o KIT PCV - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0)

O fumo é azul? se sim é oleo o que normalmente indica passagem de oleo pelo turbo.

Alguma vez trocaste os tubos de vacuo?

Tenta ler o erro com um TechII, se não quiseres ir a uma oficina oficial, acho que o Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se tem um é uma questão de falares com ele.
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 19:50
antes de mais,obrigado pela ajuda.o fumo que faz e um fumo negro,mas nem sempre,o kit pvc já foi substituído .retirei o catalisador,quando apertava mais com o carro ficava incandescente,ao ponto do motor falhar.de salientar que foi reprogramada a centralina stage 2 e colocados injetores vermelhos.as velas não as troquei.....a nível dos tubos de vácuo.ja os testei todos e estão bons,sem fuga ou qualquer entupimento.
tenho  mesmo que o levar a maquina :(||
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: SMAP em 02 de Julho de 2015, 20:00
Meteste um stage 2 sem trocares nada a nivel de escape? Um stage 2 precisa de um fluxo de escape maior do que o de origem, se não tivre mais fluxo o que se passa é que o ar que devia sair pelo escape fica "preso" no colector podendo até voltar para tras e claro faz o motor falhar.

Por norma quando se aplica um stage 2 tem que se fazer mudanças ao nivel de escape, seja um downpipe maior ou retirar o catalizador.

Mas se retiraste o catalizador e sinceramente não me lembro, mas acho que o 9-5 só passaram a ter 2 sondas lambda quando passaram a ser OBDII (que em 1999 não é OBDII), poderás ter que desligar o sinal da 2ª sonda lambda na centralina. Mas não me parece que seja o caso sendo de 1999.

Tens a certeza que os injectores vermelhos que meteste estão bons? o mapa usado por quem te programou a centralina é um mapa para injectores vermelhos?
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 20:26
sim,penso k o mapa e para os injetores vermelhos.a centralina foi reprogramada pelo ifteixeira,e na altura disse que ia colocar os injetores vermelhos.o carro já rodou bastante depois de reprogramado´,sempre impec.curiosamente,comecou a ter estes sintomas e a luz do check engine acesa depois de sair da oficina ,em que foi colocada nova embraiagem. :>S
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Lfteixeira em 02 de Julho de 2015, 20:51
Chamaram?  :)

Joaquim, tu tens um Stage 1 e não um Stage 2.

O teu motor tinha injectores verdes, programei-te um Stage 1 para injectores vermelhos +/- 230cv e 340Nm.
(Com os verdes ficavas limitado a uns 190cv e 300Nm)

Os sintomas que indicas são estranhos, o que me intriga mais é o excesso de fumo (se for preto é excesso de combustível) que juntamente com os rateres, indica-me que tens uma fuga de ar algures.

Para trocarem a embraiagem o que desmontaram do motor? Os tubos de vácuo estão ligados nos sítios certos? Tubagens de ar (da massa de ar para o turbo, do turbo para o intercooler e do intercooler para o motor), tudo ligado e sem fugas?

Um TECH2 ajudava a apontar a causa.

Dá noticias.
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 22:26
amigo ifteixeira,tens razão.stage 1 e não 2.enganei+me.ja verifiquei a tubagem toda e esta td ok.realmente,penso que existe uma ma combustão,e de certeza que tem a ver com a subst da embraiagem,algo não ficou bem ,talvez a troca de algum tubo,sei la,o facto e que depois de reprogramada a centralina o bicho ficou bem melhor.e portou+se sempre bem....ate derreter a embraiagem :)| :)|
vou ter que o levar a maquina para verificar o que se passa,depois de saber o que e logo digo.
abrç
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joseglv em 02 de Julho de 2015, 23:05
Fumo preto é sintoma de combustível não queimado....
Além do que já verificou, o sensor de posição da cambota tb pode dar esses sintomas...
Mas reforço o que os outros disseram: O melhor é ligar o carro ao Tech2 para ver os erros que estiver a dar
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 02 de Julho de 2015, 23:13
amigo joseglv,o sensor também ja foi colocado novo a cerca de 6 meses....tenho que ir mesmo a maquina :-[
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: svidinha em 03 de Julho de 2015, 08:49
Boas,

Já sei que é dizer mais do mesmo, só quando ligares à máquina é que poderás ter uma ideia, mas no meio do que foi dito eu apontava (estamos só a falar de probabilidades claro) para um tubo trocado, e nisso têm mesmo que ser alguém que perceba para dar com a troca.
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 03 de Julho de 2015, 23:07
coloquei hoje a centralina original e os injetores verdes,me parece que ficou normal,amanha logo vejo.se tiver bom,so pode ser dos injetores.....penso
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Guest em 04 de Julho de 2015, 00:00
Pois... Injetores... Mais um... grrrrrrrrrr....

Abraço
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Lfteixeira em 04 de Julho de 2015, 10:03
Para ser dos injectores, algum deles ficou "aberto" ou mal calibrado.
Pois deve estar sempre a injectar combustível

Dá noticias.
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joseglv em 04 de Julho de 2015, 11:20
Se desconfias dos injectores, tira-os e manda-os testar...
Os injectores são como outras peças que supostamente não têm manutenção... mas uma vez na vida do carro ( ou duas ) têm de ser revistas/limpas/reparadas. Por mais que o filtro de combustível esteja a fazer o trabalho que deve, se não mudarmos regularmente passam sempre pequenas partículas que podem entupir... já para não falar na qualidade dos combustíveis que estão disponíveis pelo país... ( há países bem piores.... )
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 04 de Julho de 2015, 14:35
pronto,mantem-se o problema. co elevadíssimo ,agora so a maquina poderá dizer algo,espero.
obgd pessoal
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Lfteixeira em 04 de Julho de 2015, 18:25
Tens uma fuga de ar algures.

Ou a massa de ar que colocaste também está avariada.
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 17 de Julho de 2015, 22:42
bem,penso que foi detetado o problema. :(||.mais um turbo pra sucata.segundo o mecânico o óleo que passa pelo turbo esta a isolar a sonda lambda.
irei agora optar pelo td04.
podem me ajudar com a ref do mesmo?sera necessário fazer alguma alteração?
obgd pessoal
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: SMAP em 17 de Julho de 2015, 23:22
Os GT17 são assim ...

PN 55559825
Alternativo - http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-alternative-saab-aero-p-3156.html (http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-alternative-saab-aero-p-3156.html)
Original - http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-genuine-saab-aero-p-1698.html (http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-genuine-saab-aero-p-1698.html)

Precisas de trocar as tubagens de oleo e agua do turbo

remanufacturado - http://www.ebay.co.uk/itm/Saab-9-3-9-5-AERO-TD04-HL-15T-Oil-and-Water-Pipes-Nikel-Viggen-Abbott-Hirsch-/311399372427 (http://www.ebay.co.uk/itm/Saab-9-3-9-5-AERO-TD04-HL-15T-Oil-and-Water-Pipes-Nikel-Viggen-Abbott-Hirsch-/311399372427)

Usado - http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-9-5-AERO-TD04-TURBO-WATER-OIL-PIPES-/371316124636 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-9-5-AERO-TD04-TURBO-WATER-OIL-PIPES-/371316124636)
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Guest em 17 de Julho de 2015, 23:56
E precisas de reprogramar o carro...

Abraço
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: SMAP em 18 de Julho de 2015, 09:53
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
E precisas de reprogramar o carro...

Sim, tinha-me esquecido disto. A programação stage 1 para um GT17 não é igual a programação stage 1 para um TD04
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 21 de Julho de 2015, 14:59
Certo .estou elucidado pessoal.obgd.
Ja agora, desculpem a minha ignorancia,o turbo do 9000 airflow de 91 nao da?penso que é o t05.....
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: darioglv em 21 de Julho de 2015, 15:53
creio que esse e um garrett t25.... ???
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 21 de Julho de 2015, 17:54
este e o turbo de que falo..
http://olx.pt/anuncio/turbo-saab-te-05-IDxSDsw.html#6278cfa15e (http://olx.pt/anuncio/turbo-saab-te-05-IDxSDsw.html#6278cfa15e)
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: Guest em 21 de Julho de 2015, 18:13
Não... PAra isso tinhas de adaptar muita coisa... A saída de escapeé ao contrario do teu nos 9000. Tem de ser um GT17 ou um TD04 com as ligações do 9-5

Abraço
Título: Re: saab 95 2.0 t
Mensagem de: joaquim j figueira em 21 de Julho de 2015, 21:37
 O0,ok kamuma.obrigado