Boa noite,o meu saab 9-3 2.2 tid de 2003 de repente deixou de acender o piloto da resistencia das velas e de manha custa muito a pegar,ja meti velas novas,ja procurei um automatico e meti um usado para ver se era dali como me diseram que poderia ser e a resistencia continua a nao acender ,gostaria de saber se alguem terá alguma ideia do que poderá ser,
obrigado
Quando dizes automático, estás a referir-te ao relé?
É o automático. Pelo menos foi o que lhe chamaram
Relé pré aquecimento das velas de incandescencia
Existe uma ferramenta da SAAB, chamada WIS que ajuda a fazer a analise de problemas.
Eu não tenho o WIS instalado para a versão do teu carro (9-3 SS), mas se alguém tiver também pode dar uma vista de olhos por ti.
Com as temperaturas que têm estado, é normal haver pré-aquecimento. O facto de custar a pegar pode ter outra origem, como por exemplo ar no circuito de combustível. Desde quando notas que a tal luz não acende? O carro costuma estar na rua ou em garagem?
Rui Ribeiro
As velas incandescentes destes motores só atuam em temperaturas inferiores a 5 e servem apenas para reduzir a emissão de fumo. Os problemas de arranque estão normalmente associados a ar no sistema de combustível, que deriva da degradação das juntas teóricas e/ou dos tubos de retorno dos injetores. Estes sintomas são agravados quando o carro fica inclinado com traseira mais baixa. A falta de potência da bateria também pode provocar dificuldade no arranque. Se a reparação das causas anteriormente mencionadas não resultarem, pode-se tentar instalar uma válvula anti retorno, entre a bomba e o filtro de combustível, para ver se resolve o problema. Caso contrário, só resta a reparação ou substituição da bomba injetora. Já foram reportados alguns casos que o problema residia na prisao do motor de arranque, mas é pouco provável.
A substituição dos tubos de retorno requere a utilização de tubos de borracha de qualidade para evitar uma degradação prematura.
Post muito completo e de muita ajuda, com um senão: há pré-aquecimento acima de 5º. Não sei exatamente o que faz ligar ou não a pré-incandescência.
A título de exemplo, posso dizer que ao final da tarde lavei o meu carro e deixei-o na rua até agora (1.20); acabei de o guardar, estavam 24º e a luz de pré-incandescência acendeu. Mas lembro-me que por vezes quando estou em Leiria, o carro dorme na rua e de manhã, com 17 ou 18º a luz não acende...
Rui Ribeiro
Boa noite e desde ja o meu obrigado a todos que tem tentado dar uma ajuda ,desculpem nao ter respondido mais cedo mas tenho andado atarefado e sem mto tempo,o problema mantem-se na mesma,o carro até a data sempre me pegou bem com qualquer tipo de tempo frio ou quente mas sempre acendia a luz da resistencia,o carro sempre dormiu na rua,com ajuda de um amigo ja lhe instalei a valvula anti retorno e sem duvida que melhorou e mto o pegar de manha mas tambem deixei de ouvir um zumbido que aconteçia sempre que ligava a ignição que segundo me tenho informado seria a bomba a fazer o puxe de combustivel do deposito,so o que me intriga é o motivo da luz ter deixado de acender e onde estará o problema,ja tenho agendado com um electricista para a proxima semana tentar ver se consegue chegar ao problema pois estou com receio que possa mesmo ser da bomba injectora mas tb nao vejo relação entre o nao acender a luz e a bomba injectora,esta a ser um desafio mesmo.
O sistema de alimentação destes motores, de origem Opel, são muito sensíveis à entrada de ar, provocando problemas no arranque quando estão muito tempo parados. Esta situação agrava-se se o carro ficar estacionado numa zona inclinada em que o motor fique mais alto do que o depósito. A origem da entrada de ar pode estar nos tubos de retorno de combustível dos injectores, devido à degradação dos mesmos, ou nas juntas tóricas existentes entre o injector e a barra de alimentação, vd video:
https://www.youtube.com/watch?v=uIN8uskDQSg (https://www.youtube.com/watch?v=uIN8uskDQSg)
No video a intervenção parece ser simples, porém convém ser efectuada por um profissional porque exige desmontagem da árvore de cames.
A válvula anti retorno evita o retorno de combustível para o depósito, mas pode não ser suficiente se existir uma fuga junto injectores.
Na maioria dos casos, estas duas intervenções resolvem o problema. No caso de não ficar solucionado, aí sim, é provável que seja necessário recorrer à reparação/substituição da bomba injetora, mas só em último recurso.
A bomba injetora que equipa estes motores (VP44 PSG16) é conhecida por ser muito problemática. Porém, existem vários motores da BMW, VW, Audi, entre outras marcas, equipados com esta bomba e julgo que não têm problemas de arranque. Normalmente, o que acontece, é que a componente electrónica (centralina) queima e os motores falham ou param. Para preservar a componente mecânica, convem evitar o funcionamento da bomba a seco, porque a lubrificação é assegurada pelo gasóleo, logo, é de evitar entradas de ar e na substituição do filtro de combustível deve ser utilizado uma bomba para sangrar o sistema - tipo pêra. Na ausência de bomba para purgar, convém, pelo menos, deixar o copo do filtro atestado de combustível.
Julgo que os problemas no arranque dos motores da Opel devem-se, essencialmente, à configuração utilizada na instalação dos injectores que é muito propicia à entrada de ar.
Existem relatos de que o recurso a uma bateria mais potente (80ah) pode ajudar a colmatar o problema :|@.
Estes problema são muito comum nas motorizações diesel 2,0 e 2,2 da Opel, por isso qualquer técnico da Opel deve estar habilitado para identificar e resolver o problema.
Quanto à luz de pré-aquecimento, julgo que é normal não acender. Eu tenho o meu Saab à cerca de ano e meio e nunca vi a luz a acender, porque nunca esteve exposto a temperaturas inferiores a 5º.
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Quanto à luz de pré-aquecimento, julgo que é normal não acender. Eu tenho o meu Saab à cerca de ano e meio e nunca vi a luz a acender, porque nunca esteve exposto a temperaturas inferiores a 5º.
Em mais de um ano e meio nunca viste a luz acender??? Isso é que é muito estranho. Fazes ideia se a a lâmpada está em boas condições? Não conheço mais nenhum TiD assim...
Rui Ribeiro
Confesso que no início fiquei intrigado, mas depois de ler o manual verifiquei que o luz só acendia em temperaturas inferiores a 5º. Recordo que a 2ª geração do 9-3 vem equipado com uma centralina diferente, por isso a bomba injectora (VP44 PSG16 de duas fichas) não é compativel entre os dois modelos e o sistema de preaquecimento poder ter uma gestão diferente.
leaocarco
"tambem deixei de ouvir um zumbido que aconteçia sempre que ligava a ignição que segundo me tenho informado seria a bomba a fazer o puxe de combustivel do deposito"
Estes motores não vêm equipados com bomba de gasóleo auxiliar, porque, em teoria, o sistema não devia desferrar. Porem, com os anos tende a ter problemas de estanquecidade e, enquanto tiver ar no sistema, o motor não arranca.
O meu 93 de 2001 tem essa mesma bomba. Não é por aí...
Rui Ribeiro
boa tarde,acho que o problema esta mesmo na bomba pois deixei o carro hoje num electricista que ja teve lá mais dois casos identicos e o carro ficou para ligar á maquina e avaliar ao certo se é a centralina da bomba ou outra coisa,tem uma valvula que ele desligou e o piloto acendeu e o carro pegou bem,agora estou á espera do veredicto final lol.
ja agora alguem conheçe na margem sul ou em Lisboa quem me faça ou a anulação da valvula egr ou uma limpeza na admissao,intercooler e egr?
Lisboa
Auto Gaspar
A meu ver, a bomba injetora devia ser o último elemento a reparar, devido ao custo de reparação.
Como já referi, estes motores são conhecidos por terem problemas de arranque, devido a fugas de combustível junto dos injetores. Para confirmar esta situação, pode pesquisar alguns fóruns da Opel e vai ver a quantidade de posts sobre o assunto e verificar que a maioria dos casos são solucionados com a substituição das anilhas tóricas dos injetores, substituição dos tubos de retorno e uma boa limpeza da admissão e Egr. Eventuais retornos de combustível da bomba injetora podem ser retidos com uma válvula antiretorno.
Os problemas de electrónica destas bombas não costumam provocar falhas de arranque. Os sintomas passam por falhas no andamento ou param mesmo, normalmente ocorre em viagens longas devido ao aquecimento.
Segundo o manual técnico da Opel, estes motores de injeção direta não necessitam de preaquecimeto de combustível, por isso as velas incandescentes só acendem em temperaturas inferiores a 5*. Aliás, o próprio filtro de combustível está equipado com uma placa de aquecimento para assegurar uma temperatura amena do combustível.
O teste que o seu eletricista fez foi desligar o sensor de temperatura para forçar o acendimento das velas incandescentes. É provável que isso tenha ajudado a pegar, mas tem que ter em conta que as várias tentativas de por o motor a funcionar acaba por sangrar o sistema de combustível. Só após algumas horas é que o sistema volta a desferrar, por isso é que estes motores só custam a pegar passado umas horas de estarem parados, sendo indiferente a temperatura, e agrava se estiverem inclinados.
Por isso aconselho que recorra a um mecânico da Saab ou da Opel, porque já estão habituados a lidar com estas situações. Isto porque, na maioria dos motores a diesel de outras marcas, estes sintomas estão apenas relacionados com velas incandescentes ou então é a bomba injetora.
Para os mais ousados, aqui têm dois guias com o procedimento de substituição das anilhas tóricas dos injetores
[smg id=14342 type=av]
[smg id=14341 type=av]
Boa partilha!
Relativamente a este assunto, vejam o que encontrei no WIS, duas fichas técnicas com os procedimentos de reparação para problemas de arranque quando o motor fica parado por períodos prolongados. Como podem verificar, a solução proposta vai ao encontro do que tem sido discuto.
[smg id=14347 type=av]
[smg id=14346 type=av]
Atenção às notas: se existerem indícios de óleo nos tubos de retorno, isso indica que há um vazamento das anilhas tóricas situadas entre o injector e as pontes. A drenagem do filtro de combustivel também pode indiciar se existe retorno de óleo.
Adicionalmente, anexo documento do WIS com a descrição do funcionamento das velas incandescente. Segundo o documento, o pré-aquecimento só é acionado para temperaturas inferiores a 5ª
[smg id=14345 type=av]
Olá a todos,
Tenho um Saab 9.3 2.2TID de 2001 ( 125CV ) e estou precisamente com o mesmo problema.
Quando está parado demasiado tempo ( uma noite por exemplo ) de manhã custa a pegar , chegando mesmo a descarregar a bateria de tanto tentar ....
Mudei as velas e o módulo de controlo ( comprei no ebay usado mas em bom estado ) mas o problema mantem-se !!! Tenho medo que seja a bomba injectora , porque como toda a gente sabe uma bomba nova ou reconstruida é um " estouro" de €€€€
Vou verificar os tubos do gasóleo !!!
Aceito sugestões ...
Obrigado a todos
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Olá a todos,
Tenho um Saab 9.3 2.2TID de 2001 ( 125CV ) e estou precisamente com o mesmo problema.
Quando está parado demasiado tempo ( uma noite por exemplo ) de manhã custa a pegar , chegando mesmo a descarregar a bateria de tanto tentar ....
Mudei as velas e o módulo de controlo ( comprei no ebay usado mas em bom estado ) mas o problema mantem-se !!! Tenho medo que seja a bomba injectora , porque como toda a gente sabe uma bomba nova ou reconstruida é um " estouro" de €€€€
Vou verificar os tubos do gasóleo !!!
Aceito sugestões ...
Obrigado a todos
Johnny,
Como já disse no teu post,
O problema do carro a pegar a frio apenas se manifesta quando estacionado numa zona inclinada em que o motor fique mais alto do que o depósito?
Já ponderaste tentar colocar uma bateria mais potente? Os 2.2 são exigentes em termos de bateria.
Abraço,
Tiago
Meteo,
Qual a potência de bateria recomendada para os 2.2 ?
Vou verificar a minha .
Abraço
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Meteo,
Qual a potência de bateria recomendada para os 2.2 ?
Vou verificar a minha .
Abraço
Eu não tenho um 2.2 mas não deverá ser menos de 92Ah, acho.
Se for de 100Ah não fará mal.
Abraço,
Tiago
Johnny,
Num curto espaço de tempo, já é o terceiro caso aqui reportado no forum e pode-se incluir mais dois com sintomas ligeiros. Por isso, já dá para perceber que a difuldade de arraque dos motores 2.2 DTI, após paragem prologanda, é problema comum nestes motores e a maioria dos mecanicos desconhece a sua origem.
Como já foi referido neste post, o problema deriva da entrada de ar no sistema de combustivel pelo que é conveniente efetuar o controlo/reparação dos seguintes pontos, partindo do mais simples:
Sintomas: Dificuldade em arrancar/pegar após paragem longa do motor. Esta situação agrava-se se a viatura ficar estacionada num local inclinado de modo a que o motor fique mais alto do que o depósito de combustivel.
Passos de reparação
1 - substituir os tubos de retorno de combustivel dos injectores e filtro de combustivel - ver também os tubos de vacum que ligam à EGR e válvula de admissão
obs. julgo que é preciso 1 metro de tubo de borracha com o diametro interno de 3.2mm. Os T devem também ser substituidos se apresentarem sinais de deteoração
Esquema dos tubos de retorno de combustível
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2 - Substituição dos o-rings dos injectores (pode ser a principal causa) e proceder à limpeza da admissão e EGR.
A sua deteoração provoca vazamento de combustivel e pode dar passagem de oleo para o combustivel.
Se existirem indícios de óleo nos tubos de retorno, é sinal que existe vazamento das anilhas tóricas situadas entre o injector e as pontes. Na porca de drenagem do filtro de combustivel também se pode fazer o controlo da existência de óleo no combustivel
Ficha do WIS - propõe a substituição dos tubos de retorno e O´rings dos injetores
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Substituição dos O´rings num motor Opel 2.2 Dti equiparado ao do Saad 2.2 Tid
A arvore de cames é retirada sem trancar a distribuição com ferramenta especifica
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Instruções para trancar a distribuição de um motor 2.2 Opel Dti/Saab Tid
[smg id=14341 type=av]
Instruções do WIS para retirar a arvore de cames para ter acesso aos injetores
[smg id=14344 type=av]
3. Substituição da bateria por uma mais potente, porque estes motores exigem muita carga no arranque
Se o problema ficar aqui resolvido, poderá ser de resolução temporária, porque pode indiciar que o motor de arranque encontra-se preso, pelo que precisa de uma limpeza interna.
A potência recomendada penso que é 72ah/800. Se conseguirem colacar uma mais potente, dentro do espaço disponível, é aconselhável.
4. Instalar uma valvula antirertorno de combustivel entre a bomba injetora e o filtro
Esta função devia ser assegurada pela bomba mas pode não estar em perfeito funcionamento, dando origem a retorno de combustivel para o depósito e assim desferra a bomba.
5. Problemas com velas incandescentes é pouco provável, porque este motores só necesitam de preaquecimento para temperaturas inferiores a 5º
Esquema do funcionamento das velas incandescentes
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6. Por último reparar/substituir bomba injetora
Boa sorte e vão dando feedback
Obrigado a todos pelas dicas,
Vou falar com o meu mecânico e seguir as vossas sugestões.
Depois dou feedback .... espero resolver o problema .. já ando a :(||
Abraço a todos
johnny,
Acrescentei o ponto 4)
O sistema de combustivel tem que ficar estanque entre o filtro de combustivel e os injetores. Qualquer entrada de ar vai retardar o arranque e pode danificar a bomba injetora ao trabalhar a seco ( a bomba é lubrificada pelo gasóleo).
O meu carro também já está a dar sintomas. Após muitas horas parado só arranca entre o 2/3 impulso.
A curto espaço, vou trocar os tubos de retorno (atenção ao diametro, tem que ser 3,2mm e não 3,5mmm. Têm que ficar justos porque não são apertados com braçadeiras)