Boa tarde
Tenho um saab 93 1.9 TID 150 cv de 2005. A EGR sempre deu problemas neste motor. Já troquei duas vezes que me lembre. O carro tem 179000 kms e há uns tempos começou a falhar novamente. O motor morria, e custava a pegar até que resolvi desligar o sensor da válvula. Pegou e trabalhou certinho, mas de volta e meia volta a não pegar e tenho que fazer novamente o procedimento. Ligo o sensor da válvula, e dou o arranque e ele volta a pegar e eu torno a desligar o sensor. A luz de avaria é que nunca apaga. Quais os custos para fechar completamente o sistema, aqui para o Norte? Ouvi falar num Sr. Veloso, alguém sabe se ele faz e quais os valores?
Cumps
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Tenho um saab 93 1.9 TID 150 cv de 2005. A EGR sempre deu problemas neste motor. Já troquei duas vezes que me lembre.
A EGR e o FAP (Filtro Activo de Particulas) dá problemas em todos os motores Diesel actuais, não só nos motores SAAB.
Trocaste a EGR, mas alguma vez efectuaste a limpeza da mesma? Se forem limpas regularmente duram muito mais tempo. Além do mais deves também limpar o colector de admissão, como podes ver pelo video abaixo fica bem sujo criando ate problemas com as borboletas de admissão.
http://youtu.be/LN7fs8tmCpI (http://youtu.be/LN7fs8tmCpI)
Bom dia
Já limpei as duas peças há coisa de um ano, e nessa altura até acabei por eliminar o sistema das borboletas de admissão. A haste que as segura, partia com facilidade então resolvi meter-lhe umas ralas e fechei-as.
Ouço muita gente falar que o melhor seria colocar uma junta cega e fechar também a entrada para a EGR, mas a centralina acusa o erro. Acho que se tem que eliminar electronicamente, gostava era de saber os valores aproximados.
Obrigado
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Quanto a EGR tens três situações possíveis:
- a normal e correcta ambientalmente, que é ir limpando e trocando quando necessário, o que para além do senão monetário têm também toda a sujidade que inflige no corpo de admissão, aonde estão colocadas as tais borboletas.
- na outra, tens duas soluções:
- podes como o teu mecânico disse tapar a EGR, e se o fizeres é necessário também proceder a anulação da mesma via software, caso contrário vais ter erros pois a ecu está a espera de um sinal que não existe
- ou podes fazer uma situação intermédia que também existe e está explicada em vários fóruns na net, que é colocar uma junta na EGR com três furos de diâmetro pequeno, restringindo assim a passagem dos gases mas alimentando o suficiente para a EGR ler e não dar erro.
Não me parece ser o teu caso, pois é o actuador da borboleta, mas se quiseres podes verificar o teu corpo de acelerador, na parte electrónica (é só retirar a tampa) e verificar se existe óleo lá, e existindo limpas, aquilo funciona por efeito de Hall e a sujidade pode provocar erros
Sei que a Repro4 (http://www.repro4.com/ (http://www.repro4.com/)) faz a eliminação e até reprogramação da centralina, e tens desconto sendo eles nossos parceiros - [Parceiro SAABsPORTUGAL] - Repro4 - Matosinhos (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=638.0)
Tens também a Turbotec
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Só agora vi este tópico...my2cents :-[
Posso dar a minha opinião/experiência.
O meu 93 1.9Tids (150cv de origem), também falhava muito, especialmente a baixa rotação.
Fiz uma reprogramação de centralina e "eliminação" da EGR na Turbotec e NUNCA mais tive problemas.
O mesmo, conta agora com 250 000 kms e tudo OK!
Espero ter ajudado. ;)
O valor dos custos depende da empresa que o fizer, como é obvio e da opção escolhida.
A ReactOxygen na amadora elimina EGR e FAP tb e são baratos.