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Geral => Entretenimento => Tópico iniciado por: TesZero em 18 de Novembro de 2012, 22:15

Título: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 18 de Novembro de 2012, 22:15
Saab 9000 aero 2.3 T convertido para Vmer (viatura médica de emergência e reanimação) há cerca de 8 ou 9 anos.

Pertence, salvo o erro aos bombeiros de Barcelos (ou será Bragança? confuso...) e encontra-se neste momento em Gaia, na empresa transformadora por falta de pagamento da conversão :(

Veiculo sem caixa de velocidades (ora bolas...)

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Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 19 de Novembro de 2012, 00:42
Vês? Foi aí que tirei a ideia para um 9000 vermelho  ;D ;D ;D ;D :))) :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 19 de Novembro de 2012, 00:55
Na porta diz Barcelos Tes0... O0


Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 19 de Novembro de 2012, 15:26
Sei que é de um dos dois... relembro-me que começava por "B" , lol
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 11 de Dezembro de 2012, 09:21
As VMER são viaturas de série com adaptação interna de carroçaria, eletrica e sinalética. Não têm qualquer ajuste diferente de parte dos concessionários ou importadores.
Diz quem as conduz diáriamente desde os seus primordios! Ou seja eu!
Desde Golf série I, II, III e IV, Seat Cordoba, Fiat Brava, Ford Focus, Subaru Imprezza, VW Passat manual ou semi auto,....
Todos tinham as suas caracteristicas básicas mantidas (e a quantidade de avarias também!) Entre as alterações feitas só as suspensões e travões eram suscetiveis de alterações pelos concessionários dentro da sua gama de opções. Só um aparte tivemos um Lancia Delta Integralle durante... duas semanas até que teve um encontro de primeiro grau com um poste!!
Há várias corporações de bombeiros por este país fora com uma viatura ligeira adaptada para um fim semelhante que é colocar uma equipa médica (médico e enfermeiro) no local com todo o equipamento de Suporte avançado de vida e Trauma de emergência. Mas dificilmente conseguem colocar um enfermeiro ou um médico (ou um deles) com formação e treino mantido segundo normas e padrões INEM. Como alguém disse, não chega chegar lá, é preciso estar lá! Mas isto afasta-nos do tema carros.
De entre estas viaturas várias as mais recentes Passat são as que têm o desempenho mais equilibrado.
Mais uma referência, nem sempre temos estradas para andar, por vezes são... caminhos de verdadeiro rally! E resistir a isso sem alterações não é fácil!
Aprofundaremos a questão condução e carros se assim o desejarem... :)
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: svidinha em 11 de Dezembro de 2012, 09:27
As VMER são viaturas de série com adaptação interna de carroçaria, eletrica e sinalética. Não têm qualquer ajuste diferente de parte dos concessionários ou importadores.
Diz quem as conduz diáriamente desde os seus primordios! Ou seja eu!
Desde Golf série I, II, III e IV, Seat Cordoba, Fiat Brava, Ford Focus, Subaru Imprezza, VW Passat manual ou semi auto,....
Todos tinham as suas caracteristicas básicas mantidas (e a quantidade de avarias também!) Entre as alterações feitas só as suspensões e travões eram suscetiveis de alterações pelos concessionários dentro da sua gama de opções. Só um aparte tivemos um Lancia Delta Integralle durante... duas semanas até que teve um encontro de primeiro grau com um poste!!
Há várias corporações de bombeiros por este país fora com uma viatura ligeira adaptada para um fim semelhante que é colocar uma equipa médica (médico e enfermeiro) no local com todo o equipamento de Suporte avançado de vida e Trauma de emergência. Mas dificilmente conseguem colocar um enfermeiro ou um médico (ou um deles) com formação e treino mantido segundo normas e padrões INEM. Como alguém disse, não chega chegar lá, é preciso estar lá! Mas isto afasta-nos do tema carros.
De entre estas viaturas várias as mais recentes Passat são as que têm o desempenho mais equilibrado.
Mais uma referência, nem sempre temos estradas para andar, por vezes são... caminhos de verdadeiro rally! E resistir a isso sem alterações não é fácil!
Aprofundaremos a questão condução e carros se assim o desejarem... :)

Por acaso, se achares bem gostava imenso que aprofundasses esta questão em todas as suas vertentes, primeiro por curiosidade pessoal e segundo e não menos importante, esta questão é uma das poucas em que eu acho que o dinheiro público é bem gasto.

É claro que a semelhança do airbag do meu carro espero nunca precisar, mas é bom saber que está lá para qualquer eventualidade.
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: castelar em 11 de Dezembro de 2012, 19:20
Todos nós sentimos curiosidade em saber o funcionamento do socorro desde o momento em que ligamos o 112 até ao momento em que somos socorridos, sim é do interesse geral.
Se temos cá quem minimamente esteja dentro do assunto só ficamos a ganhar, até mesmo na maneira como pedimos ajuda, pois acho que numa aflição metemos muitas vezes os pés pelas mãos e depois culpamos o INEM.
Abraço e ficamos a aguardar o que nos possa dizer sobre o assunto. O0
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 11 de Dezembro de 2012, 22:48
Tenho um tio no Algarve, mais propriamente em S. Brás de Alportel que é Enfermeiro em Faro, Bombeiro Voluntário em S. Brás (penso que é aí) e é Tripulante de Ambulancia de Socorro (TAS) bem como da VMER. Sei como funcionam (mais ou menos), mas se pudesses fazer um tópico com esse assunto explicado ao pessoal... Era muito bom  O0

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 12 de Dezembro de 2012, 20:45
Ainda no outro dia via uma ambulância do Inem :D
e... também vi um passat da vmer, lolol

ou dois :D :D :D

mas... Um aero vmer... n precisaria mesmo de alterações no que quer que fosse :D

he he he

Fazer vmer onde Pedro?

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 12 de Dezembro de 2012, 23:25
Boas!
Não contava encontrar tantas respostas a um tópico deste género! Mas procurarei responder gradualmente a todos e dar uma ideia geral e alguma precisa do trabalho de emergência médica, particularmente das VMER.

VMER do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Helicóptero da Base permanente de Santa Comba Dão são os meus locais de referencia.

Talvez um principio de esclarecimento antes dos carros!! :P

Quem liga para 112, antes de o fazer deve saber o que dizer e o porquê de o fazer.
Em qualquer situação de aflição se liga 112 (desde uma porta fechada com a chave por dentro, um dedo entalado num carro, um incendio, um assalto, um acidente,...) Nesta perfeita amalgama de informação quem primeiro atende uma chamada 112 é um posto PSP de georeferênciação (4 zonas em PORTUGAL conrrespondentes e ligados a 4 CODU "Centro Orientador de Doentes Urgêntes") quando o mesmo é feito de telemóvel ou num dos postos do indicativo. Esta a primeira triagem. Toda e qualquer primeira informação é a um policia que cabe o seu encaminhamento. Normalmente são duas perguntas, saúde, vitimas, são palavras que são reencaminhadas imediatamente.
Já todos ouvimos falar dos tempos e o quanto esperam. Em aflição 30 segundos são 30 minutos e os carros por vezes voão "baixinho" mas não são intantâneos.
O primeiro atendimento pode realmente demorar até alguns minutos dependendo da afluencia de chamadas ao posto, mas o reencaminhamento saúde e atendimento é quase imediato. (Exemplo em dia chuva,(Inundações, acidentes, avarias, pessoas perdidas, objetos perdidos,...) o número de chamadas à central PSP múltiplica por 1000 em poucas horas. Não há ouvidos para tanta chamada ao mesmo tempo

Não vou falar do que se fala porque cada situação é diferente, mas há algumas transversais a todas.

O que se passa, quantas pessoas são vitimas, o local onde se encontram (estou aqui! Mesmo ao lado... mas estão a falar para um posto a 150Km de distância) e um contacto. Isto permite saber o que ativar e assegurar que os meios certos vão para o lugar certo! De nada serve "pedir meios", é preciso informar de forma a ser ajudado a saber ajudar enquanto esses meios não chegam!

Primeira abordagem...
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 12 de Dezembro de 2012, 23:29
Estou a gostar...  O0

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: castelar em 13 de Dezembro de 2012, 00:04
Estou a gostar...  O0

Abraço
Pois também estou O0 Venha o segundo capítulo :)|
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: svidinha em 13 de Dezembro de 2012, 09:52
Bom post, já conhecia mas sem dúvida bastante importante para quem não sabe, apenas lhe acrescentava que para além do CODU existe também o CIAV (centro de informação anti venenos), penso que ambos ainda estejam dentro do INEM.

Estamos ansiosos pelo resto  O0
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 13 de Dezembro de 2012, 15:24
existem vários vidinha, desde anti venenos, transportes pediatricos intra-hospitalares... etc, etc, etc

Nem todas as ambulâncias do Inem dizem  o mesmo :D

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: svidinha em 13 de Dezembro de 2012, 16:08
existem vários vidinha, desde anti venenos, transportes pediatricos intra-hospitalares... etc, etc, etc

Nem todas as ambulâncias do Inem dizem  o mesmo :D

Abraço

Mais uma vez apressado, não era isso, e esqueçe o transporte do INEM ainda não chegamos lá.
Ainda estamos na fase inicial do telefonema a pedir socorro em que se tu souberes o que andas a fazer podes consoante o caso pedir logo a ligação ao CODU ou ao CIAV.
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 13 de Dezembro de 2012, 22:56
Boa noite!
Vamos lá seguir com a "história".

Atendimento:
"Bom dia(tarde)(noite) emergência médica!

Pois bem quem está do outro lado da linha são operadores de central de emergência. Técnicos formados pelo INEM para atendimento e triagem de emergências médicas. E perguntam, mas são essas pessoas que "escolhem e dizem o que fazer"? não própriamente.
Primeiro as perguntas são prédefinidas e informatizadas. São encadeadas em fluxogramas de sim/não. Chegando a determinado nível, os meios a ativar são automáticamente seleccionados. Não os que vão ser, mas sim os que são necessários. Após essa ativação todas as perguntas a realizar não atrasam a prestação do socorro ao contrário do que é de senso comum. Estes já estão a caminho ou a ser accionados enquanto se continua a falar com o interlocutor. A função passa além do cariz técnico quando nos deparamos com alguém exaltado, ansioso, gágo, ou inclusivé que fale linguas estrangeiras ou "vernáculas" e precisamos de informações para saber o que se passa. Este o trabalho dos operadores!

Segundo nível - Médico Regulador, todas as triagens passam pelo regulador. As chamadas ao entrarem no posto de atendimento do operador são registadas no comp. do médico regulador que dependendo dos fluxogramas iniciados, assim identifica uma chamada de emergência, de urgência, ou de outra índole. Pode ouvir, intervir ou "chamar" o atendimento para ele de forma automática, libertando o operador para outra chamada ou complementando a informação deste se necessário.
Não se perde tempo ao falar para a central e tudo fica gravado caso seja preciso repetir ou perceber o que se passou! Quanto mais completo, mais certo se torna. Deve ser o operador a terminar a chamada pois dessa forma sabemos que todas as informações pertinentes foram atendidas.

Terceiro nível- Central de ativações: Operadores de central que entram em contato com os postos PEM (Posto de emergência médica) de controlo INEM. Podem depender diretamente do INEM, ser adestritos a corporações de bombeiros, ou bases hospitalares. Variam conforme os meios que detêm e a formação das equipas. (Falarei deles mais à frente!)
Em conjunto com o médico regulador ativam meios como VMER, SIV, SBV, Mota, ou Helicóptero (via telemóvel, rádio ou transmissão banda larga para o computador das equipas médicas, transmitindo toda a informação recolhida necessária para a aplicação informática do computador que estes detêm. Nesta última toda a informação da situação, local e trajeto estão introduzidas. Mas como em tudo o que é informático, quando congestiona o tráfego... são as pessoas que fazem a diferênça. A comunicação rádio é menos usada pois o sistema embora seguro tem vários problemas de cobertura, mas quando a rede GSM está saturada, a outra poderá funciona sem problemas.
Os meios podem ser acompanhados em tempo real durante a sua deslocação para o local da ocorrência, mas só em casos pontuais tal é realizado (depende do equipamento de georeferênciação e tempo disponível para o fazer). Mas tudo fica registado!

Ficamos por aqui hoje!

Cumprimentos SAAB
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: castelar em 13 de Dezembro de 2012, 23:12
E ficamos muito bem. O0
Obrigado pelas informações
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 13 de Dezembro de 2012, 23:37
Parece uma enciclopédia de "Emergência Rápida"  O0 O0 O0

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: svidinha em 14 de Dezembro de 2012, 08:18
Venham os próximos capitulos  O0
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 14 de Dezembro de 2012, 23:07
Fazendo alusão á imagem do primeiro post, estou indeciso, não sei se hei-de por "rotativos" no meu Aero, pois a cor já lá está... (OT, eu sei, mas não deixa de ter piada  :))) :))) :))) )

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 15 de Dezembro de 2012, 08:42
Tenho lá para casa uma flashers azuis que podes aplicar, acho que ainda andam para lá :D

lol

Colocas no intercooler escondidos e uns réles nos máximos tipo inem :D
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 15 de Dezembro de 2012, 12:51
O Luis Fino é que tinha uma coisa parecida no 95 dele. Em baixo tenho os Leds diurnos que devem dar para por qualquer coisa parecida :>S

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 15 de Dezembro de 2012, 14:03
Tinha?

é preciso ter cuidado com isso...

porque é CRIME!!!

não andes a colocar nada disso nos teu carro pah...
alem de feio, fazeres-te passar por um veiculo de emergência é crime...

A menos que no caso especifico pertença a um organismo que o necessite que... não me parece o caso.

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 15 de Dezembro de 2012, 14:18
Eu sei disso... Não disse que ía por, disse que devia dar para fazer. Sim, o dele tinha, nas opticas, acho que funcionava com os maximos ou medios, não sei, deviam ter um "switch" qualquer para activar.

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 18 de Dezembro de 2012, 12:14
Para não ficar muito pesado de informação, vamos a carros e veículos de emergência!

Golf I
1.3
O primeiro teste em capacidade de travagem e resistência à condução. Nada dos apoios existentes atualmente. Nem uma simples direção assistida, ABS nem pensar, e jantes de 13'' era uma "maravilha" a 80Km/h pois a subir não dava mais com tanto peso! LOLOL
OK foi o primeiro carro de teste, só fez alguns serviços por avaria do primeiro oficial Série III

Golf II
1.4
O segundo carro de teste. Jante 14 e nada de direção assistida. Para quem conhece VW sabem o quanto pesa uma direção destas!! Felizmente para mim não tive de o levar muitas vezes!!!

Golf III
1.6 GT 101cv
A melhor relação peso/potência com um acerto de pesos melhor dentro de todas as gérações Golf.
Foi o primeiro carro a poder levar estagiários que tinham o "previlégio" de ir juntamente com o material no banco de trás!  :D

Golf IV
1.6
Mesmo motor, ralações mais longas, suspensão mais macia. Ou seja quando chegou às nossas mãos e após colocarmos todo o material... os faróis apontavam para as copas das àrvores e saía de frente como nunca. Felizmente a SIVA autorizou a substituição de toda a parte amortecedor/braços suspensão o que modificou o carro de 8 para...70  8)). Foi o cavalo de batalha durante muito tempo e aguentava muito bem os "maus" tratos infligidos!

Lancia Delta Integralle EVO II
Meus senhores que carro!! Oferta do concessionário/importador Fiat por parte da sua direção ao INEM, motivo...pessoal segundo se consta!
Bem o carro era a melhor coisa que tinha aparecido, mas o problema é a falta de preparação para pilotar um avião quando se anda de triciclo!!
Teve um encontro imediato de terceiro grau logo no inicio da sua utilização, com uma árvore e ... ficou ali!

Ford Focus 1.6
O carro que passou mais tempo na oficina!!
Não pelo carro em si, mas a parte eletrica da instalação era um delirio. Tudo avariava!
Sendo a parte mais suscetivel o control de tração! Podem imaginar em terra um control a funcionar em que o carro ao contrário de avançar... descaia por não ter tração!!! :))) Bem até por uma ambulância teve de ser rebocado para sair do sitio.
Tivemos azar com o carro, mas era mais equilibrado do que o Golf em condução estrada.

Seat Cordoba 1.9 TDI
A saída mais curta da história!
Após 20Km queimou! Problema daquele carro, mas eliminou à partida.


Fiat Brava 1.6
Leve, ágil, com facilidade em se tornar subvirador!
Dificultou a vida a muitos que não esperavam por um carro assim o que provocou alguns sustos!
O seu maior problema e que levou à sua substituição era a falta de espaço adequada para todo o material

Subaru Impreza 1.6
O carro cujo diferêncial de tração custa quase o mesmo que o carro! ::P
Pois é, após 3 avarias num curto espaço de tempo, e tantos outros diferênciais ... foi retirado!
Nunca deveria ter sido seleccionado!

Renault Megane 4x4
A nossa bailarina, mas ótimo para as estradas mais esburacadas/geladas
Não teve muitas oportunidades de andar com ele pois foi só de substituição temporária. Era da área de Viseu e Guarda onde esse tipo de estradas era/é mais presente!


VW Passat 1.9 TDI 110cv caixa sequencial!

Temos a primeira série no euro 2004 sendo uma notória evolução em todos os aspetos.
Segurança, dinâmismo, potência(binário), espaço e destribuição carga! Facilidade de condução para quem tevesse menos ... "sentimento" condutor!
Ponto fraco travões (centenas de discos e pastilhas) derretia tudo!

VW Passat 2.0 TDI 170cv caixa sequencial!

A atual viatura que não deixa os seus créditos em mãos alheias!
Sem dúvida a melhor até hoje em todos os aspetos identificados nos antecessores.


Bem esta uma apreciação geral de todos "que me lembro" os que me passaram pelas mãos. É uma opinião pessoal sem qualquer outro crédito.

Quanto à formação em condução, quem o faz e o porquê, falo depois!!

Abraço!
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 18 de Dezembro de 2012, 12:45
Lancia Delta Integralle  :o :o :o :o Que grande avião...canhão...carrão... O que queiram chamar  ;) Foi mal empregue nessa árvore >:( Espero que só tenha lá ficado ele...

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 18 de Dezembro de 2012, 13:14
Sim! Fora uma perna mais magoada, o carro suportou tudo! :-X
E sim infelizmente o carro ficou por aí!  :'(
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Nicodemus em 18 de Dezembro de 2012, 13:17
Um Lancia Delta HF Turbo Integralle Evoutione II?? Mais valia manter um burro a pão de ló! lol.

Mas tem pinta o carro...

Esse emprego parece perfeito... a sério...  :(

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 18 de Dezembro de 2012, 13:29
Andei num uma vez. Era de um vizinho da minha casa de infância. Sempre gostei desses carros e sonho um dia ter um, sonho... mas não passa disso ;)

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Nicodemus em 18 de Dezembro de 2012, 19:31
Os mais bonitos sao os mais caros. Os evo 2, os martini, as edicoes limitadas... Ui. Sem falar nos clube italia.

Um 8 valvulas arranja-se barato, mas esteticamente sao como os hf 1.6

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: TesZero em 19 de Dezembro de 2012, 16:09
O Golf Gt sem que é bom de se andar :)

Vários colegas relatam o mesmo... todos falam do golf gt... lol

ainda ontem me contaram de uma viagem porto - Lisboa nele...

lol

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 22 de Dezembro de 2012, 22:19
Carreguei algumas fotos no forum, só como curiosidade.
Vou arranjar mais algumas, históricas e outras nem tanto!

Abraços!
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: castelar em 23 de Dezembro de 2012, 13:07
Carreguei algumas fotos no forum, só como curiosidade.
Vou arranjar mais algumas, históricas e outras nem tanto!

Abraços!
Bem devem ser estas!
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Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: Guest em 23 de Dezembro de 2012, 13:33
Realmente, houve aí uns encontros imediatos...  >:D Desde que tenham saído ilesos...

Essa Scenic lembro-me de ver igual aqui por Viseu (como referiste) não sei se era essa ou uma igual...
Os Golfs e Passats também, mas desses, há e havia mais...

Abraço
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 23 de Dezembro de 2012, 18:37
Boas!
Essa VMER Passat era de Almada senão me engano! E felizmente não teve outras repercusões. Muitas mais deste género aconteceram e continuam a acontecer, mas os motivos que levam a estes acidentes são cada vez mais reduzidos.

Passemos então à parte de quem conduz e porquê!

"Todos" se perguntam porquê um enfermeiro(a) a conduzir.
A resposta passa por três únicos motivos.
Primeiro a equipa é constituida por dois elementos 1 médico, 1 enfermeiro. (50% resolvido)
Segundo, o médico tem funções de gestão clinica, precisa conhecer a(s) vitimas às quais se dirige e mentalmente estabelecer uma ordem de abordagem. Por isto o contacto rádio, telemóvel ou computador é continuo com o CODU, corporação que já se encontra no local ou com as outras equipas envolvidas na ocorrencia.

Pois bem. Uma terceira diz que médico ou enfermeiro, homem ou mulher têm a mesma capacidade formativa, logo a possibilidade de adquirir competências iguais em que conduzir é uma delas. Atendendo às caracteristicas inerentes à prestação de socorro urgente, então fica o enfermeiro com essa função atribuida.

Esclarecido que fica quem conduz, falta formar de forma equilibrada cada um desses elementos. Se uns têm aptidões desenvolvidas, outros não e aqui sejam homens ou mulheres, cada um têm as suas vantagens, receios, dúvidas e por último desempenho.

Inicialmente a formação foi assegurada juntamente com as equipas de segurança, GOI.

Mas cedo se verificou que a condução agressiva não se coadunava com o exercicio pretendido. Vários acidentes aconteceram, impedindo o socorro oportuno em tempo útil.
Se devagar pode parecer uma eternidade e por vezes chegar tarde é um risco extra. Não chegar de forma alguma é uma tragédia.

Secundáriamente a prevenção rodóviaria assumiu esse componente formativa, mas as lacunas eram ainda maiores.

Foi criado o centro de formação de condução INEM, onde elementos internos tiveram formação em condução nas vertentes emergência defensiva, técnicas de condução ( em várias vertentes) e situações de exceção.
Procurou-se desta forma equilibrar a prestação dos vários elementos enfermeiros na função condução.
Este núcleo de formadores estende as suas funções atualmente também a todos os que conduzem ambulâncias INEM.

Se alguns se entendem como pilotos não têm lugar neste serviço pois o suposto é, chegar bem, chegar rápido, chegar. Por esta ordem riscos desnecessários, ou colocar outros em risco não deve ser o lema numa função que antecipa a outra que é afinal o objetivo, prestar cuidados de emergência.

Claro que já andamos a 220Km/h ou em duas rodas, ou em drift ou ... mas condicionado às diferentes condições.

Atualmente a VMER transporta +/-300Kg de carga fora a tripulação e eventualmente um estagiário. Parar um veículo pesado com transferência de carga constante, com uma sirene a tocar encima dos ouvidos e saber que alguém está à nossa espera,...,não é pêra doce.  :D

Qualquer pergunta... vão dizendo! O0

Abraços
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: castelar em 23 de Dezembro de 2012, 19:23
Estou completamente esclarecido neste ponto. O que a meu ver tem falhado é na parte do atendimento.
Para quando como em Inglaterra quando alguém disca o Nr. da emergência médica nem necessita de falar pois se o telefone for fixo é imediatamente detectado e uma equipa multifacetada é enviada a casa para saber o que se passa.
Acho que em cidades como Londres as equipas são sempre acompanhadas pela polícia, se estou errado peço desculpa pois estou a vender pelo mesmo preço que comprei. :)
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 23 de Dezembro de 2012, 21:32
Boa noite!
Sim é verdade que podem ligar 112 e sem qualquer outro tipo de informação, é dado um alerta para a PSP (é o local onde chega primáriamente a chamada). Normalmente se a chamada se mantem em linha e algum som é emitido (uma tv por ex),uma patrulha é enviada para o local desde que, como referiste e bem, for de um número fixo. Embora sendo possível localizar de telemóveis, carece de pedido legar ao tribunal o que o torna inviável.

O volume de chamadas "falsas" ainda é muito elevado e dispersar recursos sem confirmação é um risco que não podemos correr.
Ainda há quem goste de ver as luzes e ouvir o som das sirenes, fazendo chamadas sem nenhum objetivo. Esquecem-se que durante esse periodo alguém poderá precisar e não existirem recursos disponiveis!

Quanto ao acompanhamento dos corpos de segurança tal é efetuado sempre que solicitado e após reunidas as condições para as equipas médicas poderem atuar ou em versão oposta se as equipas de saúde o requererem. Claro está que frequentemente são ativadas as várias forças (segurança e saúde) para casos de acidentes, incidentes com armas, violência com vitimas,...

Não é melhor ou pior, mas garantidamente é mais responsabilizada uma chamada para a emergência em Londres... é paga e bem paga se não for emergente e isso condiciona as ações mais indevidas!!
Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: teco em 23 de Dezembro de 2012, 22:09
vi que escreveste muito e basicamente desistiram de chegar rápido para assegurar a chegada...

aí penso que deviam ter na triagem telefónica análise dos casos em que ou chega rápido ou nem vale a pena e aí entre os que tiveram treino e capacidade ficam com os foguetões (e respectivo risco)

uma regra unica não é melhor que ajustar ao caso

my two cents



Título: Re: O Tinóni mais rápido das vmer´s
Enviado por: PNPP em 23 de Dezembro de 2012, 23:13
Boas! Talvez não tão generalista! :D
Ainda voamos baixinho,  :)))
Mas claro há casos e casos!
Não se escolhe quem vai pois isso seria impossivel ( se em 16 só 5 forem muito bons a conduzir. Só estes estariam 24h de serviço). É preciso prestar cuidados e esta é que faz a diferença!
Tenta-se melhorar quem menos capacidades tinha e afinar quem mais as detinha.
O equipamento melhorou muito, resta que as pessoas também o façam, incluindo todos os que na estrada têm de partilhar o espaço com estes carros. O0
Entretanto preparamos e afinamos técnicas variadas!

Depois falo das condicionantes e facilitadores da condução!