Bom dia a todos;
Como referi na minha apresentação, estou neste momento em vias de adquirir um Saab 1.9 de 2005. Segundo o negociante, a viatura provém de uma retoma. Dando uma viatura minha já velhota (um corsa de 98, 1.5TD com 325.000Km) ao comerciante, o mesmo retira ao preço apresentado 1000€ ficando o Saab por 5500€. Ainda não o vi ao vivo, mas o preço parece-me demasiado baixo. Nas fotografias é notória algum desgaste no banco do condutor, provavelmente derivados da falta de hidratação da pele. Alguns botões do painel de rádio estão também um pouco desgastados.
O que acham? Opiniões e conselhos?
O anúncio:
http://olx.pt/anuncio/saab-93-1-9tdi-2005-IDxRWqR.html
Abraços
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Alguns botões do painel de rádio estão também um pouco desgastados.
Os botões é algo que acontece nesses modelos, tens aqui um kit de botões para substituir - http://www.skandix.de/en/spare-parts/body/interior-equipment/dashboard/knob-heating-regulation/1042072/ (http://www.skandix.de/en/spare-parts/body/interior-equipment/dashboard/knob-heating-regulation/1042072/)
Em relação aos problemas deste motor, os mais comuns (comuns em qualquer motor diesel actual de qualquer marca) são:
1. EGR e colector de admissão sujos que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente), substituir ou limpar (que é o mais usual, convem limpares tambem o colector de admissão)
2. FAP sem regeneração possível que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente) ou substituir
3. Tubos de retorno dos injectores ressequídos/furados, basta substituir.
4. Borboletas da admissão com funcionamento deficiente devido as peças de plástico que accionam as mesmas partirem.
http://youtu.be/dpcdHLi_h64 (http://youtu.be/dpcdHLi_h64)
podes substitui-las por umas de metal
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/161161727269)
http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062 (http://www.ebay.co.uk/itm/VAUXHALL-CDTI-SAAB-TID-INLET-MANIFOLD-SWIRL-FLAP-ROD-REPAIR-1-9-150BHP-DIESEL/131168618062)
Tem em atenção que estes carros as vezes tem problemas no volante de motor bimassa, ou seja quando tens que mudar a embreagem tens que também mudar o volante bimassa.
Volante Bimassa - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=3990 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=3990)
Embreagem - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=3989 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=3989)
Kit de embreagem/volante de motor e bomba auxiliar - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=979 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_554&products_id=979)
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Ainda não o vi ao vivo, mas o preço parece-me demasiado baixo. Nas fotografias é notória algum desgaste no banco do condutor, provavelmente derivados da falta de hidratação da pele.
A questão dos bancos só mesmo vendo ao vivo, de preferência leva o veiculo a um especialista em detalhe que muitas vezes conseguem recuperar a pele dos bancos.
Desde já agradeço a atenção tida e a informação que me deixaste. Feitas as contas, poderei gastar no máximo 7500€ na compra e eventuais arranjos. Penso ser aceitável. Pelo que li os motores são bastante fiáveis. Em termos de conforto, os bancos são verdadeiras poltronas.
Recomendam que as revisões sejam feitas nos concessionários oficiais ou existem oficinas (não falo dos Zés GT's) com bons mecânicos que conheçam e sejam mais em conta?
Abraços
Quanto ao desgaste nos botões posso dizer que é uma situação normal neste modelo. Como o Não tem permissão para visualizar links.
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Logue-se referiu é algo simples de corrigir e posso dizer que na minha o botão mais desgastado é no painel do AC como o do anúncio que publicaste.
Também acho que algum desgaste nos bancos seja normal por mais cuidado que se tenha. Os bancos do carro do anúncio são iguais aos da minha e o facto de serem "desportivos" faz com que uma pessoa os desgaste mais. Nada como falar com um especialista.
Quanto ao carro em si, eu posso dizer que estou bastante satisfeito. Tendo em conta todas as especificações dele, acho que acaba por ser confortável, é agradável de conduzir, é fiável, não é muito gastador e "mexe-se" bem.
As revisões normais não creio que seja necessário fazer em concessionários oficiais, pois por norma são concessionários Opel... Problemas mais "graves" e dependendo da tua localização tens aqui no fórum algumas opções válidas de acordo com as opiniões dos restantes membros.
Qualquer dúvida dispõe.
Sou da zona de Lisboa, especificamente da Quinta do Infantado, onde está o Loureshopping. Obrigado pelas vossas opiniões e sugestões.
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Logue-se olha um vizinho teu!!! :D