Bom dia Malta...
pois bem, depois de vender o Volvo S80 T5, e apesar de ter um bom companheiro de "dia-a-dia" como é o Lancia Delta, andava aqui um vazio difícil de explicar...
Decidi voltar a procurar um carro para os dias vagos, onde me apetecesse voltar a sentir o prazer de conduzir.
Procurei, procurei e procurei...
Devo dizer que estive quase a ficar com um 9000 (de 89) 2.0 Turbo, mas apareceu algo que.... :o
Sim, surgiu outro negócio entretanto que era irrecusável, do qual não estava à espera e... acabei por ceder.
COMPREI:(http://images.honestjohn.co.uk/imagecache/file/fit/730x700/media/6618558/Lancia%20Thema%20(6).jpg)
LANCIA THEMA 2.0 16V TURBOPois é, mais um exemplar dos anos 90 que concorria por um lugar de destaque no mundo automóvel.
Interiores excelentemente construídos, com eletrónica acima da média, um motor de "bradar aos céus", mas com algum défice em termos de segurança (quando comparado aos rivais 9000 e Volvo 850).
Tudo o resto é qualquer coisa de fenomenal!
Até ver, ainda em rescaldo após compra, funciona tudo, desde os bancos eletricos, passando retrovisores rebatíveis, até ao computador de bordo da época (um painel que faz o check completo de anomalias mecânicas).
O carro teve alguns anos parado, sendo que em 8 anos andou menos de 3000 Kms.
Sendo esse o ponto mais preocupante, a verdade é que o carro está ligeiramente "preso", sendo que vai-se notando a cada "esticadela" uma ligeira melhora de performance.
O carro, nos primeiros arranques, soluçava um pouco (a rotações médias/altas), mas esse efeito tem vindo a diluir-se.
Outra questão é a "prisão" de alguns botões e a lentidão com que algumas funções elétricas ocorrem, mas nada que um WD-40 não resolva ;D
Pelo menos funciona tudo, até ver ::)
Agora, venha de lá uma boa revisão e depois é que se verá...
Vamos ver se tenho sorte com esta experiência Italiana ^-^
(fotos do bicho muito em breve :)) )
Parabéns pela compra!
Lembro-me de ter entrado dentro de um em 97 ou 98 e achei o interior muito interessante (ainda não tinha estado dentro de um Saab na altura :D). Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?
Não deve existir é Themas 8.33 em PORTUGAL.
Abraço,
Tiago
Chegou a haver até uma limousine do Thema mas esse ainda deve ser mais raro :)
http://www.lanciathema.it/versionispeciali.htm (http://www.lanciathema.it/versionispeciali.htm)
Abraço,
Tiago
Um Thema 8.32 era porreiro... :D
É fácil de explicar a tua escolha, pois até certo ponto o Thema é como um SAAB 9000, eles usavam a mesma plataforma. (SAAB 9000, Alfa 164 e Lancia Thema)
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_Four_platform
O Saab 600 alguma vez foi vendido por cá?
Abraço,
Tiago
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O Saab 600 alguma vez foi vendido por cá?
Abraço,
Tiago
Já encontrei :)
"The Saab-Lancia 600 was sold only in Sweden, Finland, and Norway."
https://en.wikipedia.org/wiki/Lancia_Delta
Que eu saiba não veio nenhum , nem importado , para cá....
Sim, efetivamente este Lancia é resultado da famosa plataforma "tipo quattro", pelo que tem pequenas parecenças, em certos aspetos, com o meu antigo Saab 9000, embora sejam, na sua essência, completamente diferentes.
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Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?
Abraço,
Tiago
Relativamente à minha experiência com o S80 T5 só posso dizer maravilhas!
Aquele motor 5 cilindros é qualquer coisa de incrível, mas temos de nos habituar, porque o carro parece um Fiat Uno até às 3250RPM, mas depois, assim que o turbo enche, lá vamos nós contra o banco.
A título de exemplo, o meu Volvo estava a fazer 22 segundos dos 0-200 Km/h.
Apesar da agressividade, o carro mostrou-se sempre muito fiável e "duro", dada a qualidade de todos os materiais.
É um carro "a sério".
Tive pequenos problemas com um sensor de temperatura e o comutador dos faróis, que entregaram a alma ao criador, mas de resto foi manutenção bem feita e pouco mais.
As peças encontram-se por aí a pontapé e há muita compatibilidade com os modelos S60 e V70, da mesma época.
São boas máquinas, mas não sei se a nivel de performance estão ao mesmo nivel dos 9000 cd da mesma epoca :) quanto ao coice do T5 , carissimos , nada como um 9000 dos antigos com um T3 da Garrett ..... Que são raros....mas quem os têm sabe que aquilo até ás 3000rpm demora a encher mas depois saiam da frente :)
A sensação do coice é algo demais.... Este turbo vinha em alguns 9000 , rs cosworth e o lotus elan .
Até podem não estar ao nível em termos de performance, mas a sonoridade do T5... ;)
Gostava de experimentar um coice desses :)
Não questionando qualquer uma das motorizações posso garantir que a Volvo tem mais do que condições de atingir níveis de performance interessantes, embora seja sempre um motor "mais soft", dada a estabilidade de um 5 cilindros, pois não tem aquela genica estérica de um 4 cilindros a arrancar... o que é pena ;D
Claro que o roncar do bicho é algo de fenomenal >:D
Aconselho a experimentar O0
Quanto ao Lancia, depois de o testar, estou a debater-me com um soluçar estranho...
O carro, se calcar o acelerador devagar, vai subindo gradualmente, sem soluços, em todos os regimes.
Se calcar no acelerador "à bruta", para uma recuperação, por exemplo, o gajo tem uns engasgos esquisitos e não atinge o rendimento que devia... :(||
Vou ter de começar a despistar eventuais problemas ...
Filtro de ar por ex.
Não conheço a mecânica dos Lancia... mas tb suspeitaria de tubos de vácuo por ex...
;)
Bem,
Fiz uma revisão ao meu Lancia, desde filtros a velas a óleo e os soluços passaram. Aliás o carro ficou um canhão.
Com o passar dos dias o carro foi começando a perder potência e a fazer uma fumaceira branca que até fazia uma nuvem em torno do carro.
Um cheio a gasolina misturado com óleo...
Comecei a analisar e ao tirar a vareta do óleo com o carro ao relantim o motor ameaça desligar-se e fica descompensado. Ao que parece falta de compressão!!!
Será que me podem ajudar neste diagnóstico? ++P
Isso não usa maf??
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Isso não usa maf??
Usa AFM (Air Flow Meter)
Falta de compressão só há uma maneira de verificar: medindo
Se eu pudesse fazia uma colecção de carros todos desta época dos anos 90, deixam-me a babar.
Hoje em dia é tudo descartavel e iguais, só muda o símbolo. Antes tinham personalidade.
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Se eu pudesse fazia uma colecção de carros todos desta época dos anos 90, deixam-me a babar.
Hoje em dia é tudo descartavel e iguais, só muda o símbolo. Antes tinham personalidade.
Concordo! O0
Ainda me lembro quando vi com o meu pai na Renault, era eu miúdo, um Renault Safrane Biturbo à venda usado aprovado. Foi um carro que depois nunca mais encontrei à venda...
Ou quando conduzi pela primeira vez um Renault 21 Turbo Quadra fase2 preparado pela Renault Sport...
E tb tens os 9000 desses anos, alguns com o t3 da garrett que te dava um coiçe no banco.... Mas sim , estou a pensar no 190 da mercedes evolution 2.5 ou então o alfa 155
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Se eu pudesse fazia uma colecção de carros todos desta época dos anos 90, deixam-me a babar.
Hoje em dia é tudo descartavel e iguais, só muda o símbolo. Antes tinham personalidade.
Não conseguindo colecionar vou, pelo menos, experimentando :D
Já passei por Saab, Volvo e agora Lancia... vamos tendo diferentes sensações...
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/16388161_855929454547526_4967088807270897180_n.jpg?oh=4ae22c75cc0ad11a4c53112d7f7ea02d&oe=593AF8D2)
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/16299263_855929467880858_8367485564913092834_n.jpg?oh=a1a16416dd790dda710891680a3815a5&oe=593A9DF7)
Aqui está o 2.0 Turbo, famoso no Integrale, a ser "desmantelado", com vista à recuperação.
Segmentos, Árvores de Cames, Bronzes, entre outro material que terá de levar.
A falta de óleo deixou marcas nestes motor, pelo que dá a sensação de a Bomba poder estar nas lonas :(
Não sei se há forma de testar uma bomba de óleo, caso contrário prefiro colocar uma nova :|@
Passo a Passo, rumo à recuperação >:D
Força na recuperação! O Lancia merece O0
Abraço,
Tiago
Va nos dando noticias e com fotos..... O0
Bem, desmontados os pintões, eis a surpresa final...
O motor está praticamente "nas couves" ++P

Uma lascadela tremenda no 4º cilindro que, à imagem do desgaste apresentado pelas árvores de cames, indica uma tremenda falta de cuidado do anterior dono :(||
A complexidade do problema e a ameaça de um bloco rachado é real, sendo que tomei a decisão de desistir deste motor :-\
A partir de agora, dadas as circunstâncias, estou em buscar de um motor usado, pois não quero entrar em aventuras, mas também não quero deixar morrer este projeto...
Resta-me rezar aos santinhos para que o azar deixe de me perseguir na próxima etapa :>S
mae...... :o
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Bem, desmontados os pintões, eis a surpresa final...
O motor está praticamente "nas couves" ++P

Uma lascadela tremenda no 4º cilindro que, à imagem do desgaste apresentado pelas árvores de cames, indica uma tremenda falta de cuidado do anterior dono :(||
A complexidade do problema e a ameaça de um bloco rachado é real, sendo que tomei a decisão de desistir deste motor :-\
A partir de agora, dadas as circunstâncias, estou em buscar de um motor usado, pois não quero entrar em aventuras, mas também não quero deixar morrer este projeto...
Resta-me rezar aos santinhos para que o azar deixe de me perseguir na próxima etapa :>S
Sei onde está um motor para peças!
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Parabéns pela compra!
Lembro-me de ter entrado dentro de um em 97 ou 98 e achei o interior muito interessante (ainda não tinha estado dentro de um Saab na altura :D). Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?
Não deve existir é Themas 8.33 em PORTUGAL.
Abraço,
Tiago
Vou um bocado tarde para responder a isto mas existem Themas 8.32 cá em PORTUGAL, já cheguei a ver um à venda. Um amigo meu até tinha um conhecido que o pai dele tinha um. Mas devem ser muito raros por cá
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Parabéns pela compra!
Lembro-me de ter entrado dentro de um em 97 ou 98 e achei o interior muito interessante (ainda não tinha estado dentro de um Saab na altura :D). Podes contar por favor como foi a tua experiência com o S80 T5? Achaste fiável?
Não deve existir é Themas 8.33 em PORTUGAL.
Abraço,
Tiago
Vou um bocado tarde para responder a isto mas existem Themas 8.32 cá em PORTUGAL, já cheguei a ver um à venda. Um amigo meu até tinha um conhecido que o pai dele tinha um. Mas devem ser muito raros por cá
Não fazia ideia! Obrigado pela informação! O0
Abraço,
Tiago
Gostava de ver um ao vivo e a trabalhar só para apreciar a banda sonora
Parece um bom bocado mal tratado, mas para quem gosta de estimar relíquias fica aqui este que encontrei:
http://www.custojusto.pt/lisboa/ligeiros-passageiros/lancia-thema-834f-22432979 (http://www.custojusto.pt/lisboa/ligeiros-passageiros/lancia-thema-834f-22432979)
^-^
Acho o preço um bocado exagerado, já vi um melhor em melhor estado há relativamente pouco tempo
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Sei onde está um motor para peças!
Por acaso encontrei aqui um por perto para dar andamento ao projeto 8)
Estou receoso, dado o risco que um motor usado representa, mesmo tendo garantia de 3 meses sobre o mesmo :-[
Espero que desta vez tenha sorte e o bicho volte a trabalhar...
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17362020_882717365202068_2285837045279557901_n.jpg?oh=3cfc5f0dc77c6a165ff16fc4424818eb&oe=5951A397)
O0, oxalá tenhas sorte com a máquina!
venham as fotos
Mais um contra-tempo... :(
O Turbo original estava nas "couves" e, ao analisar, o Turbo do novo motor também não tem salvação...
O veio do turbo está riscado... Arranjar material para isto é uma dor de cabeça!
Será que há material usado de confiança? ++P
Não há cores desse turbo para venda?
RR
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Não há cores desse turbo para venda?
RR
Infelizmente não há material aftermarket e na origem Custa + de 600€... um autentico abuso :(||
Malta, tenho aqui um Turbo para meter no bicho que a nível de folga parece ser mínima, mas apresenta esta rachadela:

Será muito problemático aplicar este Turbo no carro? ???
Para mim , metia caracol novo .
Boas malta,
E após 5 meses de sabores e dissabores eis que o "coração já bate":
https://www.facebook.com/290905287716615/videos/920780081395796/ (https://www.facebook.com/290905287716615/videos/920780081395796/)
(vídeo)
Habemus Lancia O:-)
O0
Ainda bem que tudo se resolveu! O0
Bem, a máquina estava praticamente com tudo montado, mas ao sangrar o circuito de refrigeração ouviu-se uma ligeira chiadeira.
Deixo-vos um vídeo (de outro carro) que encontrei no Youtube onde é percetível o dito ruído:
https://youtu.be/J5Sa9kr7Dzg
Ao que parece é uma polie está empenada, até porque a correia de distribuição apresenta pequenas "lascadelas" na parte lateral exterior.
Lá vai ter que saltar tudo fora novamente :-\
Puxa,
parece que vai gripar a qualquer momento.
:(
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Puxa,
parece que vai gripar a qualquer momento.
:(
Mesmo, é algo assustador :o
Mas, depois da polie mudada (sendo que estava realmente empenada), o som persiste. É que o barulho parece que vem mesmo da região da correia, não percebo :>S
Visto que há na net carros com o mesmo ruído vou assumir que é normal, mas... sempre a medo B:-|
Os motores italianos nunca primaram por ter um ruido agradavel ao ralenti. Agora em altas o som ja deve ser diferente👍
Por curiosidade, nao chegou a mudar a correia de distribuição? Penso que seria mais seguro, ainda mais num motor que desconhece a origem e nao sabe quando e que esta foi mudada!
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Os motores italianos nunca primaram por ter um ruido agradavel ao ralenti. Agora em altas o som ja deve ser diferente👍
Sim, isso é verdade, basta calcar ligeiramente e o ruído desvanece ficando um agradável rosnar >:D
CitaçãoPor curiosidade, nao chegou a mudar a correia de distribuição?
Sim, o motor ao chegar foi todo tratado antes de ser montado no seu devido lugar. Levou óleo e filtros, velas, bomba de água e as três correias ;)
Bem, continua o bicho no estaleiro! :|@
Após tudo montado, a maquina esteve a trabalhar certinha até que, do nada, começou a pregar uma nova partida.
Um borbulhar constante no vaso de refrigeração e a ventoinha deixou de trabalhar até que o motor, ao ralenti, começou a chegar a temperaturas próximas do redline.
Pensou-se no termostato. Fez-se o teste, retirou-se o mesmo, mas apesar de estar a funcionar direto (sem termostato) o sintoma manteve-se.
Fez-se um teste de gases e houve indícios de CO2 no circuito.
Como tal avançou-se e já chegou a nova junta e pernos:
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlJVvMXvqG_tXWggVQPVRHXmhc-EIqSaZgXc1Ok69lpXGPrVck)
Aparentemente, após desmontar a cabeça, a junta antiga não parece estar estalada, mas vai-se substituir e logo se vê.
A cabeça vai igualmente para a retificadora para perceber se há alguma coisa errada...
Vamos esperar notícias... ++P
Coloque a cabeca a pressao a ver se tem fugas tb!
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Coloque a cabeca a pressao a ver se tem fugas tb!
Será melhor fazer também um teste ao Bloco, na eventualidade de o mesmo poder estar rachado?
:|@
Isto de testar e retificar a cabeça pode ser um investimento para o lixo, caso o bloco esteja rachado, certo? :(||