Mudanças de óleo ATF SAAB 9-5 com motor 2.3 de 4-cilindros e caixa de velocidades automática
Ferramenta necessária:
• Funil
• Chave inglesa de 24mm aberta ou chave inglesa ajustável
• Rampas ou preguiças (auto) para levantar a frente do carro (macaco de elevação)
• Recipiente para retirar o óleo ATF usado
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=832)
Peças / Acessórios necessários:
• 12 Litros de óleo ATF
• Anilha de Bujão 18mm (Alumínio ou Cobre)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=838)
É um processo fácil e seguro para se fazer sozinho.
Grau de dificuldade (escala de 1 a 5): 1 - Fácil
Estimativa de tempo:1-2 hora para todas as três mudanças
Atenção:
Alguns SAAB 9-5 mais recentes não têm uma vareta de cerificação do nível ATF. Isso torna mais difícil de verificar o nível correto. Por favor, consulte as instruções no SAAB WIS ou EPC ou em SAABs PORTUGAL.
Tipo de óleo ATF e intervalos de mudança:
SAAB 95 4-speed AT MY 1998 » 2001
Dextron III - Texaco Texamatic 7045 – Óleo ATF de base Mineral
Intervalo de mudança:
110,000 Km (Europa, e outros)
96,000 Km (América do Norte)
SAAB 95 5-speed AT MY 2002 » 2009
Óleo ATF de base Mineral - SAAB 3309
Intervalo de mudança:
96.000 Km (MY 2006+)
144.000 km (MY 2005)
160.000 Km (MY 2003)
Nota:
A SAAB prolongou o intervalo de substituição do óleo da caixa de velocidades ao longo dos anos. Era aconselhado pela SAAB efetuar esta revisão a cada 160.000 Km nos modelos a partir de 2003, mas em todos os modelos a partir de 2002 é mais seguro antever esta manutenção para intervalos de 96.000 Km.
Instruções DIY:
1º - Caso o motor esteja frio, aqueça o motor e a transmissão ao fazer uma curta viagem de carro.
2º - Levantar o carro pelo eixo da frente usando as rampas ou as preguiças (auto).
!Devido ao elevado perigo de acidente nunca efetue esta operação usando apenas o macaco de elevação hidráulico!
3º - Na parte inferior do carro encontra o bujão que está localizado na caixa de velocidades, à direita do tubo de escape quando olhamos de frente para o carro. É o único parafuso de 24mm que existe na área, portanto não dá para confundir. Como o espaço é reduzido terá de ser usada a chave inglesa aberta ou ajustável.
4º - Colocar o recipiente sob a transmissão e desapertar o parafuso. O óleo ATF vai começar a sair lentamente quando, o parafuso estiver quase no seu fim da rosca.
!!Ter em atenção que ao retirar o bujão todo o liquido vai sair em grande debito, portanto tenham cuidado para não sofrer queimaduras!!
5º - Coloque o parafuso bujão novamente e use a anilha velha. A anilha nova só será usada apenas na mudança final (3ª Mudança).
6º - Por cada 4 litros de óleo velho, teremos de repor 4 Litros de óleo novo através da entrada do indicador da vareta de nível.
7º - Agora e depois de adicionar o óleo ATF, ligue o motor e troque o seletor de velocidades entre Drive (D) e Neutro (N), de modo a que o óleo ATF possa ser distribuído através da transmissão. Verificar novamente o nível e adicionar, caso seja necessário.
Faça uma curta / média viagem se possível, para que o novo óleo se possa misturar com o óleo velho. As viagens que faço entre operações rondam, os 30 Km!
8º - Repetir este processo pelo menos três vezes.
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(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=835)
Informações:
De acordo com o SAAB EPC a capacidade total de óleo ATF é de 7 Litros, mas existem sempre cerca de 3 litros de óleo ATF no refrigerador de óleo do conversor de binário, que nunca é expelido.
Após a primeira mudança, existirão 4 Litros de óleo novo e 3 Litros de óleo velho, equivale a cerca de 57% novo. A segunda alteração elimina outro de 1,5 Litros de óleo velho ficando com 79% de óleo ATF novo. Na terceira mudança eliminaremos 0,75 Litros e ficamos com 89% de óleo novo e apenas 11% de óleo velho. Poderá repetir estas operações indeterminadas vezes, mas penso que não seja possível eliminar 100% do óleo velho, portanto penso que 89% seja bastante aceitável
Mudanças de Óleo
1ª Mudança = 57%
2ª Mudança = 79%
3ª Mudança = 89%
Estas são as amostram que provam a diferença entre um óleo Usado e um óleo Novo. Veiculo SAAB 9-5 Aero MY 2005 120.000 Km.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=836)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=837)
Créditos: http://saabworld.net/f29/SAAB-9-5-automatic-transmission-fluid-atf-change-2-3t-2-3t-474/ (http://saabworld.net/f29/SAAB-9-5-automatic-transmission-fluid-atf-change-2-3t-2-3t-474/)
Tradução: Marco Fernandes
Em jeito de comemoração de 3 anos de tópico, pergunto se substituir o filtro da cx não seria boa prática...
E se só for feito o que se diz, estará sempre com óleo abaixo do nível máximo.... mais tarde algumas mudanças custam a entrar... ;)
Fiz a mudança do ATF do meu este Sábado, se os problemas de caixa estiverem resolvidos (durante as próximas semanas) como na viagem de teste que fiz hoje, prometi a mim mesmo que vou fazer um DIY da forma correcta de o fazer com base no WIS (Workshop Information System).
Substitui 7L de ATF e não 12L como sugerido.
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Em jeito de comemoração de 3 anos de tópico, pergunto se substituir o filtro da cx não seria boa prática...
Há caixas que não usam.... ( a nivel geral ... )
E estes valores de 57% ; 82% ; e 92% só são válidos para a caixa do 9-5 em questão que muda 4Lt de cada vez.
Para um 9-3 de 2005 que muda 2.85 de cada vez, para atinjir esses 92% temos que mudar 5x..
Mas isso está noutro tópico.... :)
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2707.msg41732;topicseen#new (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2707.msg41732;topicseen#new)