Troca de Sensor de Temperatura - Motor b205 / b235
Ferramenta necessária:Roquete pequeno com chaves: 7.
Chave de bocas: 18
Alicate grande
Chave de Fendas Grande
Tempo Necessário: 20 min
Funcionamento:O sensor de temperatura mede a temperatura através de uma resistência. Mediante a resistência (ohm) enviada para a ecu, esta irá ter informação sobre a temperatura do liquido de refrigeração do motor.
Ao mudar o sensor irá sair o liquido refrigerante, contudo os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.
Quando um sensor de temperatura avaria, a informação é enviada erradamente para a ecu e calculada de forma errada a injecção de combustível.
Sintomas:Embora possa estar tudo bem (atenção porque pode estar também o termostato estragado) o carro pode apresentar temperaturas baixas ou altas.
quando o carro "não aquece", a temperatura indicada deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos , visto que a ecu pensa que não se encontra na temperatura normal de combustão.
A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustível injectado mediante a temperatura lida.
O carro pode soluçar ou ir mesmo a baixo como medida preventiva.
Custos médios de um termostato novo:
gasolina: +/- 35€
Como proceder à troca por um novo:Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=892)
Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=893)
Para facilitar o trabalho retirar o tubo de agua que se encontra em frente ao sensor, caso contrário desapertar o sensor será muito difícil. usar alicate grande para alargar abraçadeira e chave de fendas grande para retirar o tubo que pode estar colado devido à cera vedante. Usar chave de fendas grande para não rasgar/cortar o tubo.
Usar chave 18 para desapertar o sensor após retirar a ficha eléctrica:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=899)
Após retirar substituir por um novo.
(sendor de temperaturo do lado esquerdo velho, sendor de temperaturo do lado direito novo):
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=900)
Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.
Abraço
Boa tarde.
Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?
Obrigado
Gonçalo
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Boa tarde.
Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?
Obrigado
Gonçalo
Gonçalo,
Existe uma plug de cor verde no radiador para drenar o sistema do lado direito do carro (lado da bateria).
Abraço,
Tiago
Ok.
Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.
Abraço
Gonçalo
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Ok.
Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.
Abraço
Gonçalo
Viva Gonçalo,
Eu não sou mecânico mas acho que ele sagra sozinho se meteres líquido a mais. Pelo sintoma que tens descrito no teu db eu também aponto para o termostato. Atenção, o termostato é uma peça que segundo li convém meter original saab já que diz-se ser bem mais durável.
Se quiseres fazer a troca do líquido de refrigeração deves fazer alguns flush com água destilada até sair só água sem o coolant. Depois é meter coolant. Se precisares eu posso dizer-te o procedimento como o fazer segundo o WIS.
Abraço,
Tiago
Em relacao ao anti-congelante nao ponhas qualquer coisa, ou o indicado pela marca ou entao algo bom , nao vas para aqueles que custam 2-3 euros!