Caríssimos, boa tarde,
Por razões profissionais, já não venho aqui ao fórum há muito tempo....
Volto hoje, por causa da carrinha da minha mulher (1.9 TID - 150 cv.), se puderem ajudar...
Vou tentar ser mais assíduo ;)
Tem sido sempre muito bem assistida e, recentemente mudou corpo do acelerador /borboleta e EGR, comprados na Neo Brothers. Troca devida ao erro indicado no assunto "atuador da borboleta"....primeiro limpezas, depois corpo do acelerador e agora EGR.
O problema subsiste :(
Concretamente:
- A frio, luz do motor com perda
- Depois de aquecer um pouco, desligar e ligar, volta a potência mas a luz de motor permanece
- Com motor já quente, desligar /ligar, luz do motor apaga
- Com o motor quente e a luz apagada, puxo por ela (4.000 rpm) e volta tudo ao início!
Não está nada fácil de resolver....alguma ajuda ??
Antecipadamente, muito obrigado.
Nuno
Tens o tirante/haste que controla as borboletas da admissão em condições?
http://youtu.be/dpcdHLi_h64 (http://youtu.be/dpcdHLi_h64)
Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas, as mesmas muitas vezes partem, podes substitui-las por umas de metal
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269)
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062)
Aqui consegues ver que a sujidade afecta o funcionamento das borboletas
http://youtu.be/LN7fs8tmCpI (http://youtu.be/LN7fs8tmCpI)
E aqui o funcionamento de um colector de admissão novo
http://youtu.be/sIkMT-gyN2I (http://youtu.be/sIkMT-gyN2I)
Já agora os erros estão a ser lidos com Tech2 ou com um leitor de OBDII genérico? convém leres isso com Tech2 pois muitas vezes os leitores genéricos não dão a informação correcta.
PS: actualiza o teu perfil adicionando a carrinha 9-3 1.9 TiD aos veículos.
Desde já, muito obrigado pelas informações muito úteis...
Não sendo muito entendido, creio que os erros foram lidos das 2 formas; levei primeiro à marca e depois, no meu mecânico, deu a mesma informação (nele deve ser o genérico).
A EGR comprei nova, o corpo de borboleta usado com 3 meses de garantia (Neo Brothers)....apesar de usada a peça, acho estranho o corpo de borboleta vir com o mesmo tipo de erro.
Quanto ao coletor, levou um novo há 2 anos (tinha efetivamente o tal tirante partido)....ainda não se sabia destas formas de reparar...acho eu....foi uma despesa nada simpática.
Pelo que vejo, posso estar de novo com mesmo problema a nível do coletor, embora estive a ver e o tirante não partiu...
Existe alguma forma de limpar o próprio coletor sem o tirar fora?
O meu mecânico recomenda tapar a EGR...diz que é ela a responsável por toda esta sujidade na admissão....faz sentido?
Obrigado!
Abraço
Nuno
Boas,
Quanto a EGR tens três situações possíveis:
- a normal e correcta ambientalmente, que é ir limpando e trocando quando necessário, o que para além do senão monetário têm também toda a sujidade que inflige no corpo de admissão, aonde estão colocadas as tais borboletas.
- na outra, tens duas soluções:
- podes como o teu mecânico disse tapar a EGR, e se o fizeres é necessário também proceder a anulação da mesma via software, caso contrário vais ter erros pois a ecu está a espera de um sinal que não existe
- ou podes fazer uma situação intermédia que também existe e está explicada em vários fóruns na net, que é colocar uma junta na EGR com três furos de diâmetro pequeno, restringindo assim a passagem dos gases mas alimentando o suficiente para a EGR ler e não dar erro.
Não me parece ser o teu caso, pois é o actuador da borboleta, mas se quiseres podes verificar o teu corpo de acelerador, na parte electrónica (é só retirar a tampa) e verificar se existe óleo lá, e existindo limpas, aquilo funciona por efeito de Hall e a sujidade pode provocar erros
Por recear que o meu mecânico não tenha o tal diagnóstico Tech II, acho que em primeiro lugar vou tentar fazer um diagnóstico o mais preciso possível. Existe aqui no fórum alguém que pudesse desenrascar um diagnóstico destes, no Porto ?
Pode acontecer mas era azar ter comprado o corpo do acelerador (embora usado) e vir também com problemas....A EGR é nova.....
E, quanto à EGR , é interessante a solução intermédia de redução do fluxo e não eliminação total....algo a refletir seguramente para futuro
Obrigado!! O0
Nuno
Boas!
Regressado de férias :(, volto ao fórum para atualizar este tópico....
No entretanto, fiz conforme tinha referido, dar prioridade a um bom diagnóstico...
Levei a carrinha à Bosch que apagaram todas as avarias registadas....1 hora depois estava a voltar lá com a luz acesa; diagnóstico "sensor da pressão do turbo".
Substituí o dito sensor, já fui e vim de férias (1.500 kms) e tudo maravilha!....felizmente!
Obrigado.
Até breve,
Nuno