Boas pessoal,o meu 95 2,0t,acendeu recentemente a luz chek engine,por vezes faz muito fumo com um cheiro muito mau,e faz rateres.ja fiz algumas trocas,medidor massa ar.k7,sonda lambda,e nada.podera ser velas?ja agora.que velas aconselham?
Aconselho-te a ligar o carro a um Tech II para verificar qual é o erro.
Abraço
Velas de preferência as de platina recomendadas pela SAAB
http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=79)
Em relação ao problema é muito difícil advinhar daqui o que pode ser, podes ver se está em limp mode. Tens aqui como resolver - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1709.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1709.0)
Mas sinceramente se está a deitar fumo provalmente é o turbo ou mesmo o KIT PCV entupido, alguma vez trocaste o KIT PCV? Podes ler aqui sobre o KIT PCV - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0)
O fumo é azul? se sim é oleo o que normalmente indica passagem de oleo pelo turbo.
Alguma vez trocaste os tubos de vacuo?
Tenta ler o erro com um TechII, se não quiseres ir a uma oficina oficial, acho que o Não tem permissão para visualizar links.
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Logue-se tem um é uma questão de falares com ele.
antes de mais,obrigado pela ajuda.o fumo que faz e um fumo negro,mas nem sempre,o kit pvc já foi substituído .retirei o catalisador,quando apertava mais com o carro ficava incandescente,ao ponto do motor falhar.de salientar que foi reprogramada a centralina stage 2 e colocados injetores vermelhos.as velas não as troquei.....a nível dos tubos de vácuo.ja os testei todos e estão bons,sem fuga ou qualquer entupimento.
tenho mesmo que o levar a maquina :(||
Meteste um stage 2 sem trocares nada a nivel de escape? Um stage 2 precisa de um fluxo de escape maior do que o de origem, se não tivre mais fluxo o que se passa é que o ar que devia sair pelo escape fica "preso" no colector podendo até voltar para tras e claro faz o motor falhar.
Por norma quando se aplica um stage 2 tem que se fazer mudanças ao nivel de escape, seja um downpipe maior ou retirar o catalizador.
Mas se retiraste o catalizador e sinceramente não me lembro, mas acho que o 9-5 só passaram a ter 2 sondas lambda quando passaram a ser OBDII (que em 1999 não é OBDII), poderás ter que desligar o sinal da 2ª sonda lambda na centralina. Mas não me parece que seja o caso sendo de 1999.
Tens a certeza que os injectores vermelhos que meteste estão bons? o mapa usado por quem te programou a centralina é um mapa para injectores vermelhos?
sim,penso k o mapa e para os injetores vermelhos.a centralina foi reprogramada pelo ifteixeira,e na altura disse que ia colocar os injetores vermelhos.o carro já rodou bastante depois de reprogramado´,sempre impec.curiosamente,comecou a ter estes sintomas e a luz do check engine acesa depois de sair da oficina ,em que foi colocada nova embraiagem. :>S
Chamaram? :)
Joaquim, tu tens um Stage 1 e não um Stage 2.
O teu motor tinha injectores verdes, programei-te um Stage 1 para injectores vermelhos +/- 230cv e 340Nm.
(Com os verdes ficavas limitado a uns 190cv e 300Nm)
Os sintomas que indicas são estranhos, o que me intriga mais é o excesso de fumo (se for preto é excesso de combustível) que juntamente com os rateres, indica-me que tens uma fuga de ar algures.
Para trocarem a embraiagem o que desmontaram do motor? Os tubos de vácuo estão ligados nos sítios certos? Tubagens de ar (da massa de ar para o turbo, do turbo para o intercooler e do intercooler para o motor), tudo ligado e sem fugas?
Um TECH2 ajudava a apontar a causa.
Dá noticias.
amigo ifteixeira,tens razão.stage 1 e não 2.enganei+me.ja verifiquei a tubagem toda e esta td ok.realmente,penso que existe uma ma combustão,e de certeza que tem a ver com a subst da embraiagem,algo não ficou bem ,talvez a troca de algum tubo,sei la,o facto e que depois de reprogramada a centralina o bicho ficou bem melhor.e portou+se sempre bem....ate derreter a embraiagem :)| :)|
vou ter que o levar a maquina para verificar o que se passa,depois de saber o que e logo digo.
abrç
Fumo preto é sintoma de combustível não queimado....
Além do que já verificou, o sensor de posição da cambota tb pode dar esses sintomas...
Mas reforço o que os outros disseram: O melhor é ligar o carro ao Tech2 para ver os erros que estiver a dar
amigo joseglv,o sensor também ja foi colocado novo a cerca de 6 meses....tenho que ir mesmo a maquina :-[
Boas,
Já sei que é dizer mais do mesmo, só quando ligares à máquina é que poderás ter uma ideia, mas no meio do que foi dito eu apontava (estamos só a falar de probabilidades claro) para um tubo trocado, e nisso têm mesmo que ser alguém que perceba para dar com a troca.
coloquei hoje a centralina original e os injetores verdes,me parece que ficou normal,amanha logo vejo.se tiver bom,so pode ser dos injetores.....penso
Pois... Injetores... Mais um... grrrrrrrrrr....
Abraço
Para ser dos injectores, algum deles ficou "aberto" ou mal calibrado.
Pois deve estar sempre a injectar combustível
Dá noticias.
Se desconfias dos injectores, tira-os e manda-os testar...
Os injectores são como outras peças que supostamente não têm manutenção... mas uma vez na vida do carro ( ou duas ) têm de ser revistas/limpas/reparadas. Por mais que o filtro de combustível esteja a fazer o trabalho que deve, se não mudarmos regularmente passam sempre pequenas partículas que podem entupir... já para não falar na qualidade dos combustíveis que estão disponíveis pelo país... ( há países bem piores.... )
pronto,mantem-se o problema. co elevadíssimo ,agora so a maquina poderá dizer algo,espero.
obgd pessoal
Tens uma fuga de ar algures.
Ou a massa de ar que colocaste também está avariada.
bem,penso que foi detetado o problema. :(||.mais um turbo pra sucata.segundo o mecânico o óleo que passa pelo turbo esta a isolar a sonda lambda.
irei agora optar pelo td04.
podem me ajudar com a ref do mesmo?sera necessário fazer alguma alteração?
obgd pessoal
Os GT17 são assim ...
PN 55559825
Alternativo - http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-alternative-saab-aero-p-3156.html (http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-alternative-saab-aero-p-3156.html)
Original - http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-genuine-saab-aero-p-1698.html (http://www.neobrothers.co.uk/turbo-charger-petrol-genuine-saab-aero-p-1698.html)
Precisas de trocar as tubagens de oleo e agua do turbo
remanufacturado - http://www.ebay.co.uk/itm/Saab-9-3-9-5-AERO-TD04-HL-15T-Oil-and-Water-Pipes-Nikel-Viggen-Abbott-Hirsch-/311399372427 (http://www.ebay.co.uk/itm/Saab-9-3-9-5-AERO-TD04-HL-15T-Oil-and-Water-Pipes-Nikel-Viggen-Abbott-Hirsch-/311399372427)
Usado - http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-9-5-AERO-TD04-TURBO-WATER-OIL-PIPES-/371316124636 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-9-5-AERO-TD04-TURBO-WATER-OIL-PIPES-/371316124636)
E precisas de reprogramar o carro...
Abraço
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E precisas de reprogramar o carro...
Sim, tinha-me esquecido disto. A programação stage 1 para um GT17 não é igual a programação stage 1 para um TD04
Certo .estou elucidado pessoal.obgd.
Ja agora, desculpem a minha ignorancia,o turbo do 9000 airflow de 91 nao da?penso que é o t05.....
creio que esse e um garrett t25.... ???
este e o turbo de que falo..
http://olx.pt/anuncio/turbo-saab-te-05-IDxSDsw.html#6278cfa15e (http://olx.pt/anuncio/turbo-saab-te-05-IDxSDsw.html#6278cfa15e)
Não... PAra isso tinhas de adaptar muita coisa... A saída de escapeé ao contrario do teu nos 9000. Tem de ser um GT17 ou um TD04 com as ligações do 9-5
Abraço
O0,ok kamuma.obrigado