Troca de Termostato - Motor b205 / b235
Ferramenta necessária:Roquete pequeno com chaves: 7, 10 e 13
Alicate grande
Chave de fendas grande
Tempo Necessário: 20 min
Funcionamento:O termostato é praticamente uma peça de "desgaste", não existindo estimativa para o tempo que irá durar, depende muito da utilização do mesmo.
é um componente "não electrico" que mediante a temperatura abre ou fecha a passagem da água do radiador para o bloco do motor.
Os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.
Quando um termostato avaria, deixa de fazer a abertura/fecho, "colando" em apenas uma posição.
Sintomas:Fechado: o carro irá aquecer em demasia, porque não existe circulação de água no bloco.
Aberto: o carro não aquece, a temperatura deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos e desgaste prematuro do motor, visto que não se encontra na temperatura normal de combustão.
A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustível injectado mediante a temperatura.
Custos médios de um termostato novo:
gasolina: +/- 35€
Como proceder à troca por um novo:Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=892)
Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=893)
Usar alicate para alargar abraçadeira metálica e retirar tubo que vem do radiador para o termostato.
Por norma estes tubos estão vedados com cera que os faz colar. Podem usar uma chave de fendas grande para o ajudar a sair fazendo alavanca. Convém ser grande para não rasgar/cortar o tubo:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=894)
Aspecto do suporte do termostato já fora. Para retirar o suporte do tesmostato usar roquete com chave 13 nos parafusos maiores da foto e chave 10 no mais pequeno.
Este mais pequeno não está presente em todos os modelos, faz apenas parte de um suporte de cabos:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=896)
Após retirar o suporte do termostato é só puxar o termostato para fora, por norma está "colado" com o vedante:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=897)
Aspecto do suporte do termostato já fora, virado ao contrario... se sujo, devem de o limpar. Caso usem sempre anti-congelante este deve de ser o aspecto ao retirarem. Antes de voltar a colocar ao sitio passar uma lixa no aperto do tubo para retirar sujidade:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=895)
Termostato novo do lado esquerdo e velho do lado direito. tirei 2 fotos, mas perdi a segunda, mal possa coloco foto do velho em outro ângulo e edito para verem como fica sempre aberto(estragado):
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=898)
Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.
Abraço
Não sabia que ficava de lado o termostato, já agora para ficar mesmo a 100% só falta por aqui as características do termostato.
Parabéns
Nos 900 e 9000 existem termostatos de abertura de 82º e 89º...
nos b205 penso que abram todos aos 82º... não tenho certeza...
Abraço