Boa noite. Comprei há relativamente pouco tempo um Saab 9000 do ano 1996 por gostar do carro e ser igual a um outro que já ouve na família. Acontece que este está agora com um problema que ainda não consegui resolver. Está a custar a pegar, a fazer muito fumo escuro e sem força. É como se estivesse a trabalhar em três cilindros. Já substitui as velas e a bobine, acontece que está na mesma. Queria fazer diagnostico mas não sei se têm e onde fica a ficha OBD, ou de que outra forma posso fazer diagnóstico. Espero que me possam ajudar.
Obrigado
se realmente é de 1996 entao a ficha OBD fica por baixo baixo do Volante
(http://www.mintoff.co.uk/images/obdII/obdiiskt.jpg)
Olá Ferraz....
Não dizes quantos km é que tem o carro nem se fez alguma intervenção....
"Custa a pegar e parece que trabalha a 3 cilindros" indica que efectivamente já trabalhou....
"fumo escuro" é gasolina não queimada....
...
Só pelas coisas que dizes... é dificil...
Isso aconteceu de repente?
A cassete DI que experimentaste está boa?
Não tens nenhum tubo de admissão solto??
Nem do Intercooler?
Nem por detrás do corpo de admissão??
Nada que faça entrar ar a mais??
Tubos de vácuo??
Vai vendo as possibilidades. O 9000 é sensível nestas coisas...
É um tanque de guerra.... mas é sensível
Mantém-nos ao corrente
Boa tarde, desde já agradeço a vossa colaboração. Este carro está com 190000Km e a de Agosto de 1996. Este problema apareceu de repente. Não vos consigo dizer de que forma surgiu, porque não era eu que estava a conduzir. Tinha-o emprestado ao meu pai e ele embora seja uma pessoa experimentada com automóveis, não me sabe explicar muito bem de que forma a viatura ficou assim. Diz-me só que ia normal na estrada e de repente notou que a viatura começou a perder força. De resto a como ela está agora, sem força e a fazer muito fumo. Por não ter muito tempo, ainda só fiz o mais fácil, que foi trocar a bobine e as velas. Quanto às outras coisas "tubos de vácuo, entradas de ar..." que falas não sabia que podiam provocar esta avaria. Não sei o que é a que chamas cassete, se for o mesmo é que eu chamo de bobine, é nova. Assim como as velas. Quanto á ficha de diagnóstico, não me lembro de a ter visto debaixo do volante, tal como é mostrada na fotografia. Toda a maneira, vou ver melhor e logo que tenha novidades transmito ao fórum.
Obrigados
P.S: Que tipo de programa de diagnóstico é compatível com este carro, para ler e apagar defeitos?
Já me aconteceu em tempos algo parecido, era o tubo que liga o sensor Map ao colector de admissão que estava rachado. O dito sensor encontras ao lado do apoio superior do motor lado do passageiro.
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Registe-se or Logue-seNão sei o que é a que chamas cassete, se for o mesmo é que eu chamo de bobine, é nova.
K7 DI
(http://www.saabwiki.info/images/7/74/IDM_coils.jpg)
Parece impossível, o meu Saab está a trabalhar bem. Hoje quando cheguei e foi polo a trabalhar pegou bem, á primeira e sem hesitar. Fui para a estrada até com um pouco de receio, andei cerca de 20km e o que é certo a que portou-se como nunca estivesse estado avariado. Será que pelo facto de ter ficado todos estes dias com abateria desligada é motivo para ficar bem?Estou com medo que volte é acontecer.Alguém tem conhecimento de alguma situação parecida com esta?
Cumprimentos.
Pode ter apagado qq coisa (erro) da unidade...mas o mais certo e voltarem mais tarde.....enquanto tudo esta bem vai andando a ver as coisas que foram referidas afim de tentares entender o que levou isso a acontecer.